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Quer ser um melhor executivo? 10 coisas para aplicar hoje

Outubro 20, 2009

Estava lendo uma matéria publicada no Valor Econômico “Varejista admite problemas no país” e achei muito interessante a colocação do presidente da área internacional do Walmart, Doug McMillion, sobre possíveis aquisições – “No momento, nós só queremos ser o melhor que pudermos ser” – e imediatamente imaginei as 10 coisas que um executivo pode fazer e que podem transformá-lo num profissional melhor. Elas estão listadas abaixo. Escolha uma. Aplique hoje. Selecione outra para amanhã. Em 2 semanas você será um executivo melhor. São dicas válidas para quem está no ramo varejista  ou em qualquer outro segmento:

1. Selecione os melhores

Como executivo, você é tão bom quanto os integrantes do seu time. Ofereça a si mesmo melhores chances de alcançar sucesso selecionando os melhores, sempre.

2. Seja um incentivador

Nós humanos fazemos coisas porque queremos. Algumas vezes fazemos coisas porque as consequências de não querer fazer algo são desagradáveis. Entretanto, a maior parte do tempo queremos fazer coisas por aquilo que conquistamos através delas.

Não é diferente no trabalho: as pessoas fazem um bom trabalho ou pelo salário, ou pelo prestígio, ou pelo reconhecimento. Fazem um mau trabalho porque querem moleza (e ainda assim receber no final do mes). Trabalham duro porque querem impressionar alguém… e por aí vai. Portanto, para melhor motivar a sua equipe, descubra o que querem e como você pode lhes oferecer isso por fazerem o que quer que eles façam.

3. Desenvolva o Espírito de Equipe

Não é o suficiente que as pessoas estejam motivadas para alcançar sucesso no trabalho. Elas precisam trabalhar em equipe para atingir o objetivo do grupo. Afinal de contas, se queremos apenas que cada um faça o que tem que ser feito, não precisamos de você como gerente para transformá-los num time de alta-performance, certo?

4. Seja um líder, não apenas um gerente

Você montou o melhor time possível a partir das melhores pessoas disponíveis. Você os motivou a dar o melhor que eles já ofereceram. O que falta? Incentivar um time de nada vale a não ser que você proporcione direção, a não ser que você transforme essa motivação numa meta a ser conquistada e lidere a equipe em direção à mesma. É a habilidade de liderar os demais que realmente separa um gerente de seus pares. E não se esqueça que líderes são encontrados em todos os níveis da organização, portanto seja um deles, esteja aonde estiver.

5. Melhore como comunicador

Comunicação pode ser o diferencial mais importante de um gerente. Afinal de contas todas as demais habilidades dependem dela. Você não pode ser um líder se não consegue comunicar sua visão. Nem pode motivar pessoas se elas não entendem o que você quer. Habilidades de comunicação podem ser aprimoradas através da prática.

6. Seja melhor na gestão de recursos

Para permancer num negócio, a empresa precisa dar resultados. Isso significa trazer dinheiro para dentro e significa gastar menos do que você traz. Dependendo de sua função na companhia, você pode ter mais influência numa área ou na outra, mas é fundamental que entenda ambos significados. Você pode ajudar a sua organização, os seus funcionários e a si mesmo melhorando as suas habilidades em gerir os recursos da empresa.

Não se sinta desconfortável com números ou pelo fato de se tratar de matemática. Comece a aprender mais sobre gestão financeira.

7. Seja melhor na administração de tempo

A única coisa que no trabalho você possivelmente terá menos do que dinheiro é tempo. Quanto melhor você ficar na  gestão de tempo – o seu e o dos outros –  mais efetivo você será como gerente.

8. Aprimore-se

Não permita que o intenso foco sobre sua equipe faça você se esquecer de si próprio. Identifique as áreas nas quais você tem oportunidades e aprimore-as. O simples fato de você estar lendo este post mostra que você entendeu o conceito. Você precisa agora colocá-lo em prática.

9. Aplique ética na gestão

Escândalos do tipo Enron internalizaram definitivamente a questão do quanto é importante a ética no mundo corporativo.

10. Dê um tempo

Você será um executivo menos efetivo se estiver estressado. Você fica menos tolerante. Fala rispidamente com os demais. Ninguém quer ficar perto de você. Ora, dê um tempo. Se dê uma chance de relaxar e recarregar as baterias. Ao retornar sua produtividade mais alta vai mais do que compensar o tempo que utilizou para essa escapadela. Faça alguma coisa que lhe proporcione boas gargalhadas ou descanse em alguma bela praia.

No final das contas…

Gestão é uma habilidade que pode ser aprendida. Você pode melhorar como executivo dedicando-se todo dia a ser melhor. Marque esta página como uma de suas favoritas e volte todos os dias durante as proximas 2 semanas. Se selecionar um tema cada dia e trabalhar para aprimorar-se nesta área, você será um executivo melhor antes mesmo de se dar conta disso. E os outros também vão perceber. E, se quiser ir mesmo a fundo, pense seriamente na possibilidade de contratar um coach executivo.

Para estas e outras competências a denvolver, conte comigo.

Pablo Aversa

79 comentários

  1. É incrível, ás vezes estamos horas a pesquisar assuntos, para os quais nunca achamos respostas. Outras vezes vimos parar sem querer, a sites ou blogues, com assuntos que nos interessam.

    Parabéns aos autores, pelos excelentes textos.

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  2. Perfeito. O líder deve se comportar como um Guru. Hoje temos ótimos profissionais, treinados tecnicamente, com bom perfil, mas que precisam de apoio mental, direcionamento, redirecionamento, que foquem, que não se desviem da rota. São muito inteligentes, tem visão, são rápidos, mas temos que cultivar a flexibilidade, o planejamento, o controle, o plano de ação, a realização de metas, precisam de apoio e incentivo, da presença do líder, não como controlador, mas como o ” Guru ” que esta lá quando eles precisam e que os procuram para saber como ” realmente ” estão indo.

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  3. Pablo
    Muito boa reflexao. O seu texto é direto ao ponto, mas algumas arqmadilhas precisam ser evitadas:

    1. Nem sempre os orçamentos nos permitem ter (e reter) os melhores…
    2. Puniçoes ou reconhecimentos/premios individuais costumam corroer o Espírito de Equipe, poisninguem faz sucesso sozinho.
    3. Administrar o tempo é realmente o maior desafio. Principalmente quando seu superior pensa que o tempo dele é sempre mais importante que o seu (ou do seu departamento) Interessante que o tempo em tese, é da empresa (pago por ela inclusive) e nao das pessoas ! Mas enfim, em tese, o chefe sempre pensa na empresa, nao é mesmo !!!

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  4. Excelente,

    Já está em meus favoritos!

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  5. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (1) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”
    Excelente artigo Pablo!
    Muitas vezes a empresa não entende isso tão bem e dificulta varias destas idéias. É muito difícil manter uma equipe de “campeões” se a empresa não tem uma politica de cargos e salários bem definida e atualizada, por exemplo.

    Obrigado,
    Mauricio Confar

    Posted by Mauricio Confar

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  6. LinkedIn Groups
    Group: Executivos São Paulo
    Subject: New comment (1) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”
    Excelente!
    José Antonio Bossolani – Executivo TI

    Posted by Jose Antonio Bossolani

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  7. LinkedIn Groups
    Group: Confraria RH
    Subject: New comment (1) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”
    Obrigado pelas dicas.

    Gostei muito, também, do vídeo, para que colocou um link no seu blog, que fala do ‘perigo da história única’ e que proponho, a partir daqui, a todos os outros membros deste grupo:

    Foi um prazer vir aqui!

    Posted by Luís Cochofel

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  8. LinkedIn Groups
    Group: APG Amana-key
    Subject: New comment (3) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”
    Existem profissionais bons tecnicamente e que dão excelentes resultados. O desafio e a grande diferença está na qualidade desse resultado, principalmente quando esse profissional se torna um lider. Excelentes dicas!

    Posted by Carla Medrado

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  9. LinkedIn Groups
    Group: APG Amana-key
    Subject: New comment (1) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”
    Olá Pablo!

    Primeiramente, parabéns pelo artigo: bom e focado!

    Como descrito, acredito que o maior problema nos dias de hoje para qualquer executivo. é atuar sobre o 8 item: aprimoramento contínuo.

    8. Aprimore-se
    Não permita que o intenso foco sobre sua equipe faça você se esquecer de si próprio. Identifique as áreas nas quais você tem oportunidades e aprimore-as. O simples fato de você estar lendo este post mostra que você entendeu o conceito. Você precisa agora colocá-lo em prática.

    A verdade é que muitos negarão quando questionados sobre isto!

    Mas todos nós sabemos que a “idade e experiência” traz consigo uma certa dose de segurança intelectual, racional e cognitiva, o que se torna uma terrível e grande armadilha para muitos dos atuais executivos de sucesso.

    Quantos homens de negócios ainda amparam suas avaliações, decisões e reflexões numa “atualização pessoal” que foi válida num determinado momento da história e que talvez no contexto atual, esteja – por muitas vezes – totalmente desatualizada!

    O que fazer? LUTAR!

    Lutar diariamente contra este “espírito tranquilizador” (que está acompanhado ao sucesso e realizações) e procurar sempre adotar uma postura de “aluno dedicado” nesta nossa vida, aliás, todos os dias a vida nos ensina algo – nos alerta sobre algo…

    E você o que está fazendo para se aprimorar continuamente?

    Abraço e bons negócios a todos.

    Marcos Ton
    Consultor e Gte. Expansão/Novos Negócios – http://www.iesv.com.br

    Posted by Marcos Ton

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  10. LinkedIn Groups
    Group: DBM Brasil
    Subject: New comment (2) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”
    Gosto muito do número 10 e por isso não acrescentaria um 11. Mas melhoraria ou o “gestão de recursos” ou o da ética e acrescentaria que é necessário dar perenidade para a sua organização e para tanto precisa realizar negócios sustentáveis (economicamente, socialmente e ambientalmente falando). Dar resultados só econômicos é uma visão de curto prazo e as empresas quebram no longo. Temos vários exemplos de empresas que jamais acreditávamos que iriam a falência e inúmeras que foram vendidas. E para uma empresa ser perene, os negócios tem de ser finitos, pois o mundo muda muito rápido.

    Posted by Dilma Lima

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  11. LinkedIn Groups
    Group: DBM Brasil
    Subject: New comment (1) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”
    Pablo,
    Muito bom o artigo, sucinto e direto ao ponto.
    Vanderlei.

    Posted by Vanderlei Corral

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  12. LinkedIn Groups
    Group: Liderança e Inteligência Emocional no Varejo
    Subject: New comment (1) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”
    Muito bom!

    Posted by Cícero Miotto

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  13. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (2) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”
    Pablo,

    O artigo realmente é excelente, dos poucos me prendeu a atenção, pois há uma gama enorme de blá blá blá por aí.
    Eu concordo com o Maurício que é muito difícil compor uma equipe de feras se só tenho vagas com salários pífios a oferecer, mas isso não é de todo impossível.
    O que eu acho, e já comentei em outros tópicos aqui no LinkedIn, é que ser líder é algo que não se aprende, o líder nasce um líder. Atualmente, pelo que tenho vivenciado ao longo de 29 anos de carreira, é que o gerente também nasce gerente. Há pessoas que estão em posições gerenciais que simplesmente não têm o perfil. Vejo essas pessoas fazerem cursos, dinâmicas, mas… Não vai, não é da natureza da pessoa. Coaching, então, não é pra qualquer um. Mas quem lida com este tipo de trabalho em RH, consultorias etc jamais vai admitir isso. Afinal de contas, eles vivem disso.

    Abraços
    Eliane Bonotto

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  14. LinkedIn Groups
    Group: Networking São Paulo
    Subject: New comment (1) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”
    Oi Pablo, realmente o modelo é muito bom, mas permita-me discordar, pois creio que não existe “receita” para se tornar um executivo melhor, muito menos em duas semanas. Este é um processo de aprendizagem que vem desde as primeiras relações sociais e nunca para.

    Posted by Marcelo Torres de Oliveira

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  15. LinkedIn Groups
    Group: Networking São Paulo
    Subject: New comment (3) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”
    Sem duvida, qualquer proposta de melhoria é muito importante, entretanto as varáveis empresariais são tantas que é necessário muito mais que somente os 10 procedimentos, você concorda?

    Posted by Marcelo Torres de Oliveira

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  16. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (4) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”
    Pablo,
    Mesmo que você esteja certo na sua linha de pensamento, eu prefiro que meus gerentes e líderes já venham com o DNA do “desejo interno” de ser e ter postura de gestor. Estou falando por experiência. E isso é prática, não teoria.
    Abs
    EB

    Posted by Eliane Bonotto

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  17. Excelente ponto, pois aí se trata de recrutar e selecionar adequadamente, para não perder tempo e dinheiro, e nesse caso a atitude do candidato é fundamental para anteciparmos o potencial existente. Mas mesmo aqueles que tem sucesso como gestores podem ter mais sucesso ainda. Lembre-se: o que te trouxe atá a posição que vc ocupa hoje, pode não te levar para os próximos desafios…
    Obrigado pelo seu ponto de vista!

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  18. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (6) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”
    Pablo,
    Não quero de modo algum ser indelicada ou, pior que isso, deselegante, mas, as empresas de RH e/ou os profissionais liberais de RH jamais admitirão que um gestor, um líder, já têm esse “dom” (não gosto muito de usar esta palavra).

    Se essa idéia começar a ser admitida por coaches, head hunters, HR Consultings etc, quem vai sobrar para fazer os cursos, treinamentos, dinâmicas etc etc que há no mercado atualmente?

    Abs
    EB

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  19. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (7) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”
    Gostaria de compartilhar com os amigos que discussões (no sentido de opiniões divergentes) desse tipo são muito edificantes e nos fazem refletir nas opiniões de ambos e nos levando á um “mea-culpa” profissional para entender como chegamos no estágio que nos encontramos.
    Parabéns pela postura que adotam na defesa de opniões e conceitos.

    Abraços

    CS

    Posted by Cesar Stoqui

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  20. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (8) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”
    Discordo de você, Eliane:

    Ser um líder não é simplesmente dar ordens de qualquer maneira. É aquele que sabe orientar a equipe para seguir a direção correta, aquele que sabe motivar as pessoas para alcançar o objetivo com planejamento, organização, disciplina e criatividade. Para ser um líder precisamos transformar conhecimento em ação. O verdadeiro líder não é alguém que nasce para ser líder, mas aquele que trabalha para que todos sejam líderes.

    Posted by Alan Lara, ITIL / eTOM

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  21. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (9) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”
    Alan,
    Permita-me, até mesmo antes de discordar de você, perguntar onde foi que eu disse que um líder “sai dando ordens de qualquer maneira”?

    Você, definitivamente, não entendeu o que eu disse. Vou transcrever aqui palavras da amiga Tess Carneiro, num outro tópico sobre definição de Liderança, aqui mesmo no nosso Grupo. Eu assino embaixo de cada palavra dita por ela.

    “Não adianta também você querer ser líder, é preciso que a percepção das pessoas seja a de escutá-lo e segui-lo para que o seja de fato líder. Aí sim, a natural liderança é outorgada pelos outros e não tão-somente cobiçada por você. Liderar não é o mesmo que gerenciar. O líder define, avalia e comanda. O gerente é o instrumento de aplicação de seu líder.

    Mas o que é então liderança? SOBREVIVÊNCIA
    O que faz as pessoas escutarem e seguirem um líder? CARISMA

    O instinto de sobrevivência (tanto na vida como nos negócios) é o foco absoluto do vencedor. O líder detecta oportunidades, prevê obstáculos, estimula equipes para atingir seus objetivos. E como a liderança também sabe que o perder é peça inerente ao jogo, o líder é sempre o primeiro que antevê a derrota e pressupõe alternativas. E é exatamente este magnetismo do carisma de um líder que instila respeitabilidade e integridade, e muitas vezes, sucesso no final da linha.

    Para mim, um líder se nasce… e se aperfeiçoa com o tempo e a maturidade. Liderança é a conseqüência desse talento que carrega nos genes, do carisma que poucas pessoas possuem. Reúne todas as qualidades acima mencionadas, determinadas pelo forte instinto de sobrevivência e movidas por seu carisma pessoal. Convenhamos… não é para qualquer um!”

    Espero que você entenda melhor agora, Alan. Ainda assim, você vai discordar, mas, pelo menos, discordará sabendo o porque.

    Abs
    EB

    Posted by Eliane Bonotto

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  22. Olá Eliane, não vejo deselegância alguma em vc expressar o seu ponto de vista. Muito pelo contrário, acho importante (na vida) saber concordar em discordar. Todos os 10 pontos que coloquei no post são factíveis de serem executadas por qualquer profissional que esteja interessado em se aperfeiçoar como executivo. Selecionar os Melhores, Ser um Incentivador, Desenvolver o Espírito de Equipe, Ser um Líder e Não apenas um Gerente, Melhorar como Comunicador, Ser Melhor na Gestão de Recursos, Ser Melhor na Adminstração do Tempo, Aprimorar-se Continuamente, Aplicar Ética na Gestão, Dar-se um Tempo. Nenhuma delas precisa de “dom” para ser desempenhada. Nenhuma delas precisa de um DNA especifico para ser performada. Mas certamente todas elas precisam de um desejo interno de querer ser o melhor executivo / líder que podemos ser. A questão de se ele vai investir no apoio externo para acelerar esse desenvolvimento é uma questão de ordem estratégica pessoal. Como não acreditar que temos a possibilidade de evoluir e desobstruir nosso potencial?
    Abs
    PA

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  23. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (12) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Pablo,

    Vou ter que, mais uma vez, discordar de você. Veja, quando você diz “Todos os 10 pontos que coloquei no post são factíveis de serem executadas por qualquer profissional que esteja interessado em se aperfeiçoar como executivo”, eu entendo. Só há um porém. Os 10 pontos são factíveis de serem executados, mas executados de que modo? Bem, muito bem, de forma a superar as expectativas?

    “Selecionar os Melhores, Ser um Incentivador, Desenvolver o Espírito de Equipe, Ser um Líder e Não apenas um Gerente, Melhorar como Comunicador, Ser Melhor na Gestão de Recursos, Ser Melhor na Adminstração do Tempo, Aprimorar-se Continuamente, Aplicar Ética na Gestão, Dar-se um Tempo”… É exatamente aqui que discordo de você. Ser um incentivador (é a parte do coaching) eu te garanto que não é para qualquer um. Ser um comunicador, então, nem se fala. Ou você acha que o Sílvio Santos participou de uns treinamentos e algumas dinâmicas de grupo para chegar onde chegou?

    Aprimorar-se continuamente faz parte da personalidade de quem é naturalmente curioso, que gosta de saber o porque das coisas. Ser um líder e não apenas um gerente, foi exatamente o que eu postei mais acima, quando transcrevi parte de um post da Tess, com o qual concordo em gênero e número, porque em grau não há concordância.

    Aplicar ética na gestão é um ponto que deveria ser tão natural e comum que nem deveria ser citado. Ética é para ser aplicada não apenas na gestão, mas nas nossas vidas como um todo. O anormal é não ser ético, é ser desonesto, ou será que já não é mais?

    Desenvolver o espírito de equipe, por exemplo, não é coisa para egoístas, concorda?

    Então, Pablo, é por tudo isso e algo mais, que acho que “um desejo interno de querer ser o melhor executivo / líder que podemos ser” não basta para sê-lo.

    Este é o meu ponto de vista. Não estou sendo intransigente, apenas coerente com meu modo de pensar e de ser.

    Abraços,
    EB

    Posted by Eliane Bonotto

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  24. Perfeito! Temos pontos de vistas diferentes e concordamos em discordar.
    Não é maravilhoso poder lidar com a diversidade de pensamentos?
    Um cordial abraço e vamos em frente
    PA

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  25. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (14) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Realmente, Pablo, concordamos em discordar, pelo menos quanto a essa questão. Possivelmente, concordemos em relação a vários outros itens.

    Cordial abraço pra você também
    EB

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  26. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (18) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Pablo, parabéns!
    E se incluir um 11o. fica ainda melhor.
    Os executivos precisam aprender a OUVIR!
    A maioria que está sendo demitido nas grandes organizações não praticam esta dica.
    Taí a dica.
    Se você permitir agora temos 11.

    Um grande abraço e feliz 2010 a todos!

    Posted by Aristides Girardi

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  27. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (17) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    …nem sempre executivos… às vezes reflexivos,… as vezes crianças espontâneas,… as vezes adolescentes apaixonados, por vezes velhos sábios, enfim…humanos em seguidas transformações…

    Posted by Michel Robim

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  28. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (16) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Ahhhh, agora sim, Pablo. Concordo com você. Não apenas na nossa carreira, mas também na nossa vida, transformamos potencial em excelência, isso é EVOLUIR na régua da Vida. Só discordo quando quando você diz, “mesmo quando não acreditamos”. Se você não acreditar, as coisas não se tornam possíveis. Portanto, ACREDITANDO, e fazendo por onde, aos poucos, sempre vamos ficando a cada dia melhores.

    Um Ano Novo de renovação da fé em um mundo melhor, mais fraterno, mais justo e com mais amor.

    EB

    Posted by Eliane Bonotto

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  29. LinkedIn Groups

    * Group: Rio de Janeiro In
    * Subject: New comment (19) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Pessoal

    Acompanhei as discussões até agora sem me manifestar, concordando com alguns pontos de vista de cada um, mas no último do Aristides eu me sinto obrigado a me manisfestar. Está havendo uma disputa para ver quem fala primeiro e mais alto nas empresas, para dizer que a “idéia” foi dele. Estamos chegando a um ponto em que são necessárias intervenções para se poder organizar uma reunião, do tipo assembléia estudantil dos anos 70/80, com questões de ordem e tudo mais.
    E tem mais: nós como executivos estamos cada vez mais apressados e pressionados que acabamos não dispensando a devida atenção para os projetos inovadores e as idéias de nossos subordinados, pares e chefes. Estamos preocupados com o tempo, com a resolução tradicional de problemas e em tomar conta do “rebanho” para que o “processo” não pare, afinal, mesmo não sendo muito bom, é o que nós temos.
    Como dizia Vinicius de Moraes, “por cima uma laje, embaixo a escuridão…”, traduzindo para a discussão: em cima parece que não conseguimos furar o bloqueio, embaixo não conseguimos enxergar as soluções…

    Abs.
    Posted by Amauri José Junqueira (LION´s)

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  30. LinkedIn Groups

    * Group: Rio de Janeiro In
    * Subject: New comment (20) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Caro Amauri:

    Será que eu sou tão ingênua assim? Ou o que? Eu concordo plenamente que os executivos precisam ouvir mais. Isso é fato. Concordo também que chegou-se a um ponto insustentável, as reuniões mais parecem assembléias estudantis.

    Agora me diga, por favor, é realmente porque os executivos estão cada vez mais apressados e pressionados que eles não se dispõem a ouvir?

    É realmente porque os executivos estão preocupados com o tempo exíguo, com a resolução tradicional de problemas que eles não se dispõem a ouvir?

    É claro que não, Amauri. Enquanto a disputa por cargos executivos nas empresas privadas for tão política quanto em qualquer estatal, ninguém ouvirá ninguém, porque estarão todos desesperados para não perderem seus bônus, aumentar seus domínios, ganhar mais força política junto aos acionistas etc etc etc.

    Infelizmente é assim que é na prática.

    Abraços a todos,
    EB
    Posted by Eliane Bonotto

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  31. LinkedIn Groups

    * Group: Rio de Janeiro In
    * Subject: New comment (21) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Oi Eliane

    Não, eu não romanciei: esta pressão toda a que eu me referi está ligada ao bônus e ao emprego e as atitudes tomadas, não só pelas empresas mas também pelos próprios executivos; levam a um círculo vicioso que não se quebra e que ambos não tem vontade de quebrar.
    Esto vivenciando uma situação assim e meu substituto na penúltima empresa que trabalhei está neste momento vivendo outra parecida e tão logo a minha situação se resolva, eu vou contar este caso em um blog, não para ser diferente, mas para ser mais um que divulga a falta de comunicação nas empresas, a falta de colaboração e como a competição interna faz com que a empresa perca em eficiência. Acho que temos que cada vez mais divulgar estas situações para que rompamos o círculo, não como Dom Quixotes, mas fazendo com que a consciência atinja um número maior de pessoas.

    Abs.
    Posted by Amauri José Junqueira (LION´s)

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  32. LinkedIn Groups

    * Group: Rio de Janeiro In
    * Subject: New comment (22) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Oi Amauri:

    Acredito que você meio que ratificou o que eu disse. Veja as suas frases: “levam a um círculo vicioso que não se quebra e que ambos não têm vontade de quebrar.” Outra ainda, “a falta de colaboração e como a COMPETIÇÃO INTERNA faz com que a empresa perca em eficiência”.

    Em empresas de grande porte, Amauri, estou começando a achar que a competição interna extrapolou os muros da empresa e, atualmente, o mesmo “networking” inocente que fazemos aqui se transforma em “lobby” em Brasília. E se um gestor quiser alcançar um determinado cargo, ele precisa conhecer as pessoas que conhecem as pessoas certas.

    Eu gostaria de estar exagerando, mas pelo que tenho visto durante minha vida profissional, é assim que tem sido.

    Abraços,
    EB
    Posted by Eliane Bonotto

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  33. LinkedIn Groups

    * Group: Rio de Janeiro In
    * Subject: New comment (23) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Eliane

    Com relação às empresas você está absolutamente certa: a competição extrapolou os limites de qualquer bom senso. Quanto ao networking inocente, acho que ainda não. Todos nós fazemos networking por algum objetivo, seja para ter mais conhecimento, seja para propor negócios, buscar trabalho ou mesmo para conhecer pessoas. Talvez no ramo em que vc está atuando os lobbies estejam mais acentuados e você tenha uma impressão que a competição se transformou em lobby. Aliás, poderíamos abrir uma discussão sobre o que seria competição sadia nas empresas e na vida profissional..

    Abs.

    Amauri
    Posted by Amauri José Junqueira (LION´s)

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  34. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (25) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Interessante, só agora que vi este texto, de toda forma, muito bom, didático e vi alguns pontos sendo aplicados por alguns gestores com que tive a oportunidade de trabalhar. Muitos deles dá até para desenvolver num nível pessoal, como gestão de si próprio.
    Feliz 2010 para todos!

    Posted by Andre Luis Teodosio

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  35. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (24) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Pablo, acho louváveis estas e outras características para um gestor comtemporâneo, cada vez mais tenho visto gestores de aperfeiçoando para cumprir estes mandamentos, mas o que está cada vez mais difícil é achar subordinados que queiram compromisso, se motivem pela causa e não por dinheiro, entendam objetivo/visão/missão.

    Posted by Rodrigo Nascimento de Araujo

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  36. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (26) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Amauri:

    Você está certo. No meu ramo de atuação os lobbies estão muito acentuados e eu posso estar tendo a impressão que a competição se transformou em lobby. Pode ser sim, Amauri. Por isso mesmo, vou contactar amigos de outras indústrias para me atualizar sobre o que anda acontecendo em relação à competição interna.

    Obrigada pelo alerta. Você foi a primeira pessoa que tocou num ponto concreto, em vez de se afogar agarrado às teorias de treinamentos, dinâmicas de grupo, coaching etc etc. Sinceramente, isso tudo foi um modismo que já passou. Colocar 100 executivos num hotel fazenda e fazê-los abraçar uma árvore enorme para sentirem o que é trabalhar em equipe e outros quetais. Não estou dizendo que todo e qualquer treinamento esteja ultrapassado, mas a maioria esmagadora, está.

    Quanto ao “networking inocente”, acho que não me fiz clara. Na verdade, eu quis separar o networking do lobby e acabei por chamá-lo de “inocente”, querendo dizer real e natural. Já o lobby que está sendo feito atualmente em nada se parece com o adjetivo inocente, ao contrário.

    Quanto a sua idéia de abrirmos uma discussão sobre o que seria competição sadia nas empresas e na vida profissional, acho excelente. Estamos mesmo precisando debater este assunto.

    Abraços,
    EB

    Posted by Eliane Bonotto

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  37. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (27) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Obrigado Eliane

    Vamos abrir um tópico de discussão sobre a competição interna nas empresas?
    Podemos abrir aqui e em outros grupos de discussão. Também poderíamos abrir uma pesquisa, um polls no linkedin sobre competição interna. Eu mesmo, exatamente hoje, estou me desligando de um trabalho por causa de competição interna, dividida em dois blocos: um com uma competição sadia e outro com uma sacanagem. Na primeira, eu tive que aceitar, pois afinal a vantagem competitiva do meu competidor é maior do que as minhas. No segundo caso, eu poderia ter evitado, mas como no primeiro eu já estava perdendo na largada, achei que não valia a pena.

    Abs.

    Posted by Amauri José Junqueira (LION´s)

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  38. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (28) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Para o Rodrigo:

    Está difícil encontrar profissionais comprometidos com os interesses da empresa em que trabalham? Eu acredito que esteja difícil, mas não impossível.

    Mas… O que você quer dizer com “se motivem pela causa e não por dinheiro”?

    Meu caro, ainda outro dia, num outro tópico de discussão aqui, eu disse que motivação é muito diferente de estímulo. As pessoas são ou não são motivadas para as coisas da vida, do mundo, do trabalho etc. Já o estímulo é aquilo que vem de fora e que faz a pessoa se sentir com a sua motivação natural, lá no alto.

    Portanto, motivado pela causa, um profissional pode ser, mas, com o passar do tempo sem nenhum estímulo, ou seja, reconhecimento de um bom trabalho, promoções, novos desafios etc, não há profissional motivado que agüente. E aí, é óbvio, que a produtividade cai, que o interesse se transforme em desinteresse.

    Se a empresa tem um profissional motivado e o mantém estimulado, tudo correrá bem, mas se o estímulo faltar, o RH deve entrar em ação (e ação rápida) para não perder um bom profissional, experiente em sua atividade. Aqui sim, valem as técnicas de RH para correção de eventuais desvios.

    Entretanto, se a empresa tem um profissional desmotivado, não há estímulo, de salário ou o que quer que seja, que o faça se motivar pelo trabalho. E aí, mais uma vez, é o RH que deverá entrar em ação rapidamente e dispensar o profissional, dando lugar a outro que esteja motivado e, na maioria das vezes, precisando mais do trabalho do que o profissional anterior.

    O que, na verdade, me parece difícil é contratar o profissional certo. Não sou da área de RH, mas que é difícil para um gestor saber se o profissional que ele está entrevistando para uma determinada vaga é a pessoa certa para o cargo, ahhh… Isso é.

    Abraços,
    EB

    Posted by Eliane Bonotto

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  39. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (29) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Olá todos.

    Estra questão de profissional certo para uma determinada vaga é um tópico interessantíssimo.
    Eu vou elencar aqui alguns itens que fazem com que a empresa e o profissional se enganem no preenchimento de uma vaga.Podem completar (e eu não sou expert em RH):

    1- A empresa tem pressa no recrutamento para uma vaga recém aberta: normalmente, não existem um banco de talentos á disposição para que ela consulte (tanto interno como externo) e aí ela começa um processo de recrutamento e se for para uma substituição, pior, pois ela precisa urgente de um colaborador. Então a pressão para o fechamento da vaga é enorme e os recrutadores, internos ou externos, acabam completando a vaga sem ter certeza se era o melhor profissional.

    2- O recrutado não tem tempo nem oportunidade para conhecer o clima, o momento da empresa e o objetivo dela com a vaga: uma vez me disseram que o ideal seria o profissional passar uns dias na empresa onde está concorrendo a uma vaga para sentir o clima. Isto não é muito praticado e, mesmo que em dois dias não se consiga muita informação, é possível pelo menos sentir o astral, principalmente com relação ao seu departamento e ao seu futuro chefe. O site da empresa é importante, mas nunca vai conseguir atingir este objetivo.

    3- As duas principais questões: a empresa realmente precisa deste profissional? O profissional realmente quer esta vaga? Estas duas questões são quase sempre tratadas de maneira superficial. A empresa muitas vezes quer um consultor, para resolver um problema que em um prazo curto se resolve, mas talvez a cultura da empresa não admita este tipo de serviço ou então ela não sabe que se resolve em curto período de tempo.
    No caso do profissional, pressionado pelo desemprego, por sentir necessidade de mudança de empresa ou de cargo ou então por motivos pessoais, acaba aceitando uma proposta. Ambos em pouco tempo vão perceber que não era bem isto que queriam e vão gerar um conflito.

