h1

Como Pessoas de Sucesso Se Transformam em Pessoas de Mais Sucesso Ainda (III)

Novembro 17, 2009

Eu escolho ter êxito

Pessoas de sucesso acreditam que elas estão fazendo o que escolheram fazer, pois elas escolheram isso.

Pessoas de sucesso têm uma forte necessidade de autodeterminação. Quanto mais êxito uma pessoa tem, maior é a possibilidade deste sucesso ser genuíno. Elas têm um particular aversão a sentirem-se controladas ou manipuladas. No meu trabalho aprendi que não posso forçar executivos a mudarem. Só posso ajudá-los a serem melhores naquilo que eles escolheram mudar. A real motivação pela mudança tem de vir da pessoa em processo de coaching – não do coach.

Ter a crença “Eu escolhi ter êxito” significa que profissionais de sucesso precisam sentir um compromisso pessoal naquilo que estão fazendo. Elas necessitam de um sentimento de propriedade. Quando os líderes têm um compromisso pessoal com a missão, eles estarão bem mais propensos a alcançar os resultados. Também serão mais efetivos em atrair e desenvolver outros adeptos que vão querer igualmente o trabalho realizado.

“Eu escolhi ter êxito” é uma crença que está altamente correlacionada com realização. Adicionar “… e eu escolhi mudar” pode ser uma transição bastante complicada.

O compromisso pessoal das pessoas de sucesso pode fazer com que seja muito difícil para eles mudarem.

Quanto mais acreditamos que nosso comportamento é o resultado de nossas próprias escolhas e compromissos, menor a probabilidade de querer mudar nosso comportamento. Um dos princípios melhor pesquisados na psicologia é denominado dissonância cognitiva. A teoria por detrás dele é simples. Quanto mais estamos comprometidos em acreditar que algo é verdadeiro, menos estaremos dispostos em mudar nossas crenças (mesmo em face a claras evidências que mostram que estamos errados). A dissonância cognitiva funciona a favor das pessoas de sucesso na maior parte das situações. Seu comprometimento as encoraja a permanecer firmes e a não desistir quando o cenário é turbulento. Mas o mesmo principio pode funcionar em contra quando elas devem mudar o curso.

Fotos: Marie HippenmeyerUm exemplo deste fenômeno aconteceu no Japão. Nos anos 80, os gerentes japoneses eram seriamente respeitados como modelos de comportamento em liderança. Diversos livros foram escritos e viagens de “benchmarking” foram organizadas de modo a que líderes de todas as partes do mundo pudessem aprender com o seu sucesso. Infelizmente, o estilo que funcionou nos anos 80 não funcionou nos 90. Rápidas transformações na tecnologia, na economia, no papel da produção e na força de trabalho fizeram com que a abordagem gerencial japonesa fosse bem menos desejada. Levou duas décadas para muitos lideres japoneses admitir que sua prévia abordagem não estava mais funcionando. Durante anos muitos líderes negaram o fato de que mudar era necessário…

(CONTINUA)

Anúncios

6 comentários

  1. LinkedIn Groups
    Group: Ética – Profissionais Éticos
    Subject: New comment (1) on “Como Pessoas de Sucesso Se Transformam em Pessoas de Mais Sucesso Ainda – Crença #1: Eu escolho ter êxito”
    Parabéns Pablo! Muito bom o seu Blog. Li a matéria e gostei bastante.

    Posted by Wagner Ribeiro de Carvalho

    Gostar


  2. LinkedIn Groups
    Group: APG Amana-key
    Subject: New comment (1) on “Como Pessoas de Sucesso Se Transformam em Pessoas de Mais Sucesso Ainda – Crença #1: Eu escolho ter êxito”
    Pablo, compatilho com você das mesmas idéias. As crenças definem as nossas ações e nos colocam na vida. Lembrei de uma crônica (não me lembro o autor) que conta a história de uma águia que cresceu em uma fazenda de galinhas e não aprendeu a voar porque acreditava que era uma galinha. O autor diz “se você pensa como galinha e age como galinha, é galinha”. Acabo de comprar o livro A Biologia da Crença, de Bruce Lipton. Ele fala que as nossas células são formatadas pelas nossas crenças, do poder da mente sobre o corpo, embasado em estudo sobre as impregnações das crenças na membrana celular. Depos de ler, partilho mais com você. Se vc também se interessar, será ótimo trocarmos as nossas percepções.
    Denide

    Posted by Denide Santos

    Gostar


  3. LinkedIn Groups
    Group: APG Amana-key
    Subject: New comment (2) on “Como Pessoas de Sucesso Se Transformam em Pessoas de Mais Sucesso Ainda – Crença #1: Eu escolho ter êxito”
    As palavras constroem as realidades. Existem estudos metafisicos que provam o poder da mente e das palavras. O foco no que se quer gera energias poderosas em direção a realização dos objetivos.

    Posted by Sara Behmer

    Gostar


  4. LinkedIn Groups
    Group: BRASIL: VAGAS EXECUTIVAS
    Subject: New comment (1) on “Como Pessoas de Sucesso Se Transformam em Pessoas de Mais Sucesso Ainda – Crença #1: Eu escolho ter êxito”
    Escolha assertida, pois o maior e único poder verdadeiro que temos na mão são nossas escolhas e nossa disposição para mudar. No outro, podemos e devemos investir intenção, mas a ação dependerá exclusivamente dele.
    abs

    Posted by Debora Martins

    Gostar


  5. LinkedIn Groups
    Group: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    Subject: New comment (2) on “Como Pessoas de Sucesso Se Transformam em Pessoas de Mais Sucesso Ainda – Crença #1: Eu escolho ter êxito”
    Pablo, muito bom o post. Fico imaginando quantos destes comportamentos que prejudicam nossa evolução, são tomados de forma inconsciente. Já que temos mais facilidade em perceber as falhas dos outros do que as nossas.
    Desenvolver um olhar crítico sobre nossas ações, acredito, seja o maior desafio.

    Posted by Adriano Carvalho jornalista

    Gostar


  6. […] « Como Pessoas de Sucesso Se Transformam em Pessoas de Mais Sucesso Ainda Como Pessoas de Sucesso Se Transformam em Pessoas de Mais Sucesso Ainda (III) » Como Pessoas de Sucesso Se Transformam em Pessoas de Mais Sucesso Ainda (II) […]

    Gostar



Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: