h1

Jogando para Ganhar

Outubro 26, 2009

jumping for fun

Acabei de visitar meu sobrinho recém-nascido Martín no Rio e, comovido pelo nascimento da próxima geração dos Aversa e andando pela cidade em que cresci, velhas lembranças vieram à tona… Havia uma época em que não tinhamos medo algum. Falo desse sentimento que surgia quando sáltavamos do alto do trampolim e nosso pequeno corpo mergulhava até o fundo da piscina olímpica. Talvez surgisse também quando entramos em nossa primeira montanha-russa ou quando estávamos no 2º grau, ou mesmo na universidade,  e sentíamos que não havia nada que não pudessemos fazer. Nenhum objetivo era impossível. Éramos uma força  invencível que podia pensar em qualquer coisa e transformá-la em realidade. E aí, na medida em que o tempo passava, o mundo nos dizia com mais frequência que não podíamos fazer o que quiséssemos. Os descrentes riam de nossos objetivos e tentavam nos persuadir a esquecer nossos sonhos.

Eles diziam “Você está louco. É muito difícil. Por que você ao invés não faz isso? Você não deveria  se arriscar tanto.” Agiam como se sonhos fossem destinados para outro tipo de gente, não para pessoas como nós. Nos cercavam com uma energia negativa e tentavam nos impingir seus próprios medos e inseguranças. Não apenas começávamos a entender a palavra “medo”, mas também como era ser temeroso. Com tantas pessoas nos dizendo que não podíamos fazer algo e tão poucas nos dizendo que sim, era difícil não deixar o medo invadir nossas vidas. Infelizmente foi dessa forma que muitos de nós trilhou a vida.

Tenha você 20 ou 50 anos, muitas vezes ficamos tão assustados em perder o que temos que não vamos atrás daquilo que verdadeiramente queremos. Não nos arriscamos e nos agarramos tão forte ao status quo que nunca experimentamos o que poderia ter sido. Acreditamos nos descrentes e não não nas possibilidades  que nos levariam um passo adiante em direção aos nossos sonhos. Chamo isso de “jogar para perder”. Vemos isso toda hora no esporte quando um time tem a liderança. Eles começam a pensar em como não perder ao invés de como ganhar. Se agarram tão intensamente à sua vantagem que começam a não se arriscar e até a se apavorar.  Você pode perceber isso na energia e na linguagem corporal deles. Como resultado, o outro time vê a oportunidade, joga sem medo e eventualmente aproveita o momento e vence.

Para viver uma vida cheia de energia positiva precisamos aprender a repelir a energia do medo. Venha ela de dentro ou de outra pessoa, precisamos superar o medo e adotar o modelo mental de “jogar para ganhar”. Jogar para ganhar demanda um compromisso com você mesmo onde, mesmo se você falhar, você jamais vai desistir e jamais deixará seus objetivos e sonhos morrerem. Aqueles que jogam para ganhar sabem que o sucesso não cai do céu. Ele é perseguido com toda energia e suor que podemos produzir. Obstáculos e dificuldades fazem parte da vida e só servem para fazer com que apreciemos nosso sucesso. Se tudo viesse fácil, não saberíamos como é sentir-se  verdadeiramente vitorioso. Obstáculos existem para serem superados. Medo existe para ser subjugado. Sucesso existe para ser alcançado. Eles todos fazem parte do jogo da vida e as pessoas que jogam para ganhar nunca desistem até o juiz dar o apito final.

E Você? Joga para Ganhar ou Joga para Perder? Junte-se ao bate-papo no nosso blog aqui.

Conte comigo,

Pablo

Anúncios

19 comentários

  1. Eu comparo a nossa vida a um monte de baterias, todas carregadas, fazendo com que a corrente elétrica passe por dentro de nós e nos mova para frente. Cada vez em que temos uma negativa, como a frase ” você está louco? Desta forma não dá”, tentam desligar o nosso sistema de baterias.

    Medo de mudar ? Arriscar? Por que? O que sempre falo para estas pessoas nestas horas, é que a MUDANÇA é a única coisa certa que nos acontece todos os dias.

    Além disso, como podemos ler literalmente na palavra: muitas vezes ou você MUda ou você DANÇA…

    Afirmo e pergunto a todos: Eu faço o que gosto. E você?

    Gostar


  2. Muito bom o MU-DANÇA! Sensacional!

    Gostar


  3. LinkedIn Groups
    Group: PROFISSIONAIS DE FINANÇAS – BRASIL +500
    Subject: New comment (1) on “Jogando para Ganhar”
    Parabéns Pablo!
    Vc sintetizou o que mais tenho procurado passar à minha equipe, já peço licença para reproduzir suas palavras ao pessoal. Linguagem simples, clara e direta.
    Abraços
    Eduardo Luz.

    Posted by Eduardo Luz

    Gostar


  4. LinkedIn Groups
    Group: REDE GESTÃO DA INOVAÇÃO – BRASIL
    Subject: New comment (3) on “Jogando para Ganhar”
    Concordo plenamente com você Pablo. Tenho tido uma experiencia muito importante com isto na minha vida. Foi jogador profissional de beisebol nos Estados Unidos, sendo holandês. Mas muitas pessoas, quando era mais jovem, me diziam que a chance de eu chegar lá era zero..Isto somente me fortelecia. Tudo a minha vida tenho trabalhado assim.

    Jogar para ganhar é tbm muito importante na inovação. Quem joga para não perder entra nos conhecidos mares vermelhos, onde tudo mundo luta para para sobreviver. Sem se arriscar em inovação, a sua organização pode sobreviver por um tempo, mas nos dias de hoje, não por muito tempo.

    Posted by Caspar Rijnbach v.

    Gostar


  5. LinkedIn Groups
    Group: Liderança e Inteligência Emocional no Mundo Corporativo
    Subject: New comment (1) on “Jogando para Ganhar”
    Perfeito Pablo! Ótimo texto!

    Devemos sempre buscar o pensamento positivo, sempre fazendo o nosso tempo e nunca dando tempo para as coisas acontecerem, pois desta forma, nos antecipamos ao novo e sempre estaremos atualizados.

    A chave é essa, sempre jogar para ganhar. Como eu sempre digo, prefiro me arrepender de uma coisa que fiz do que me arrepender de algo que deixei de fazer ou não fiz.

    Abraços

    Posted by Vinícius Mattos Barreto

    Gostar


  6. LinkedIn Groups
    Group: REDE GESTÃO DA INOVAÇÃO – BRASIL
    Subject: New comment (1) on “Jogando para Ganhar”
    Particularmente era mais fácil “jogar para ganhar” quando eu não tinha outras pessoas dependendo de mim. Era mais fácil arriscar, aventurar, quando apenas eu arcava com as consequências de um insucesso.

    É preciso tempo e muita conversa para conseguir gerar uma relação de cumplicidade nas escolhas e nos riscos destas escolhas, o famoso “estamos juntos pro que der e vier” ao invés de “veja lá o que você vai fazer” (rs rs rs),
    principalmente quando você já tem conquistas e percebe que ainda não está satisfeito, não está pronto ou simplesmente não quer jogar para garantir resultado. Você quer é fazer gol !!!

    Posted by Jorge Machado

    Gostar


  7. Pablo,

    Realmente sensacional o texto! É este o espírito de viver vigorosamente. O que tenho vivenciado é explorado é que como conceito está perfeito mas que o difícil é lidar com as emoções e colocar em prática. É nisto que tenho trabalhado com as pessoas!

    Nelson,
    Sensacional o comentário sobre a muda-dança!

    Abraços a todos!

    Caio.

    Gostar


  8. LinkedIn Groups

    * Group: ASSOCIAÇÃO DE EXECUTIVOS DO BRAZIL / BRASIL
    * Subject: New comment (3) on “Jogando para Ganhar”

    Todos jogamos para ganhar, porém a maioria das vezes não se está sozinho, pois então seria mais simples. O jogo, como o quebra-cabeças (puzzle) de cada empresa, cada projeto é que deve ser entendido e desvendado, como? Planejamento, foco no resulta e no risco. Seguindo o compasso de cada ambiente e trabalhando para equilibrar seus aspectos – ou parceiros – positivos e negativos nos dará a vantagem competitiva que precisamos para tocar nossa vida.
    Existem duas maneiras de resolver as coisas: de mãos dadas ou de punhos cerrados, o difícil é escolher, no calor do momento qual a melhor maneira.

    Abraço a todos.
    Posted by Robson Salvado

    Gostar


  9. LinkedIn Groups
    Group: ASSOCIAÇÃO DE EXECUTIVOS DO BRAZIL / BRASIL
    Subject: New comment (5) on “Jogando para Ganhar”

    Pablo, parabéns, vc escreve com o coração.
    Aprendi que o medo é o oposto de Amor. Precisamos Amar a vida, e se amamos não lembramos do medo.
    Sucesso em 2010
    Abraços
    Christiano Wide

    Posted by Christiano Wide

    Gostar


  10. LinkedIn Groups
    Group: ASSOCIAÇÃO DE EXECUTIVOS DO BRAZIL / BRASIL
    Subject: New comment (6) on “Jogando para Ganhar”

    Um dos melhores textos que li em minha vida.

    Na verdade, nós somos os nossos maiores inimigos. Sentimentos negativos como medo são absorvidos diretamente em nosso subconsciente e não sendo eliminados rapidamente da nossa mente, eles vem à tona em qualquer situação desagradavel. Logo devemos plantar e nos educar a pensar positivamente.

    Deveriamos viver um pouco como quando eramos criança, quando eramos livres em nossos pensamentos sem tabus e medos. Tendo o “feeling” da nossa essencia, assim como o melhor entendimento das palavras e a força para enfrentar e descobrir o mundo e as suas novidades.

    Não deveriamos criar o medo, e sim agir como eternas crianças, se sentindo imortal, imaginando e se deslumbrando com o que seria o futuro, e buscando o que haveria além do escuro.

    Abraços,
    Haron

    Posted by Haron Passarelli

    Gostar


  11. LinkedIn Groups
    Group: ASSOCIAÇÃO DE EXECUTIVOS DO BRAZIL / BRASIL
    Subject: New comment (7) on “Jogando para Ganhar”

    Como universitária e aspirante a executiva me sinto humana em saber que o monstro que paraliza a classe popular e pobre, também pode atigir a nata profissional dos executivos e que a auto-confiança é o principal ingrediente para a neutralidade e o bloqueio desses medos, muitas vezes imaginários.

    Pois trabalhei durante 5 anos com telemarketing para a telefônica e vi muitos colegas sofrendo com fibromialgia e outras doenças psicológicas causadas pelo medo de não poderem sair do lugar. Felizmente eu dominei meu medo, abandonei a posição por ter sido rebaixada de cargo, retirada da minha atividade mais querida de motivacional, percebi que buscar novo caminho para a minha vida seria a maior motivação pessoal.

    Aos 38 anos fiz meu primeiro estágio em Gestão de Marketing e gostei muito, já planejo até em me especializar nessa área daqui a 6 meses quando me formar.

    Parabéns pelo texto, é incrível ter pessoas nos levando a pensar.
    Abraços,
    Kennia

    Posted by Kennia Gonçalves

    Gostar


  12. LinkedIn Groups
    Group: ASSOCIAÇÃO DE EXECUTIVOS DO BRAZIL / BRASIL
    Subject: New comment (8) on “Jogando para Ganhar”

    Olá Pessoal,

    Gostei muito do texto e, interessantemente ele me alcançou no exato momento em abri a minha alma para aquele espirito juvenil, que se extasiava com cada aventura, risco, perigo, que não eram enxergados por olhos ainda imaturos…Eram somente sentidos, como sendo a linda alameda que nos conduzia a satisfação.

    Sugiro que leiam o livro “A velocidade da confiança – o poder que faz toda a diferença” de Stephen Covey.

    Este livro me ajudou a fortalecer a confiança em quem é muito importante nos momentos decisivos da minha vida… Eu mesmo!
    Um grande abraço a todos, e que 2010 seja o ano do Brasil no mundo!

    Renato Maia

    Posted by Renato Maia

    Gostar


  13. Pablo, excelente texto!!!!
    Estou aproveitando a repassando para a minha equipe refletir em suas palavras!!!
    []’s
    André Ribeiro

    Gostar


  14. LinkedIn Groups
    Group: ASSOCIAÇÃO DE EXECUTIVOS DO BRAZIL / BRASIL
    Subject: New comment (9) on “Jogando para Ganhar”

    Pablo

    Fantástico o texto. Venho em um momento oportuno. Inclusive compartilhei com meu filho de 12 anos.
    Obrigado
    Abraços
    carlos

    Posted by José Carlos Pereira

    Gostar


  15. LinkedIn Groups
    Group: ASSOCIAÇÃO DE EXECUTIVOS DO BRAZIL / BRASIL
    Subject: New comment (10) on “Jogando para Ganhar”

    Pablo,

    Penso como você, pois eu nunca desisti dos meus sonhos, desejos. Hoje, tenho uma filha com 17 anos, já matriculada na faucldade (longe de casa). E eu consegui terminar meu MBA, e ainda vou continuar a estudar e trabalhar. A vida sem desafios perde a graça. Parabéns pelas suas Vitorias, e desejo que consiga vencer o jogo da vida com muita garra e alegria.

    Abraços,

    Ivonete Dias de Almeida

    Posted by IVONETE DIAS DE ALMEIDA RODRIGUES

    Gostar


  16. LinkedIn Groups
    Group: Liderança e Inteligência Emocional no Mundo Corporativo
    Subject: New comment (3) on “Jogando para Ganhar”
    Pablo, muito bom! Excelente apanhado.

    Cabe a nós que compartilhamos este tipo de pensamento incentivar à maioria que não pensa desta forma que é necessário arriscar mais. Acreditar mais. Influenciar com este espirito positivista e deixar de se esconder nos processos.

    Abraços.

    Posted by José Carlos Daguano

    Gostar


  17. LinkedIn Groups
    Group: ASSOCIAÇÃO DE EXECUTIVOS DO BRAZIL / BRASIL
    Subject: New comment (11) on “Jogando para Ganhar”

    Caro Pablo,

    Também gostei muito do texto.
    Tem uma frase do Lao Tsé que gosto muito e, no meu ponto de vista, sintetiza isto também: “Aquele que conhece os outros é sábio. Aquele que conhece a si mesmo é iluminado. Aquele que vence os outros é forte. Aquele que vence a si mesmo é poderoso.” Como já foi dito, jogamos para ganhar, mas precisamos primeiro, vencer certos medos, paradigmas e obstáculos em nós mesmos.

    Grato,
    Fabiano Pitzer

    Posted by Fabiano Pitzer

    Gostar


  18. LinkedIn Groups
    Group: ASSOCIAÇÃO DE EXECUTIVOS DO BRAZIL / BRASIL
    Subject: New comment (12) on “Jogando para Ganhar”

    Sou adepto do jogar pelo prazer de jogar. Ganhar ou perder são consequencias inevitáveis de um jogador. Ambas as situações são vitórias quando o assunto é aprendizado. Fico com a citação do Lao Tsé abaixo. O ganha-e-perde competitivo deve ser entre vc e vc. O resto é consequencia.

    Posted by Miguel Gouveia

    Gostar


  19. Pablo, muy buena tu reflexión…cuántas cuestiones en nuestro país podrían mejorar si solo la mitad de los argentinos pensaran y actuaran de esta manera, valorando el esfuerzo diario para alcanzar un objetivo con el fin de superarse así mismo y de esa forma poder mejorar su entorno. Muchas gracias por compartilo!

    Gostar



Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: