h1

Expectativas Negativas Criam Resultados Negativos

Fevereiro 21, 2009

Estava revirando a net em busca de dados sobre a quimica da performance e me deparei com este artigo do Alberto Lira:

“Já ouviram falar de efeito placebo? E nocebo?

Pesquisas comprovam que podemos e somos influenciados por fatores externos, que agem diretamente em nossas mentes. Placebo é a sugestão dada ao nosso subconsciente sobre algo que acreditamos que poderá acontecer. Na medicina, está provado por pesquisas com pacientes, que um inócuo comprimido, feito de farinha, açúcar ou qualquer outra substância, quando indicado pelo médico como o melhor remédio para aquela enfermidade, poderá ter a mesma ou maior eficácia, comparado a outro cientificamente desenvolvido para a cura específica. Quando isso ocorre, chamamos de efeito placebo.

A avalanche de informações, especulações e incertezas que recebemos a todo o momento sobre crise, desemprego, recessão, retração etc, acaba, de certa forma, influenciando nosso comportamento nas decisões, algumas vezes precipitadas. Quando isso acontece, denominamos de efeito nocebo, paradoxo do placebo.

Nesse momento, é necessário inteligência para escolhermos as informações, para não sermos contagiados com nuvens de pessimismo, que atrofiam nosso campo de visão.

(…) Convido-os a embarcarem numa viagem de otimismo, pois o certo mesmo é arregaçar as mangas e mudar a estratégia quando for necessário, contudo jamais desistir.

(…) Enfim, temos muito que fazer, em vez de ouvirmos tantos gurus da economia sempre atualizando suas profecias. Prefiro recordar uma das frases de Henry Ford: “Se você acredita que pode ou que não pode alguma coisa, você está certo”.”

Nocebo e resiliência baixa estão diretamente relacionados. O aumento da resiliência imuniza contra o efeito Nocebo. Treinamento / Coaching pode aumentar a resiliência de uma pessoa em média 20%. Já pensou?

Anúncios

Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: