h1

Encontrando um Mentor

Janeiro 14, 2010

No post anterior, olhamos o que é um mentor e o que ele faz. Se você decidiu que um mentor poderia trazer beneficios para a sua carreira, quem sabe a sugestão abaixo não te incentiva a agir…

Referência

Olhe em volta no trabalho. Existe algum indivíduo que você admira e respeita? Alguém que sempre o impressionou com seus insights e princípios?

Talvez o seu chefe ou o chefe do seu chefe. Talvez uma Vice-Presidente de uma outra divisão. Poderia ainda ser um sujeito mais velho – que inclusive não é um dos top executivos da sua empresa, mas alguém que você sabe que tem um bocado de experiência.

Aborde este individuo e pergunte se ele consideraria ser o seu mentor. Dependendo do sujeito – e do seu atual relacionamento com o mesmo – sua proposta certamente pode variar em termos de detalhes e de como pode se concretizar.  Ao final, deixe-o saber porque o escolheu e o que você espera aprender a partir desta conexão.

Mas atenção, não deixe esta iniciativa para mais tarde. O que você pode perder com ela? Mesmo se ele (ou ela) recusar ser seu mentor, e alguns poucos o farão, eles vão ficar lisonjeados com seu pedido.

À proposito, se você tiver alguma pergunta sobre este post, ou se houver algum ponto especifico que você gostaria de explorar sobre este tema, não hesite em compartilhá-lo conosco aqui.

Anúncios

12 comentários

  1. Muito interessante esta questão que é válida em todos os setores. Uma vez assisti a uma entrevista de um ex-craque de futebol onde o entrevistador perguntou se técnico ganhava jogo. O ex-craque respondeu que sim, mas que nem sempre o técnico é aquele que está do lado de fora do gramado. Muitas vezes o técnico está dentro do campo ao seu lado. É o verdadeiro lider, o “coach” que ajuda no teu desenvolvimento. O que também acho legal é que você pode fazer a escolha e nem avisar a ele, simplesmente se aproximar e permitir ser influenciado. (O ex-craque se chamava Zizinho, que segunda as palavras do rei Pelé, foi seu ídolo na infância).

    Gostar


  2. Tantas indas e vindas, hoje buscando novos desafios, acabei encontrando um artigo que se indentifica muito com a minha vida profissional.
    Um mentor que depois de anos, ainda é referência na minha carreira profissional.

    Artigo que nos faz pensar e refletir como a relação humana pode ser positiva num ambiente de trabalho.

    Aguardando o próximo post..

    Gostar


  3. LinkedIn Groups
    Group: APG Amana-key
    Subject: New comment (1) on “Procurando um mentor…”

    Ponto interessante. Coincidentemente, meu assunto no almoço de hoje.

    Adicionando mais um elemento a esta discussão, recorro à questão da “liderança pelo exemplo” (que, inclusive, agreguei como um valor a ser estimulado entre os princípios da minha organização). Ou seja, o líder é um mentor em ação, tornando muito tênue a diferença entre mentor e líder. O mentor é sugestão e o líder é sugestão e ação (ou o exemplo).

    Minha última pitada de sal nesta conversa: crescemos quando nos relacionamos com aqueles que são “maiores” que a gente. Cabe ao profissional, então, estar sempre em busca daqueles que lhe oferecerão referências para o seu desenvolvimento; não restringindo tal busca, inclusive, ao ambiente profissional. O mundo acadêmico, por exemplo, pode ser uma boa fonte de mentores.

    Posted by Moacyr (Moa) Santos Jacinto Junior

    Gostar


  4. LinkedIn Groups
    Group: DBM Brasil
    Subject: New comment (1) on “Procurando um mentor…”

    Estou lendo um livro muito interessante e acredito, dentro deste contexto, que vale comentar. O nome é “Transformando Suor em Ouro”, escrito pelo Bernardinho, técnico da seleção brasileira de vôlei. Trata da trajetória dele como jogador, marcado por uma enorme determinação de atingir seus objetivos. Ele sempre falava que haviam outros jogadores melhores, mas não com a mesma determinação dele. E isso fazia muita diferença. Entretanto, mais tarde, ele conseguiu as suas realizações mais significativas como treinador. Como todos já conhecemos a história, na função de técnico, ele ganhou um número imenso de títulos mundiais (quase 100% das competições disputadas).
    A grande descoberta do Bernardinho foi a forma de ensinar, transmitir e treinar. Em síntese, ser o mentor de grupos de estrelas. De enxergar as melhores possibilidades de cada um e colocar em prol do objetivo comum, conforme o título do livro, de transformar suor em ouro. Aliás, isto remete ao velho conceito da antiguidade, do segredo incansavelmente procurado pelos alquimistas, da Pedra Filosofal, da possibilidade de transformação em ouro. Desafio que se renova na atualidade, dentro do mundo dos negócios …

    Algumas frases do livro:
    – “Disciplina é a ponte que liga nossos sonhos às nossas realizações.”
    – “Saber prever a fim de prover.”
    – “Eu sabia que jamais seria um ídolo dos ginásios. Mas, também sabia que o treinamento exaustivo me daria um lugar no vôlei.”
    – “… essência do sucesso, a preparação.”
    – “desenvolver o senso de observação (tirar proveito dos momentos que estiver no banco de reservas).”
    E por aí vão incontáveis exemplos dele …
    Desejo sucesso a todos, na superação dos desafios e no encontro do mentor ideal.

    Posted by Ricardo Costa

    Gostar


  5. Gostaria de participar, interessante,escutar a voz interior para termos uma vida diferente,pensamientos siempre valorisando as boas costumes.

    Gostar


  6. Gostei muito do tema, e acredito que nós sempre temos que estar sempre atentos aos “mentores”, pois todo dia temos algo a aprender e aproveitar de nossas relações pessoais, profissionais. Basta estarmos abertos a receber e percerber o quanto as pessoas nos ensinam e nos auxialiam. Esse é um grande valor agregado a vida.

    Gostar


  7. Achei bem interessante esse assunto, porem dependendo como vc abordar o seu “chefe ou o chefe do seu chefe” solicitando para ele ser seu mentor, pode aparecer como um “puxa saco” isso não pode virar contra vc mesmo?

    att,

    Wando

    Gostar


  8. LinkedIn Groups
    Group: DBM Brasil
    Subject: New comment (2) on “Procurando um mentor…”

    Entendo Mentor como alguem com quem eu possa falar e especialmente ouvir, de quem a experiência pode ser aproveitada para encurtar caminhos , evitar desgastes e acelerar o aprendizado e portanto a geração de resultados esperados. Alguem que se disponha a conhecê-lo e possa dizer algumas verdades que precisam ser ouvidas a tempo e hora de forma a evitar acidentes de percurso possívelmente danosos para sua carreira e caminho de realização e sucesso. Alguem que não esteja disputando poder ou espaço contigo ou com seus pares ou pares de seu chefe ! Etc e tal. Me parece que o anseio do colega e o próprio Bernardinho estão mais para o campo de Heróis , estes tambem em falta no mundo de hoje e tão importantes em qualquer nível de comunidade ou sociedade para manutenção e sustentação de seus valores e da cultura que se pretende , expresse estes valores no ser e no estar desta comunidade de forma observável e admirável. Heróis dificilmente estarão disponíveis para o exercício do Menthoring exceto através de livros , um diálogo limitado.
    Abraços

    Marcos

    Posted by Marcos da Cunha Ribeiro

    Gostar


  9. LinkedIn Groups
    Group: DBM Brasil
    Subject: New comment (3) on “Procurando um mentor…”

    Oi Marcos!
    Foram muito bem expostas as suas palavras. Parabéns!
    Realmente, vejo o Bernardinho como um magnífico herói, seja para mim, seja para milhões de outros brasileiros. Por outro lado, o enxergo como o mentor de um pequeno grupo de jogadores, na medida em que extraiu qualidades e ajudou a moldar o potencial individual deles, transformando todos os esforços em belos resultados.
    Saudações.

    Posted by Ricardo Costa

    Gostar


  10. LinkedIn Groups
    Group: DBM Brasil
    Subject: New comment (4) on “Procurando um mentor…”

    Colegas,
    Eu tive um mentor na minha infância:
    – Meu avô paterno.
    Ele sempre esteve próximo a mim e suas atitudes eram de bom ouvinte, crítico, conselheiro, provocador, professor, disciplinador, incentivador; HEROI!

    Vejo esta demanda por MENTORES como uma carência da nossa geração.

    E o maior dificultador para o formação destes HEROIS é a velocidade das mudanças corporativas. A transitoriedade, a incerteza, a importância dos resultados de curto prazo, a carreira generalista, etc…

    A consciência da importância do tempo “positivo” (o relógio corre a nosso favor, não contra!), ócio produtivo, investimento nos resultados de longo prazo, paradigma da abundância, valorização de competências “natas”, assim como outras ferramentas de aprendizado coletivo (BERNARDINHO) podem nos ajudar a voltar a ter mais recursos para ampliar o menthoring.

    Parabéns pelo tema!

    Posted by Paulo César Lima

    Gostar


  11. LinkedIn Groups
    Group: APG Amana-key
    Subject: New comment (3) on “Procurando um mentor…”

    É isso aí, moçada. Existem autores que dizem que a UNICA forma de passar atitudes e valores é pelo exemplo. Eu penso que o Exemplo (o mais importante), a Comunicação Eficaz e um sistema de Consequencias (rápido e justo), é a melhor forma de passar Educação.
    E , claro, um bom mentor pode passar tudo isso.

    Abraços

    LUIZ VERRI

    Posted by Luiz Verri

    Gostar


  12. LinkedIn Groups
    Group: Novos Planos – Empregos e Vagas Vip
    Subject: New comment (1) on “Procurando um mentor…”

    Olá Pablo,

    Na verdade o mentor é seu ídolo, que pode chegar a ser seu líder.

    Sempre existe alguém que olhamos com este foco.

    Uma vez fui surpreendida com um colega, que apesar de estar melhor posicionado na empresa do que eu, e ter feito mais de uma Pós, veio pedir que o aconselhasse, e também se poderia acompanhar minha performance na empresa.

    No início pensei que era brincadeira (de mau gosto), mas depois percebi que ele admirava a forma como me envolvia no trabalho, como fazia minhas entregas e como me relacionava com meus colegas.

    Até hoje temos contato, não estou mais na mesma empresa, mas quando ele sente que posso ajudá-lo me procura, e é lógico, dou ” a maior força”.

    Podemos ser os mentores de muitos, basta realmente que nosso comportamento e resultados brilhe aos olhos de alguém!

    Att.

    Izabel

    Posted by Izabel Chiarantano de Oliveira

    Gostar



Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: