h1

Recompensas e Reconhecimento Mantêm os Bons Funcionários

Novembro 9, 2009

j0385348Numa economia instável, mesmo que se possa ver uma pequena luz no final do túnel, os funcionários ficam relutantes em abandonar seus empregos pois ficam bem mais preocupados com a possibilidade de não encontrar um novo. Entretanto, isto não significa que você possa partir do pressuposto que eles vão ficar não importa o que você faça. Também não significa que seja desnecessário reconhecer seu desempenho e recompensá-los por isso. São exatamente os bons funcionários que vão te levar adiante num cenário economico turbulento e garantir que você esteja mais forte que seus concorrentes quando a tempestade passar.

E não é o suficiente pedir aos seus funcionários feedback e idéias inovativas. Você precisa encontrar formas de ajudá-los a implementar essas boas idéias e apoiá-los a dar o seu melhor. Assim é que você vai manter seus funcionários.

Então… como é que você motiva seus funcionários a continuar performando nos níveis que você precisa? Como é que você recompensa e promove reconhecimento?

Aqui seguem algumas idéias:

  • Dê feedback positivo
    Algo simples como claramente dizer a alguém quando essa pessoa tiver feito algo bem pode ser um poderoso motivador.
  • Arranje um almoço com o  CEO
    A oportunidade para quem se sobressai de almoçar com o CEO e falar de negócios é o tipo de coisa que  motiva consideravelmente seus top performers.
  • Não há como escutar se você estiver constantemente com a boca aberta, certo?
    Outro excelente motivador é ouvir ativamente um funcionário. Dê-lhes sua atenção por completo por poucos minutos e ouça-os sem interrupção.
  • Delegue, não delargue
    Vários funcionários gostam de fazer um bom trabalho, portanto ofereça tarefas melhores e desafios mais complexos. Se você utilizar esta técnica para motivar e recompensar, se assegure que você entende a diferença entre delegar (bom) x delargar (ruim).

Compartilhe outras idéias com os demais aqui.

Conte comigo,

Pablo

Anúncios

15 comentários

  1. LinkedIn Groups
    Group: Ética – Profissionais Éticos
    Subject: New comment (1) on “Recompensas e Reconhecimento Mantêm os Bons Funcionários”
    Pablo,
    o bom funcionário normalmente sabe que é bom e não teme em geral uma troca de emprego pois tem suficiente auto-confiança. Exatamente nos momentos de crise estes são os funcionários que tem empregabilidade e estão no foco das empresas e headhunters. Dito isto reconhecer o desempenho me parece a maneira mais produtiva de manter o bom funcionário, aliada a oferta de desafios continuos. A Recompensa é boa mas não substitue o reconhecimento.
    Tanto reconhecimento e recompensa devem ser mantidos em qualquer tempo independentemente de crise caso contrario não parecerá um programa sério da companhia.
    Germano

    Posted by Germano Julio Badi

    Gostar


  2. LinkedIn Groups
    Group: HR/RH in – Council of Human Resources and Recruitment Consultants Brazil – Executive Suite
    Subject: New comment (1) on “Recompensas e Reconhecimento Mantêm os Bons Funcionários”
    Com certeza o reconhecimento é uma grande ferramenta de retenção. O “muito obrigado” e o “parabéns pela boa tarefa” dito ao público direcionado são grandes instrumentos de reconhecimento e de motivação. Aquele que foi “elogiado” deve receber afirmações claras que a empresa aposta no seu terabalho e o quanto ele contribui para o negócio.

    Lógicamente que se possível uma recompensa para massagear o ego é bem vinda. Porém o profissional deve reconhecer se está ou não ao alcance do seu empregador esta disponibilidade.

    A retenção é uma via de mão dupla ou seja “Está sendo bom para mim (empregado) como está sendo para você (empregador)”. Deve existir um “fiel da balança” para que ambas as partes sejam recompensadas e reconhecidas a cada isntante no mundo empresarial, assim como fazemos em qualquer outro relacionamento

    Posted by Sergio Ribeiro (sergioribeiro21@gmail.com)

    Gostar


  3. LinkedIn Groups
    Group: Ética – Profissionais Éticos
    Subject: New comment (2) on “Recompensas e Reconhecimento Mantêm os Bons Funcionários”
    Senhores, bom dia
    Há qualquer momento na empresa e mais ainda quando a situação é instável, quando enxerga-se uma luz no fim do tunel ou “ainda não”, deve-se valorizar o funcionário, identificar potenciais específicos para cada tarefa, alocar esses recursos à função correspondente, dar condições de aplicabilidade às novas idéias e principalmente Liderar essas pessoas fazendo-as ver que a “luz” será alcançada pelo esforço conjunto, ou seja, com trabalho de todos sendo então o sucesso, de todos. Entendo que Pablo e Germano estão certos e apenas lembro que cada colaborador tem sua individualidade e por conseguinte, emoções e ambições próprias, sendo que a recompensa ou forma de reconhecimento pode ser diferente para cada caso

    Nilton

    Posted by Nilton Motta

    Gostar


  4. Bom dia senhores !

    Temos nas mãos como gestores a dificil tarefa de entregar resultados por meio de pessoas que também por sua vez tem expectativas altas a todo momento.
    Balancear estas expectativas é a chave do sucesso ao meu modo de ver para superar os momentos de crise.
    Como ? Eu trabalho com planejamento de min 2-3 anos por cada um dos meus recursos equilibrando Salário,Ambiente e Visão de Futuro do departamento e empresa.
    Quando não podemos dar aumentos como mérito por resultados busco por meio de job rotation proporcionar crescimento profissional das pessoas focando o desempenho futuro e com isto conseguimos continuar entregando alta performance e resultados.
    Passando a crise em primeira oportunidade que temos buscamos algum incentivo seja por meio de salário ou cursos fazendo com que o processo em ciclos nunca termine.

    Gostar


  5. LinkedIn Groups
    Group: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    Subject: New comment (1) on “Recompensas e Reconhecimento Mantêm os Bons Funcionários”
    Peter Drucker uma vez disse, que não existe MKT que supere um desconto de 2 cents. BONS planos de reconhecimento e recompensa ajudam a manter bons empregados (os maus tbm). O problema é que a grande maioria das empresas não pergunta a eles como gostaria de ser reconhecidos e recompensados. Ficam naquela de medalhinha de x anos de empresa, festinhas de 10, 20, 30 anos e Bônus por metas atingidas.

    Nem todos querem medalhinhas. E quando o bônus é inferior ao ano anterior é o caos.

    Tony

    Posted by Tony Pinheiro Pires

    Gostar


  6. LinkedIn Groups
    Group: DBM Brasil
    Subject: New comment (2) on “Recompensas e Reconhecimento Mantêm os Bons Funcionários”
    Acredito no líder imediato e mediato como verdadeiros protagonistas na retenção de talentos.
    Um ambiente adequado, com remuneração adequada, e com um modelo de gestão próxima, desenvolvendo o resultado junto com a equipe é suficiente para reter talentos verdadeiros.
    Não adianta reter pessoas que queiram apenas a remuneração, pois estas custarão caro e não trarão os valores que a maioria das empresas procura. É preciso reter os talentos que valorizam o que fazem, e remunerá-los de forma adequada..
    Não gosto da idéia de bônus muito atrativos como proposta de retenção, pois muitas vezes cria um clima de exagerada competição na equipe e, muitas vezes, de perda de valores éticos.

    Posted by Paulo Amorim

    Gostar


  7. Boa tarde:

    De facto o desafio que colocam é complexo, e de dificil actuação. Naquilo que é a minha parca experiência como gestora de pessoas, em que já passei pelo tempo da “fartura” e agora se vive o tempo da customização, do emagrecimento a todos os niveis, da redução constante e transversal dos custos, é de facto muito complicado manter as pessoas motivadas e com bons niveis de desempenho. Mas, profundamente acredito que o que faz a diferença é o Respeito pelas nossa equipa, e este Respeito remete directamente para a pessoa que trabalha ao nosso lado, todos os dias, respeito pelo seu perfil, pelas suas motivações e aspirações pessoais, pelas crenças, etc….
    O pior erro de todos, é assumir que todos devem ser/estar desta ou daquela maneira, porque simplesmente essa é a correcta e única……
    Errado, a maior vantagem e riqueza da gestão de pessoas, é exactamente isso, lidar, gerir e mixar a diferença entre todos, permitindo uma perspectiva de partilha e de enriquecimento mútuo…

    Gostar


  8. LinkedIn Groups
    Group: Liderança e Inteligência Emocional no Varejo
    Subject: New comment (1) on “Recompensas e Reconhecimento Mantêm os Bons Funcionários”
    O sistema de recompensa é um assunto complexo quando tratado dentro de uma empresa. Somos suscetíveis às recompensas que podem ser materiais ou de caráter intrínseco. Nas empresas temos o sistema de recompensa macro, e micro recompensas alimentado por todos os níveis de liderança.
    Afinal, o que é uma recompensa? Pode ser entendida de forma diferente por cada pessoa, pode ser a concessão para emenda de um feriado, um feed back , o elogio perante um grupo, uma promoção, um aumento salarial, um almoço com o líder, a oportunidade de desenvolver um projeto que dê visibilidade, a liberdade de atuação, enfim, temos um universo a explorar. É importante que todos os níveis de liderança tenham o discernimento do que é importante para sua célula, e assim alinhados aos objetivos da organização, atribuir recompensas e reconhecimentos.
    As recompensas são derivadas do desempenho atingido e baseadas em avaliações formais ou informais, que devem ter critérios claros, para assim mantermos a motivação elevada e atingirmos o comprometimento e a lealdade de cada membro da equipe com a organização.

    Posted by Cristina Pilla Souza

    Gostar


  9. Boa tarde a todos.

    Pelo que li, estamos todos efectivamente a pensar nos desafios que enfrentamos, como gestores de pessoas.
    Concordando, na maioria com os comentários deixados, “lembro” que recompensas ou reconhecimentos, estão intimamente ligados às atitudes e comportamentos dos indivíduos. Criar uma cultura de reconhecimento dentro da organização, pode muitas vezes ser factor determinante ao sucesso do que entretanto definimos. De nada adianta nós dizermos, se na essência efectivamente não partilhamos esta forma de estar? de que adianta, estruturar, credibilizar e implementar Planos ou Sistemas, se à partida não existem cultura de reconhecimento?
    Mais uma vez, “criar” esta cultura de reconhecimento, implica tempo, porque implica auto-análise relativa às atitudes que temos, face às que deviamos ter;
    Implica, muitas vezes, sairmos da nossa “zona de conforto” e isso não agrada;
    Implica pequenos avanços, quando a expectativa dos colaboradores é ter resultados imediatos;
    Implica uma elevada capacidade de auto-motivação dos que são alvo das recompensas/reconhecimentos, mas também daqueles que as dão, mas que não estão em posições de decisão ao nível da Gestão;
    Para mim, independentemente do conteudo que estes sistemas possam ter, a forma como os trabalhamos diariamente – atitudes e comportamentos- são os pilares da sua consolidação, enquanto instrumento de Gestão, e sucesso a médio-longo prazo.
    Alexandra.

    Gostar


  10. LinkedIn Groups
    Group: ASSOCIAÇÃO DE EXECUTIVOS DO BRAZIL / BRASIL
    Subject: New comment (1) on “Recompensas e Reconhecimento Mantêm os Bons Funcionários”
    Pablo,

    Achei pertinentes todos os pontos que você colocou, mas pessoalmente, tenho achado bem importante um deles, de ouvir com bastante atenção o que os colaboradores têm a dizer.

    Vejo isto como uma forma eficaz de unir mais o grupo, de fazer com que as pessoas se sintam prestigiadas, melhorem a auto-estima e como consequência direta, produzam mais e melhor.

    Abraço.

    Posted by Horacio Fialho Moreira

    Gostar


  11. LinkedIn Groups
    Group: Networking São Paulo
    Subject: New comment (1) on “Recompensas e Reconhecimento Mantêm os Bons Funcionários”
    Sem dúvida, manter os bons funcionários em uma organização pode ser um grande desafio e todas as dicas deste artigo ajudam muito. No entanto, para que realmente funcionem, devem ser utilizadas em conjunto.
    Qualquer profissional gosta de ser reconhecido por sua competência, talento e importância para a empresa, mas esse reconhecimento deve se refletir de diferentes maneiras. Feedback positivo motiva, mas seu efeito pode ser extremamente efêmero se não for acompanhado de outras práticas. Por outro lado, aumento salarial e de variáveis e benefícios também não garantem otimização de performance…
    O ideal é que as estratégias sejam combinadas – obviamente, com bom senso, pois se não for assim, sua empresa pode quebrar – e acompanhadas de outros pontos igualmente importantes, tais como um ambiente agradável dentro da empresa, com relacionamentos saudáveis entre os colaboradores, metas realistas e valores dos funcioonários compatíveis com os da empresa.

    Posted by Paula Faria

    Gostar


  12. LinkedIn Groups
    Group: BRASIL: VAGAS EXECUTIVAS
    Subject: New comment (1) on “Recompensas e Reconhecimento Mantêm os Bons Funcionários”
    Acredito que, além de manter os bons, ajuda os que estão desmotivados. Podemos ter numa seara de descontentes pessoas que somente precisam de mais reconhecimento para “deslanchar”.

    Posted by Daniel Gobbo

    Gostar


  13. LinkedIn Groups
    Group: BRASIL: VAGAS EXECUTIVAS
    Subject: New comment (2) on “Recompensas e Reconhecimento Mantêm os Bons Funcionários”
    Um programa que destaca as boas iniciativas e premia essas pessoas ajuda muito a criar um clima organizacional muito bom. Melhor ainda de as premiações são para grupos de pessoas, assim o individualismo fica em segundo plano.

    Posted by Michael Baldez

    Gostar


  14. LinkedIn Groups
    Group: Networking São Paulo
    Subject: New comment (3) on “Recompensas e Reconhecimento Mantêm os Bons Funcionários”
    Pablo,
    Concordo com você em todas as suas palavras sobre este assunto. Você faz o trabalho de Coach para Analistas Sr? Estou com algumas dúvidas sobre minha carreira e procuro um assessoramento.

    Abraço

    Tiago

    Posted by Tiago Nickel Duarte

    Gostar


  15. LinkedIn Groups

    * Group: BRASIL: VAGAS EXECUTIVAS
    * Subject: New comment (4) on “Recompensas e Reconhecimento Mantêm os Bons Funcionários”

    Prezado Pablo,

    Você realmente existe?

    Trabalho desde os 15 anos, e nesta minha jornada, só mantive contato com estas idéias em gestão nos livros e com colegas que se sentiam sub-jugados eno trabalho.

    Nos dias atuais, a oferta de trabalho é tão escassa, que os contratantes nem se preocupam mais em discursar sobre o quanto a empresa preza pelo bem-estar de seu funcionário.

    E a palavra funcionário? Foi substituída pela palavra recurso (como uma ferramenta mesmo), onde as pessoas passaram a ser descartáveis e terem o valor agragado às suas entregas e as vantagens competitivas que geram para sua área de negócio…

    Gostaria de saber se estas empresas onde ainda existem funcíonários ainda existem, pois adoraria poder fazer parte de uma delas.

    Adorei seu debate,

    Izabel
    Posted by Izabel Chiarantano de Oliveira

    Gostar



Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: