h1

Teste A Sua Habilidade de Ouvir

Março 2, 2010

Você é um ouvinte efetivo? Pergunte a um par com o qual você  se comunica regularmente, e que você sabe de antemão que irá responder honestamente  “sim” ou “não”, as seguintes 10 questões. Não responda às perguntas você mesmo. Frequentemente nos enxergamos como grandes ouvintes quando, na realidade, os outros sabem que nós não somos nenhuma Brastemp…

1 – Durante as 2 semanas passadas, você pode se lembrar de uma ocasião em que você achou que eu não estava  te ouvindo?

2 – Quando você está falando comigo, você se sente relaxado pelo menos 90% do tempo?

3 – Quando você está falando comigo, eu mantenho contato visual (olho no olho) com você a maior parte do tempo?

4 – Eu fico na defensiva quando você me diz coisas com as quais eu não concordo?

5 – Ao falar comigo, faço frequentemente perguntas para esclarecer o que você está dizendo?

6 – Numa conversa, de vez em quando eu reajo emocionalmente (além do normal) às informações?

7 – Alguma vez eu atropelei e finalizei o que você estava dizendo?

8 – Eu frequentemente mudo minha opinião depois de discutir algo com você?

9 – Quando você está tentando me comunicar algo, eu frequentemente falo o tempo todo?

10 – Quando você está falando comigo, eu frequentemente brinco com uma caneta, um lápis, minhas chaves ou qualquer outra coisa que está sobre minha mesa?

Utilize as respostas do seu par para avaliar a sua habilidade de ouvir. Se você recebeu 9 ou 10 respostas corretas, você é um ouvinte excelente; 7 ou 8 respostas corretas indicam um bom ouvinte; 5 ou 6 respostas corretas significam que você possue uma habilidade de ouvir razoável; e menos que 5 respostas corretas reflete um ouvinte pobre.

À propósito, aproveite que você está aquecido em relação ao tema e leia as 7 Dicas Para Ouvir Efetivamente. Afinal escuta produtiva não acontece naturalmente, é necessário muita dedicação e prática.

Em tempo: as respostas mais frequentemente dadas pelos ouvintes efetivos são: 1. não, 2. sim, 3. sim, 4. não, 5. sim, 6. não, 7. não, 8. sim, 9. não, 10. não.

12 comentários

  1. LinkedIn Groups
    Group: IT Sales Executives – Brazil
    Subject: New comment (1) on “De Volta Ao Básico: Teste A Sua Habilidade De Ouvir”

    Excelente Artigo!
    Num primeiro momento, “ouvir” parece estar na contra mão de uma sociedade agitada e focada em resultados ?!?!

    Abraços,

    Suely Cavalheiro

    Posted by Suely Cavalheiro

    Gostar


  2. LinkedIn Groups
    Group: ASSOCIAÇÃO DE EXECUTIVOS DO BRAZIL / BRASIL
    Subject: New comment (1) on “De Volta Ao Básico: Teste A Sua Habilidade De Ouvir”

    Excelente post.

    Posted by Miguel Gouveia

    Gostar


  3. LinkedIn Groups
    Group: Vagas de TI
    Subject: New comment (1) on “De Volta Ao Básico: Teste A Sua Habilidade De Ouvir”

    Aceitei o desafio e com grande surpresa tomei ciencia de uma deficiencia que acredito vamos acumulando com a vida corrida de executivo. Deixamos de ouvir o suficiente e aceleramos a conclusão.
    Aproveitei e li o artigo 7 dicas para ouvir.

    Posted by Silvio Calazans

    Gostar


  4. Muito bom o artigo…merece especial atenção de líderes – ouvir é uma arte – sei que muitas vezes estamos na correria para fazer entregas na empresa,participar de reuniões e etc…, mas ouvir é essencial para tomar decisões assertivas. Eu acredito que minha maturidade profissional e até por conta da minha formação fui me aperfeiçoando “na arte” – não é fácil, não! Quando sou requisitada a dar uma opinião ou escutar alguém , procuro fazê-lo num momento em que eu possa dar uma atenção especial, ou seja, me organizo para receber e escutar a pessoa sem interrupções de terceiros, procuro não atender chamadas telefônicas ou ficar olhando o computador e de vez enquando dando uma olhada para a pessoa (coisas que já aconteceram comigo), fico atenta ao assunto e faço as vezes algumas intervenções, muito breves, para elucidar melhor quando tenho dúvidas – mas espero que a pessoa termine o assunto. Com isso aprendi muito e cresci como pessoa e profissional.

    Gostar


  5. LinkedIn Groups
    Group: ASSOCIAÇÃO DE EXECUTIVOS DO BRAZIL / BRASIL
    Subject: New comment (2) on “De Volta Ao Básico: Teste A Sua Habilidade De Ouvir”

    Pablo, somente respondendo: Será que também as pessoas sabem pronunciar pausadamete, claramente, de forma que possamos entende-las? Ouvi-las.? Comunicação é importante e ao mesmo tempo complicada, pois muitos dizem ouça, mas ai agente fica….”””o que vc falou” fala pra fora…

    Posted by IVONETE DIAS DE ALMEIDA ( RODRIGUES)

    Gostar


  6. LinkedIn Groups
    Group: Executive Search Brasil
    Subject: New comment (1) on “De Volta Ao Básico: Teste A Sua Habilidade De Ouvir”

    Oi João,

    Perfeita a frase que escolheu para colocar em seu blog:

    “… Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido.” Dalai Lama

    Abs, Juliana Starosky

    Posted by Juliana Starosky

    Gostar


  7. LinkedIn Groups
    Group: Brazilian Job-Hunters
    Subject: New comment (1) on “De Volta Ao Básico: Teste A Sua Habilidade De Ouvir”

    Pablo,

    Gostei do artigo, postei um comentário lá..percebi que com a maturidade profissional (e pessoal tb) me tornei uma boa ouvinte, mas sempre temos espaço para melhorar , né?

    1 [ ] ,
    Joelma

    Posted by Joelma Rocha

    Gostar


  8. Gostei muito do artigo e acredito que sempre devemos fazer uma análise e exercício de como estamos em relação ao ouvir.

    Gostar


  9. … Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido.” faço minhas essas lindas palavras do dalai lama. devemos aprender a viver so isso o resto o futuro se incumbe de acrescentar.

    Gostar


  10. Gostei do artigo pelo fato de a realidade de hoje ser a busca constate de resultados, e uma boa comunicação conta positivamente dentro de uma empresa . Quando há comunicação de maneira certa as informações fluem e os resultados aparecem e isso faz com que a organização obtenha um diferencial competitivo.

    Gostar


  11. Muito importante este artigo!

    Gostar


  12. Pablo,
    Muito oportuno o tema.A correria do dia a dia nos fazem descuidar de atitudes tao simples,porém tao ,importantes.

    Gostar



Expresse sua opinião

