h1

Ambiente Infeliz de Trabalho: Como Sobreviver?

Janeiro 20, 2010

Existem coisas que você pode tentar mudar em relação à sua abordagem no trabalho. Considere estas soluções para sobreviver e até – quem sabe? – evoluir num trabalho que está abaixo das suas expectativas:

1. Encare a realidade. Lembre-se que durante uma recessão, ou mesmo num período de lenta recuperação, pessoas de todos os níveis vivenciam a dor que o cenário econômico provoca. Tal clima torna mais difícil largar um trabalho, mas também isso não quer dizer que você precise se sentir preso. O melhor é aceitar o fato de que esse trabalho definitivamente não é onde você gostaria de estar (mesmo que não possa fazer uma mudança hoje). Mas comece a dar passos para mudar as coisas. Diga a si mesmo: “Aqui é onde estou e é onde vou ficar durante algum  tempo”. Você tem mais controle sobre a forma como pensa do que imagina. Entenda o que está sentindo e que, se aparecer no trabalho irritado, isso vai afetar o seu desempenho.

2. Desenvolva um plano. Seja proativo. Discuta suas idéias com amigos que você confia e com a própria familia. Se há algo que gostaria de mudar, avalie se seu chefe  é acessível e, se for, qual seria a melhor tática para abordá-lo. Se você tem sugestões, discuta como elas poderiam melhorar seu desempenho (entre outras coisas). Talvez a área de RH possa também ajudar de alguma forma, desde apoiá-lo a encontrar uma outra posição dentro da empresa (no qual seu perfil se encaixe melhor), até assisti-lo em melhor equilibrar trabalho / vida pessoal.

Você poderia também tentar aprender uma nova habilidade. No mínimo, isso vai ajudá-lo numa nova oportunidade de trabalho. Tal iniciativa também pode fortalecer sua auto-confiança e levá-lo inclusive para novas possibilidades dentro do seu trabalho atual.

Finalmente, considere realizar-se fora do seu trabalho. Ter um ou dois interesses externos vão lhe permitir  uma válvula de escape e uma boa atividade pela qual aguardar ansiosamente.

3. Encontre (ou enfatize) o lado positivo. Faça uma lista dos pontos positivos do seu trabalho. Você pode estar contente pelo plano de saúde e outros benefícios que possue. Pode gostar dos seus colegas ou do fato de não precisar de muito tempo para chegar lá. Talvez conte com uma academia de ginástica fora-de-série no local, ou curta a oportunidade de viajar constantemente ou o programa de coaching que a empresa lhe oferece para alavancar sua carreira. Listar o que gosta à respeito do seu trabalho vai ajudá-lo a alterar sua percepção e evitar que se sinta sem saída. Se você não se conscientizar, a situação vai comprometer seu desempenho, enfraquecer ainda mais a sua satisfação e  fazer com que o tempo lá dentro seja um sacrifício.

Princípios Para Não Esquecer

Insira na sua agenda:

  • Tenha claro o que você pode mudar e o que não pode.
  • Assuma responsabilidade nas mudanças.
  • Foque em fazer do limão uma limonada.

Cancele na sua agenda:

  • Partir do pressuposto que nada vai mudar.
  • Permitir que pensamentos negativos tomem conta de você.
  • Trilhar este caminho sozinho.

Conte comigo,

Pablo

P.S. – Gostou? Para me seguir no Facebook, acesse https://www.facebook.com/coachingexecutivo

41 comentários

  1. Adorei artigo pois somente a partir do momento em que a pessoa infeliz no trabalho encara o problema de frente é que poderá sair do estado de inércia e partir para um planejamento para mudar a situação. Reclamar não é a solução e sim a ação.

    Gostar


  2. LinkedIn Groups
    Group: VOCE S/A
    Subject: New comment (1) on “Ambiente Infeliz de Trabalho: Dicas de Sobrevivência”

    Tudo se resume a depender apenas de você mesmo? É, utilizamos muito pouco a capacidade do nosso cérebro. Precisamos carregá-lo de pensamentos positivos para mudar o mundo ao nosso redor.

    Posted by Luciana Bittencourt

    Gostar


  3. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (1) on “Ambiente Infeliz de Trabalho: Dicas de Sobrevivência”

    Pablo,
    As dicas são ótimas: já segui esse roteiro para sobreviver…
    Já trabalhei numa empresa tóxica e percebi como isso era prejudicial à minha vida. Acabei pedindo demissão antes de ficar doente!
    Abraço,

    Posted by Denise Ferrari

    Gostar


  4. Adorei as dicas e vou passar pra uma amiga que està com problemas semelhantes !
    Muito agradecida

    Gostar


  5. LinkedIn Groups
    Group: Lean Six Sigma Brazil
    Subject: New comment (1) on “Ambiente Infeliz de Trabalho: Dicas de Sobrevivência”

    Pablo,

    Interessante o assunto. Lí os 3 pontos e achei oportunos.

    Contudo há aquele momento que você se torna a última “andorinha que sózinha não consegue fazer um verão”, aí é hora do profissional encontrar aquilo que gosta e lhe dá satisfação pessoal ou profissional, ou seja a paixão pelo que faz! E sem ela é impossível tentar sobreviver, e procurar algo abaixo de suas expectativas, vai trazer maior insatisfação, e o profissional cai na situação da “espiral da morte” que costumamos falar no meio empresarial.
    Desculpe a minha colocação franca.

    Forte abraço

    Posted by Luiz Antonio Funabashi

    Gostar


  6. LinkedIn Groups
    Group: FAAP Alumni
    Subject: New comment (1) on “Ambiente Infeliz de Trabalho: Dicas de Sobrevivência”

    Muito interessante o post, principalmente porque impulsiona os colaboradores a tomar as rédeas do problema e agir de forma ativa. Penso que geralmente os casos se agravam e os ambientes ficam ainda menos saudáveis quando os incomodados trocam a opção de tomar uma atitude pela opção de contaminar o ambiente ainda mais, ruminando o descontamento passivamente.

    Recentemente compartilhei no meu blog o trabalho que fizemos com um consultor, visando exatamente minimizar os ruídos de comunicação que podem fazer com que uma empresa seja contaminada. http://www.biinternational.com.br/aluno/carol/category/gestao-de-pessoas/

    Carol Olival

    Posted by Carol Olival

    Gostar


  7. LinkedIn Groups
    Group: DBM Brasil
    Subject: New comment (1) on “Ambiente Infeliz de Trabalho: Dicas de Sobrevivência”

    Pessoal,
    Muito bom este texto, o mesmo pode ajudar aquelas pessoas que se encontram em uma via sem saída em um ambinte de trabalho poluído. O negócio é seguir as dícas passadas antes de ficar para baixo e doente.
    abçs..

    Posted by Sander Araújo, MBA

    Gostar


  8. LinkedIn Groups
    Group: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    Subject: New comment (1) on “Ambiente Infeliz de Trabalho: Dicas de Sobrevivência”

    Obrigado pelas dicas! Muito bom!

    Posted by Liliana Duarte

    Gostar


  9. pessoalmente teve que enfrentar um conflito de propositos, os meus pessoais de querer dar aula para escola, contra os propositos de tambem querer cuidar de minhas crianças (3!!) e um marido que tem outros propositos para mim (tipo voce vale mais que isso, abra a sua escola, faça voce mesmo! (ele é emprendedor!). realmente estou agora no processo de desligamento da escola, porque me dei conta que nao tem perspectiva de crescimento, e que nao adianta querer contribuir mais, o metodo e o material sao considerados infaliveis!, realmente o metodo é bom, mas as vezes o material se torna obsoleto, exemplos e case studies de 10 anos atras o mais, e no business tudo muda a cada dia.
    a remuneraçao é, como voces falam, uma ´mereca´ e voce tem que se ´teletransportar´de um lugar a outro para dar aula (especialmente eu com varios idiomas) e gastar inumeras horas no transito, se quiser encrementar o salario.
    para fechar, pagar o seu salario para a pessoa que cuida dos seus filhos a noite e a sobra vai para a gasolina. o que resta para mim? bom a principio pensava ´realizaçao pessoal´, mas depois de mais de 2 anos nessa vida, eu percebi que estava tao insatisfeita , porque os meus filhos reclamavam tanto, e o marido tambem, isso me cansou e tirou ate a satisfaçao que vinha do prazer de dar aula.
    este prazer eu sempre tive e sempre terei, eu adoro ajudar os outros e ver que os alunos gostam da minha aula e das minhas ideias.
    achei outras pessoas em outro grupo do linkedin que tem outras sugestoes, e por enquanto, vou dar aula aos meus alunos particulares, pelo meno o feedback vai ser mais direto e vou responder imediatamente as exigencias dos mesmos
    obrigada por ter lido minha historia!
    vejam tambem:
    http://www.linkedin.com/groupAnswers?viewQuestionAndAnswers=&discussionID=11088928&gid=41352&trk=EML_anet_qa_ttle-cnhOon0JumNFomgJt7dBpSBA

    Gostar


  10. Muito interessante essa matéria, mas o que tem que ser feito mesmo, é mudar a forma de Gestão, ja foi mais do que comprovado que Empresas com um bom CLIMA tendem a faturar mais!!

    Gostar


  11. Muito interessante o artigo! E no meu caso chegou em momento oportuno. Embora nem sempre estou feliz com o ambiente conflituoso que tenho no trabalho, ainda assim o “copo está sempre meio cheio”, pois procuro ver o lado bom das coisas. E é unânime: 100% das pessoas não estão felizes com a forma de gestão. Dificil é mudar o jeito dos líderes. Mas tudo são lições aprendidas e seu texto me ajudou a reforçsr minha tese de que sempre há algo bom.
    Parabéns!

    Gostar


  12. LinkedIn Groups
    Group: Rio de Janeiro In
    Subject: New comment (2) on “Ambiente Infeliz de Trabalho: Dicas de Sobrevivência”

    Denise está correta. Tem que pedir demissão. Ficar com medo do mercado de trabalho atual é coisa pra medroso. Quem tem talento, networking e capacidade empreendedora não se preocupa com isso. Tá infeliz, demita-se.

    Posted by Leonardo Bragança

    Gostar


  13. Obrigado pelas dicas!
    Atualmente estou passando por um verdadeiro inferno, muito insatisfeito e sem realização profissional alguma, sinto-me “subutilizado” e o ambiente de trabalho não é legal pra mim, o que me fez ficar mais “fechado”! Pessoalmente vivo preocupado em quando conseguirei mudar e assim não consigo relaxar, pois estou cheio de planos nesse campo que dependem dessa realização. Busquei uma pós-graduação para mudar definitivamente de área e não consigo evitar o medo de que isso demore muito. Já tentei reagir buscando mudança imediata também, pois onde estou DEFINITIVAMENTE não é onde quero ficar (inclusive geograficamente) isso foi o mais fácil de aceitar, mas nenhum caminho se abriu ainda. Sei que tenho capacidade e potencial, porém, percebo que atuar no que gosto mesmo, onde há paixão, às vezes parece uma ilusão. Hoje ao vir para esse castigo que se tornou meu trabalho, ao refletir me veio o pensamento de que não sei mais o que fazer, então quando vi o título do artigo, fui logo ler. Tenho dificuldade até em ver o lado bom e o pior é que não posso me demitir agora! Percebo a necessidade de uma boa networking. Então creio que já passei pelos 2 passos iniciais, tenho mais dificuldade com o terceiro e vejo que estou trilhando esse caminho um pouco só!

    Obrigado pelo tempo em ler esse “desabafo”.

    Gostar


  14. LinkedIn Groups
    Group: VOCE S/A
    Subject: New comment (3) on “Ambiente Infeliz de Trabalho: Dicas de Sobrevivência”

    Ótima matéria!
    Entendo que ambiente de trabalho infeliz resume-se em nossa própria culpa, em nossas razões, ações e pensamentos. Então porque não tomar uma atitude… focar no profissionlismo X felicidade?
    Organizar os pensamentos com calma e agir em busca da felicidade! Sempre!

    Posted by Carol Santos

    Gostar


  15. LinkedIn Groups

    * Group: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    * Subject: New comment (3) on “Ambiente Infeliz de Trabalho: Dicas de Sobrevivência”

    É como viver quase num mundo paralelo. Se o seu líder não lhe dá as coordenadas, analise as oportunidades e as lacunas ou crie-as; se tiver alguma parceria, melhor ainda. Crie algo inovador, por meio de muito estudo, é uma fonte de motivação: você se reinventa e o ganho é, em primeiro lugar, seu e é um legado para a organização; fique certo de que alguém verá seu esforço. Motive-se diariamente com o seu “projeto”, venda-o e execute-o; durante este processo, você experimentará a felicidade. Acredite-me: é possível! Abraço, Marcia.

    Posted by Marcia Serafini

    Gostar


  16. LinkedIn Groups
    Group: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    Subject: New comment (4) on “Ambiente Infeliz de Trabalho: Dicas de Sobrevivência”

    Gostei muito da sua apreciação, Márcia!
    Parabéns!

    Posted by Liliana Duarte

    Gostar


  17. LinkedIn Groups
    Group: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    Subject: New comment (5) on “Ambiente Infeliz de Trabalho: Dicas de Sobrevivência”

    Obrigada, Liliana! A gente vai vivendo e aí….

    Posted by Marcia Serafini

    Gostar


  18. LinkedIn Groups
    Group: Tecnologia da Informação – TI Brasil
    Discussion: Como sobreviver num ambiente de trabalho infeliz

    Pablo, acredito que o maior compromisso que cada um tem consigo mesmo é a felicidade. Também acredito que a felicidade ou a infelicidade é consequência direta de nossos atos. Como é abordado do texto: se fazemos parte do problema, fazemos parte da solução. O certo é resolver o problema e se reposicionar, mas se não for possível o melhor e partir para um novo “emprego”. Agora se o problema se repetir significa que a pessoa está “arrastando” esse problema por onde ela vai, ou seja, a origem do problema está nela mesma.

    Posted by Jose Siqueira Cavalcanti Neto

    Gostar


  19. LinkedIn Groups
    Group: Tecnologia da Informação – TI Brasil
    Discussion: Como sobreviver num ambiente de trabalho infeliz

    Essa é uma situação realmente muito complicada, pois é necessário o dinheiro para você se manter, mas em uma situação dessas fica difícil aguentar por muito tempo, dinheiro não importa se você não tiver saúde para gastar, mesmo que você ganhe menos o certo é procurar fazer algo que você goste, porque gostando você faz e faz bem feito.

    Posted by Samuel Oliveira

    Gostar


  20. LinkedIn Groups
    Group: PROFISSIONAIS DE FINANÇAS – BRASIL +2000
    Discussion: Como sobreviver num ambiente de trabalho infeliz

    Paulo, perfeito a sua colocação, nos deixa cada vez mais atendo às organizações que não nos oferece um ambiente de trabalho qualitativo.

    Posted by Aguinaldo Santos

    Gostar


  21. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: Como sobreviver num ambiente de trabalho infeliz

    Temos quer ser proativos. Aprendi que ser proativo é saber que podemos fazer escolhas: boas ou ruins. Se um ambiente de trabalho não está mais dando aquele sentimento de satisfação é um sinal para buscar novos horizontes. Muitas pessoas ficam apegadas com as empresas pensando que é uma família, portanto, não querem quebrar o vinculo, então o tempo passa e quando percebemos ficamos parados no tempo. Temos que fazer escolhas conscientes. O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, por isso precisamos nos reciclar o tempo todo.

    Publicado por Mauricio Martins

    Gostar


  22. Pablo, muito interessante e útil os 3 pontos. Eu acrescentaria um outro aspecto que é uma auto-analise ou, se necessário com ajuda de outra pessoa da área de psicologia por exemplo, para verificar se a insatisfação decorre mais da minha suscetibilidade ou, de fato, das características psicossociais existentes em minha organização. Se eu não me sentir bem como pessoa, como profissional, não haverá organização que me satisfaça. Um ponto para refletir.
    abraço

    Gostar


  23. Muito bom o artigo e a provocação Pablo.
    Eu acrescentaria apenas um ponto para reflexão.
    Talvez seja importante eu, caso esteja insatisfeito, fazer uma auto-analise ou até com ajudar de terceiros, buscando verificar se as razões estão mais centradas nas minhas motivações internas como pessoa, profissional ou, de fato, nas características psicossociais existentes na organização em que trabalho. Se não estou bem comigo mesmo, não há organização que me satisfaça. Pense nisso. abraço

    Gostar


  24. LinkedIn Groups
    Group: Alumni Ibmec Brasil
    Discussion: Ambiente Infeliz de Trabalho: Como Sobreviver?

    Primeiramente há de se analisar o que está errado. É o trabalho errado, vc depositou expectativas demais, ou vc é que está tentando compensar seus problemas pessoais no trabalho? Se for o trabalho errado, fácil – troque-o, ou se não for possível, faça uma análise com pés no chão das perspectivas ou possibilidades. Pode ser que existam possibilidades, diferentes das que vc tinha expectativa e que vc não tinha percebido. Se mesmo assim não resolveu, mude de emprego, ou inicie a preparação para mudar (cursos, etc). Essa perspectiva de vc estar se encaminhando para uma nova direção vai lhe fazer bem.

    Posted by Humberto Rodriguez

    Gostar


  25. LinkedIn Groups
    Group: VOCE S/A
    Discussion: Ambiente Infeliz de Trabalho: Como Sobreviver?

    E quando o principal fator desmotivacional é a pessoa com quem trabalhamos??? o que é feito nessa situação???

    Posted by Mara Nogueira

    Gostar


  26. LinkedIn Groups
    Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
    Discussion: Ambiente Infeliz de Trabalho: Como Sobreviver?

    Eu não suportei e pedir desligamento. Acredito que foi a melhor decisão,pois o desgaste era maior que a necessidade de ficar empregado. Virei concurseiro e já passei em um concurso de nível federal. Estou desempregado,mas sei que colherei frutos em um futuro muito próximo.

    Posted by Luciano Martins da Silva

    Gostar


  27. LinkedIn Groups
    Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
    Discussion: Ambiente Infeliz de Trabalho: Como Sobreviver?

    Eu não suportei e pedir desligamento. Acredito que foi a melhor decisão,pois o desgaste era maior que a necessidade de ficar empregado. Virei concurseiro e já passei em um concurso de nível federal. Estou desempregado,mas sei que colherei frutos em um futuro muito próximo.

    Posted by Luciano Martins da Silva

    Gostar


  28. LinkedIn Groups
    Group: VOCE S/A
    Discussion: Ambiente Infeliz de Trabalho: Como Sobreviver?

    Cada vez mais acredito que isso esteja fazendo parte do trabalho como um todo, como não dá para mudar a forma de ser de uma pessoa, o jeito é fugir daquele ambiente de trabalho.

    Posted by Marcos Cardoso

    Gostar


  29. LinkedIn Groups
    Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
    Discussion: Ambiente Infeliz de Trabalho: Como Sobreviver?
    Eu não suportei por que estava em desvio de função, mas aconteceu um lance no qual eles acabaram me desligando! Quando vieram me dispensar parece que tirei tonelada das minhas costas! Agora estou a procura de um trabalho novo e rezo para que uma empresa dessas que que assume o funcionário, e nos dê o prazer de vestir a camisa me ache e me contrate!

    Posted by Tilly Aune

    Gostar


  30. LinkedIn Groups
    Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
    Discussion: Ambiente Infeliz de Trabalho: Como Sobreviver?
    Eu passei por uma situação complicada pois assumi um setor pelo período de 1 ano sem mudanças na CTPS somente na responsabilidade, trabalhava até dia de domingo para implantação de um sistema depois de parametrizado corrigi sem saber o teste da pessoa que iria ficar em meu lugar. Pedi para ser transferida pois estava muito difícil a situação, mas a pessoa contratada não estava preparada para as rotinas do setor fiquei mais 9 meses e me transferiram para outro setor da empresa, mas o estrago já havia sido feito em meu piscológico, fiquei somente 4 meses e resolvi sair, hoje estou sem serviço.

    Posted by Josiane Vieira

    Gostar


  31. Eu sei que tenho potencial e as vezes penso que ele não esta sendo utilizado. Gostei do que a Marcia postou mais acredito ser dificil criar em um ambiente que não depende de nos, depende de outros, você tem ideias, mais ela são repassados a outros, inova mais não tem uma chance. pelo que pude perceber a infelicidade no trabalho é uma epidemia. que pode ser irradicada com lideres e gestores realmente humanos.

    Gostar


  32. hj em dia é td lero lero, as empresas estão contaminadas por gestores que assediam moralmente os funcionários, vem com esse papo de proatividade, desempenho, td uma furada. as empresas estão virando verdadeiros campos de concentração nazistas!

    Gostar


  33. Todos nós sabemos que as mudanças não acontecem de fora pra dentro e sim o inverso, para que as coisas não lhe façam sofrer tente muda-las dentro de si, depois tente ver a mudança no mundo externo.

    Gostar


  34. LinkedIn Groups
    Group: Michael Page Brasil – Vagas Executivas – Fã Clube
    Discussion: Ambiente Infeliz de Trabalho: Como Sobreviver?
    Acho que a primeira pergunta é: o porque se está infeliz. às vezes a infelicidade vem de fatos isolados, como um chefe mal educado, um ambiente anti-etico ou de algum tipo de assédio… Se este for o caso, a saída mais provável é procurar um outro emprego onde não tenhamos este problema… Ou seja, nestes casos, dificilmente há o que se mudar, pois não depende de nós…

    Porém se a infelicidade vem de frustrações pessoais, como por exemplo não cumprir compromissos, não atingir metas etc, o melhor a se fazer é focar. Focar quer dizer priorizar e saber onde temos que gastar nosso tempo e energia, para tanto, primeiro é necessário saber onde se quer chegar, ou seja, qual o objetivo a ser atingido…. Uma vez definido o objetivo, a pergunta é “como atingir” este objetivo, ou que caminho(s) vai me levar até ele, e começar a trabalhar passo a passo este caminho para chegar ao que se deseja.

    Posted by Wagner Mancini

    Gostar


  35. LinkedIn Groups
    Group: VOCE S/A
    Discussion: Ambiente Infeliz de Trabalho: Como Sobreviver?
    As pessoas de um modo geral estão cada vez mais intolerantes, principalmente no ambiente de trabalho, local onde passam a maior parte do tempo. Um ambiente de trabalho infeliz é reflexo do interior das pessoas. Estamos valorizando o “ter” em detrimento ao “ser”. É necessário buscar o que traz felicidade além do cracha, salário , empresa e assim possam “contaminar” outros com sua felicidade.

    Posted by Catia Nascimento

    Gostar


  36. LinkedIn Grupos
    Grupo: Exame
    Discussão: Ambiente Infeliz de Trabalho: Como Sobreviver?
    Esta questão nos remete a outra questão muito interessante. Somos Ser Humano imbuidos de EMOÇAO a questão aqui abordar e muito comentada é o conflito quando não conseguimos controlar nossas emoções com o apoio da RAZÃO. Trabalhei por 18 anos em uma mesma empresa e é claro que vivi vários destes conflitos, acho que no meu caso o que fez sobreviver a questão foi pensar que antes de chutar tudo e começar do zero valia a pena investir em me adaptar a cultura local e entender o que a empresa e as PESSOAS desta empresa queriam que fosse feito e comparar isto as possibilidades de mercado. Resultado foram 18 anos onde acho que errei muito mas aprendi muito com tudo isso.

    Parabens pela materia.

    Publicado por Marco A Silva

    Gostar


  37. LinkedIn Grupos
    Grupo: Exame
    Discussão: Ambiente Infeliz de Trabalho: Como Sobreviver?
    Ambiente infeliz no trabalho… Essa experiência é horrível e estou vivenciando.
    Em todo lugar há problemas uns a mais outros de menos…
    Trabalhava em uma empresa, tinha seus problemas mas era um Ambiente Feliz.
    Depois que a empresa se desfez fiquei perdido e acabei indo para minha ex concorrente. É sem dúvida a experiência mais penosa que estou tendo, tudo é centralizado e controlado pelo chefe, não tenho certa autonomia para tomada de pequenas decisões que possam agregar mais valores a empresa. Sinto falta das reuniões, feedbacks, e etc… O que está havendo??? Assim como eu que está passando por essas e outras O jeito mesmo é uma recolocação
    no mercado de trabalho. Afinal temos que ser felizes!!!!!!!!

    Publicado por Sávio Aleixo

    Gostar


  38. Já passei por situação semelhante em uma época difícil para simplesmente largar para trás e sair em busca de uma nova colocação. O que fiz foi acionar meu network. Contei sobre meu interesse em alçar novos vôos, querer novos desafios e em menos de um ano consegui participar de um processo seletivo e aí sim, sair do emprego que me causava tristeza e angústia, iniciando uma nova fase completamente feliz. Recomendo aos que se encontram nessa situação, calma, equilíbrio, planejamento e ação. Boa sorte!

    Gostar


  39. Reblogged this on Room 4D – Soluções em Desenvolvimento and commented:

    No final de Julho publiquei uma pesquisa perguntando “O que te preocupa no trabalho?”. Foram mais de 500 votos e o principal motivo, com 12,5% dos votos, foi “Como lídar com funcionários difíceis”. Em segundo lugar, com 12% dos votos, aparece “Como Sobreviver Neste Péssimo Ambiente de Trabalho”. Da mesma forma como com o primeiro motivo, para este segundo mais votado compartilho também uma solução estruturada que tem auxiliado meus clientes a lidar com este problema. Confira acima:

    Gostar


  40. Já passei por essa insatisfação com o ambiente de trabalho e na ocasião busquei me capitalizar financeiramente, realizei um intercambio para aprimorar o inglês e buscar novas oportunidades… Algumas vezes parece impossível suportar determinadas situações, é importante ter um plano B…Excelente artigo Parabéns!

    Gostar


  41. Sou aposentado e continuo firme nos meus propósitos, trabalhando como se fosse hiperativo. As pessoas te olham de forma diferente em relação à sua idade, porém, te respeitam pela sua experiência e principalmente pelo seu comprometimento. É certo que você na maioria das vezes é preterido, pois, talvez achem que você não está mais com aquela corda toda. Mas, é preciso ser proativo e continuar mostrando do que você pode ajudar e é assim que tenho vencido no meu trabalho atual. Sou Auditor Externo e busco estar sempre atualizado. No começo senti até um certo terrorismo, mas quando você mostra o seu valor as coisas ficam diferentes. Desculpem-me, mais é um pouco da experiência que tento transmistir aos meus pares aposentados que querem continuar vivendo profissionalmente.

    Gostar



Expresse sua opinião

