O Café Como Ferramenta Gerencial
Fevereiro 7, 2010Uma das melhores ferramentas gerenciais no seu leque de opções pode ser uma xícara de café. A simples iniciativa de convidar alguém para um café lhe dá uma oportunidade de sentar com esta pessoa, ouví-la e aprender. Entre outras coisas, este tipo de bate-papo pode ser uma motivação poderosa para o funcionário. Ela também pode prevenir situações de conflito e agressividade. No final das contas, compartilhar um simples momento num café lhe dá uma chance única de acessar importantes informações sobre você mesmo, seu funcionário, sua empresa e até sobre seus concorrentes.
Tomando Um Café com seus Funcionários
Você tem reuniões regulares com cada um dos seus funcionários-chave (seus subordinados diretos)? Essas reuniões semanais são interrompidas frequentemente porque ambos são super ocupados e alguém sempre tem um “incêndio” que precisa de um dos dois para apagá-lo? Você já sentiu que poderia fazer mais se contasse apenas com uma meia hora sem interrupções? Saia já de sua sala e leve a outra pessoa para tomar fora um cafezinho!
Numa empresa em que trabalhei havia uma cafeteria na loja de material de construção ao lado e outra num hipermercado em frente. Outra opção era o shopping próximo. Um gerente que conheci, entretanto, gostava mesmo era de se esgueirar no refeitorio da própria empresa. Ele “comprava” um café para a pessoa com a qual se encontrava, sentavam-se numa das mesas disponíveis e conversavam. Sem telefones, sem celulares e sem blackberries.
Café Nem Sempre É Café
“Tomar um café juntos” não envolve necessariamente café. Se você, ou a pessoa com a qual você etá se encontrando, não curte um cafezinho, ou apenas quer dar um tempo à tanta cafeína, existe um monte de opções. Chá e chocolate são um par de outras alternativas que me vem à mente (inclusive, em vários países, o chá pode ser a alternativa preferida). Entretanto, a questão não tem que parar por aí. O ponto principal é se afastar das distrações por um curto período de tempo, portanto a bebida em si não é crucial. Uma água engarrafada pode se encaixar. Hidrotônicos, sucos de frutas e refrigerantes são todos bem-vindos. Tenha em conta que precisa ser algo relativamente barato, que possa ser servido rapidamente e com o qual você possa se demorar enquanto conversa.
Ouça. Realmente Ouça.
Lembre-se que a razão pela qual você está tendo este bate-papo na cafeteria – ao invés da sua sala – é para aprender algo com a outra pessoa. Pode ser que você queira que ela repasse todo o problemático relatório sem interrupções. Pode ser que você queira ouvir suas idéias sobre o novo produto ou sobre como corrigir o antigo. E por aí vai… Mas não se esqueça que, tão importante quanto checar a temperatura do café, é checar a da pessoas que está com você, descobrindo se está estressada e o porquê. O principal ponto nisso tudo é que você precisa manter a boca fechada e os ouvidos bem abertos.
É claro que ouvir é muito mais do que apenas deixar a outra pessoa falar. Você tem que focar sua inteira atenção naquilo que o outro está dizendo. Lembre-se que você saiu da empresa para se afastar das distrações que lá existem, portanto não se distraia aqui permitindo sua mente perambular a esmo. Escutar ativamente significa também ocasionalmente repetir de volta uma afirmação dela para mostrar que você está ouvindo e para encorajá-la a continuar falando. Os japoneses tem até mesmo uma palavra para isso: aizuchi.
Em Suma
- Um intervalo para um café lhe dá chance de se afastar de distrações e interrupções.
- Café, chá, refrigerente ou água: a bebida não importa.
- Pegue uma bebida que seja barata e rápida, mas com a qual você possa se demorar.
- Celulares e blackberries devem ser desligados ou, ao menos, ignorados.
- Escute ativamente a outra pessoa. Este é o objetivo desta rápida escapada.
E à propósito, quer tomar um café e saber sobre os beneficios do Coaching Executivo na sua carreira ou na do seu time na organização em que trabalha?
Conte comigo,
Pablo
LinkedIn Groups
Group: BRAZIL IN: Council of Executives, Business, Management & Professionals – Vagas e Oportunidades
Subject: New comment (1) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Concordo plenamente.
Pequnos intervalos menos formais podem ser essenciais para a produtividade nos negócios.
Durante uma negociação, por exemplo, independente de ser com um cliente, fornecedor ou um colaborador, uma quebra para um café ou algo do gênero pode nos forncecer tranquilidade suficinete para alcançar o objetivo da negociação.
Durante estas paudas os interlocutores costumam mostrar, através de frases, sinais ou dicas, o que realmente são e caso consigamos “ler” bem estes sinais, podemos ter mais êxito na negociação.
Posted by Alessandro Ferreira M.Sc; Ph.D.
GostarGostar
por room4d Fevereiro 7, 2010 at 7:28 pmMuito bom. Parabéns!
Faço isso todos os dias, e vejo muito valor neste momento único que posso ouvir sem preconceitos e distrações e orientar melhor meus colaboradores.
GostarGostar
por André Fevereiro 7, 2010 at 10:34 pmComo sempre agregando valor. Parabéns pelo texto. Reproduzi em nosso blog de Gestão do Conhecimento.
Um grande abraço,
Fernanda
http://www.tkn.org.br
GostarGostar
por Fernanda Lucci Fevereiro 8, 2010 at 12:26 amLinkedIn Groups
Group: MBA FGV (1700+)
Subject: New comment (1) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Conconrdo Pablo!
Um café é estratégico para até mesmo criar um cenário propiciando a formação de um vínculo maior com o interlocutor, momento em que coisas antes obscuras possam ser tratadas.
Posted by Mariana Siqueira
GostarGostar
por room4d Fevereiro 8, 2010 at 10:52 amLinkedIn Groups
* Group: BRAZIL IN: Council of Executives, Business, Management & Professionals – Vagas e Oportunidades
* Subject: New comment (2) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Sem dúvida nenhuma, um exercicio excelente para a coaching. Parabéns pelo artigo.
Posted by Francisco Bassanello
GostarGostar
por room4d Fevereiro 8, 2010 at 4:52 pmLinkedIn Groups
Group: MBA FGV (1700+)
Subject: New comment (2) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Muito bom o texto e a lembrança também. O cafézinho fora do ambiente de trabalho abre uma janela importante na comunicação com nossos colaboradores.
Posted by TATIANA GOES F DOS SANTOS
GostarGostar
por room4d Fevereiro 8, 2010 at 11:40 pmLinkedIn Groups
Group: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Subject: New comment (1) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Com certeza.
Concordo com a explanação acima, fundamentalmente para refletir algo sério fora do local fisico de trabalho. É um momento onde a reflexão é muito maior e não há o paradigma hierarquico sobre a conversa.
Posted by Walter Pereira de Carvalho
GostarGostar
por room4d Fevereiro 8, 2010 at 11:41 pmLinkedIn Groups
Group: Executive Search Brasil
Subject: New comment (1) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Sabe que recentemente na empresa onde trabalho , comentamos que o espaço Café que criamos há us 2 – 3 anos , é a melhor sala de reuniões, melhor local para discutirmos assuntos de forma prática e objetiva ! Acredito muito nisto e efetivamente para nós tem sido uma boa experiencia. Rose
Posted by Rosemeire Zilse
GostarGostar
por room4d Fevereiro 8, 2010 at 11:41 pmLinkedIn Groups
Group: MBA FGV (1700+)
Subject: New comment (3) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Impressionante a energia do cafe no ambiente corporativo. Aqueles poucos minutos informais, aceleram processos, constroem pontes, selam aliancas, resumem reunioes, iniciam coisas novas… E tem gente que corta o “cafezinho” nas horas brabas… Santo cafe! Abracos.
Posted by Claudio Andreis
GostarGostar
por room4d Fevereiro 8, 2010 at 11:42 pmLinkedIn Groups
Group: Brazilian Job-Hunters
Subject: New comment (1) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Pablo, Parabéns pelo artigo ! Usava freqüentemente esta alternativa e sempre funcionou muuuuuuuuito bem !
Posted by Sergio Diana de Bonilha
GostarGostar
por room4d Fevereiro 8, 2010 at 11:43 pmLinkedIn Groups
Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
Subject: New comment (1) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Pablo,
Sempre encarei um “cafezinho” como dizem os mineiros (MG), um bom momento para trocar idéias e nascer idéias…concordo com você é um bom momento para aprender muitas coisas boas e manter amigos.
Abraços
Posted by Sueli Diniz
GostarGostar
por room4d Fevereiro 8, 2010 at 11:43 pmLinkedIn Groups
Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
Subject: New comment (2) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Pablo, Gostei da sua abordagem sobre o assunto, inclusive fiz referencia dele no meu blog http://pablo.tavares.net.br .
Abraços,
Posted by Pablo Tavares
GostarGostar
por room4d Fevereiro 8, 2010 at 11:46 pmLinkedIn Groups
Group: Mercado Financeiro – BM&F Bovespa
Subject: New comment (1) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Parece a fábula coreana do “bastão que canta e encanta”. Tremenda.
Posted by mario bello
GostarGostar
por room4d Fevereiro 8, 2010 at 11:46 pmLinkedIn Groups
Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
Subject: New comment (3) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Pablo,
Parabéns. Foi objetivo e trouxe à discussão uma questão muito importante, que é a eterna desculpa do tempo x quantidade de tarefas. Se estamos envolvidos até o pescoço com tarefas e projetos, quando é que vamos deixar um espaço para nossa cabeça criar, inventar e encotrar soluções que estão na nossa cara?
Abraço.
Luiz
Posted by Luiz Antonio Grisard
GostarGostar
por room4d Fevereiro 8, 2010 at 11:47 pmLinkedIn Groups
Group: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Subject: New comment (1) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Pablo,
Trabalho com esta ferramenta e realmente me facilita quando preciso dizer algo que não é para ser percebido.
Mônica
Posted by Mônica Pina
GostarGostar
por room4d Fevereiro 8, 2010 at 11:47 pmLinkedIn Groups
Group: Executive Search Brasil
Subject: New comment (2) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Numa das empresas em que trabalhei o espaço café, transformou-se também em uma agradável e produtiva sala de reuniões, inclusive com clientes externos e fornecedores.
Porém, devido à imprevidência de alguns gestores, um lado menos simpático desse local se estabeleceu, e a célebre frase: “vamos tomar um café” virou sinônimo de feedback negativo, pois em alguns casos o convite só vinha acompanhado de uma bronca.
Gestores, por favor, façam bom uso desse importante espaço de descompressão e negociação.
Posted by Nádia Tonin
GostarGostar
por room4d Fevereiro 9, 2010 at 10:26 amPablo, o post ficou muito bom, o café é sim uma grande oportunidade de houvir, conhecer ao outro e asi mesmo, infelizmente muitos gestores ainda não compreenderam a função deste e acabam deturpando e o trasformando em sinônimo de medo entre os funcionários que são convidados pro café; gestores, vamos entender melhor e nos abrir mais para executar os processos com eficiência e eficácia, sem abuso de poder ou intimidação do próximo!
Abraços!!
Renata Arruda
htp://valorrp.blogspot.com
@RRenataarrudas
rrenataarruda@gmail.com
GostarGostar
por Renata Arruda Fevereiro 9, 2010 at 11:35 amCurti muito esse texto. É muito legal o nosso superior tornar-se mais “humano”.
Quando der passe no meu blog também.
http://versatilrp.wordpress.com/
GostarGostar
por Diego Galofero Fevereiro 9, 2010 at 11:58 amMuito bom.
Visete meu blog também http://versatilrp.wordpress.com/
GostarGostar
por Diego Galofero Fevereiro 9, 2010 at 11:59 amAdoreiiiiiiiiii =)
GostarGostar
por Amanda Meyer Fevereiro 9, 2010 at 12:15 pmLinkedIn Groups
Group: Council of Logistics and Supply Chain Management Brazil – Specialists, Professionals and Executives
Subject: New comment (1) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Bem destacado! Reunião informal que fomenta “olhos-nos-olhos”, o importante contato direto que vem ficando difícil. Apenas acho que funciona bem a dois ou em grupos pequenos; muita gente tende a desfocar e estender o tempo.
Posted by Luiz Vilela
GostarGostar
por room4d Fevereiro 9, 2010 at 1:03 pmLinkedIn Groups
Group: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Subject: New comment (2) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Adicionalmente ao que foi mencionado pelo colega, recentemente participei de um curso de 3 dias em um Hotel de Embu chamado Gestão de Desempenho e Feedback, e curiosamente foi mencionado este item como uma ferramenta para se aproximar mais dos seus subordinados. Já coloquei isso em prática e tenho tido bons resultados. Aquela ferramenta de Avaliação de Desempenho preenchida anualmente, acaba sendo muito formal e as vezes esquecemos de coisas importantes durante o ano. Sem dúvida, é uma oportunidade de deve ser explorada ao máximo. É bom para quem está supervisionando um grupo como para ele mesmo, pois numa conversa informal podemos angariar valiosas dicas de como melhorar o relacionamento em grupo.
Posted by Roberto Beretta
GostarGostar
por room4d Fevereiro 9, 2010 at 6:26 pmLinkedIn Groups
Group: MBA FGV (1700+)
Subject: New comment (4) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Gostei do post Pablo. Muito legal. Ainda mais para nós, cafeinômanos.
Posted by Fernando Paulino
GostarGostar
por room4d Fevereiro 9, 2010 at 6:40 pmLinkedIn Groups
Group: Capital Empreendedor Brasil – Angels, Venture Capital and Private Equity Brazil – Capital de Risco
Subject: New comment (2) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Fantástica reflexão! Aliás, acabamos fazendo isso muitas vezes de forma inconsciente, quase que automática ao longo dos corridos dias de trabalho. Contudo, ao final, percebemos que durante alguns minutos do café foi possível desvencilhar um mal entendido, o fechamento de outros negócio, o simples desabafo de um momento estressante ou mesmo o papo amigo que torna o dia menos problemático! E bom café a todos!
Posted by Vinicius Carneiro
GostarGostar
por room4d Fevereiro 9, 2010 at 7:53 pmLinkedIn Groups
Group: BRASIL: VAGAS EXECUTIVAS
Subject: New comment (1) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Paulo, realmente e uma ação simples mas com efeito enorme, mas se muito bem usado!
Posted by Bruno Pavani Dalle Vedove
GostarGostar
por room4d Fevereiro 9, 2010 at 8:05 pmLinkedIn Groups
Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
Subject: New comment (4) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Muito bom Pablo, às vezes numa pequena pausa pra um “cafezinho” surgem ótimas idéias e algumas vezes soluções pra alguma coisa que de certa forma ficamos travados na correria diária…
Posted by Gilberto Oliveira
GostarGostar
por room4d Fevereiro 9, 2010 at 11:46 pmRealmente o cafezinho além de ser uma bebida consumida no mundo todo de diversas maneiras e formas, é a segunda comodity mais comercializada e só perde para petróleo, cientificamente ainda desconhecido, somente em componentes químicos voláteis que são basicamente os aromas são mais de mil e outros que ainda não foram desevendados, TEM MAIS ESSA FUNÇÃO IMPORTANTE PARA APROXIMAÇÃO, COMPREENSÃO NO RELACIONAMENTO HUMANO.
Muito boa matéria, parabéns.
GostarGostar
por akira pedro sumi Fevereiro 10, 2010 at 8:56 amLinkedIn Groups
Group: VOCE S/A
Subject: New comment (1) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Muito legal o artigo.
Na época em que trabalhei na Editora Abri, tinha uma equipe de 30 funcionários, locados em 3 unidades diferentes, portanto ao chegar na unidade, alem das reuniões em que discutíamos as atividades e o dia a dia operacional, eu chamava cada um deles para tomar um “café”, ou seja, ao ler esse artigo, simplesmente vejo o quanto aplicava essa técnica e o quanto ela da certo.
Nesses cafés eu conseguia tirar a figura chefe e subordinado e fluir o papo amigo, ali consegui visualizar a pessoa, os seus anseios, as suas expectativas e muitas vezes nesse simples bate papo, mudamos rotas, mudamos planos, sutilmente descobria intrigas entre a equipe e com mais cafés revertia essas intrigas, alem de passar a segurança e confiança ao funcionário que ao se sentir ouvido, sente um alivio na alma que muitos não imaginam o quanto melhora a produtividade…
Pena que poucos gerentes tenham tempo para um CAFE e se sintam tao importantes a ponto de não poder escutar os seus suportes…
Bom texto.
Abs.
Antunes
Posted by alexandre antunes
GostarGostar
por room4d Fevereiro 10, 2010 at 10:46 amLinkedIn Groups
Group: EAESP-FGV ALUMNI (2500+)
Subject: New comment (1) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
A melhor gestora que já tive até hoje sempre me chamava para tomar um café. Era o momento perfeito para receber um feedback um pouco mais delicado, fazer um desabafo ou mesmo compartilhar uma idéia nova. Isso sempre foi tão bom pra mim que uso hoje com meus liderados.
Funciona. Garanto.
Posted by Adriana Vasconcelos
GostarGostar
por room4d Fevereiro 10, 2010 at 2:11 pmLinkedIn Groups
Group: Novos Planos – Empregos e Vagas Vip
Subject: New comment (1) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Pablo, excelente a sua dica. Utilizo o método da xicara de café a algum tempo e sempre tive bons resultados. abs, Sergio Asaiag
Posted by Sergio Ribeiro (sergioribeiro21@gmail.com)
GostarGostar
por room4d Fevereiro 10, 2010 at 9:05 pmOlá Pablo,
Já utilizei a pausa para um café por vários motivos: falar com outro “par” sobre problemas entre funcionários, feedback, conselhos, desabafos, descontração num momento tenso de negociação, interrupção estratégica para buscar solução ou criatividade para uma questão, apenas ouvir o que o colega tem a dizer, etc.
É uma ferramenta importante que pode ser utilizada para a aproximação entre funcionários e gestores de equipe, caso contrário, perde-se a possibilidade de enriquecer o ambiente de trabalho e acrescenta-se mais um momento de tensão ao dia-a-dia.
Ótima matéria.
Abraço,
Ana Célia
GostarGostar
por Ana Célia Fevereiro 11, 2010 at 9:52 amLinkedIn Groups
Group: Rh Automotive
Subject: New comment (1) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Muitas vezes, convidando alguém para tomar um café, é que surgem grandes possibilidades de negócios…
Parabéns!
Posted by Renata Medeiros
GostarGostar
por room4d Fevereiro 11, 2010 at 10:05 amLinkedIn Groups
Group: Executivos Brasil
Subject: New comment (1) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
“Vamos tomar um café” tornou-se um código dentro das corporações, que muitas vezes significa “pare um instante porque eu preciso de sua total atenção”. Numa era onde o profissional é multitarefa, esse código é cada vez mais importante.
Vale tomar cuidado para não viciar ou sabotar o momento do café. O vício está em vincular o “código do café” a um único tipo de assunto, mudando o seu significado para “vou criticá-lo” ou “vou incluí-lo em uma intriga”. Isso pode gerar antecipadamente uma resistência ao convite.
A sabotagem está em não oferecer total atenção ao interlocutor, por exemplo, levando o blackberry, por exemplo, e responder e-mails durante o café, tornando um momento especial, ordinário.
Posted by Sandro RF Alves
GostarGostar
por room4d Fevereiro 11, 2010 at 10:12 amLinkedIn Groups
Group: MBA FGV (1700+)
Subject: New comment (5) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Absolutamente correto, isso ajuda a agilizar decisões e mostrar abertura e empatia para com quem precisa ser escutado naquele momento. Ótimo para quem passa o dia de reunião em reunião e de quebra toma um cafezinho.
Posted by Evandro Meneguella
GostarGostar
por room4d Fevereiro 11, 2010 at 10:21 amGenial Pablo, veja como as coisas simples enriquecem nossos relacionamentos.
GostarGostar
por Marcos Martino Fevereiro 11, 2010 at 10:24 amLinkedIn Groups
Group: Novos Planos – Empregos e Vagas Vip
Subject: New comment (2) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Muito bem observado, Pablo… Tenho utilizado essa técnica informalmente, sem me dar conta que, de fato, a parada para o cafézinho é uma ferramenta gerencial importante. O desafio é evitar que esa ferramenta se torne uma “radio-peão” nos momentos de turbidez gerencial… virando uma central de boatos e afins.
Posted by José Henrique Pacheco
GostarGostar
por room4d Fevereiro 11, 2010 at 11:46 amLinkedIn Groups
Group: Networking São Paulo
Subject: New comment (1) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Muito interessante este aproach, Pablo.
Eu particularmente gosto da “hora do pito”, aquele momento em que as pessoas vão lá fora dar uma fumadinha, embora eu mesmo não fume.
Talvez não tenha a mesma pegada do cafezinho, mas certamente é possível haver uma troca interessante de ideias, mesmo que não relacionadas ao trabalho.
Abraços,
Alexandre Gameiro
Posted by Alexandre Gameiro
GostarGostar
por room4d Fevereiro 12, 2010 at 2:45 pmLinkedIn Groups
Group: MBA FGV (1700+)
Subject: New comment (6) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Excelente texto, Pablo. É importante à Liderança investir tempo para saudáveis e oportunas conversas com integrantes da Equipe em um ambiente agradável. Além disso há de fortalecer nossa indústria cafeeira.
Sucesso a todos,
Carlos Teixeira
Posted by Carlos de Souza Teixeira
GostarGostar
por room4d Fevereiro 12, 2010 at 4:12 pmLinkedIn Groups
Group: Liderança e Inteligência Emocional no Varejo
Subject: New comment (2) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Pablo, é incrível o quanto esse artigo tem de real!
Eu tenho usado a alguns anos já essa ferramenta. Consigo extrair muito mais de vendedores, representantes, gerentes, equipes de trabalho e de pessoas que atuam comigo, através da informalidade de um cafezinho fora do ambiente rotineiro de trabalho. Nossos planos saem mais completos, as idéias e opiniões fluem melhor e é bem mais gratificante, à moda do Rei Arthur, comandar e papear sobre trabalho numa mesa redonda ao invés de uma mesa de escritório.
Parabéns por esse belo artigo!
Abraços,
Adriano
Posted by Adriano Berger Ferreira
GostarGostar
por room4d Fevereiro 13, 2010 at 2:42 pmTudo o que na Vida é Bom, é simples. E incrível como deixamos os detalhes de lado quando achamos que “tanto faz”. à vezes ainda a tempo lembramos que nada como voltar no tempo e agirmos como quando tinhamos tempo, o tempo é o mesmo nós é deixamos de lhe dar a importância devida. e esquecemos que nada melhor do que fazer alguém se sentir importante para que tudo melhor.
Pablo Parabéns e obrigado pela sua lembraça.
Cumprimentos
Rui
GostarGostar
por Rui Fevereiro 14, 2010 at 2:22 pmLinkedIn Groups
Group: Brazilian Job-Hunters
Subject: New comment (2) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Olá Pablo!
Sem dúvida, muitos temas são resolvidos no café!
Eu faria um link também com a “construção” do networking, fundamental para o sucesso.
Um abraço,
Sguario
Posted by Mauricio Sguario, PMP
GostarGostar
por room4d Fevereiro 17, 2010 at 2:54 pmLinkedIn Groups
Group: Brazilian Job-Hunters
Subject: New comment (3) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Olá Pablo!
O café tem me ajudado a enfrentar desafios na medida em que ele, como bem dissestes, nos ajuda a focar no nosso objetivo.
Venho usando esta estrategia com sucesso e recomendo que todos pratiquem!
Um abraço,
Rodrigo Antunes
Posted by Rodrigo Antunes
GostarGostar
por room4d Fevereiro 18, 2010 at 9:35 amLinkedIn Groups
Group: Brazilian Job-Hunters
Subject: New comment (5) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Pablo,
Um dia desses eu fui fazer uma entrevista com um HH em um café, foi a melhor entrevista que já fiz nos ultimos tempos, foi uma conversa muito agradável, e mesmo sabendo estar sendo analisada, eu estava tranquila e a vontade.
Abraços
Julie
Posted by Juliana Garcia
GostarGostar
por room4d Fevereiro 18, 2010 at 10:12 amDeixem-me colocar um truquesinho muito importante para o que o famoso Café é fenomenal:
O Reclamador, o sujeito que vem fervendo louco para criticar todo e todos, com o discurso prontinho.
Leve-O para o Café. Em geral este tipo de pessoa quer plateia, no café a plateia acabou, e com isso tudo o resto esmurece. Então é a nossa vez de escutar, corrigir erros ou possíveis erros, e sair dali com mais um Amigo, que, em outro local, poderia ter-se transformado numa arma terrivel contra nós e ou nossa organização.
Viva o Cafezinho…
GostarGostar
por Rui Fevereiro 18, 2010 at 12:56 pmLinkedIn Groups
Group: Brazilian Job-Hunters
Subject: New comment (6) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
No café as configurações, se assim posso dizer, do ambiente de trabalho mudam e as pessoas sentem-se mais a vontade. É menos rude e cruel, em termos de estar alinhadissimo as atitudes e o ‘como fazer’ dentro de uma sala de reunião.
Acredito que hoje o café tem sido a ‘sala de reunião’ mais utilizada pelas pessoas de uma organização.
As pessoas se sentem livres para falar um bocado de coisas a respeito da empresa, do dia-a-dia, da vida pessoal, etc. Dependendo do ponto de vista pode ser bom ou ruim, tanto para quem fala como par quem ouve.
Ótimo texto.
Abraço
Mauricio Lena
Posted by Mauricio Lena
GostarGostar
por room4d Fevereiro 19, 2010 at 10:42 amLinkedIn Groups
Group: Executivos Brasil
Subject: New comment (2) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Uso frequentemente esta estratégia para tratar de assuntos que preciso dedicar total atenção sem ser interrompido por telefonemas e ou pessoas que batem a porta. Aprendi com um antigo gestor que me dizia que se ele convida-se alguém para o café seria sinal de que esta pessoa conquistou sua atenção.
Não levo celular, palm ou bloco de notas….
Funciona!
Posted by Mauricio Confar
GostarGostar
por room4d Fevereiro 19, 2010 at 12:21 pmLinkedIn Groups
Group: MBA FGV (1700+)
Subject: New comment (7) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Obrigado por compartilhar o post, Pablo.
Alguns minutinhos de conversa no cafezinho, no almoço, no caminho para o trabalho ajudam para nivelar o assunto, e não ficar no “achismo”.
Posted by Fernando Andrade, CISA
GostarGostar
por room4d Maio 5, 2010 at 8:56 pmLinkedIn Groups
Group: MBA FGV (1700+)
Subject: New comment (8) on “A Xícara de Café Como Um Instrumento Gerencial”
Ferramenta poderosa! Aproxima as pessoas, minimiza desgastes do dia a dia.
Posted by Cristina Alves
GostarGostar
por room4d Maio 6, 2010 at 3:29 pmMuito interessante. Lembrei de uma empresa por onde passei e que periódicamente costumava “tomar café” com os componentes da equipe. Infelizmente a Diretoria um tanto quanto desinformada, interpretava como desperdício de tempo. Lamentável.
GostarGostar
por Ricardo Marques Fevereiro 24, 2011 at 5:43 pmLinkedIn Groups
Group: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Discussion: O Café Como Ferramenta Gerencial
Caro Pablo,
Concordo que a comunicação individual com cada um dos membros da equipe, é fundamental. Eu sempre utilizei a política que diz: You Need to Know your People….
No meu ponto de vista, conhecer as pessoas, sua família, saber de seus sonhos e desejos e anseios, bem como suas carências é importantíssimo. Isto muitas vezes pode ser confundido como intromissão na vida pessoal, mas, cabe ao Gerente ou Líder, utilizar esta ferramenta de forma a conduzir o grupo, pois cada ser humano é diferente de outro. Obrigado pela oportunidade de participação e um abraço.
Posted by Elias Abbud Junior
GostarGostar
por room4d Fevereiro 24, 2011 at 7:36 pmLinkedIn Groups
Group: Escola Politécnica – Universidade de Sao Paulo
Discussion: O Café Como Ferramenta Gerencial
Tem empresas em que a prática de parar para conversar, relaxar é costumeira, e normalmente isto ocorre em empresas
de origem ou com filosofia européia e escandinavas, onde já se esta inclusive praticando o comer devagar, que é o inverso da filosofia americana “fast food”-produtividade em primeiro lugar.
Onde realmente se preocupa com a qualidade do produto, de vida, ambiental, em detrimento, as vezes, até da alta produtividade, . o cafézinho é uma parte importante do processo de desenvolvimento e disseminação do conhecimento. Viver bem estar em harmonia com o ambiente, com os relacionamentos internos e irradiar esta satisfação de se trabalhar, de se fazer parte daquela empresa, daquele grupo. Lembro-me que no inicio da carreira trabalhei em uma empresa de engenharia, responsável entre outras, pelas primeiras obras do Metrô; e pra ter idéia de como era bom trabalhar lá, nós funcionários na época a chamávamos de Promãe, ficava difícil até querer sair. Todo funcionário dava tudo de si, todos eram sócios do negócio – possuíam ações, e não marcavam ponto, registravam a lápis em um RD – registro diário das operações de clientes que estavam trabalhando, já naquela época, 25 anos atrás, trabalhávamos por objetivo, com prazo para entregar o projeto, e com horário móvel que nós mesmos controlávamos. É lógico que tudo isto requer um alto índice de comprometimento. Eu não queria fugir do assunto, apenas citei porque acho que tudo inclusive o café, dependem mais da estrutura e filosofia de sua empresa, do que dos gerentes; é lógico que depende dos gerentes trabalharem ou não em uma ou outra estrutura. eu apóio a iniciativa, e me parece com o Happy hour, que inclui o dono/ gerente – e ném sempre se quer sair ou estar com aquela pessoa.
Posted by Silvio Mario Esturari
GostarGostar
por room4d Fevereiro 25, 2011 at 12:45 pmLinkedIn Grupos
Grupo: Marketing Brasil
Discussão: O Café Como Ferramenta Gerencial
Eu mesmo já resolvi vários problemas com alto potencial de gerar conseqüências negativas com uma simples conversa na mesa do café.
Além de ser um ambiente mais “neutro”, que convida as pessoas a se desarmar, o cafezinho ajuda as pessoas a colocar suas idéias de forma mais descontraída e aberta, facilitando a comunicação.
Publicado por Renato Siqueira
GostarGostar
por room4d Fevereiro 26, 2011 at 10:07 amLinkedIn Grupos
Grupo: Procurement Brazil
Discussão: O Café Como Ferramenta Gerencial
Fato!! Esta é uma medida porém, muito efetiva.
Publicado por Tiago Corazolla
GostarGostar
por room4d Fevereiro 26, 2011 at 10:08 amLinkedIn Grupos
Grupo: Relações Públicas / Public Relations
Discussão: O Café Como Ferramenta Gerencial
Interessante esse debate. Pois foi pensando nesse momento do Café que criamos aqui em Salvador o Café com Negócios. O ano passado promovemos 10 reuniões com empresários em diferentes bairros exatamente com esse objetivo de aumentar a rede de relacionamento e proporcionar novos negócios.
Publicado por Daniela Mascarenhas Cardoso
GostarGostar
por room4d Fevereiro 26, 2011 at 10:08 amLinkedIn Grupos
Grupo: e-commerce Brasil
Discussão: O Café Como Ferramenta Gerencial
Excelente post.
Concordo que ouvir, ouvir mesmo, é fundamental, principalmente para que se possa articular uma “resposta” que redefina o que é produtivo e que atrapalha, daí vem o feedback que é tão importante e oportuno. Corrigir um raciocinio desalinhado, auxiliar a ver a questão por outro angulo, ou simplesmente agradecer por uma compreensão nova sobre o assunto tratado.
Aproveitando, para quem gosta de café, aqui você irá encontrar os melhores do mundo. Eis uma boa desculpa para chamar para um cafezinho: descobrir novos sabores e aromas: http://www.cafegourmet.art.br/loja
Grande abraço.
Publicado por Antônio Rodrigues
GostarGostar
por room4d Fevereiro 26, 2011 at 10:09 amLinkedIn Grupos
Grupo: Estudos de Liderança e Desenvolvimento Humano – Brasil
Discussão: O Café Como Ferramenta Gerencial
Muito bom. Tudo o que é óbvio e simples funciona. Principalmente tomando o cuidado de ter a verdadeira e sincera intensão de conhecer…entender mais do olhar dos outros…Posso confirmar que em 2010, tive a oportunidade de fazer isto com pessoas (mais de 100) que não necessariamente trabalham na mesma empresa que eu e FUNCIONA de forma tão mágica, eficaz, reconfortante e educativa quanto os pontos muito bem desenvolvidose mostrados na matéria.
Parabéns…são matérias como esta que fazem os grupos se fortalecerem como uma grande iniciativa de “conhecimento compartilhado”!
Publicado por paulo rigazzi
GostarGostar
por room4d Fevereiro 26, 2011 at 10:10 amLinkedIn Grupos
Grupo: TELECOM BRASIL – Cursos, Vagas, Empregos e Negócios
Discussão: O Café Como Ferramenta Gerencial
Pablo, são desses cafes que grandes ideias surgem, é uma otima Ferramenta Gerencial para desenvolvimento de ideias, trocas de opiniões e algumas dicas e geralmente entre as linhas de uma conversa voce pode tirar boas sugestões.
Abraços,
Paulo Césae
Publicado por Paulo César Teodoro dos Santos
GostarGostar
por room4d Fevereiro 26, 2011 at 10:10 amLinkedIn Groups
Group: PROFISSIONAIS DE FINANÇAS – BRASIL +2000
Discussion: O Café Como Ferramenta Gerencial
Com certeza esta é a melhor ferramenta para gerenciar crédito, um cafezinho, interno ou extreno.
Posted by Romildo Anias
GostarGostar
por room4d Fevereiro 26, 2011 at 10:11 amLinkedIn Groups
Group: BRAZIL IN BUSINESS: Council of Executives, professionals and management. $ VAGAS e OPORTUNIDADES $
Discussion: O Café Como Ferramenta Gerencial
Muito legal a matéria Pablo, ainda mais para um apreciador de cafezinho!
Posted by Renato Pereira Alves
GostarGostar
por room4d Fevereiro 26, 2011 at 10:12 amLinkedIn Groups
Group: TI Especialistas – Brasil
Discussion: O Café Como Ferramenta Gerencial
Cansei de ouvir boas (e más) notícias depois de um “Vamos tomar um café..” dos chefes…rs
Posted by Isabel A. R.
GostarGostar
por room4d Fevereiro 26, 2011 at 10:12 amLinkedIn Groups
Group: Rh Automotive
Discussion: O Café Como Ferramenta Gerencial
Exercer esta ferramenta é uma arte para poucos. Para que seja bem sucedida você deve: escutar (sentimento), ao invéz de apenas ouvir (sentido); e dominar a neurolinguistica para captar os momentos que devem ser potencializados e minimizados. Para que seja positivo, este café acima de tudo deve ser, acima de tudo, agradável.
Posted by Mario Smynniuk
GostarGostar
por room4d Fevereiro 27, 2011 at 11:01 amLinkedIn Grupos
Grupo: Marketing Brasil
Discussão: O Café Como Ferramenta Gerencial
Nunca havia pensado no cafezinho sob este prisma. de fato podem ser momentos valiosíssimos.
Abraços
Publicado por Maria Fernanda Lacerda Pereira
GostarGostar
por room4d Fevereiro 27, 2011 at 4:53 pmLinkedIn Groups
Group: Escola Politécnica – Universidade de Sao Paulo
Discussion: O Café Como Ferramenta Gerencial
O cafezinho nas empresas sempre foi um momento e/ou o local onde as pessoas conversam de forma mais informal. Normalmente é nesse local e/ou momento que elas se distanciam um pouco da formalidade e emitem as opiniões pessoais acerca de diversos assuntos, internos ou externos. Os gestores podem analisar esse momento de duas formas: 1 – Perda de Tempo ou 2 – Oportunidade.
Eu acredito que a opção 2 (oportunidade) seja a mais correta, visto que se o gestor aproveitar do momento de descontração no cafezinho e se aproximar mais de seus liderados, com certeza poderá avaliar ali as verdadeiras opiniões acerca do está acontecendo na empresa, verificar como estão sentindo o clima organizacional ou como estão se posicionando a respeito dos processos internos. É, em minha opinião, uma grande oportunidade de derrubar barreiras e promover a interação entre todos os níveis hierárquicos, já que no café, teoricamente, todos são iguais. O administrador moderno utiliza o café como mais uma ferramenta administrativa, onde em muitas oportunidades ele mesmo “planta” um assunto de interesse da empresa, para verificar o impacto que produzirá num determinado grupo. Acima de tudo, ele aproveita as oportunidades no café para ouvir o que se passa e analisar como ele deve se posicionar acerca do que acontece nos bastidores da empresa e que é veiculado na “rádio peão”…
Posted by Kilderson Cândido Faria
GostarGostar
por room4d Fevereiro 28, 2011 at 4:52 pmLinkedIn Groups
Group: BRAZIL IN BUSINESS: Council of Executives, professionals and management. $ VAGAS e OPORTUNIDADES $
Discussion: O Café Como Ferramenta Gerencial
Concordo plenamente.
Como gestor, utilizava o “cafezinho” para conversas mais intimistas, pois geram um ambiente mais discontraído.
Assuntos de extrema relevância, costumava discutir em uma cafeteria próxima a empresa e os resultados sempre foram satisfatórios.
Posted by Marcio Siqueira
GostarGostar
por room4d Março 3, 2011 at 12:21 pmLinkedIn Groups
Group: Robert Half Brasil: Mercado de Trabalho
Discussion: O Café Como Ferramenta Gerencial
Também achei muito interessante identificar este tópico por aqui. Recentemente organizei uma série de eventos de café da manhã com a diretoria e suas equipes. O resultado é realmente muito positivo, pois é uma oportunidade para os funcionários se sentirem mais perto e valorizados pela alta administração, bem como a diretoria conhecer os profissionais da suas áreas.
Posted by Leticia Costa
GostarGostar
por room4d Março 3, 2011 at 12:36 pmLinkedIn Groups
Group: Robert Half Brasil: Mercado de Trabalho
Discussion: O Café Como Ferramenta Gerencial
O famoso cafezinho sociabiliza, é um momento descontraído, onde todos se sentem a vontade para expor idéias, concordar e discordar dos assuntos abordados, sem aquele sentimento de reunião. Acho uma ótima opção para troca de idéias entre os integrantes da equipe, como também uma excelente ferramenta para tratar de negócios com clientes e futuros clientes.
Abçs a todos,
Claudia
Posted by Claudia Lopes
GostarGostar
por room4d Março 3, 2011 at 12:38 pmLinkedIn Groups
Group: Escola Politécnica – Universidade de Sao Paulo
Discussion: O Café Como Ferramenta Gerencial
Muito obrigada, acrescentou informações que motivam a qualidade de vida e sentimentos entre pessoas.
É claro que ouvir é muito mais do que apenas deixar a outra pessoa falar. Você tem que focar sua inteira atenção naquilo que o outro está dizendo. Lembre-se que você saiu da empresa para se afastar das distrações que lá existem, portanto não se distraia aqui permitindo sua mente perambular a esmo. Escutar ativamente significa também ocasionalmente repetir de volta uma afirmação dela para mostrar que você está ouvindo e para encorajá-la a continuar falando. Os japoneses tem até mesmo uma palavra para isso: aizuchi.
Posted by Vera Lúcia Alves
GostarGostar
por room4d Março 3, 2011 at 1:10 pmLinkedIn Groups
Group: Robert Half Brasil: Mercado de Trabalho
Discussion: O Café Como Ferramenta Gerencial
Já trabalhei com pessoas que tinham a sacada do café. Eu, ainda hoje, procuro pontualmente entrosamento com as pessoas no trabalho, mas cada empresa, cada chefia, tem sua cultura e, nem sempre, a harmonização entre profissionais é vista como algo positivo.
Posted by Doroti Costa
GostarGostar
por room4d Março 5, 2011 at 6:33 pmLinkedIn Groups
Group: Robert Half Brasil: Mercado de Trabalho
Discussion: O Café Como Ferramenta Gerencial
Sempre aproveitei de um cafezinho para bater um papo com o funcionário. É ótimo para se aprofundar, descontrai, mostra que vc está atento a tudo o acontece…
Posted by Stela Lopes
GostarGostar
por room4d Março 5, 2011 at 7:19 pmLinkedIn Groups
Group: Robert Half Brasil: Mercado de Trabalho
Discussion: O Café Como Ferramenta Gerencial
Vale lembrar também, que uma meta alcançada merece uma comemoração… e isso eu sempre valorizei. Muitas vezes os funcionários aguardavam o dia marcado para comemorar… Trocávamos idéias, corrigíamos outras mas, muitas vezes aquela horinha era válida para um relaxamento e descontração…Tudo patrocinado por mim. Muito gostoso…
Posted by Stela Lopes
GostarGostar
por room4d Março 5, 2011 at 7:19 pmLinkedIn Grupos
Grupo: Universo RH
Discussão: O Café Como Ferramenta Gerencial
Pablo, vc colocou o dedo na ferida:o negócio não é o café em si, mas a oportunidade q o funcionário tem de ser escutado, sem cel tocando, sem outros tipos de interrupções… Gostei muito da idéia, pena q, pelo q posso observar, é pouco posta em prática. Abs.
Publicado por Guenia Bunchaft
GostarGostar
por room4d Março 6, 2011 at 5:11 pmLinkedIn Grupos
Grupo: Universo RH
Discussão: O Café Como Ferramenta Gerencial
Pablo,
Concordo que o cafezinho seja uma excelente ferramenta gerencial.
Alguns anos atrás, tive a oportunidade de trabalhar numa empresa (Ambev) que considerava a “área do cafezinho” um lugar especial para reuniões. É fato que em muitas das suas unidades de trabalho a “área do cafezinho” eram verdadeiras “Praças de Reuniões”, com mesas e cadeiras de “bar” (lembrando o Bar Brahma) e exposição, com muito orgulho, do portfólio de produtos da empresa.
Marketing à parte, lembro-me de várias vezes ser solicitados pelos meus funcionários para reuniões de projetos, “brainstorming”, mas principalmente para reuniões de compartilhamento de suas realizações, avaliações, dúvidas e “coaching”. Oportunidade preciosa para “feedback” positivos e/ou construtivos. Grandes Oportunidades.
Se a sua empresa oferece uma “área do cafezinho”, APROVEITE.
Se não, utilize a estrutura oferecida para reuniões importante para o desenvolvimento da sua equipe de trabalho
“HAVE A GREAT COFFEE…”
Até breve,
Fabiano Madureira
Publicado por Fabiano Madureira
GostarGostar
por room4d Março 30, 2011 at 11:55 amLinkedIn Grupos
Grupo: Universo RH
Discussão: O Café Como Ferramenta Gerencial
Olá a todos!
É uma excelente forma de conversar, conhecer, saber como seu colaborador está se sentindo pois você abre com ele um canal mais pessoal.
Realmente excelente hora para um feedback para ambos.
Abraços a todos.
Publicado por Roberta Corrêa de Araújo Amélio
GostarGostar
por room4d Abril 12, 2011 at 4:49 pmMuito boa iniciativa; eficiente, agradável e o que mais chama a tenção dos empresários: Custo Zero.
Acrescentaria ainda a possibilidade de “chamar para um cafézinho” tb integrantes de outros departamentos, pois as divergências inter departamentais crescem de forma estratosférica, e nos fazem sentir que os maiores inimigos moram dentro da própria empresa…por vezes, o cafézinho tende a minimizar problemas “velados” e dissipar resistências maléficas e prejudiciais à organização!
GostarGostar
por Sérgio Callejão Abril 24, 2011 at 12:51 pm