h1

Empresas falham na hora de manter o capital intelectual

Fevereiro 16, 2009

Saiu no Valor hoje que mais empresas, entre elas as administradoras de fundos de private equity, estão recorrendo às firmas de consultoria em busca de socorro para as aquisições e fusões que fizeram recentemente no Brasil.

“Grande parte dos CEOs dedica um grande empenho à negociação e à assinatura de um acordo de aquisição e fusão. Mas, para os funcionários, o “day after” desses negócios pode não ser bem uma lua-de-mel e sim um pesadelo.

Em muitos casos, os principais executivos deixam de cuidar pessoalmente de vários aspectos dos processos de integração, cujos custos costumam ser bem mais onerosos do que os previstos. E os chamados “quick wins”, os ganhos imediatos de sinergia, não acontecem tão rápido assim.

Uma pesquisa feita pela firma de consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC) com executivos de cem empresas brasileiras que passaram recentemente por processos de fusão e aquisição, e obtida com exclusividade pelo Valor, mostra que um dos aspectos mais críticos é a evasão do capital intelectual. Em média, 25% dos gestores decidem não permanecer na empresa em virtude de políticas contratuais estabelecidas pela nova administração. Segundo Artur Giannini, consultor da PwC, muitos dirigentes não planejam como vão “conviver com o ex-competidor dentro da empresa”.

“A demissão pode representar um custo adicional considerável e, além disso, perde-se uma parte importante do capital intelectual e do conhecimento num momento em que a expertise é fundamental para o sucesso da transação“, escreve a PwC, em seu diagnóstico.”

Nestes momentos a velocidade é fundamental pois não há fusão ou aquisição que possa de dar o luxo de perder 1/4 do capital intelectual. Um task force bem estruturado da area de RH sobre aos talentos tanto da empresa que esta comprando quanto da que esta sendo vendida pode garantir o fortalecimento de performance no ambiente instável que estes lideres e high potentials passam a transitar. Desenvolver a resiliência e as habilidades no campo da inteligencia emocional são ferramentas fundametais para estes executivos.

Anúncios

Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: