h1

Como Pessoas de Sucesso Se Transformam em Pessoas de Mais Sucesso Ainda (I)

Novembro 12, 2009

CB023128Se você está lendo este post, é bem provável que seja uma pessoa de sucesso. Pode não ser um executivo chave numa grande corporação, mas muito provavelmente é um sucesso pela maioria dos parâmetros sócio-econômicos.  Racionalmente, você percebe que o comportamento de líder que lhe permitiu alcançar os resultados de ontem pode não ser o comportamento necessário para alcançar a inovação de amanhã.

Enquanto a maioria de nós vê com facilidade a mudança necessária no comportamento dos outros, temos uma dificuldade imensa em nos modificarmos. E na medida em que alcançamos mais e mais sucesso, parece ainda mais difícil mudar… Como Charles Handy apontou, o “paradoxo do sucesso” ocorre porque precisamos mudar antes que tenhamos que mudar. Entretanto, se as coisas estão indo bem, por que mudar, certo? Errado!

Recentemente tive acesso a uma pesquisa sobre o tema “auxiliando pessoas de sucesso a mudar seu comportamento”. Veja, um bocado tem sido escrito sobre porque as pessoas de sucesso têm êxito. Mas pouquíssimo tem sido escrito sobre os desafios envolvidos em ajudar pessoas de sucesso a mudar…

Mas afinal, o que aprendi como Coach Executivo sobre apoiar pessoas como você a mudar?

Na maioria dos casos, mesmo os líderes de maior sucesso podem incrementar sua efetividade mudando certos elementos dos seus comportamentos. Ficando ciente de como podemos nos aprimorar, envolvendo colegas a quem respeitamos e acompanhando a evolução, podemos quase sempre ser melhores naquele comportamento que escolhemos (e percebido também pelas pessoas às quais pedimos feedback). No entanto,  precisamos ter em mente que as mesmas crenças que nos ajudaram a ter êxito podem se transformar em obstáculos quando chega a hora de mudarmos…

Fotos: Marie Hippenmeyer

Já pensou nisso?

(CONTINUA)

Anúncios

4 comentários

  1. LinkedIn Groups
    Group: DBM Brasil
    Subject: New comment (1) on “Lidando com o Sucesso”
    O que tenho percebido é que duas coisas fundamentais impedem as pessoas de sucesso em mudar, primeiro o excesso de confiança e segundo o égo elevado. Ambos teem levado organizações a posições até de insolvência ou a situações que acabam necessitando de turnaround, recentemente tivemos noticias de grandes empresas que tiveram essa situação divulgada de forma ampla pela imprensa e outras empresas provavelmente serão vendidas para que os acionistas não percam seus investimentos. O excesso de confiança causa a miopia de gestão que pode ser fatal e enquanto as empresas não se aperceberem disso teremos mais e mais situações limites nos negócios.

    Posted by Paulo Daniel Ramos e Dias

    Gostar


  2. LinkedIn Groups
    Group: Brazil – All Things Business
    Subject: New comment (1) on “Como Pessoas de Sucesso Se Transformam em Pessoas de Mais Sucesso Ainda”

    Parabens pelas indicações.

    Posted by Horacio Menin

    Gostar


  3. LinkedIn Groups
    Group: Brazil – All Things Business
    Subject: New comment (3) on “Como Pessoas de Sucesso Se Transformam em Pessoas de Mais Sucesso Ainda”

    Obrigado!

    ótimo material.

    Rafael Gonçalves

    Posted by Rafael Gonçalves

    Gostar


  4. Robert Half Brasil: Mercado de Trabalho

    Como Pessoas de Sucesso Se Transformam em Pessoas de Mais Sucesso…

    Parabens pelo artigo, muito em escrito, ideias organizadas e o conteúdo de muita qualidade. Valeu cada segunda disposto à leitura.

    Esse comportamento está diretamente ligado a falta de humildade intelectual.

    Vivi esse fato no começo do ano passado, quando vinha em uma enorme crescente na carreira e resolvi cursar um MBA com o nariz mega-empinado. Chegando lá, é claro, muita gente melhor que eu em vários aspectos, demorou cerca de 6 meses para eu entender e aceitar essa dificuldade. Acredito que nos últimos 4 meses me desenvolvi como profissional, mais do que havia crescido nos últimos 4 anos.

    Os circulos de convivencia tambem influenciam bastante, pois se não tem algo ou alguem superior em quem se espelhar, tem-se a sensação que chegou no topo. Daí a grande valia de se conviver com pessoas melhores o tempo todo, e sempre haverão pessoas melhores em algum aspecto da vida.

    Andrew Carnegie, citado no livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, fez para si mesmo o seguinte epitáfio: “Aqui jaz um homem que soube ter junto a si homens que eram mais inteligentes que ele”, se isso foi possivel para ele há décadas atrás, oque poderemos pensar de hoje com muito mais informação, conhecimento e pessoas neste mesmo planeta.

    por Marcelo Mariano

    Gostar



Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: