h1

Escalando os Degraus da Hierarquia

Agosto 31, 2009

j0386380Ser promovido de uma posição gerencial para uma posição gerencial mais alta é semelhante a qualquer outra promoção com uma exceção. Você precisa demonstrar que você está pronto para esta nova função. Você tem que provar que é o melhor candidato. Você tem que bater a concorrência. Alem disso, como se não bastasse, você tem que ter alguém pronto para a posição que você vai deixar em aberto.

Esteja Qualificado

Antes de você poder ser promovido, você tem que estar fundamentalmente qualificado. Nenhum chefe vai promovê-lo para uma posição gerencial se ele não acreditar que você tem o que é preciso para ser bem sucedido nesta função.

  • Você tem as habilidades?
  • Você tem a experiência
  • Você tem o treinamento?

Você pode se imaginar no novo papel? Os outros podem imaginar você executando com êxito esse papel? Então você tem que provar que é a melhor escolha entre todos os candidatos qualificados.

Seja o Melhor Candidato

Dependendo da posição  e da empresa, é muito provável que existam vários candidatos qualificados para qualquer posição gerencial em aberto. Se você quer a posição, você terá que provar que você é o melhor candidato.

  • O que torna você mais qualificado que os outros candidatos?
  • O que torna você uma escolha melhor para a empresa que os demais?
  • Por que o trabalho do seu chefe ficaria mais fácil se você fosse o escolhido para a posição?

Você pode ser qualificado para a nova posição, mas isso não é o suficiente. Você tem que ser o mais qualificado e tem que provar isso ao gerente de recrutamento e seleção.

Seja Substituível

Qualquer promoção vai demandar que você atenda os critérios acima. Entretanto, para ser promovido de uma posição gerencial para uma outra mais alta, você terá também que mostrar que você pode ser substituido. Seu atual chefe não vai deixar você ser promovido (ele não vai recomendar ou apoiar tal decisão) se sua promoção fizer a vida dele mais difícil.

Se não há ninguém pronto para “saltar dentro” e assumir sua posição gerencial atual, suas chances de ser promovido são ínfimas. Portanto se você quer ser promovido, você deve assumir um risco. Você deve treinar e desenvolver um ou mais dos seus subordinados de modo a que estajam aptos para o novo desafio quando você partir.

O risco, é claro, é que um deles assuma a sua posição antes de você estar pronto. Mas parte do trabalho de um gerente é a habilidade de gerenciar riscos. Neste caso, você gerencia o risco sendo melhor no seu trabalho do eles seriam. Portanto, se você quiser ser promovido para uma posição gerencial mais alta, você deve treinar o seu substituto.

Seja Promovível

Se você é um gerente, e quer ser promovido, se assegure de:

  • Estar qualificado
  • Ser o melhor candidato
  • Provar que você é o melhor candidato
  • Ter um substituto à altura pronto
Anúncios

Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: