h1

Com ser mais Otimista?

Agosto 24, 2009
j0386808O otimismo é medido pelo seu estilo explanatório, ou seja, como você define os eventos. Se você pode aprender a definir eventos positivos como 1) causados por algo que você fez, 2) um sinal de que mais coisas boas estão por vir e 3) uma evidência de que coisas boas vão acontecer em outras áreas de sua vida, você já está a meio caminho de chegar lá. Se você tambem consegue pensar nos eventos negativos como a) não são falha sua e b) ocorrências isoladas que não tem relação com futuros eventos ou outras áreas  de sua vida, você aí  já completou a outra metade do caminho!
Dificuldade: Fácil
Tempo requisitado: Apenas alguns minutos extras

Como:

  1. Quando alguma coisa positiva acontece na sua vida, pare para analisar seu processo mental por um momento. Você está se dando o devido crédito pelo acontecido? Pense em todas as qualidades que possui e nas maneiras com que você contribuiu, tanto diretamente quanto indiretamente, para que esse evento ocorresse. Por exemplo, se você passou num teste, não pense apenas em “ainda bem que eu estava preparado”, mas também pense em como sua inteligência e dedicação fizeram a diferença.
  2. Pense nas outras areas de sua vida que poderiam ser afetadas por esse evento positivo. Reflita também em como as qualidades que você possui, que permitiram que essa coisa boa acontecesse, podem também provocar outros bons eventos na sua vida. Por exemplo: que outras coisas boas podem vir de sua inteligência, dedicação e habilidade para se preparar efetivamente perante desafios?
  3. Imagine que futuras possibilidades podem estar te aguardando. Já que você tem a chave para seu sucesso, você não deveria esperar se dar bem nos futuros testes? Portanto uma carreira de sucesso não é uma consequência natural?
  4. Quando eventos negativos ocorrem, pense nas circunstâncias paliativas que podem ter contribuido para isso acontecer. Se você não foi bem num exame, por exemplo: você estava particularmente ocupado na semana que precedeu o teste? De alguma forma você não dormiu o suficiente? Que circunstâncias externas  contribuiram para o seu fracasso? Tenha em mente que isso não é necessariamente um reflexo de fraqueza pessoal.
  5. Lembre-se também que você tem inumeras oportunidades para ir melhor no futuro. Pense no seu proximo sucesso potencial, ou em outras áreas em que você pode arrasar.

Dicas:

  1. A chave para o otimismo é maximizar seus sucesso e minimizar seus fracassos.
  2. É bom olhar honestamente suas deficiências de modo que você possa trabalhar sobre elas, mas focar-se sobre suas qualidades nunca lhe fará mal.
  3. Tenha em mente que quanto mais praticar desafiar seu modelo mental, mais automático ele ficará. Não espere grandes mudanças na forma de pensar imediatamente, mas espere sim internalizar esse padrão positivo com o tempo.
  4. Lembre-se sempre que – praticamente – todo fracasso pode ser uma experiência de aprendizado e um importante passo em direção ao seu próximo sucesso!
  5. Pratique constantemente afirmações positivas. Elas realmente funcionam!

O que você precisa:

  • Um desejo de examinar seus pensamentos.
  • Alguns minutos extras para consistentemente re-examinar o seu modelo mental.
Anúncios

One comment

  1. Muito boa a matéria… estão d parabéns!!!

    Gostar



Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: