h1

Um Papo Franco sobre Networking

Fevereiro 15, 2010

Neste post resgato parte de uma conversa muito interessante que tive com minha colega de TTC, Vera Larrat – Gerente de RH na Coca-Cola para América Latina – na qual discutimos a importância do networking na carreira de um executivo. Não importa como você encare isso, seu sucesso no mundo corporativo depende de sua habilidade de relacionar-se com êxito. Algumas pessoas consideram networking “politicagem” e evitam tal prática, mas tem muito mais por detrás desta questão.

Comunique-se para Cima e para Baixo na Hierarquia Organizacional

Sucesso em networking significa ser competente comunicando-se efetivamente não apenas com seus pares  e seus chefes, mas também com seus funcionários. Vamos então começar por aí.

Você nunca vai chegar ao topo da hierarquia sem o apoio dos funcionários abaixo de você. Estas são as pessoas que fazem o trabalho – as pessoas cujo esforço e entusiasmo determinam o seu sucesso ou o seu fracasso. Para ser promovido, você precissa ter êxito na sua posição atual e, definitivamente, você pode não ter êxito nela sem o compromisso das pessoas que trabalham para você.

Além de simplesmente fazerem seu serviço, esmerando-se ou não para você ficar “bem na fita”, seus funcionários são também uma boa fonte de networking. Vários deles conhecem outros funcionários em outros departamentos e, inevitavelmente,  todos eles se falam. Alguns podem inclusive conhecer outros gestores. As conversas que seus funcionários têm com essas outras pessoas podem ter um impacto direto no seu crescimento dentro da empresa. Imagine se um dos seus funcionários diz a um amigo na organização: “Meu chefe é um verdadeiro mané. Ele não sabe o que está fazendo e simplesmente não ouve”. Um outro funcionário diz sobre o seu chefe: “Eu detestaria ficar sem ela como chefe, mas sem dúvida ela seria brilhante como VP”. Qual dos dois você acha que têm maiores probabilidades de ser promovido?

Já seus pares estão competindo com você por uma promoção, mas eles também são fundamentais para o seu êxito. Quanto mais alto você for na sua carreira, mais seu sucesso dependerá de sua habilidade em trabalhar com todas as linhas funcionais. Isso significa que você precisa estabelecer boas relações de trabalho com os seus pares. Se eles vão ajudá-lo por amizade, interesse próprio ou medo, isso não vêm ao caso, mas você bem sabe qual é o cenário mais confiável, certo?

No final das contas, ser selecionado para escalar um nível mais alto depende do seu chefe ou de alguém numa posição mais alta dentro da organização. Quanto mais este executivo sênior pensar nas suas competências e estilo, maiores serão suas possibilidades de ser promovido.

Como Praticar Network Eficazmente

Algumas redes de relacionamento são construídas com base no medo, desconfianças, intrigas e  apunhaladas pelas costas. Elas podem funcionar, é claro, e representam a plataforma daquilo a que nós geralmente nos referimos como “politicagem corporativa”.

Outras redes são baseadas no preenchimento das necessidades e desejos uns dos outros. Mesmo quando os diferentes integrantes de tais redes obtêm algum benefício fora da rede, eles seguem trabalhando apoiando uns aos outros e incrementando o sucesso de seus integrantes – pelo menos enquanto isso não interferir nas suas próprias necessidades.

Finalmente, existem as redes de amigos. Eles fazem o que podem para ajudar um ao outro, sem nenhuma preocupação em relação ao beneficio que podem extrair, apenas pelo simples fato de serem amigos.

Há 2 coisas sobre as quais você precisa estar consciente na medida em que constrói suas redes no trabalho:

  • A maioria das redes são uma combinação de todos estes 3 elementos: politicagem, benefício mútuo e amizade
  • É essencialmente importante saber qual deles compõem as redes de relacionamento em que você participa.

Tipos de Redes Eficazes

Você pode construir sua rede com base em qualquer um desses 3 tipos, dependendo do seu estilo pessoal e de suas preferências. Se você se sente confortável no mundo das punhaladas nas costas, se você se supera atacando de surpresa os demais, se você quer seguir adiante atropelando os outros… vá em frente.  Esse é um método que tem funcionado para muitas pessoas no passado e, sem dúvida, vai continuar funcionando.

Se você se sente mais confortável num mundo onde os pares tratam uns aos outros como profissionais e trabalham juntos em prol de benefícios mútuos até o final, então este deve ser o tipo de rede a construir.

  • Conheça seus pares.
  • Descubra o que eles precisam para ter êxito.
  • Ajude-os a ter mais sucesso nas suas funções.
  • Deixe-os saber do que você precisa.
  • Seja profissional e acadêmico.
  • Reconheça que, no final das contas, você pode ter que se virar sozinho.

Se você prefere construir amizades e contar com esses amigos do trabalho como rede, então este é o tipo de rede na qual você deve investir. Está é a rede mais segura – a mais confiável inclusive – mas também é a que leva mais tempo para construir.

  • Cultive amigos no trabalho como você faria em qualquer outro lugar.
  • Ganhe a confiança e a amizade deles.
  • Confie neles e sejam efetivamente amigos.
  • Seja aberto e franco sobre o que você precisa e quer na sua carreira.
  • Peça a eles ajuda e também conselhos de como seguir adiante.
  • Esteja preparado para apoiar um deles que, eventualmente, pode  vir a ser promovido antes de você.

Um Networking Real de Successo

Deixe-me dividir com você minha escolha de networking profissional. Talvez ele não funcione para você e talvez eu pudesse ter feito melhor com um sistema diferente.

Eu tinha menos de 40 anos quando me tornei VP. Ainda não me tornei CEO de um conglomerado multi-nacional, mas na ponta do lápis, estou muito feliz com as opções que fiz e o sucesso que alcancei ao longo da minha carreira.  Este sucesso foi construido a partir de muito trabalho duro e talento e não da minha habilidade em pisar nos outros. Foi também erguido a partir da minha competência em formar redes e de me comunicar de forma eficaz com pessoas de todos os níveis, na medida em que eu subia na hierarquia corporativa.

Eu sempre construí minhas redes como mutuamente benéficas. Mas, desde que passei a atuar na área de desenvolvimento humano e organizacional, meus pares, meus sócios e meus parceiros comerciais se transformaram em mais do que isso. Muitos deles acabaram virando amigos. Algumas amizades ultrapassaram inclusive o universo do trabalho. Eu dependo desta rede, baseada no respeito e na confiança mútua, quando preciso de bons conselhos. Eu ligo para eles quando problemas aparecem. Se preciso de recomendações em relação a uma nova parceria, posso geralmente contar diretamente com um deles ou indiretamente com suas respectivas redes. Quando preciso me conectar com um cliente em potencial, minha rede de pares / amigos pode geralmente encontrar para mim uma boa conexão.

Na Ponta do Lápis

Construa qualquer que seja o tipo de networking (ou combinação de tipos) que melhor funcione para você:

  • Politicagem
  • Benefício Mútuo ou
  • Amigos.

Invista tempo na sua rede para que ela possa trabalhar para você. Você não pode ir em frente sem os outros. Descubra como você quer que os demais se envolvam no seu sucesso e corra atrás. E finalmente só posso dizer mais uma coisa: boa sorte!

Conte comigo,

Pablo Aversa

Anúncios

103 comentários

  1. LinkedIn Groups
    Group: Novos Planos – Empregos e Vagas Vip
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Pablo, realmente eu concordo com voce e sei da importancia da construcao de uma rede de network, seja ela pela amizade, interesse mutuo ou ate mesmo para formar amigos. Fui indicado para usar esse sistema maravilhoso que eh o Linkdin, estou aprendendo bastante. Tenho o seguinte comentario a fazer/comentar. Hj em dia quando falamos em rede de networking, sempre ha um duplo sentido, ou eh pela troca de informacoes (o que acho realmente o ideal) ou por algum interesse e sendo por interesse pessoal para o sucesso, vc tem que estar preparado para criticas e sempre considera-las como construtivas. Sem duvida alguma eu respeito muito e estou procurando uma rede de relacionamentos profissionais e tambem para crescimento pessoal. Hoje em dia me encontro disponivel para o mercado de trabalho, e tenho que confessar que apos 20 anos dentro de uma unica empresa, estou me sentindo um peixe fora dagua. E tenha certeza, as materias que encontro e os assuntos tem feito eu repensar muito e aprender bastante. Seu debate eh de extrema importancia para conhecer-mos o que as pessoas sentem e pensam sobre networking. Voce esta de parabens. Abcs e muito sucesso a voce.

    Posted by Domingos Bergantin Jr

    Gostar


  2. LinkedIn Groups
    Group: Brazil | Open Networkers • Brasil
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Olá Pablo,

    Parabéns em abordar um tema tão instigante quanto este.
    A política faz parte de tudo, no que diz respeito a Relações Humanas.
    Quanto a Networking, eu particularmente invisto muito nesta questão, por acreditar que hoje em dia, precisamos estar em Redes, caso contrário, estaremos fadados a sair do circuito….

    grande abraço !

    Posted by Vítor Alberto Klein – vitoralbertoklein@ibest.com.br

    Gostar


  3. LinkedIn Groups
    Group: Executivos São Paulo
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Pablo,

    Concordo plenamente com sua visão sobre networking. Afinal de contas somos seres sociais e, independente do networking te ajudar em vários aspectos profissionais, um dos maiores méritos do ser-humano é conseguir se relacionar bem com colegas, amigos, família, sociedade, etc.

    Politicagem é bem diferente mesmo. Não precisamos fazer politicagem para termos um excelente networking.

    Abs

    Posted by Leonardo Macedo

    Gostar


  4. LinkedIn
    Mariana Lyra has sent you a message.

    Date: 2/15/2010

    Subject: RE: Um Papo Franco Sobre Networking

    Bacana, Pablo! Parabéns pelo artigo!

    Gostar


  5. Caro Pablo
    Todos somos políticos, falando-se da raiz da palavra no original grego.
    “Polis” significa cidade, e quem adere a participar de uma “polis”, se torna uma pessoa politizada, pois necessita em muitos momentos compartilhar espaço e serviços com os demais e viver em comunidade (que vem de comunhão).
    Infelizmente, é claro, o termo ao longo do tempo, adquiriu infinitas conotações, inclusive as mais jocosas possíveis.
    Em nosso Brasil brasileiro ser político ou fazer politicagem se tornou uma espécie de “pessoas” que não desejam o bem comum e sim o próprio bem para si e para seus apadrinhados.
    Bem diferente quando você pratica e efetua uma ‘network’ com sinceridade, buscando integração com seus pares, se tornando um canal de boas possibilidades e de ajuda mútua.
    Atitudes que não encontramos tão facilmente por onde andamos, pois o mundo globalizado se tornou competitivo e ao seu lado você tem ‘concorrentes’ e não pares.
    Abraços fraternais desejando a você sucesso em seus projetos de vida.
    Paulo Ximenes

    Gostar


  6. LinkedIn Groups
    Group: Sustentabilidade Brasil
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Muit bom…parabéns!

    Posted by Gizélia Matos

    Gostar


  7. LinkedIn Groups
    Group: Negócios e Oportunidades em TI
    Subject: New comment (2) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Trabalho na área comercial, e se o meio profissional é, em si competitivo, o que se dirá dos “pares” em minha especialidade de atuação!

    Não obstante, como tenho o perfil de “farmer”, e não de “hunter”, fui direcionado ao gerenciamento de contas, onde o relacionamento de longo prazo é mais desejável que o fechamento de negócios no curto prazo. E foi nessa atividade que aprendi que o compartilhamento de informações, o trabalho em equipe, a franqueza e a ajuda mútua são alavancadores de resultados.

    Posted by Cassiano Schwingel

    Gostar


  8. LinkedIn Groups
    Group: Novos Planos – Empregos e Vagas Vip
    Subject: New comment (2) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Pablo, realmente a discussão é boa e buscando o tema, “um papo franco sobre networking” penso que antes de mais nada, precisamos estimular através da postura e conduta profissional a separação clara do conceito / metodologia de networking com a medonha arte da “politicagem”.
    Infelizmente ainda temos exemplos muito desgastados, principalmente em altos níveis executivos, onde a arte da politicagem realmente vem superando a ciência do networking.
    Meu comentário sobre a ciência no networking é simples, “O importante não é quem você conhece, mas sim quem conhece você”.
    Vou tentar estar no Villa-Lobos para prestigiar vocês.

    Fraternalmente,

    Sérgio Abrão Freitas

    Posted by Sergio Abrão Freitas .’.

    Gostar


  9. LinkedIn Groups
    Group: Executivos São Paulo
    Subject: New comment (2) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Prezado Pablo,

    Minha opinião é que a grande maioria dos profissionais, principalmente aqueles que ocupam cargos estratégicos, tem noção de que o networking é vital para o bom desenvolvimento da carreira, talvez o grande de desafio de todos seja a forma, como desenvolver, como administrar e qual a forma mais eficaz de aumentar e melhorar o nível do networking.

    Aprendemos com a vida que politica faz parte dela, independente do grau da politicagem, mas ela também é vital para construir relacionamentos, empresas, negócios, o poder ….

    Estarei no Interior de SP em viagem de negócios, tenho grande interesse em estar lá com vocês, farei um esforço, pois também será rodizio do meu carro.

    Um grande abraço,

    Marcio Dattola

    Posted by Marcio Dattola

    Gostar


  10. LinkedIn Groups
    Group: Council of Logistics and Supply Chain Management Brazil – Specialists, Professionals and Executives
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Pablo,
    Gostei do artigo. Realmente as redes (“networking”) que criamos durante a vida profissional é essencial para o sucesso profissional. Atualmente estou desempregado e é incrível como os meus ex-subordinados me ajudam neste aspecto enviando meu currículos para seus contatos. Um deles até jura que ainda vai trabalhar comigo novamente. Acredito que fui um bom líder, pois obtive resultados para as empresas ao mesmo tempo em que as pessoas escolhiam trabalhar comigo. Acho que meu perfil é parecido com o seu, pois criei verdadeiros amigos independente do nível hierárquico.
    Ainda referente ao seu artigo, discordo que o tipo de “networking” baseado nas “apunhaladas nas costas” vai continuar funcionando no futuro. A cada dia que passa este tipo de gestão perde força. E é bem pouco provável que alguém indique ou goste de trabalhar com pessoas assim (excluindo-se os masoquistas, é claro!).
    Bem, caso saiba de alguma vaga para gerente de logística industrial, PCP ou gestão de materiais, acredito que posso agregar valor para alguma empresa. Isso também é uma forma de “networking”, ou não é?
    Abraços.
    José Gonçalves de Souza Júnior

    Posted by JOSE GONCALVES SOUZA JUNIOR

    Gostar


  11. LinkedIn Groups
    Group: Ética – Profissionais Éticos
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Gosto do excerto de Dalai Lama, que apresentam na “home” do “site”. Dá que pensar, para humanizar a economia, não dá?

    Posted by José Barros

    Gostar


  12. LinkedIn Groups
    Group: Sustentabilidade Brasil
    Subject: New comment (3) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Sr. Excelente Contribuição.
    Vou follow no TW.
    Abs, FS

    Posted by Fernando Soares da Silva

    Gostar


  13. Caro Pablo, maravilhoso o tema!
    Meus pensamentos sobre ele são os seguintes: Existem vários tipos de networks no mundo.
    Uma delas é a Maçonaria.
    Milenar, tem em sua história milhares de objetivos cumpridos, é formada por homens de todos os tipos, classes sociais, posições sociais, de liderança no mundo corporativo, e politico.
    São homens e mulheres, enfim: humanos.

    Li um pouco sobre os maçons, e eles são um grande conjunto de celulas de também grandes networks, você concorda?

    Pois então, uma vez um maçon me disse a seguinte frase:

    A Maçonaria, é perfeita: tem regras, disciplinas, e estudam muito sobre o comportamento humano secular, mas… os homens continuam a não serem perfeitos.

    Ouvi uma segunda máxima dentro deste mesmo contexto:

    O lema que norteia a Maçonaria, é a Liberdade, a Igualde e a Fraternidade.
    Mas não é assim tão simples:

    A Liberdade,tem regras: a de um humano começa exatamente no ponto onde termina a do outro ser.

    A Igualdade também tem regras: Os médicos são iguais etre si. As enfermeiras são iguais entre si, porém as enfermeiras não são iguais aos médicos.

    A Fraternidade não tem regras.

    Penso que ao formarmos nossas networks, temos que ter estes tipos de pensamento para qeela seja sadia.

    Gostar


  14. LinkedIn Groups
    Group: DBM Brasil
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Prezado Sr. Pablo, absolutamente concordo com suas colocações no sentido de que Networking não é uma questão de “politicagem”, até mesmo porque defendo a idéia de que se estamos inseridos em um meio social, a política é condição implícita, e que não deve ser entendida como um meio de se alcançar as coisas de forma, diríamos, “ilícita”. As relações humanas e os bons contatos são essenciais para crescermos em nossas carreiras e até mesmo em nossa vida pessoal, trazendo novas pessoas para nosso ciclo de amizades, desde que certamente tenham a condição de agregar valores, e obviamente a recíproca é verdadeira. Tudo depende de onde, como e por que fazemos este Networking. Farei o possível para estar em sua palestra no dia 22/02. Será um grande prazer!

    Posted by Sandra Mara Silva Vilela

    Gostar


  15. LinkedIn Groups
    Group: Executivos São Paulo
    Subject: New comment (4) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Pablo, adorei seu artigo e inclui como sugestão em meu Twitter/TaniaGurgel
    Parabens
    Tânia Gurgel

    Posted by Tania Gurgel

    Gostar


  16. LinkedIn Groups
    Group: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Caro Pablo Aversa,

    Muito obrigado pela sua partilha.
    Sou formadora (área comportamental e comercial) e neste momento a minha focalização em Portugal no presente mês é comunicar / persuadir para os beneficios da participação nas redes sociais (tanto a nível organizacional como individual) e liderar à distância com o apoio das redes sociais. Esta é uma área onde as pessoas ( realidade onde opero) ainda não têm muita informação de forma a aderir de uma forma mais eficaz.

    Luisa António
    Consultora Sénior
    lantonio@cegoc.pt

    Posted by Luisa Antonio

    Gostar


  17. LinkedIn Groups
    Group: indica (networking, carreira e vagas de emprego)
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Pablo, as vezes esquecemos que a vida é literalmente criada de relações, sejam comerciais ou pessoais. E a rede de relacionamentos e fundamental ao nosso sucesso.

    Independente da função ou nível hierárquico, dependemos de pessoas assim como elas dependem de nós.

    O bom networking é uma ferramenta chave ao sucesso!

    Posted by Almir Neves

    Gostar


  18. LinkedIn Groups
    Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Pablo, tu realmente acreditas que seus ex-colegas dos locais onde trabalhastes lhe indicariam para oportunidades melhores? Por que eles mesmos não se candidatam ao invés de lhe indicar?

    Marcio A. M. de Moraes

    Posted by Marcio A. M. de Moraes

    Gostar


  19. Pablo,
    Por vezes não temos a visão clara de como são , ou de como podem ser divididas as “motivações corporativas”.
    Gostei , abs Aix

    Gostar


  20. Caro Pablo:

    Meus parabens pela matéria sobre Network, em especial ao fato de que todos nós devemos ter nossa “rede” trabalhando para nós.

    Um abraço do

    Paulo César Fragomeni

    Gostar


  21. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Networking tem que gerar ganho. Se não para um lado, sim para outro. O problema do networking no Brasil é que se deveríamos nos aproximar com projetos prontos e montados e convidar aos outros ao invés de verificar nossos contatos “volta-e-meia” para ver se há alguma oportunidade (visão ativa X passiva).

    O problema é que várias pessoas em nossa cultura podem achar que estão sendo “exploradas” ou então que a pessoa é “interesseira”. Isto é o contrário da politicagem que é o contato pelo contato – o “lembra de mim”.

    Por isso que as redes midíaticas são fracas em gerar networking de verdade e projetos empreendedores. Poucos vêem sua aplicabilidade como marketplace.

    Muito interessante seu artigo, com bases comportamentais boas mas antes de partir para o networking talvez você pudesse tocar no assunto do que impede o networking: um artigo mais atitudinal do que comportamental. Creio que as suas experiências de consultoria trariam casos bons para que seus leitores confrontassem a si próprios.

    Abs e sucesso!

    Nikiforos

    Posted by Nikiforos Philyppis

    Gostar


  22. LinkedIn Groups
    Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
    Subject: New comment (5) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Olá Pablo
    Acredito que o networking precisa ser sim cultivado, mas é preciso perder a característica que muitos ainda tem de só se aproximar das pessoas por interesse, acredito que mais do que uma ferramenta social o networking serve para auxiliar as pessoas que estão passando por dificuldades que as vezes nós ja enfrentamos e podemos ajudar a quem esta passando, esse negocio de se aproximar por interesse deixa as pessoas com um pé atras, sei lá, se essa pessoa vai ser uma boa indicação, ou, será que ela fará o mesmo por mim? Acredito que o networking precisa ser uma ferramenta de confiança onde possamos depositar nossas dúvidas e frustrações e os mais experientes possam nos ajudar a mostrar por onde devemos começar.

    Posted by Carolina de Fatima Silva

    Gostar


  23. LinkedIn Groups
    Group: VOCE S/A
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Concordo com o Sr. Pablo.
    Considero o tema muito importante e o levo muito a sério, como um estilo de vida mesmo.

    Recomendo aos interessados, o livro:
    “LIVRO NEGRO DO NETWORKING” (Jeffrey Gitomer), que tem grandes lições e dicas sobre o assunto.
    O Networking é a coisa mais importante que podemos construir durante a vida e em todos os âmbitos. Afinal, é da sua networking de onde sairão não apenas super oportunidades profissionais e contato com mentores, mas sim amigos para toda a vida.

    Gere reprocidade, sejá amigável, valorize as pessoas que você conhece e você será mais feliz e realizado.

    Posted by Kauê Leonardo

    Gostar


  24. Parabéns, Pablo!
    Excelente artigo.
    Um abraço

    Gostar


  25. LinkedIn Groups
    Group: Council of Logistics and Supply Chain Management Brazil – Specialists, Professionals and Executives
    Subject: New comment (2) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Bom artigo, franco e direto. Tentando acrescentar algo, da experiência:
    Acredito que nw só funciona se for metódico.
    É mais fácil fazer quando;
    – se está sem trabalho/emprego
    – o ritmo de trabalho está lento
    – há insatisfação crônica com o trabalho/emprego
    Geralmente não se faz nw quando:
    – se está numa posição cobiçada, seja empregado ou empresário.
    – sua empresa/trabalho, ou mesmo seu serviço/produto é/está dominando o mercado.
    – se é funcionário concursado, com estabilidade assegurada.
    – o ritmo de trabalho está forte.
    Estas constatações parecem óbvias e talvez sejam mesmo. A questão é que não basta FAZER nw, tem que CONSEGUIR que o nw aconteça. Ou seja, nw é procurar e ser procurado. Portanto acho importante ter em mente com quem deverá ser mais ou menos fácil FAZER e, da mesma forma, CONSEGUIR. Já que pouca gente tem tempo sobrando; e quem tem precisa estar disposto a compartilhá-lo com você.

    Posted by Luiz Vilela

    Gostar


  26. LinkedIn Groups
    Group: Liderança e Inteligência Emocional no Mundo Corporativo
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Pablo, concordo contigo e em adição aos seus comentarios, reforço através deste espaço que networking é importante nao somente no mundo corporativo mas praticamente em todos os segmentos de nossa vida.
    Afinal, como seres humanos, vivemos em grupos, sociedades, etc… e portanto o networking e fundamental.
    Sergio Falcon

    Posted by SERGIO FALCON

    Gostar


  27. Pablo,

    Meus parabéns pelo belo texto sobre networking. Ele diz muito do que penso a respeito, ficarei no aguardo apenas de um próximo que aprofunde mais sobre as ferramentas de networking disponíveis gratuitamente na web, tais como Twitter, Linkedin e Facebook.

    Parabéns pelos conhecimentos e compartilhamento.

    Gostar


  28. Pablo
    Artigo muito bem posicionado, inteligente e sagaz.
    Suas considerações demonstram não somente a perspicácia na definição dos tipos de networking que as relações estabelecem per si, como também a clareza – que só a experiência traz – em eleger a mais adequada, efetiva e duradoura.
    Fosse a décima parte das relações, verticais ou horizontais, favorecida com tal lucidez, a perenidade e consistência estariam asseguradas.

    Gostar


  29. LinkedIn Groups
    Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
    Subject: New comment (6) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Acredito que o networking é um conjunto de atitudes tanto no âmbito profissional quanto no pessoal a fim de oferecermos e obtermos novas oportunidades. Isso é basicamente o sinônimo de reciprocidade.

    Posted by Henrique Solano

    Gostar


  30. O bom são as coisas simples que esquecemos de fazer todos os dias…

    Gostar


  31. LinkedIn Groups
    Group: Tecnologia da Informação – TI Brasil
    Subject: New comment (2) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Pablo,

    Nos dias de hoje, para um profissional se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial que além de grande competência técnica naquilo que faz, os aspectos de marca pessoal (personal branding) e relacionamentos (networking) sejam fortemente desenvolvidos.

    O profissional que acha que Networking é politicagem, não esta preparado para este exercício ainda. Certamente não irá prosperar em nenhuma rede madura de relacionamentos.

    Parabéns pelo assunto que sem dúvida é algo constante de aplicação e estudo de minha parte.

    Vou analisar seus materiais (sites) e se possível irei lhe prestigiar no dia 22 no Villa Lobos.

    Grande abraço,

    Marcos Pires, PMP
    http://www.projetizado.wordpress.com

    Posted by Marcos Pires, PMP

    Gostar


  32. LinkedIn Groups
    Group: Executivos São Paulo
    Subject: New comment (5) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Muito bom artigo Pablo ! Infelizmente vivemos uma era de trevas na política e isso acabou po denegrir a palavra ou transforma-la em algo pejorativo. Sem dúvida que muito antes de existir o termo network o ser humano já se relacionava politicamente, no sentido correto da palavra. O lobby também pode ser incluido aqui como uma forma de relacionamento que foi distorcido e denegrido. Vou proci=urar estar presente no seu evento. Obrigado.

    abraço a todos !

    Posted by Ricardo Victorino

    Gostar


  33. De acordo Pablo,

    Vale a pena uma reflexão sobre política. Para mim existem dois tipos de política. A política do mal e a política do bem. A política do mal visa puramente os objetivos pessoais em detrimento dos objetivos dos outros. A política do bem tem por objetivo fortalecer idéias, conseguir apoio, remover barreiras, mobilizar recursos etc, sempre com foco nos objetivos pessoais e profissionais, mas também com foco nos objetivos da organização.

    É verdade que a competição faz parte do meio corporativo e ela sempre estará presente na busca pelo próximo passo da nossa carreira. Independente disso, nós podemos jogar o jogo na bola e não na canela.

    Se existe relação entre networking e política, para mim a relação é com a política do bem.

    Grande abraço,

    Oséas.

    Gostar


  34. Bom provavelmente comparado a todos que responderam eu sou um “muleque” no assunto.
    Porém tenho duvidas de como classificar o “network”, e as vezes penso em hierarquia dessa rede em relação a confiança.Porque mesmo que o seu estilo seja prioritário a redes de #Benefício Mútuo ou #Amigos cometer um engano em relação ao caráter ou intenções de uma pessoa, mesmo que ela seja um amigo de longa data.
    Agora não sei se uma hierarquia de “trust” seria as próprias categorias de networking ou seria algo separado.Ou mesmo se essa hierarquia de trust não faz sentido.
    Lembrando que isso tipo de cautela possa parecer exagerado ou paranóico, mas acredito que não é.

    Gostar


  35. Pablo Aversa, gostei muito do comentário da colega de Portugal, com seus desafios.Enfim , qdo. competências, recursos, estrutura, são dispersos, escassos, surgem os desafios para chegarmos em algum lugar.Farei o possível para estar/presenciar seu evento no Shopping Villa-Lobos/Livraria em 22/02.Até lá.
    Luiz Banks.
    http://www.estantevirtual.com.br/acervo/luizbanks

    Gostar


  36. LinkedIn Groups
    Group: Tecnologia da Informação – TI Brasil
    Subject: New comment (3) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Aproveitando o gancho dado pelo colega Marcos Pires, diria que hoje o networking está se tornando mais do que essencial.
    Nas grandes empresas de TI você não progredirá se não participar de algum tipo de networking.

    Posted by Erico Kamimura

    Gostar


  37. LinkedIn Groups
    Group: Brazilian Job-Hunters
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Ola Pablo,

    adorei seu comentario. Objetivo e sincero!!!

    E prá desmontar mitos, tabus, preconceitos… Networking é antigo… Mas agora tem nome proprio, identidade a visibilidade.

    Bem vindo networkers.

    Alias, aqui no Recife, no dia 17.03 estou ariculando um encontro informal de networking, e em Boa Viagem. Local ainda não definido..

    Interessados deverão poderão aparecer… e possivelmente avistar..

    Alô profissionais do Recife. Alô, alô (Chacrinha, medico pernambucano que fez terapia através da midia).

    Me liguem: (81) 91071767

    Posted by Igor Rafailov

    Gostar


  38. LinkedIn Groups
    Group: IT Sales Executives – Brazil
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Caro Pablo,

    Interessante o artigo sobre Networking. Gostaria de sua visão sobre um feedback que postei em um outro grupo que iniciou uma discussão sobre a eficiência (ou não) do Networking.

    Há algum tempo atrás tive a chance de descobrir um trabalho feito por Robin Dunbar, antropólogo e psicólogo Inglês, que apresentou uma teoria chamada “Número de Dunbar”.

    Essa teoria se baseia em estudos antropológicos de milhares de anos, e fatores psicológicos, e ele demonstra que o cérebro humano consegue comportar relacionamentos com até 150 indivíduos.

    Com o advento das redes sociais, como o próprio LinkedIn, Orkut e Facebook, vemos pessoas com 500+ conexões e, muitas vezes, isso pode estar sendo valorizado (ou invejado) por outras pessoas como um sinal de nível de relacionamento e chances de empregabilidade por assim dizer.

    Na sua visão, será que a teoria de Dunbar está errada ou realmente nós estamos vivendo uma fase onde o conceito de “amigo” ficou mais “elástico”?

    Será que a grande maioria confunde “estar na vitrine” com Networking?

    Abraços,

    Ricardo Costa

    Posted by Ricardo Costa

    Gostar


  39. Pablo,

    Excelente! Faço parte dos que gostaram de sua abordagem. É objetiva, aberta, conceitual e orientadora. Como a Tania, irei tuitá-la porque também é função, ou responsabilidade, no networking propagar e dissiminar.

    Gostar


  40. LinkedIn Groups
    Group: Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Subject: New comment (2) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Agradeço pela contribuição!

    Na minha área, de Design Gráfico e de Games, o networking é essencial. Nossa rede é muito fechada e não raramente são vistos os mesmos rostos em eventos ou disputando projetos, portanto é importante dar-se minimamente bem com todos.

    Muitas vezes é um exercício de paciência colocar o julgamento pessoal de lado para se trabalhar (ou ao menos conviver profissionalmente) com determinadas pessoas.

    Faz parte. A carreira agradece amanhã.

    Posted by Julia Stateri

    Gostar


  41. LinkedIn Groups
    Group: Council of Logistics and Supply Chain Management Brazil – Specialists, Professionals and Executives
    Subject: New comment (3) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Pablo,
    Parabéns pelo artigo, como vivemos uma econômia globalizada, na minha opinião sem o networking o mundo corporativo simplesmente não existiria. No Brasil entendemos a importância deste tipo de relacionamento profissional e pessoal só após a globalização da econômia, antes tarde do que muito tarde. São orientações como as suas que transmitem segurança para o networking seja praticado de forma unilateral.
    Abraço,
    Carlos Rogerio Pereira

    Posted by Carlos Rogerio Pereira

    Gostar


  42. LinkedIn Groups
    Group: Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Subject: New comment (3) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Ninguém vive fora da sociedade. Viver em sociedade significa, para os antigos gregos, viver na “pólis”. Portanto, é fundamental, sim, ser político, muito diferente de ser politiqueiro.

    No mundo cada vez mais virtual que a Internet tem proporcionado é mais do que fundamental reforçar os valores humanos da amizade, tolerância, boa comunicação, ajuda mútua e colaboração. Todas essas virtudes reforçam e apoiam o profissionalismo, a constante atualização, o conhecimento da atuação da concorrência, sem falar no conhecimento do seu próprio lugar em sua área de atuação.

    A Julia tem razão. A carreira agradece, hoje, amanhã e sempre.

    Posted by Luis Filidis

    Gostar


  43. LinkedIn Groups
    Group: Novos Planos – Empregos e Vagas Vip
    Subject: New comment (4) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Recomendo pesquisarem os livros do Srikumar Rao. Ele aborda networking de uma forma completamente diferente do que conhecemos. Vale a pena conferir.

    Posted by Anadelli Soares Braz

    Gostar


  44. LinkedIn Groups
    Group: Escola Politécnica – Universidade de Sao Paulo
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Perfeita a definicao.
    Muito bom o artigo vale a pena investir o tempo para ler. Eh real se nao sabemos nos comunicar e desenvolver as relacoes, o trabalho e a carreira ficam prejudicados.

    Posted by Luciano Santos

    Gostar


  45. LinkedIn Groups
    Group: Brazilian Job-Hunters
    Subject: New comment (2) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Pablo, excelente o artigo. Já me inscrevi no seu blog para receber seus conselhos. abs, Sergio

    Posted by Sergio Ribeiro (sergioribeiro21@gmail.com)

    Gostar


  46. LinkedIn Groups
    Group: Mercado Financeiro – BM&F Bovespa
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Concordo com você, Pablo.
    Ao longo da minha carreira profissional venho percebendo cada vez mais a importância do Networking para que a pessoa se mantenha antenada com as novidades do mundo empresarial, e também como forma de fortalecer seus vínculos com pessoas que eventualmente possam ter uma influência positiva e direta na sua carreira.

    E realmente não vejo como politicagem, mas sim como um dos hábitos propagados pelo livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”: Criar sinergia.

    Posted by Andre Medeiros

    Gostar


  47. LinkedIn Groups
    Group: Robert Half Brasil: Mercado de Trabalho
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Muito bom o texto. Realmente sem uma boa rede de relacionamentos profissionais e pessoais pouca coisa se consegue. E ela deve ser sempre baseada em “ganha-ganha” pois de outra forma, acredito, ela não se mantém por muito tempo.

    Posted by Jose Nunes .

    Gostar


  48. LinkedIn Groups
    Group: Alumni Ibmec Brasil
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Pablo,
    Excelente artigo.

    Posted by Gabriel Mattoso

    Gostar


  49. LinkedIn Groups
    Group: Brazilian Job-Hunters
    Subject: New comment (3) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Excelente texto Pablo, gostei muito. Networking apesar de algo complicado tem se tornado cada vez mais mandatorio para conseguir crescimento profissional dentro das grandes corporações, então mais uma vez obrigado por abordar esse assunto com tanta propriedade. abraço

    Posted by André Filipe Rolim

    Gostar


  50. LinkedIn Groups
    Group: Liderança e Inteligência Emocional no Mundo Corporativo
    Subject: New comment (2) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Excelente artigo e com ótimos conceitos a acrescentar a esta incrível prática.

    Sou um grande adepto do Networking, desde que li o “Livro Negro do networking” do Jeffrey Gitomer, há alguns anos.

    Posted by Kauê Leonardo

    Gostar


  51. LinkedIn Groups
    Group: Liderança e Inteligência Emocional no Mundo Corporativo
    Subject: New comment (3) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Quem vive no mundo corporativo deve se dedicar ao networking, cultivar esta pratica determina uma boa imagem deste profissional, mas pq nao se discute a produtividade desta pratica?
    Acredito que ha como tornar mais produtiva sua rede de contatos e atraves dela estimular “encontros” em sua rede, para bons negocios, que nem sempre vao trazer lucro ao intermediario e sim credibilidade.
    Bom artigo, cabe muitas opinioes e uma boa dicussao.

    Posted by Igor Lukasevicius

    Gostar


  52. Pablo,

    Muito bom este artigo sobre Network. Assim como você, eu também sou adepta da amizade, e acredito que é o melhor caminho a percorrer.
    Esse assunto merece com toda certeza investimento. Conheço pessoas que marcam na sua agenda como atividade diária para investirem nesse assunto.

    Abços

    Sucesso!

    Soraya

    Gostar


  53. LinkedIn Groups
    Group: Mercado Financeiro – BM&F Bovespa
    Subject: New comment (2) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    O Networking é realmente muito importante na vida profissional.
    Mas este é assunto bem delicado, pois muitas pessoas puxam o saco para se aproximar dos líderes e gestores, mas o que realmente é importante do Networking é se comunicar com todas as pessoas da organização (seja niveis inferiores ou superiores) sendo você mesmo, sendo uma pessoa honesta e sincera, fazendo com que os outros profissionais te vejam pelo profissional que você é.

    Abraço a todos.

    Posted by Raul Machado

    Gostar


  54. LinkedIn Groups
    Group: Executivos São Paulo
    Subject: New comment (6) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Boa contribuição, Pablo!
    Foi para meu Twitter: @doroticosta
    Obrigada!

    Posted by Doroti Costa

    Gostar


  55. Pablo,
    Adorei a abordagem desse tema tao atual e tão vital para o sucesso de qualquer profissional que é o networking.grande abraço,
    Raquel

    Gostar


  56. LinkedIn Groups
    Group: Executivos São Paulo
    Subject: New comment (7) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Networking é uma das maiores (senão a maior) ferramenta para alavancar oportunidades, mas acabou virando um “buzzword”, um modismo, e muitas pessoas acabaram fazendo networking de uma forma mecânica.
    Ir em um evento apenas para distribuir cartões de visita e ficar com aquele sorriso plastificado que diz “acabei de sair do curso de PNL” não é uma boa forma de fazer networking. Pelo menos comigo não funciona.
    Já aquele que conseguir fazer networking sem esquecer o “lado humano da coisa” vai colher frutos, inevitavelmente.

    Posted by Andre Massaro

    Gostar


  57. LinkedIn Groups
    Group: Executive Search Brasil
    Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Networking, FUNCIONA se for bem usado com profissionalismo e confidencialidade.

    Posted by Juliana Starosky

    Gostar


  58. LinkedIn Groups
    Group: Council of Logistics and Supply Chain Management Brazil – Specialists, Professionals and Executives
    Subject: New comment (4) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Parabéns, Pablo!
    O artigo realmente é muito interessante e acho que a questão do networking faz parte da minha vida faz algum tempo, pois sempre procurei cultivar bons relacionamentos (também) na vida profissional.
    Pode-se discutir a forma de fazê-lo, seja muito bem planejada, estruturada, ou baseada em relações mais informais, que se solidificam a medida que situações de sobra ou falta de recursos (sejam de que natureza forem) se apresentam.
    Mais de uma década atrás, tive o prazer de participar de uma iniciativa com amigos do mercado de Shipping no Rio de Janeiro e fundar o Clube do Convés, onde o foco era o networking e onde nos reuníamos para trocar idéias, fazer negócios e em diversos casos buscar ou oferecer vagas de emprego.
    Hoje participo de formas mais “modernas” de networking como o Linkedin e fóruns de discussão como esse, prova de que continuo achando que o networking é fundamental para o nosso sucesso!
    Abraço,
    Leandro Brusque

    Posted by Leandro Brusque, PMP

    Gostar


  59. LinkedIn Groups

    * Group: Vagas de TI
    * Subject: New comment (1) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Cada vez mais estou convencido da importancia da Networking, pois ninguem constroi uma solida carreira sem contar com apoios, aquele que se fez sozinho talvez tenha construido, sem perceber, uma ativa rede de contatos.

    Posted by Augustinho Catto

    Gostar


  60. LinkedIn Groups

    * Group: DBM Brasil
    * Subject: New comment (3) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    É isso aí…
    Lembrando-se que o bom networking só ajuda a quem é competente…
    Networking sem competência gera a politicagem que, felizmente, principalmente após a última crise (que reforçou a consciencia das empresas quanto à importância da eficácia em tudo o que é feito), não levará ninguém a lugar algum.

    Posted by Moacyr (Moa) Santos Jacinto Junior

    Gostar


  61. LinkedIn Groups
    Group: Council of Logistics and Supply Chain Management Brazil – Specialists, Professionals and Executives
    Subject: New comment (5) on “Um Papo Franco Sobre Networking”

    Muito interessante o artigo. Parabéns!
    Gostei da forma como tratou a importância de se estabelecer networking também com os subordinados. Percebo que, quando a maioria das pessoas trata do tema, foca no topo, esquecendo-se da importância da construção de boa base. Muito bom. Para complementar, há alguns dias, estive conversando com um conhecido. Tratávamos justamente deste tema e ambos concordamos que, para se tornar um bom profissional até o nível gerencial, o fator “competência técnica” acaba tendo maior ponderação do que o fator “networking”. No entanto, entendemos que, na medida em que se sobre na escala profissional ainda mais, o fator “networking” acaba ganhando maior ponderação. A manutenção nestes altos cargos, no entanto, entendemos que acaba sendo consequência de uma boa combinação entre essas duas variáveis: competência técnica e networking.
    Abraço
    Augusto

    Posted by Augusto Stagi

    Gostar


  62. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Discussion: Um Papo Franco Sobre Networking
    Pablo, como sempre ótimos posts e comentários.

    Networking é essencial para a vida corporativa. O que eu vejo é que algumas pessoas, para não dizer a maioria, mistura o pessoal com o profissinal. Não conseguem distinguir o amigo do chopp de um profissional com o qual você gostaria de manter um networking profissional.

    E mais complicado ainda fica quando o próprio amigo do chopp também é um profissional para o qual você tem interesse profissional. E neste caso algumas pessoas confundem as coisas, acham que o amigo do chopp tem obrigação de ajudar. Mas esquecem que talvez essa pessoa queira ter você apenas como “amigo do chopp”, sua postura, expertise, posição ou qualquer outra coisa podem não interessar profissionalmente a essa pessoa. E neste caso começa o conflito!

    Posted by André Rodrigues (PMP, ITIL)

    Gostar


  63. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Discussion: Um Papo Franco Sobre Networking
    Vejo com extrema importância o exercício do Networking. Mas vejo também que considerando as várias responsabilidades que acometem o nosso dia-a-dia, e necessário a destinação de tempo para tal. Nesse sentido um profissional deverá incluir no seu planejamento diário, de forma estratégica como ira otimizar seu tempo com esse fim, ao passo que do contrário, haverá momentos que serão reservados a familia, filhos e até netos, também de extrema importância para o seu equilíbrio emocional, que é o outro lado da vida.

    Posted by Josué Medeiros

    Gostar


  64. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Discussion: Um Papo Franco Sobre Networking
    Se olharmos a prática do Networking, com os objetivos fundamentais para o estabelecimento do mesmo, quais sejam: Conhecer gente, estabelecer relacionamentos, adquirir conhecimentos e estabelecer credibilidade pessoal; com certeza colheremos bons frutos ao longo dos nossos relacionamentos; as oportunidades e os ganhos surgirão de forma espontânea, no seu devido tempo; tanto de servir como de ser servido. Pelo contrário, se estabelecemos esta prática simplesmente com interesses pessoais de auferir algum retorno, principalmente a curto prazo, com certeza será mera politicagem ou absoluta perda de tempo.

    Posted by Mario Moura

    Gostar


  65. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Discussion: Um Papo Franco Sobre Networking
    O networking pode ser uma das práticas que você deverá se atentar durante toda sua vida corporativa e pessoal, sendo que, estas são práticas que vão abranger tanto o lado de compreender quem deseja estender seus relacionamentos, iniciando um bate-papo com você, sendo esta pessoa bem recebida e também, quando você inicia uma conversa informal com alguém que você deseja estabelecer relações profissionais no sentido de se colocar à disposição quando precisar. Assim as relações vão se formando em rede e da forma como se utiliza muito na área do marketing: “o boca-a-boca”. Todos solicitam de todos informações sobre todos – todos julgam profissionalmente à todos – quais são os profissionais que desejo que jogue no meu time para que juntos, todos, possamos ter as melhores participações no mercado. Existem práticas muito difundidas que não deixa que pessoas importantes para o nosso “network” esqueçam de nossa pessoa e nossas funções, como enviar cartão de aniversário, e-mail de feliz natal e feliz ano novo, sempre se recordar de fatos como “se está tudo bem após um acidente”, coisas assim. Após trazer as pessaos para mais próximo de você, saiba que terá responabilidades adicionais com estes novos relacionamentos. Um dia um desses amigos lhe telefona querendo saber quem poderá lhe ajudar com uma pessoa com certo perfil para uma vaga de trabalho, BINGO! É uma oportunidade para ajudar alguém que você considera. e aí vai…

    Posted by Wagner Bianchi

    Gostar


  66. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Discussion: Um Papo Franco Sobre Networking
    Meu entendimento sobre networking e focar no coletivo, conhecimentos complementares, sinergia e não pode ser um escambo (uma informação pela outra). Minha experiência revela que temos que franquear nossos erros para que os colegas não os cometam, afinal não temos a eternidade para termos a oportunidade de cometer todos os erros (Em projetos chamamos de lições aprendidas). Se Thomas Edson tivesse um networking talves não precisasse errar tanto para alcançar seu primeiro sucesso. Importante lembrar que seletividade e´ a base de chegar mais rapido ao ponto, ou seja, se a informação não for indexada e limpa, corremos o risco de não sabermos classificar o lixo eletrônico. Para os net’s mais próximos, faço referencia as palavras de Wagner Bianchi acima, e´ preciso fazer a manutenção do relacionamento com respeito e consideração.
    Para finalizar, devemos ter atitude de estar na rede sempre, pensando em contribuir mais do que receber, esse principio e´ gratificante e traz bem estar em saber que um colega agregou valor com uma contribuição sua.

    Posted by Fernando Grava

    Gostar


  67. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Discussion: Um Papo Franco Sobre Networking
    Sobre este assunto irei parafrasear um amigo que disse; “Networking or Not Work.”
    Ou seja …

    Posted by Adalberto Bezerra Filho

    Gostar


  68. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Discussion: Um Papo Franco Sobre Networking
    “Entre networking com almoço, jantar e cafézinho com muito discurso e muita prosa, eu prefiro mesmo é gestão com lógica e resultado. É lógica ( empresa bem liderada e administrada) e resultado ( produtos/serviços saindo no final da linha para serem vendidos aos mercados) que geram lucros que pagam pelo nosso direito de continuarmos existindo. Caso contrário, se for uma empresa vai a bancarrota e se for uma pessoa morre. “There are no free lunch”.

    Posted by Edson Aparecido VERGILIO

    Gostar


  69. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Discussion: Um Papo Franco Sobre Networking

    “There are no free lunch”. Está perfeitamente correto!
    Porém, devido à isto, “pratique Networking”!
    Lembre-se: uma mão lava a outra…

    Abraços cordiais.

    Posted by Eduardo Duin

    Gostar


  70. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Discussion: Um Papo Franco Sobre Networking

    preciso estabelecer networking com pessoas que quase nem vejo,alguém tem alguma sugestão?

    Posted by Alana Pinho

    Gostar


  71. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Discussion: Um Papo Franco Sobre Networking

    Acredito que todos os profissionais tenham o seu meio de convício e saibam exatamente quias são as pessoas que influeciam uma tendência de mercado que possa ser vatajosa para você. Lembrar de todas as pessoas e estar sempre com todas elas é algo impossível, mas, é interessante marcar aquelas que possam de alguma forma influenciar os benefícios que busca ou mesmo aquelas que necessitam de alguma ajuda através de seus préstimos. “Networking” não é “conhecer para levar vantagem” e sim, “lembrar e ser lembrado”, “não sei mas sei quem tem”; para que todos ganhem juntos o melhor do mercado.

    Posted by Wagner Bianchi

    Gostar


  72. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Discussion: Um Papo Franco Sobre Networking

    Então Alana, é uma situação complicada essa. Você quase nem vê, mas essa pessoa pode ser interessante para o seu network e você para o dela? Então, pensa entrabalhar isso sim.

    Para mim nada mais irritante do que aquele contato que só aparece quando estar buscando uma nova posição ou precisa de algum contato em uma empresa que eu conheço.

    Veja, vc não precisa sair para tomar chopp, ou almoçar toda semana com todas as pessoas. Mas mostrar interesse, estar disponível quando solicitada… enviar um e-mail etc. Isso são ações das mais básicas, mas que no dia que vc precisar de algo e precisar entrar em contato a pessoa não vai pensar: “putz, ela NUNCA aparece e quando precisa eu tenho que ajudar? Ah não!”

    Esse assunto de network não é fáil, é delicado mesmo. E vai ter gente que descorda do que falei, outros concordam…

    Posted by André Rodrigues (PMP, ITIL)

    Gostar


  73. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Discussion: Um Papo Franco Sobre Networking

    Em minha opinião, é mantermos contato , e usarmos de um bom senso e fazermos amizades sadias , com uma boa postura em nosso ambiente de trabalho, e sempre que possivel mandarmos um alô, ou um feliz aniversário, e darmos vida ao nosso Networking, porque na verdade ele será como uma semente, você vai plantar, regar, cuidar e quando essa semente crescer, você colherá o fruto. O significa que é algo que Você consegue a longo prazo, mais valerá a pena.

    Posted by Tatiany Felipe da Gama

    Gostar


  74. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Discussion: Um Papo Franco Sobre Networking

    Excelente comentário, no mundo corporativo é impossível maximizar os resultados sem uma boa rede de relacionamentos, sendo assim, é de fundamental importância ter um NetWorking de qualidade.

    Posted by marcos roberto moura

    Gostar


  75. LinkedIn Groups
    Group: PROFISSIONAIS DE FINANÇAS – BRASIL +2000
    Discussion: Um Papo Franco sobre Networking

    Pablo:
    Acredito na importância de manter uma rede de relacionamento dentro e fora dos limites da empresa. Entretanto, profissionalmente, um network deveria trilhar os caminhos da gorvernança corporativa, onde transparência e ética são palavras chaves. Uma rede pautada nos valores do primeiro modelo citado certamente é o mesmo que um tiro no próprio pé, um suicídio em termos das possibilidades de ascensão profissional e humana. Fora isso, a importância de participar de uma rede não significa ampliar as possibilidades de galgar novos cargos, pode até ajudar eventualmente, mas o essencial é a qualidade do serviço prestado e a capacidade de liderança, isso sim, distingue alguém com chances frente aos demais concorrentes. Para isso são necessárias duas situações: um bom relacionamento com o grupo de trabalho, que realmente será o reflexo do desempenho profissional do líder e também um canal de comunicação eficaz com os superiores de plantão. Mas, de qualquer forma, não dá pra fugir do essencial: a comunicação. Parabéns pelo texto!

    Posted by Antonio Luiz Pontes

    Gostar


  76. LinkedIn Grupos
    Grupo: São Paulo in Business – Networking, Executives, Professionals and opportunities
    Discussão: Um Papo Franco sobre Networking

    Pablo,

    Muito bom mesmo !!!
    Normalmente só se ouve falar de networking quando se está em redericionamento de carreira e em busca de novas oportunidades profissionais.
    O artigo quebra este paradígma e coloca claramente o papel do networking na vida das pessoas.

    Alvaro

    Publicado por Alvaro Fagundes Jr.

    Gostar


  77. LinkedIn Grupos
    Grupo: Rio de Janeiro In
    Discussão: Um Papo Franco sobre Networking

    Olá Pablo.
    Relacionamento é fundamental.
    Sou auditor de uma importante certificadora no país, e para voce ter uma idéia, eu não conheço as pessoas com quem trabalho, apenas por telefone.
    O nosso relacionamento é tão bom, que parece que nos conhecemos a muitos anos.
    Networking não é politicagem………é um momento onde procuramos afinidade de competências.

    Abraços,

    LH Daiha

    Publicado por Luiz Henrique Daiha .’.

    Gostar


  78. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Discussão: Um Papo Franco sobre Networking

    Perfeito! Dicas muito importantes para o nosso dia a dia. Eu pratico e aprovo. Parabéns Pablo! Abçs, Cláuda Ricci

    Publicado por Cláudia Ricci Espósito

    Gostar


  79. LinkedIn Grupos
    Grupo: Rio de Janeiro In
    Discussão: Um Papo Franco sobre Networking

    Oi. As vezes acho meio hipócrita e paradoxal esse tal de networking, cultivar novos contatos, amigos. Uma nova postura carismática, aberta e bla bla bla.

    É importante sim, mas alguns se esquecem que networking começa dentro da nossa própria casa, no nosso ambiente de trabalho. Na rede são abertos, diplomáticos, carismaticos mas quando se viram para o lado emanam despotismo, intolerância e prepotência. Não consigo entender.

    Publicado por Alviane Miranda

    Gostar


  80. LinkedIn Groups
    Group: Executivos Campinas
    Discussion: Um Papo Franco sobre Networking

    Parabéns pelo artigo Pablo, tratou com muita “propriedade” o tema. Gostei muito e vou compartilhar com outros amigos. Sds

    Posted by Cadu Reis

    Gostar


  81. LinkedIn Groups
    Group: Executivos Campinas
    Discussion: Um Papo Franco sobre Networking

    Uma ótima oportunidade de realizar novos contatos para o futuro!

    Posted by Gil Brites

    Gostar


  82. LinkedIn Groups
    Group: VOCE S/A
    Discussion: Um Papo Franco sobre Networking

    Tudo dependerá da perpectiva pessoal de “sucesso” e do que cada um considera “relacionar-se com êxito”. Uma pessoa naturalmente tímida pode nunca chegar a ser um sucesso se isto significa ser o CEO de uma empresa. Porém ele pode ser articulado na sua esfera de conhecimento e obter reconhecimento intelectual e econômico por isto.

    Posted by Maristela Oliveira

    Gostar


  83. LinkedIn Groups
    Group: GRUPO DE EXECUTIVOS DO BRASIL / BRAZIL
    Discussion: Um Papo Franco sobre Networking

    Olá Pablo,

    Antes de mais nada, parabéns pelo post.

    No meu caso, meu networking é baseado em Benefício Mútuo e em Amigos, porém percebi (da pior maneira) que estas relações são sempre do nosso ponto de vista, e que o outro lado da relação pode a seu critério passar para o modo “facada nas costas” sem lhe avisar, o que realmente desaponta muito.

    Ontem estava lendo um outro post sobre qual método é melhor para se conseguir uma nova posição, e fiquei muito surpreso quando ví um colega que estava buscando uma posição há dois meses dizendo que havia contatado seu networking e não havia recebido nenhum retorno, e outro dizendo networking era politicagem e que ele participara de todas as etapas de um processo de seleção e no final contrataram uma pessoa “por indicação de um diretor”, ou seja, com alto Q.I. …

    Eu pretendia responder ao post com um comentário na mesma linha que o seu artigo, mas dificilmente conseguiria ser tão completo quanto você.

    No meu caso, em meus 24 anos de carreira passei por 5 empresas e somente em uma delas fui contratado através de uma vaga publicada em jornal (em 1996).

    Todos os outros chegaram a mim através de relacionamento.
    Minha primeira posição de gerente foi em uma vaga que não havia sido publicada e que foi preenchida apenas através de indicações, e mesmo assim o processo demorou três meses.

    Quando apareceu a possibilidade de assumir uma superintendencia, busquei saber entre meus pares e diretores como seria o processo e o que achavam de eu participar e o apoio deles e recomendação foi fundamental.
    A posição de Diretor também foi por networking: fui procurado por um ex-chefe.

    Por tudo isso, tenho certeza que a próxima posição, quando acontecer, também será através de networking.

    Abraço,

    Alfredo

    Posted by Alfredo Oliveira

    Gostar


  84. LinkedIn Groups
    Group: BRAZIL IN BUSINESS: Council of Executives, professionals and management. $ VAGAS e OPORTUNIDADES $
    Discussion: Um Papo Franco sobre Networking

    Pablo, estou de acordo. E suas colocações são pertinentes em vários outros países do mundo.

    Posted by Tulio Albuquerque

    Gostar


  85. LinkedIn Groups
    Group: VOCE S/A
    Discussion: Um Papo Franco sobre Networking

    É costume definir adolescência como o período compreendido entre o final da infância e o início da fase adulta, “adolescência em network” seria um tempo de passagem no qual a pessoa aprenderia a se satisfazer, a trabalhar e a se relacionar nos moldes adequados à uma suposta “maturidade em network” onde não importa de onde se vem mas o que se é.

    Relações “maduras em network” é um modelo, que para ser efetivo, para ser sucesso no mundo corporativo depende de suas Competências com Foco em Relacionamentos tais como: – Afetividade, Auto-Imagem, Controle Emocional, Disposição para Mudanças, Mobilidade Física, Realização, Auto Motivado, Sociabilidade.

    Disso irá resultar a sua habilidade de relacionar-se com êxito numa sociedade padronizada porém ainda “adolescente em network”!!!

    Como estão as suas Competências com Foco em Relacionamentos???

    Posted by Garabet Kissajikian Junior

    Gostar


  86. LinkedIn Groups
    Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
    Discussion: Um Papo Franco sobre Networking

    Networking,
    No meu ponto de vista, com a informatica e / a tecnologia esta automatizando todos os processos industriais e empresariais. Vejo o NETWORKING, como a tecnologia da informação para o profissional de hoje.

    O jeito mais facio de acompanhar as noticias que esta acontecendo no mundo empresarial, atualidades profissionais, ao mesmo tempo, eprendendo o que as grandes organizações de hoje procuram em um profissional.

    Abraços

    Marcio Alves

    Posted by Marcio Alves

    Gostar


  87. LinkedIn Groups
    Group: Alumni Ibmec Brasil
    Discussion: Um Papo Franco sobre Networking

    E complementando, o exito geralmente vem quando seu estilo de relacionamento se integra e interage naturalmente ao seu ambiente de negócios.

    Posted by Gustavo Quintiliano

    Gostar


  88. LinkedIn Grupos
    Grupo: Tecnologia da Informação
    Discussão: Um Papo Franco sobre Networking

    Foi-se o tempo que dinheiro era sinônimo de poder. O que realmente importa no final são os relacionamentos.

    Publicado por Gabriel Rodrigues Costa

    Gostar


  89. LinkedIn Grupos
    Grupo: Tecnologia da Informação
    Discussão: Um Papo Franco sobre Networking

    Muito bom esse blog.

    Publicado por Felipe Michilin

    Gostar


  90. LinkedIn Grupos
    Grupo: Rio de Janeiro In
    Discussão: Um Papo Franco sobre Networking

    Esse processo é interessante e é preciso habilidade para fazer o networking do contrário vira hipocrisia, tenho visto pessoas que procuram ser amigas de todos somente para que possa dizer que tem uma rede de relacionamentos, o que na prática sabemos que não é real.

    Publicado por Jorge Domingues

    Gostar


  91. LinkedIn Grupos
    Grupo: Rio de Janeiro In
    Discussão: Um Papo Franco sobre Networking

    É preciso auto crítica, humildade, abertura.
    As mídias sociais enquanto canais de comunicação, estão abrindo uma nova forma de nos comunicar, de nos envolver e isso requer também uma nova maneira de perceber as pessoas e a forma como nos envolvemos.

    Não adianta mudar a tecnologia se a cabeça permanecer do mesmo jeito. Nesse cenário entra a discussão das gerações X, Y e Z. Conhecendo o mínimo desses mundos não é dificil perceber porque essa última se dára melhor nesse novo ambiente.

    Publicado por Alviane Miranda

    Gostar


  92. LinkedIn Grupos
    Grupo: HSM
    Discussão: Um Papo Franco sobre Networking

    Networking tem a ver com essência do ser humano. Como já se disse: “O homem é um animal político”(…) porém na política sempre se encontrará ‘politicagem’. Entretanto, o fato de haver excessos em algo, não invalida a verdade de sua essência.

    Publicado por Adiel Lages

    Gostar


  93. LinkedIn Grupos
    Grupo: Falando de Varejo
    Discussão: Um Papo Franco sobre Networking

    Networking é fundamental nos dias de hoje. Recentemente deixei o cargo de diretor de uma multinacional onde trabalhei por 18 anos. Num primeiro momento o choque é muito grande mas fiquei impressionado com a quantidade de ex colegas de trabalho que exercem funções de destaque em outras grandes empresas que me ligaram pedindo para enviar currículo. Se no perído que trabalhamos juntos esta relação não tivesse sido a base de amizade e profundo respeito profissional a situação poderia ser muito pior.

    Publicado por Cícero de Mello Sant’Anna

    Gostar


  94. LinkedIn Groups
    Group: Executivos Campinas
    Discussion: Um Papo Franco sobre Networking

    Olá, Pablo, muito bom este assunto. Eu gosto de pessoas!!!! Me emociono com cada história de vida!!! Tudo isso me faz acreditar que esta habilidade de nos relacionar, mais do que sucesso, faz um bem enorme para nosso espírito e nosso coração. Quero ler mais sobre. Att, Marcia Godoy

    Posted by Marcia Godoy

    Gostar


  95. LinkedIn Groups
    Group: VOCE S/A
    Discussion: Um Papo Franco sobre Networking

    Em um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico Networking passa a ser uma das, ou melhor, a ferramenta mais importante para um profissional que almeja o sucesso. Se soubermos utilizar da melhor forma nossa rede de relacionamento e extrair o que ela realmente tem de melhor estaremos um passo a frente nos negócios e aceleramos nossa carreira.

    Posted by Vitor Rafael de Lima Silva

    Gostar


  96. LinkedIn Groups
    Group: Passarelli – Executive Search
    Discussion: Um Papo Franco sobre Networking

    Pablo muito bom este material ! Eu acredito que além do processo/lógica que você aborda muito bem tem também toda parte emocional de uma relação que para mim é fundamental, ou seja, nossos comportamentos e atitudes refletem o que somos e criam a nossa imagem para com que nos relacionamos (percepção que passa a ser realidade). Em nossos relacionamentos acredito que o sucesso esta na confinça que construímos e pré-disposição para recebermos feedbacks.Isto isto significa sermos abertos, aceitarmos os outros como eles são e não como queremos que sejam, sermos congruentes (estar em sintonia com que pensamos ,sentimos e como agimos e falamos (“walk to talk”))e sermos confiávies (caso nos compretemos com algo ,que cumpramos com a atividade/tarefa e caso não seja possível que possamos avisar com antecedência e reprogramar o que foi prometido). Atenciosamente, Octavio Gerbasi

    Posted by Octávio Gerbasi .’.

    Gostar


  97. LinkedIn Groups
    Group: GRUPO DE EXECUTIVOS DO BRASIL / BRAZIL
    Discussion: Um Papo Franco sobre Networking

    O seu comentário é muito interessante.
    Cada vez mais temos que ter a consciência da importância do networking, mas a grande questão é: como desenvolvermos uma boa rede.
    Não basta apenas temos contactos na nossa base é preciso trabalha-los. Muitas vezes não sabemos como trabalhar esse contactos, que assuntos partilharmos, como chegarmos nas pessoas após o primeiro contacto.
    A networking deve ser trabalhado todos os dias, deve fazer parte das tarefas diárias.
    O que fazer para não ser considerado inconveniente? Como vencer o medo de se comunicar? A vergonha de dar nas vistas?…
    Quem tiver digas interessantes deve partilhar para ajudar aqueles que tenham mais dificuldades.
    Um abraço a todos

    Posted by Cristina Cruz

    Gostar


  98. LinkedIn Grupos
    Grupo: Gestão por Competências
    Discussão: Um Papo Franco sobre Networking

    Pablo, adorei o artigo! Na área que atuo, muito do que consegui foi com redes sociais e de forma despretenciosa, isso é, sem interesse no que essas relações poderiam me render. Para mim, sempre foram muito proveitosas.
    Existe politicagem em diversas redes, existe e não podemos negar. Mas como você disse, ainda existem muitas redes baseadas na amizade e na parceria.

    Publicado por Sergio Franco

    Gostar


  99. Pablo,
    Este realmente é um tema bastante interessante. Não basta apenas sermos competente, precisamos fazer networking como parte de nosso ciclo de vida profissional. As relações humanas devem ser privilegiadas e os profissionais com visão de carreira devem investir nisto.

    Gostar


  100. LinkedIn Grupos
    Grupo: Falando de Varejo
    Discussão: Um Papo Franco sobre Networking
    É certo dizer que networking é uma das mais antigas práticas do mundo dos negócios. Abre portas, vibiliza novos negócios, reforça laços com clientes e fornecedores e ainda mais! A grande diferença é que hoje temos nossos contatos ao acesso do mouse, de forma atualizada e sabemos o que estão fazendo e pensando, através das redes sociais. Não vejo o networking como politicagem, nem como uma maneira de conseguir um QI, mas sim como a melhor prática para que integremos o ambito corporativo ao pessoal, transformando os negócios de nossas empresas em um constante e sadio RELACIONAMENTO.

    Publicado por Alexandre Silva

    Gostar


  101. LinkedIn Grupos
    Grupo: Falando de Varejo
    Discussão: Um Papo Franco sobre Networking
    Pensar e realizar o NW é simplesmente a nossa essência de sobrevivência. Achar que isso é um mecanismo tão “atual” ou mesmo “livre de segundas intenções”, seria no meu ponto de vista, bobagem. Na verdade cada um sabe a força e os detalhes de suas redes, e mais, sabemos tudo que pode comprometê-la. Afinal são pessoas que se alinham nestas redes e pessoas não são perfeitas. O importante no meu parecer é utilizar o NW da forma mais construtiva possível, pois diferente dos “primórdios” da relação humana, hoje os canais são mais rápidos, expostos e “ferozes”. Vamos aproveita este momento incrível que estamos vivendo, com o advento da web principalmente, e REALIZAR. Sucesso para todos desta rede e de outras!rs

    Publicado por Renato Malachine

    Gostar


  102. LinkedIn Grupos
    Grupo: Tecnologia da Informação
    Discussão: Um Papo Franco sobre Networking
    Muito interessante o post!

    Publicado por Evandro Nascimento

    Gostar


  103. Muito bom, concordo com tudo que disse.
    Parabéns pela abordagem !!

    Gostar



Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: