h1

Você é um Tubarão ou um Peixinho-Dourado?

Setembro 9, 2009

j0433157Se você está preocupado com o futuro e ansioso sobre sua situação, sei como você se sente. Eu perdi meu emprego no inicio de  2008 durante uma transição de CEOs na empresa. O novo presidente queria colocar sua digital na estrutura organizacional. Achei que seria um dos momentos mais duros da minha vida.

A coisa soava mal. Eu me sentia mal. Visto de um ângulo, eu supunha que a situação era preta. Mas logo no inicio decidi que não deixaria que aquele desafio me desestruturasse. E é nesse momento que eu soube que tinha que mudar a forma de pensar e agir.


Viajei para lugares distantes e li alguns livros que me ajudaram a tomar decisões importantes ao longo do processo de transformação. Eventualmente estas decisões me levariam ao trabalho que realizo agora como Coach Executivo. Muitas vezes brinco que, ao me expulsarem do “paraíso” corporativo, encontrei a verdadeira liberdade. A saída me levou descobrir meu verdadeiro propósito e missão. O que pensei ser o pior acontecimento da minha vida provou ser o melhor caminho. Me dei conta que lidar com intensas transformações  se  trata de como percebemos e respondemos às mudanças que encaramos.

Mudanças vem de todas as formas. Num novo modelo de negócios no trabalho, numa atribuição diferente, num emprego perdido, num novo emprego, numa nova liderança, em novas políticas, em novas regras para um cenário econômico difícil, em novos regulamentos governamentais, em demissões, numa adversidade pessoal, em desafios profissionais. Mudança é inevitável e, mesmo não podendo controlar os eventos que acontecem em nossas vidas, podemos sim controlar como respondemos aos mesmos.

Quando intensas transformações batem à nossa porta, temos uma escolha. Nós podemos permitir que elas desmoronem sobre nós ou podemos abraçá-las, aprender a partir delas e encaminhá-las para um futuro positivo. Podemos seguir em frente com determinação e fé de que nossos melhores dias estão por vir, não que já passaram.j0309223


E acima de tudo: podemos decidir se somos um tubarão ou um peixinho-dourado. Peixinhos-dourados esperam para ser alimentados. Tubarões vão atrás de comida. Qual deles é você?

Compartilhe seu ponto de vista no meu blog.

Anúncios

Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: