h1

Por que nós queremos o que nós queremos?

Março 8, 2009

Ler Fred Kofman me fez querer compartilhar algumas questões:

Pense em algo que você quer: um carro novo, mais tempo livre, um escritório com luz natural, um salário maior. Faça a si mesmo a seguinte pergunta: “Se eu conseguisse isso, o que eu estaria obtendo que é ainda mais importante para mim do que essas coisas (carro novo, tempo livre, escritorio com luz natural, aumento de salario). Por exemplo, eu quero escrever este blog. Minha pergunta então seria: “Se eu escrever este blog, o que eu vou obter que é ainda mais importante para mim que escrever este mesmo blog?” Uma resposta poderia ser: “Eu vou provocar as pessoas ajudando-as a refletir e a se conhecerem melhor, seja no trabalho ou no dia-a-dia.”
A seguir, pergunte-se a mesma questão novamente utilizando a resposta da questão anterior: “Se eu conseguir ajudar as pessoas a refletirem, o que eu vou conseguir que ainda mais importante para mim?” Minha segunda resposta seria: ” Eu participaria no desenvolvimento de uma sociedade mais consciente.”
Pegue esta resposta e pergunte-se a mesma questão de novo e de novo, até que você não possa trazer à tona mais nenhuma razão encoberta para querer o que você quer. (No meu caso, uma sequencia possível seria: “para preencher minha missão de vida”, “para sentir que minha vida tem um propósito”, ” para alcançar a verdadeira felicidade”).
Estou seguro – pela experiência com meus clientes – que não importa o quão diferente seja o inicio deste exercicio, a maioria das investigações convergem para um conjunto de valores praticamente universal: verdade, felicidade, realização, liberdade, paz e amor.
Sucesso, definido com a obtenção de algo que queremos, é notavelmente ausente desta lista de valores. Sem negar sua importancia, sucesso, como todos os resultados externos, é uma meta intemediaria na trilha para um objetivo superior, como felicidade.
Não tome minhas palavras como difinitivas. Veja o que sai com você. Experimente!
2 comentários

  1. Gostei amigo, posso colocar este post em meu Blog?

    Gostar


  2. Be my guest, Kéu.

    Gostar



Expresse sua opinião