    4- As promessas, de ambas as partes, podem ser realisticamente cumpridas?
    Quando a empresa quer um profissional, ela pinta um quadro de futuro brilhante e maravilhoso para aquele cargo, mesmo sabendo que existe um risco grande de não poder cumprir. O profissional também nas entrevistas não questiona vários pontos e também faz promessas que estão além ou mesmo o cargo é inferior à sua capacidade para poder obter a vaga.

    Podem completar com mais itens, eu tenho certeza que eles existem.

    abs.

    Posted by Amauri José Junqueira (LION´s)

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  40. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (30) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Olá,
    Acho que deveríamos ter um novo tópico para debatermos este assunto ( Profissional Certo para um determinada vaga..), mas aproveitando o tema citado pelo Amauri:

    Não sou um expert em RH, mas aproveito para deixar minha opinião:

    Com o mercado de trabalho cada vez mais acirrado, parece impossível acreditar que as empresas enfrentam dificuldades para encontrar profissionais para determinadas vagas, mas ainda temos muitas dessas situações em determinadas empresas.

    Além de um bom currículo e ótima postura profissional, é preciso conciliar um outro aspecto importante: o perfil do candidato.

    Evitar o turnover é o grande desafio da maioria das empresas, não apenas pelo processo desgastante que representa, mas, principalmente, pelos custos que acarreta.

    Acredito que as empresas precisam “casar” perfis e colocar as pessoas onde elas serão melhor aproveitadas. Com isso, os funcionários poderão ter a percepção de um futuro profissional próspero. “Pessoas felizes geram empresas felizes, competentes e eficientes, com clientes mais satisfeitos”,.

    Um grande abraço a todos e um FELIZ 2010!

    Posted by Alan Soares, ITIL / eTOM

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  41. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (31) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Prezados,

    Essa foi a primeira discussão que acompanhei no grupo. Como já disseram por ai, executivos têm falta de tempo para ouvir…e ler!!!

    Acredito que a melhor resposta, como quase sempre, esteja no meio das opiniões do Pablo e da Eliane. Acredito que as pessoas possam se moldar, se aprimorar ou mesmo mudar se assim quiserem. Mas é fato que aquelas que nascem com o “dom” tendem a se desenvolver melhor e mais rapidamente.

    A palavra liderança esta virando um mito na gestão executiva. Os garotos saem das faculdades de administração não sabendo nada de “como lidar com pessoas” mas tudo sobre “como ser um líder”, como se somente os líderes fossem ser bem-sucedidos nessa selva chamada mercado. Mas ser realmente líder é para poucos, muito poucos. E por isso esses poucos lideram muitos. Claro que teremos os líderes “intermediários”, que ficam no meio do caminho, ajudando os grandes líderes. Mas é este papel acessório que está pouco valorizado quando, ao contrário, deveria ser hipervalorizado. Não dá para todos quererem a presidência da empresa pois senão o nível de frustração da organização fica insuportável! A presidencia será para aqueles que nasceram com o “dom” e procuraram melhorar incansavelmente.

    Feliz 2010 para todos!

    GB

    Posted by Guilherme Bastos

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  42. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (33) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Oi Eliane,

    Perfeição é algo que depende do olhar. O que é perfeito aos olhos de uns pode ser horrível aos olhos de outros (vide telas cubistas de Piacasso…). Mas muito obrigado por seu generoso comentário. Fiquei realmente lisonjeado!

    Outra coisa: o Senhor está no céu…

    Um 2010 de muito trabalho e realizações!

    GB

    Posted by Guilherme Bastos

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  43. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (34) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Eliane:

    Que bom lê-la por aqui!
    Enquanto você mantiver essa coerência que lhe é natural (DNA?), teremos certeza de belos debates e principalmente, desconstruções tão necessárias num mundo onde o messianismo corporativo se banalizou “ad nauseam”.

    As onze propostas aqui apresentadas são válidas – muito válidas mesmo.

    Gostei muito da proposta adicional do Aristides Girardi, a quem acompanho já há alguns debates. Precisam apenas ser instaladas no equipamento certo, com o sistema operacional certo. Felizmente nem todo equipamento está apto a realizar estas propostas, ou teríamos o caos, com todo mundo liderando ninguém.

    Analisando cada uma das onze propostas, noto que elas podem facilmente ser localizadas nos atos mais conhecidos de líderes de sucesso, tanto no mundo corporativo, quanto no político, militar e religioso. Desenvolvê-las em quem possui em si o germe da liderança é desejável e necessário.

    No entanto, raríssimos são os líderes de fato que tem em si os onze germes para serem desenvolvidos – isso é fato, históricamente comprovável. Raros são os que tem em si dez germes para serem desenvolvidos e poucos os que tem nove. É fácil corrigir a noção de circunstância de Napoleão depois da Campanha da Rússia. É fácil recomendar cuidados com a saúde a Alexandre Magno depois da febre que o matou. Todos foram admiráveis vencedores, APESAR de incompletos e falhos.

    Prosseguindo: Tentar desenvolver o que não está lá é irrigar e fertilizar a tundra esperando que nasça dali um pé de café – não vai nascer, pois a semente não está lá e mesmo que seja semeada, não vai germinar devido aos rigores do clima.

    Ah, mas podemos climatizar aquele pedaço de solo da tundra, adicionar os nutrientes que faltam ao solo, corrigir seu pH, programar a incidência luminosa e… já não temos tundra, mas um belo clone de solo árabe, onde brotará um belo pé de café arabica, que prossegue desconhecendo a tundra onde terá que sobreviver! Isso é ilusão.

    O processo de desenvolvimento da liderança passa, antes de mais nada, pela SELEÇÃO da semente que será lançada naquele solo, para que então ela se desenvolva.

    Não queremos sementes? Escolhemos transplantar mudas? Perfeito, desde que a muda esteja naturalmente apta para aquele solo. Israel faz isso muito bem quando faz colheitas soberbas brotarem no deserto! A nossa Embrapa faz isso muito bem, quando através de complexos processo de SELEÇÃO consegue ESCOLHER o cafeeiro que será pai (multiplicador) de toda uma variedade que cobrirá os cafezais de uma região, mas seus técnicos nunca poderão presumir que aquela variedade de café poderá ser plantada com resultados aceitáveis no Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

    Desenvolver o que é natural naquele líder, sim. Implantar-lhe uma característica alienígena não vai gerar um líder melhor, mas um ser desajustado e frustrado.

    Se está lá, desenvolva. Se não está lá, não enxerte.

    Posted by Robson Lelles

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  44. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (35) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Pablo, parabéns pelo excelente artigo. Tive a a oportunidade de fazer dois cursos excelentes na HP espaçados por mais de dez anos: Process of Management e Dynamic Leadership, um gerencial e outro de liderança. Interessante que existe uma coisa comum entre os dois:o primeiro passo para o sucesso, seja de um gerente ou de um líder, é construir uma visão compartilhada pela equipe. O seu artigo adiciona outros ingredientes muito importantes. Gosto tanto do assunto que dediquei a página principal do meu site http://www.bitools.com.br ao mesmo. Abraços,
    Jorge Couto.

    Posted by Jorge Couto

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  45. Meus bons amigos, percebo um excesso de determinismo em alguns comentários e quero insistir que qualquer um pode ser um bom gestor. Concordo que é pode ser uma capacidade inata mas também é uma habilidade treinável. Também é tanto uma ciência quanto uma arte. (No link abaixo seguem outros pontos que fazem de você um melhor gerente: https://room4d.wordpress.com/2009/09/24/como-ser-um-melhor-gestor/ )
    Se tenho 5,6 ou 7 destes atributos já desenvolvidos certamente vou querer investir nos restantes para ser um gerente melhor. Atenção: Melhor significa evoluir em relação ao ponto em que me encontro. Não se trata de tundra ou solo arabe.
    Abs,
    Pablo

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  46. Apenas para esclarecimento, creio interessante também colocar que existem alguns traços de tipos de pessoas que indicam que não são boas candidatas ao processo de coaching (no caso, para desenvolver estes atributos):
    – Constantemente, não completam seus planos de desenvolvimento.
    – Constantemente recusam-se a a se responsabilizar pelos seus comportamentos, terceirizando a responsabilidade.
    – Constantemente não aceitam ser confrontados nem interrompidos
    – Resistentes porque foram forçados pelo empregador, sem receber adequada informação sobre o processo de coaching.
    Um abraço,
    PA

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  47. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (39) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Hola, Pablo:

    Pelo que li no seu último post, agora chegamos a um ponto em comum, graças a DEUS. Gosto dos debates por causa disso – aço afiando aço é caminho para a melhoria mútua.

    Concordo integralmente com o texto desse último post, pois ele abre uma nova perspectiva de análise e uso.

    Sou totalmente a favor de ferramentas, posto que se aplicam a determinadas necessidades e circunstâncias. Da mesma forma sou radicalmente contra panacéias, posto que não sobrevivem à transição da etapa de promessa para a prática da vida real.

    Congratulações e agradecimentos a todos os debatedores!

    Posted by Robson Lelles

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  48. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (40) on “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”

    Adoro os papos de profissionais de RH, coaching,excelência, liderança, gestão, administração do tempo…quanto lugar comum!!! Se os senhores Diniz, Steinbruch, Stein perdessem o “tempo” discutindo estes conceitos não existiriam as suas grandes empresas. Eles apenas acreditam na sua competência e fazem !!! Não choramingam porque a equipe…o processo….a política e sei lá que novo “jargão de RH” os impeçam de realizar!!
    Vamos trabalhar que dá mais certo!

    Posted by Charles Schmidt

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  49. LinkedIn Groups
    Group: Networking São Paulo
    Subject: New comment (3) on “10 Coisas Para Fazer de Você Um Melhor Gestor em 2010”

    Excelente, gostei muito.
    Pablo, no ítem 5, que me parece ser um dos mais fundamentais, acrescentaria que: Saber falar é importante. Saber ouvir é duas vezes mais importante. Afinal o todo poderoso nos equipou com uma boca mas com dois ouvidos! Um bom gestor sabe ouvir.

    Posted by Mauricio Leventer

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  50. LinkedIn Groups
    Group: Networking São Paulo
    Subject: New comment (6) on “10 Coisas Para Fazer de Você Um Melhor Gestor em 2010”

    Excelente, tomei a liberdade de encaminhar para alguns amigos.

    Abraço

    Arestides

    Posted by Arestides de Souza

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  51. Pablo, a essência de todo o líder não é brilhar, mas sim fazer com que a equipe brilhe e tenhamos com isso um resultado acima da média.
    o seu artigo está bem nesta linha. Tomei a liberdade e encaminhei para os meus gerentes… abraço.

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  52. Excelentes comentários!

    Estou iniciando minha carreira como gestor agora.

    Esses comentários são de grande ajuda

    Parabéns!

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  53. Muito bom!
    Parabéns

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  54. Parabéns pelo artigo. Resumindo, o bom gestor deve: ser humilde, incentivador, promover um bom espírito de equipe, saber liderar, trabalhar sua comunicação, saber gerir melhor os recursos, administrar bem seu tempo, aprimorar-se sempre, ser ético e se conscientizar que algumas vezes é preciso dar um “time” para desestressar e refletir.

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  55. LinkedIn Groups
    Group: FAAP Alumni
    Discussion: 10 Coisas Para Fazer De Você Um Melhor Gestor Em 2011

    Boas dicas Pablo! Com certeza quem as pratica obtém os resultados de melhor gestão.

    Posted by Celson Nunes

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  56. LinkedIn Groups
    Group: Executivos São Paulo
    Discussion: 10 Coisas Para Fazer De Você Um Melhor Gestor Em 2011

    Muito bom. Acredito que todos saibam da importância desses tópicos, porém nunca são lembrados. Vou encaminhar para minha equipe.
    Abs

    Posted by Everton Helfstein V. Costa

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  57. LinkedIn Groups
    Group: Novos Planos – Empregos e Vagas Vip
    Discussion: 10 Coisas Para Fazer De Você Um Melhor Gestor Em 2011

    Não sou muito adepto de números cabalísticos, tais como: “… as 10 coisas ….”; todavia devemos considerar que um bom gestor se forma ao longo de sua carreira profissional, com investimentos em capacitação e, principalmente, se for um profissional centrado (equilibrado), que saiba lidar com as diferenças existentes, sejam elas: entre as pessoas, entre as pessoas e as organizações e também entre as próprias organizações. Essas diferenças, para serem solucionadas ou ajustadas, obviamente, requerem técnicas e experiências. O universo da gestão é extremamente complexo e dinâmico para quem não tem esses predicados e, portanto, a falta destas condicionantes podem, quase sempre, redundar numa gestão inadequada e ineficiente. Dessa forma, faço sugestão ao autor que revise os conceitos limitantes aqui postos e abra uma ampla discussão para que se possa formatar um artigo bem mais abrangente e não uma fórmula para uso em quaisquer situações organizacionais.
    Ernesto Damázio Bassini
    Formado em Administração – UFES (1984) – Gestor em diversos níveis, em Empresas Privadas e Entidades Públicas. Especialização em Fomento Empresarial, Desenvolvimento Econômico e Difusão Tecnológica.

    Posted by Ernesto Bassini

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  58. LinkedIn Groups
    Group: Tecnologia da Informação
    Discussion: 10 Coisas Para Fazer De Você Um Melhor Gestor Em 2011

    Bom artigo. Recomendo!

    Posted by Luis Marcos Leite

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  59. LinkedIn Groups
    Group: Oportunidades no Varejo – Brasil
    Discussion: 10 Coisas Para Fazer De Você Um Melhor Gestor Em 2011

    Boa Tarde Pablo;

    Muito importante este Artigo.
    De fato, o exercício constante em busca da excelência contribue para uma boa Gestão.
    Parabéns pela matéria.

    Posted by Cristiano Frangonari

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  60. LinkedIn Groups
    Group: FDC – Fundação Dom Cabral
    Discussion: 10 Coisas Para Fazer De Você Um Melhor Gestor Em 2011

    É isso ai. Pena que a maioria dos gestores não sabem nem da metade do que fazer para ser um bom gestor. Simplesmente vai levando sua equipe a trancos. Parabens gostei das dicas.

    Posted by Sandra Bini Neves

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  61. LinkedIn Grupos
    Grupo: MKTmais – Estratégia, Marketing e Novos Negócios Brazil / LATAM
    Discussão: 10 Coisas Para Fazer De Você Um Melhor Gestor Em 2011

    Muito interessante. Vou recomendar aos meus amigos. Parabéns Pablo!

    Publicado por Celson Ferreira da Silva

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  62. É um resumão do perfil de um melhor gestor.
    Saber ouvir, aceitar novos desafios, admitir seus erros, ser social sabendo trabalhar em equipe, decidindo compartilhar e trocar experiências, planejar e executar, plantar bons frutos para colher bem e melhor, afinal pelos frutos se conhece a árvore.

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  63. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Discussion: Os 10 Erros Mais Cometidos pelos Novos Gerentes

    Gostei muito desta matéria, estou lendo todos os dias para não esquecer.

    Posted by Maurício Modesto Tarelho

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  64. LinkedIn Groups
    Group: Brazilian Job-Hunters
    Discussion: Os 10 Erros Mais Cometidos pelos Novos Gerentes

    O erro nao esta no profissional , e sim em quem o contrata , nos dias de hoje e comum contratar profissionais so pela aparencia ou por um curriculo bem feito, mas o principal nao se olha , se o profissional tem mesmo a experiencia necessaria

    Posted by Paulo De Mingo

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  65. Prezado Pablo Aversa,

    Interessante e bastante útil sua lista de orientações, no entanto para que se torne eficiênte e eficaz exigirá uma profunda reflexão do gestor , idenficando em sua realidade fática o que pode e deve ser melhorado em cada caso.

    Parabéns!

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  66. LinkedIn Grupos
    Grupo: Comunicação Interna – Brasil
    Discussão: “No momento, nós só queremos ser o melhor que pudermos ser”
    Pablo, muito bom o seu artigo! Sem dúvida, irá ajudar muitas pessoas a se tornarem melhores líderes! Abs

    Publicado por: Cleide Cavalcante

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  67. LinkedIn Grupos
    Grupo: Melhores Cases em Treinamento e Desenvolvimento
    Discussão: “No momento, nós só queremos ser o melhor que pudermos ser”
    Muito bom, ctrl v , ctrl c e agora me dedicarei a isso nas duas proximas semanas.

    Publicado por: Gilberto Rocha Silva

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  68. LinkedIn Grupos
    Grupo: MBA FGV (1700+)
    Discussão: 10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor
    Gostei do material! Valeu! Bom fim de semana

    Publicado por: Tadeu Belfort

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  69. LinkedIn Grupos
    Grupo: Executivos São Paulo
    Discussão: 10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor
    UM LIDER DEVERA SEGUIR ESTAS REGRINHAS.PARABENS
    VANDER TORQUATO DIRETOR PROSHOPPINGCONSUL

    Publicado por: vander torquato torquato

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  70. LinkedIn Grupos
    Grupo: APG Amana-key
    Discussão: 10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor
    Caro Pablo
    Tuas 10 Recomendações estão bem alinhadas com as 12 dimensões do lider aplicadas pelo Oscar Motomura no APG. A apresentação de transforma-las em recomendações e limita-las ao número cabalístico 10 que fala tanto aos nossos padrões ocidentais, faz as pessoas digerirem em “pilulas” suportáveis e pedagógicas. Muito interessante.

    Publicado por: Aroldo Paraguassu

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  71. LinkedIn Grupos
    Grupo: Liderança Consciente no Varejo e no Atacado
    Discussão: 10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor
    Parabéns pela excelente matéria “10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor”.
    Att;
    Anoir Pereira

    Publicado por: Anoir Pereira

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  72. Parabéns pelo post. Agrega muito valor aos gestores dos dias atuais, onde o Numero parece se sobrepor aos olhos e o fator humano acaba sendo esquecido. O fator TEMPO do gestor é muito importante para o seu sucesso.
    Parabéns novamente.
    Régis Paravisi

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  73. LinkedIn Groups
    Group: LOGÍSTICA
    Discussion: “No momento, nós só queremos ser o melhor que pudermos ser”
    Penso que se todos pensassem desta mesma forma nosso modelo de gestão seria muito diferente…Continue assim “fazendo o melhor que puder fazer”!!!! Bom artigo

    Posted by Thiago Picheka

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  74. LinkedIn Grupos
    Grupo: CAMPINAS Networking da Região Metropolitana de CAMPINAS
    Discussão: “No momento, nós só queremos ser o melhor que pudermos ser”
    Excelente matéria! Estou compartilhando com meu networking.

    Publicado por: Renato Salles (+2100 Conexões)

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  75. LinkedIn Grupos
    Grupo: VAREJO – TENDÊNCIAS, GESTÃO E ESTRATEGIA
    Discussão: “No momento, nós só queremos ser o melhor que pudermos ser”
    Pablo, não é comum hoje nós lermos uma matéria no meio de tantas outras e aos poucos, ir nos prendendo pela objetividade e simplicidade fazendo com que queiramos ou não, começamos a pensar em nós mesmos .
    Parabéns!

    Publicado por: Neysa Cajado Rodrigues Lima

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  76. LinkedIn Grupos
    Grupo: Executivos São Paulo
    Discussão: 10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor
    Excelente matéria… parafraseando Milton : “Certas matérias que leio, cabem tão dentro de mim, que perguntar carece: como não fui eu quem fiz?”
    Valeu

    Publicado por: Luiz Totti

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  77. encontrei aquilo que a muito procuro

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  78. Dicas excelentes.
    Obrigado.

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