h1

Juros: você tinha noção das disparidades existentes?

Fevereiro 13, 2009

“Banco Central disponibiliza ranking de juros dos bancos

O Banco Central do Brasil passou a disponibilizar nesta quinta-feira (5) em seu site (www.bcb.gov.br) o ranking das taxas médias de juros cobradas por 35 bancos e financeiras.
A intenção é tentar reduzir o “spread” bancário – diferença entre os juros pagos e os cobrados dos clientes – e incentivar a concorrência entre as instituições.
Para pessoas físicas, há informações sobre as taxas médias de cheque especial, crédito pessoal, aquisição de veículos e de bens. Para pessoas jurídicas, os dados são sobre desconto de duplicatas, capital de giro prefixado, conta garantida, aquisição de bens e capital de giro flutuante.
O BC informou em seu site que as instituções praticam taxas diferentes dentro da mesma modalidade. “A taxa cobrada de um cliente pode diferir da taxa média. Diversos fatores como o prazo e o volume da operação, bem como as garantias oferecidas, explicam as diferenças entre as taxas de juros”, explica o site do BC.Para o economista Carlos Eduardo de Freitas, tanto pessoas físicas quanto empresas podem se beneficiar com a tabela. Ele diz, no entanto, que somente a tabela não é suficiente para baixar os juros. “Traz transparência, as pessoas podem saber com muita clareza (o que cada banco está cobrando). Agora, não faz milagre”, ressalta”

Anúncios

Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: