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10 Coisas Para Fazer De Você Um Melhor Gestor Em 2010

Janeiro 12, 2010

Se uma das suas resoluções para o ano novo foi se transformar num melhor executivo, adicione esta página aos seus Favoritos. Gestão é uma habilidade que  pode ser aprendida, portanto você pode se aprimorar como gestor exercitando-se todos os dias para ficar melhor.

Volte para esta página todos os dias durante as próximas 2 semanas. Selecione uma delas. Aplique HOJE. Selecione outra para amanhã. Em 2 semanas você será um melhor gestor. E mais: os outros vão perceber isso também!

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13 comentários

  1. LinkedIn Groups
    Group: Networking São Paulo
    Subject: New comment (1) on “10 Coisas Para Fazer de Você Um Melhor Gestor em 2010”

    Muito bom Pablo, tomei a liberdade de encaminhar este artigo para meus contatos , claro como sendo suas, tudo bem ?

    Posted by Fabio Medeiros

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  2. LinkedIn Groups
    Group: Brazil in – Council of Executives, Management, Professionals & Business (Vagas, Associação, Grupo)
    Subject: New comment (1) on “10 Coisas Para Fazer de Você Um Melhor Gestor em 2010”

    Excelente artigo,Pablo. A melhor frase e a que sintetiza tudo é que “gestão é uma habilidade que pode ser aprendida”.

    Posted by Marcel de Barros Mattos

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  3. LinkedIn Groups
    Group: Negócios e Oportunidades em TI
    Subject: New comment (1) on “10 Coisas Para Fazer de Você Um Melhor Gestor em 2010”
    Pablo,

    Obrigado pela indicação. Repassei internamente.

    Grande Abraço

    Rafael Gonçalves
    http://www.gtvadvogados.com.br

    Posted by Rafael Gonçalves

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  4. LinkedIn Groups
    Group: indica – the net working
    Subject: New comment (1) on “10 Coisas Para Fazer de Você Um Melhor Gestor em 2010”

    Prezado Pablo, muito obrigado pela dica do link, excelente !

    Entretanto, trabalho na área de desenvolvimento de negócios da Ernst & Young onde não tenho equipe, mas sim uma carteira de clientes!

    Quais dicas você sugeriria para uma excelente gestão de relacionamentos comerciais!?

    Um abraço e obrigado,
    Marcos Laredo

    Posted by Marcos Laredo

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  5. Marcos, veja se funciona:

    1. Selecione os melhores

    Como executivo, você é tão bom quanto os clientes que compõem sua carteira. Ofereça a si mesmo melhores chances de alcançar sucesso buscando os melhores, sempre.

    2. Seja um incentivador

    Nós humanos fazemos coisas porque queremos. Algumas vezes fazemos coisas porque as consequências de não querer fazer algo são desagradáveis. Entretanto, a maior parte do tempo queremos fazer coisas pelo que conquistamos através delas.

    Não é diferente nos mundo dos relacionamentos comerciais: os clientes fecham uma parceria ou pelo salário, ou pelo prestígio, ou pelo reconhecimento. Fazem um mau negócio porque querem moleza (e ainda assim receber no final do mes). Trabalham duro porque querem impressionar alguém… Portanto, para melhor capitalizar sua carteira, descubra o que eles querem e como você pode lhes dar isso para acordar o que você gostaria que eles acordassem.

    3. Desenvolva sinergia

    Não é o suficiente que as partes estejam motivadas para alcançar sucesso num relacionamento. Elas precisam trabalhar juntas em equipe para atingir o objetivo de ambos. Afinal de contas, se queremos apenas que ambas as partes façam o que tem que ser feito, não precisamos de você como gestor de carteira para moldar “win-win situations”, certo?

    4. Seja um líder de relacionamentos, não apenas um gestor de relacionamentos

    Você montou a melhor carteira possível a partir dos melhores clientes disponíveis. Você os motivou a se entregarem de corpo e alma nesta parceria. O que falta? Incentivar um cliente de nada vale a não ser que você proporcione direção, a não ser que você transforme essa motivação numa meta a ser conquistada e lidere o cliente em direção a ela. É a habilidade de liderar os clientes que realmente separa um gestor de relacionamentos de seus pares. Lembre-se que líderes são encontrados em todos os níveis da organização, portanto seja um deles.

    5. Melhore como comunicador

    Comunicação pode ser a única habilidade mais importante de um gerente. Afinal de contas todas as demais dependem dela. Você não pode ser um líder se não consegue comunicar sua visão. Você não pode motivar clientes se elas não entendem aonde quer levá-los. Habilidades de comunicação pode ser aprimoradas atraves da prática.

    6. Seja melhor na gestão de recursos

    Para permancer num negócio, a empresa precisa dar resultados. Isso significa trazer dinheiro para dentro e significa gastar menos do que você traz. Dependendo de sua função na companhia, você pode ter mais influência numa área ou outra, mas você precisa entender ambos significados. Você pode ajudar sua organização e a si mesmo melhorando suas habilidades em gerir os recursos da empresa.

    Não se sinta desconfortável com os números ou pelo fato de se tratar de matemática (arghhh!). Comece a aprender mais sobre gestão financeira.

    7. Seja melhor em administração de tempo

    A única coisa que no trabalho você possivelmente terá menos do que dinheiro é tempo. Quanto melhor você ficar em gestão de tempo – o seu e o dos clientes – mais efetivo você será como gerente.

    8. Aprimore-se

    Não permita que o intenso foco sobre sua carteira faça você se esquecer de si próprio. Identifique as áreas nas quais você tem oportunidades e aprimore-as. O simples fato de você estar lendo este post mostra que você entendeu o conceito. Você precisa agora colocá-lo em prática.

    9. Aplique ética na gestão

    Escândalos do tipo Enron internalizaram definitivamente a questão do quanto é importante a ética no mundo corporativo.

    10. Dê um tempo

    Você será um executivo menos efetivo se estiver estressado. Você fica menos tolerante. Você fala rispidamente com as pessoas. Ninguém quer ficar perto de você. Dê um tempo. Se dê uma chance de relaxar e recarregar as baterias. Sua produtividade mais alta ao retornar vai mais do que compensar o tempo que utilizou para uma escapadela. Dê boas gargalhadas ou descanse em alguma praia.

    Um abs,
    Pablo

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  6. LinkedIn Groups
    Group: Networking São Paulo
    Subject: New comment (5) on “10 Coisas Para Fazer de Você Um Melhor Gestor em 2010”

    Conhecer as necessidades dos nossos colaboradores é fundamental.

    Posted by Jerônimo Souza

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  7. LinkedIn Groups
    Group: FAAP Alumni
    Subject: New comment (1) on “10 Coisas Para Fazer de Você Um Melhor Gestor em 2010”

    Aprender a ouvir e saber lidar com opiniões diferentes.

    Posted by Adriana Turin

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  8. LinkedIn Groups
    Group: BSP – Business School São Paulo
    Subject: New comment (1) on “10 Coisas Para Fazer de Você Um Melhor Gestor em 2010”

    Pablo,

    obrigado, mais uma vez, pelas dicas.

    Júlio de Camargo
    http://br.linkedin.com/pub/julio-de-camargo/a/173/549

    Posted by JULIO de CAMARGO

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  9. LinkedIn Groups
    Group: Sustentabilidade Brasil
    Subject: New comment (1) on “10 Coisas Para Fazer de Você Um Melhor Gestor em 2010”

    Pensamos e muita vêzes não agimos por circunstâncias várias. De toda forma, vale sempre ser recordado !!!
    Feliz 2010 !
    Jogi

    Posted by Jogi Humberto Oshiai

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  10. LinkedIn
    Franklin Cavalcante, ITIL, COBIT has sent you a message.

    Date: 1/15/2010

    Subject: RE: 10 Coisas Para Fazer de Você Um Melhor Gestor em 2010

    Pablo, muito bom o seu post …. Já incorporei no meu dia a dia !
    Se me permite coloquei no meu Linkedin o link para o seu post, precisamos ajudar as organizações a ter melhores gestores.

    um abraço,
    Franklin C.

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  11. LinkedIn Groups
    Group: Networking São Paulo
    Subject: New comment (8) on “10 Coisas Para Fazer de Você Um Melhor Gestor em 2010”

    Obrigado pelas excelentes dicas é necessário nos conhecermos a fundo para sabermos nossas capacidades e nossos limites para assim podemos utilizar todas as dicas mencionadas então eu colocaria como primeira dica o auto conhecimento.
    Abs

    Posted by Carolina de Fatima Silva

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  12. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Subject: New comment (1) on “10 Coisas Para Fazer de Você Um Melhor Gestor em 2010”

    Olá, Pablo!

    Belo post! Sucinto e direto.
    Muito bem colocado…

    Abraços cordiais,
    Duin

    Posted by Eduardo Duin

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  13. LinkedIn Groups
    Group: Networking São Paulo
    Subject: New comment (9) on “10 Coisas Para Fazer de Você Um Melhor Gestor em 2010”

    Otimo artigo!! Obrigado por dividir!!
    Concordo plenamente com o que voce descreve em termos de comunicacao. Saber comunicar-se e o segredo para qualquer tipo de relacionamento seja no trabalho ou na vida pessoal.

    Posted by Adriana Ribeiro

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