h1

Escrúpulos são uma Coisa Boa

Janeiro 6, 2010

Acredito que a maior parte das pessoas são boas e honestas. Acredito ainda que a maioria dos gerentes age de forma benéfica tanto para seu empregador quanto para seus funcionários. Definitivamente não acredito qua a maioria de nós seja impelido a tomar dos outros independente da ética envolvida. Infelizmente nós vimos suficientes provas recentemente que existem pessoas inescrupulosas no Congresso e no mundo dos negócios, mas a maioria dos executivos são honestos. Pessoas escrupulosas enfim.

Ter escrúpulos (ou ser escrupuloso) significa em alguns momentos ter dúvidas sobre fazer algo, seja porque este algo pode não ser correto ou seja porque ele pode ir em contra seus princípios. Todos nós temos uma voz interior nos dizendo quando algo que estamos considerando não está certo. Talvez nem sempre a escutemos, mas ela está sempre ali. Como executivo, uma das melhores coisas que você pode fazer é escutar a sua voz interior. Se algo não está certo, se seus escrúpulos esperneiam, se sua voz interior lhe diz para não fazê-lo – ESCUTE. Existe uma razão para tudo isso.

Você quer seus 15 minutos de fama por algo que você fez direito ou você está disposto a arriscar-se por 15 minutos de infâmia por haver mentido, enganado ou roubado?

A Voz Dentro de Você

Seguramente pode ser tentador trilhar o caminho mais fácil, dizer uma pequena mentira (uma vez que ninguém vai poder provar que você mentiu), ou assumir o crédito pelo trabalho de alguém (já que esse alguém trabalha para você). Ainda assim você sempre vai saber que essa foi a escolha errada. Sua voz interior vai lhe dizer isto.

Algumas pessoas são melhores que outras para ignorar sua voz interior. Elas pensam que podem falar alto o suficiente, ou ainda viver rápido o suficiente, para que a sua voz interior fique imperceptível. Ledo engano. Ela sempre está lá. E, dessa mesma forma, está a sua.

O Lado Bom

Quando você tem escrúpulos – quando escuta sua voz interior – a vida fica mais fácil.

  • Você nunca precisa lembrar de sua estória
    Se você sempre diz a verdade, não precisa de preocupar sobre o que você disse a quem…
  • Você é mais efetivo
    Quando você sabe que está fazendo a coisa certa, é muito mais fácil para você correr atrás e batalhar pelo seu sucesso.
  • Você dorme melhor
    Quando sua voz interior não está te chateando, você dorme mais profundamente. Você não fica brigando com você mesmo.

O Lado Ruim

Se você decide ignorar sua voz interior, vai haver consequências. Talvez não sejam óbvias ou imediatas, mas elas virão.

  • Você será descoberto
    Independente de quão esperto você é, ou o quão hábil mentiroso você se tornou, você vai acabar errando. Alguém vai te pegar mentindo.
  • Você vai ser menos efetivo
    Você vai gastar tanto tempo e energia cobrindo suas pistas que você vai acabar realizando menos.
  • Você não vai gostar tanto de si mesmo
    Mesmo que ninguém mais saiba, você vai saber.

Gerencie a questão

O curso de ação mais fácil para qualquer executivo – o melhor e o mais efetivo – é seguir sua voz interior. Se algo parece errado, não faça. Se você utilizar este parâmetro moral como seu guia, você será um executivo melhor e mais: você vai gostar mais de si mesmo. E  à proposito: os outros vão perceber isso também e, aí, é correr para o abraço!

Anúncios

5 comentários

  1. Fantástico Pablo!
    Instintivamente todos temos consciencia da preesença dessa voz interior, o grande lance é sabermos (ou queremos) ouví-la. É a oportunidade de mostrarmos que temos escrúpulos!
    Um grande abraço,
    Katia Mello

    Gostar


  2. Grande verdade Pablo!
    Tenho comentado isto com frequência junto aos meus alunos e conhecidos. Aquilo que é amplificado pela mídia não significa, necessáriamente, a essência daquilo que acontece na maioria das empresas, e aquilo que fazemos corretamente faz a diferença!.
    veja meu post relacionado: http://angelofarina.blogspot.com/2009/11/aqui-no-brasil-as-coisas-sao-assim.html

    abraços
    Farina

    Gostar


  3. Pablo bacana! Eu acho que tudo é uma questão de caráter pessoal. O que nos ajuda muito neste momento de ouvir a nossa voz interior, é a nossa formação pessoal, a nossa família, o ambiente que vivemos e construímos, as nossas amizades e o respeito que devemos ter pela vida e pelos outros.
    Parabéns,
    Ademilson

    Gostar


  4. Li o texto, mas discordo que ter escrúpulos seja sinônimo de ouvir a voz interior.
    A voz interior é um reflexo de toda a experiência de uma pessoa: cultura, educação, meio ambiente em que a pessoa viveu, etc.
    Pode-se muito bem ser uma pessoa inescrupulosa concordando com sua voz interior.
    Não acredito que um “Sarney da vida” acredite estar errado quando comete um ato de corrupção. É complicado de dizer, pois seria necessário estar dentro dele pra saber, mas tenho a impressão que ele escuta sua voz interior com todos os ouvidos.
    Essa é minha opinião. Gostei de ter lido seu texto.

    abraços,
    Adriano

    Gostar


  5. como saber se a minha voz interior está certa?

    Gostar



Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: