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Os Erros + Comuns Dos Novos Gerentes

Abril 29, 2010

Republicado em 13/04/2011

O outro dia estava ouvindo uma entrevista com um comediante famoso quando algo que ele disse chamou a minha atenção. O sujeito aparentemente imigrara para os Estados Unidos com os seus pais e percebeu que, para conseguir um bom trabalho, precisaria melhorar consideravelmente a sua habilidade em falar Inglês.

Então concluiu que a melhor forma de fazer tal proeza seria se inscrevendo num curso de teatro, E foi assim que a sua carreira como ator começou.

LIDE COM AS SUAS FRAQUEZAS

Parece um tanto óbvio, não? Mas isso me fez pensar: quantos gerentes realmente sabem o que está limitando  seu sucesso? E, se sabem, quantos deles obrigam a si mesmos a fazer alguma coisa sobre isso?

Quer saber? Estou disposto a apostar que metade dos gerentes que estão neste exato momento lendo estas linhas estão dizendo a s mesmos: “Uau! eu devia mesmo fazer algo sobre ______” (preencha a lacuna). Mas… será que efetivamente vão fazer alguma coisa? Possivelmente não.

Também estou disposto a aapostar que a outra metade não vai vestir a carapuça, mas sim culpar o mundo pelo fato de não terem avançado na empresa, ao invés de tomar uma atitude sobre o medo ou a limitação da qual estou praticamente seguro que tomaram consciência num determinado momento de suas carreiras, mas que acabaram não enfrentando pelos mais diversos motivos.

Qualquer que seja a metade em que você se encontra, todos nós temos ao menos um medo ou uma limitação travando a velocidade de nosso crescimento. Se encarassemos ou aprimorassemos essa “deficiência” praticamente é certo que novas portas vão se abrir para novos êxitos e oportunidades.

Por isso quero novamente compartilhar um post meu, recentemente republicado nos sites Infomoney e Administradores, que aponta algumas das deficiências mais comuns quando estreamos no papel de gerentes. Afinal, gerenciar pode ser um pouco difícil no início, mais ainda quando uma recente pesquisa concluiu que mais de 50% dos gerentes receberam treinamento ZERO antes de serem lançados na função. Segue uma lista dos erros mais comuns que os novos gerentes cometem. Quem sabe assim você não terá a chance de evitá-los?

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(À propósito, se você acha que esqueci de algum, utilize o link “Deixe um comentário” ao final para adicionar um novo).
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1. Considerar que você sabe tudo.

Se acabou de ser promovido a Gerente de Produção,  você pode achar que sabe tudo sobre produção. Mesmo que isso seja verdade – e não o é – você certamente não sabe tudo sobre a parte mais importante do seu trabalho: gerenciar pessoas. Ouça as pessoas ao seu redor. Pergunte a opinião delas quando apropriado. Mantenha a mente aberta.

2. Mostrar a todos quem está no comando.

Confie em mim, todos no seu time sabem quem é o novo gerente. Você não precisa dar um grande show sobre o fato de ser “o chefe”. Entretanto, o que você precisa sim é demonstrar que, como chefe, você faz a diferença.

3. Mudar tudo.

Não re-invente a roda. Só porque a forma como alguma coisa é feita não é a forma como você faria, isso não siginifica necessariamente que está errada. Aprenda a diferença entre “diferente” e “errado”.

4. Ter medo de fazer qualquer coisa.

Talvez você não tenha solicitado essa promoção. Talvez você não esteja certo que pode dar conta do trabalho. Mas não permita que isso faça com que você não exerça a sua função da melhor maneira possível.  Seus superiores não teriam colocado você nela se eles não tivessem confiança que você pode dar conta do recado.

5. Não dedicar tempo para conhecer o seu time.

Talvez você  tenha trabalhado lado a lado com estas pessoas durante anos. Mas isso não significa que você os conhece. Entenda o que os estimula, como  motivá-los, o que os deixa apreensivos ou preocupados. Conheça-os individualmente, porque essa é a única forma pela qual você pode eficazmente gerenciá-los.  Seu time é o que vai fazer com que você se saia bem ou se arrebente no desafio de ser um bom líder. Dê-lhes a sua atenção e o seu tempo.

6. Não perder tempo com o seu chefe.

Desde o momento em que te promoveu, certamente ele entende como você tem estado ocupado e obviamente não precisa do seu tempo, certo? Errado. Seu trabalho, da mesma forma como era antes de você virar um gerente, é apoiar seu chefe. Se assegure que você agenda tempo com ele para ambos possam trocar informações e para receber direcionamento e treinamento.

7. Não se preocupar com problemas ou com funcionários problemáticos.

Você não pode mais evitar problemas ou ter a esperança que eles vão se resolver sozinhos. Quando alguma coisa aparece, é a sua função descobrir a melhor solução e fazer com que ela seja executada. Isso não significa que você não pode pedir opinião ou apoio dos demais, mas significa sim que você é a pessoa que tem que garantir que a questão está sendo devidamente endereçada.

8. Não se permitir ser humano.

Só porque você é o chefe não significa que você não pode ser humano, que você não pode rir, ou demonstrar emoções, ou cometer um erro ocasional.

9. Não proteger seu time.

As pessoas no seu time vão receber pressão de todos os lados. Outras áreas podem querer culpar você por interfaces frágeis . Seu chefe pode querer jogar todas as funções desagradáveis no seu departamento.  O RH pode decidir que o nível salarial das posições classificadas na sua área está super-estimado. É sua função defender o seu time e se assegurar que eles são tratados da forma mais justa possível. Eles vão saber retribuir a lealdade.

10. Evitar responsabilidade por qualquer coisa.

Goste ou não, como líder você é responsável por tudo o que acontece no seu time, não importa se você  está a par ou não. Qualquer coisa que qualquer integrante do seu time fizer, ou não fizer, cai no seu colo. Você tem que construir os canis de comunicação de forma a que não haja surpresas, mas em todo caso, esteja preparado para assumir responsabilidade. Não tem jeito: ela vai de mãos dadas com a autoridade conquistada.

Conte comigo,

Pablo

 

Os Leitores Respondem:

Acho que Você Deve Adicionar Este 11º Erro

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113 comentários

  1. PA,

    Sinto que outro erro é não ter interesse genuíno no desenvolvimento das pessoas como seres humanos. Mais dignidade, compaixão e respeito com todos fará com que o time tenha uma sinergia como uma espiral positiva.

    É claro que para tudo isto a meta da empresa e do time tem que estar alinhada com o propósito de cada um. As pessoas tem que fazer o que fazem com paixão e dedicação e não pelo medo de faltar comida em casa.

    Parabéns pelo artigo!

    Grande abraço

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  2. Paulo.

    Um outro erro, se assim podemos denominar, é a falta de planejamento e a definição das atividades mais importantes a serem executadas por papéis e responsabilidades de acordo com os resultados esperados e a estratégia estabelecida pela Alta Direção.
    Outro agrvante é quando o “Líder” delega praticamente a mesma atividade para mais de um executor de sua equipe, criando conflito, custo alto e retrabalho.

    Um abraço

    Odete

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  3. Parabens pelo artigo. Sintetico, util e objetivo.
    Outro detalhe que acho importante diz respeito a gerenciar por resultados ou seja deixar as pessoas ou o time trabalharem por si so e em paz a fim de que eles possam criar sua harmonia e organização interna isso acaba motivando o grupo a criar soluções proprias para os problemas. O papel do lider deve ser antes de tudo de facilitador a fim de tirar vantagem da fluencia natural e conhecimentos ou seja “apresente ao grupo soluçoes pois os problemas todos nos conhecemos” Isso muitas vezes cria uma atmosfera auto-motivacional muito bacana.

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  4. Muito bom o artigo e, principalmente, prático !

    Apenas comentaria que, o Líder somente pode ser identificado como um verdadeiro Líder quando ele é reconhecido pelos seus liderados como tal.

    Abs,
    Nicolau.

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  5. Muito bom.

    Acrescentaria no item 5, ouvir a equipe, ser ético e exigir isto dela.

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  6. Olá Paulo,

    Ótimo texto. Descomplicar o complicado sem ser piegas ou grosseiro não é tarea fácil.

    Estar atento às dicas é importante, inclusive as deixadas pelos profissionais que comentaram antes de mim.

    Tenho visto certo descuido (comum até)nos itens 3; 5; 7 e 9

    [ ]’s

    Marcos Masini
    http://www.pugnus.com.br
    http://jornalistamasini.wordpress.com

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  7. Prezado Pablo, boa tarde!
    Outro erro muito comum em líderes recém nomeados é o fato de que muitos tornam-se, imediatamente, CENTRALIZADORES. Passam a concentrar em si as expectativas e demandas de seus superiores e subordinados, sendo sufocados pelo cotidiano e deixando de exercer habilidades de mais alto nível. DELEGAR não é uma tarefa fácil; porém, em muitos contextos, é necessário.

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  8. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Subject: New comment (1) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Artigo muito bom . Sintetico, util e objetivo.

    Posted by Rafael Oliveira

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  9. LinkedIn Groups
    Group: PROFISSIONAIS DE FINANÇAS – BRASIL +500
    Subject: New comment (1) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Muito bom. Já vi varios cairem nestas armadilhas do cargo.

    Posted by Fábio Cavalcante

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  10. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Subject: New comment (2) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    É isso ai, artigo muito bom, todos os lideres novos e antigos deveriam ler.

    Posted by Kary Oliveira

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  11. LinkedIn Groups
    Group: ASSOCIAÇÃO DE EXECUTIVOS DO BRAZIL / BRASIL
    Subject: New comment (1) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Recém-Chegados – Aprenda com os Equívocos dos Outros:”

    muito bom

    Posted by Miguel Gouveia

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  12. LinkedIn Groups
    Group: Liderança Consciente no Varejo
    Subject: New comment (1) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Recém-Chegados – Aprenda com os Equívocos dos Outros:”

    Parabéns pelo artigo Pablo !!

    Posted by Sergio Diana de Bonilha

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  13. Paulo,
    Ser lider é muito diferente de ser Gerente. Um dos erros mais frequentes é, tão logo assume o posto, se reveste 100% com as funções de Gerente e esquece de ser líder.
    Um Gerente cuida das tarefas do dia a dia, mas o líder sinaliza a direção e orienta seus colaboradores,atuando tanto como um coaching como um gestor que mostra a direção a ser seguida, aglutinando todos, na conquista de uma meta maior.

    Parábens pelo artigo!

    Um grande abraço.

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  14. Paulo,

    Excelente artigo.
    As empresas estão cheias desse perfil sabia?
    Certamente irei levar este seu artigo e disponibilizar no local em que trabalho com cópia para minha coordenadora!

    É extramamente recomendado a leitura desse artigo!

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  15. LinkedIn Groups
    Group: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    Subject: New comment (1) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Pablo,

    excelente artigo, simples e objetivo!

    Em menos de 5 minutos pude entender e refletir sobre algumas das falhas que já comenti e me orgulhar por ter adotado determinadas posturas, que ainda me questionava se estavam corretas ou não, mas com seu artigo pude perceber que estou no caminho certo.

    Parabéns!

    Posted by Lenice Oliveira

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  16. Prezado Pablo Aversa,
    LUVA DE VELUDO E LUVA DE FERRO
    Realmente, seus comentários e sugestões batem com as necessidades, ser ‘Gerente líder’ ou ‘Lider gerente’ é muito mais difícil que ser um simples Gerente.
    A dificuldade está em saber usar as luvas…
    Explico: tanto um como outro precisa usar uma ‘luva de veludo’ em u’a mão e uma ‘luva de ferro’ na outra…
    A ocasião em saber usá-las é grande questão.
    Saber incentivar e parabenizar os produtivos e eficazes, dando aos mesmos confiança e estímulo naquilo que fazem (luva de veludo).
    Napoleão era mestre em manter a hegemonia e o entusiasmo da sua tropa e dizia sempre: para manter a hegemonia da minha tropa, de vez em quando eu preciso cometer uma injustiça! (Mandava decapitar um Capitão).
    Lógico que hoje, felizmente, não é assim, mas(ai entra a luva de ferro)é preciso que o Gerente líder ou líder Gerente fique atento aos que não estão dentro daquilo que se espera de cada um e tentar salvá-los. Caso não haja melhorias após criteriosa avaliação, enviá-los ao RH para as devidas dispensas. Os produtivos, com certeza, se sentirão muito mais seguros e motivados.
    Dos ítens mais importantes que fazem parte de endomarketing, este é dos mais importantes.

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  17. Ao ler a postagem , refleti sobre a teoria e a pratica, como líder devemos ter em mente que o nosso papel é como se fosse um técnico de futebol na qual devemos desenvolver as habilidades de cada um da equipe e com isso formar profissionais competentes capazes de solucionar diversos problemas sem a necessidade de um gestor. “Um verdadeira partida de futebol” o técnico orienta , treina e a equipe executa em campo

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  18. Parabéns a todos que postaram algum comentário sobre o tema. Todos são úteis e inteligentes.

    Eu adicionaria mais um item ao que estamos chamando de “erro” de um líder.

    Prometer o que não se pode cumprir. Tenho notado que essa prática está se tornando muito comum, principalmente quando se quer manter o funcionário motivado ou mantê-lo na empresa. Isso causa muita frustração e acaba envolvendo todo o time.

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  19. Considero seu artigo simples, direto e eficaz.

    Com os comentários o artugo ficou ainda mais rico.

    A minha pequena contribuição é sobre o Gerenciamento do Tempo. Na nova função a pessoa volta praticamente a estaca zero no gerenciamento e rotina do dia a dia, principalmente se não teve treinamento prévio, nesse caso, tende a executar tarefas que mais sentem confiança e postergam muitas vezes tarefas de decisões importantes ligadas ao objetivo.
    Nesses casos, vale criar uma tabela de Agenda de compromissos e tarefas, com datas, executor e regras de prioridades previamente negociadas com o superior.
    Lembre-se que a tabela não pode estar totalmente full, ja que uma das habilidades que um Gerente deve ter e ver as oportunidades de forma criativa. Um gerente que trabalha sem parar um minuto, dificilmente conseguira desenvolver essa habilidade.

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  20. Um ponto que eu gostaria de acrescentar e o Controle Emocional que esse novo cargo exige, afinal daqui para frente você ira debater suas idéias e opiniões com outros lideres e muito possivelmente até de cargo superior. Essa situação pode gerar desanimo, intimidação, sentimento de sobrecarga, perda do raciocínio lógico e imparcial, irritabilidade, stress, falta de humor e algumas vezes falta de educação. Nesse caso você deixa de ser um facilitador para ser um mero Carrasco de cobrança.
    Para tentar evitar isso, e bom sempre lembrar que você tem o DIREITO de: errar, pedir ajuda, ser sincero, rever seu planejamento estratégico com seu chefe, pedir um tempo para analisar a situação, estar com a família, praticar um hobby, ter seu momento de descanso, manter a saúde e espiritualidade em dia.

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  21. Parabéns pelo ótimo texto!

    Pela experiência que tenho trabalhando com executivos ressalto um outro erro muito comum que percebemos a falta de sensibilidade do novo gestor para atuar com os estilos de liderança dentro de cada situação. É muito comum vermos os caras atuando em todas as situações dentro do mesmo estilo seja ele autocrático ou laissez-faire.

    Abraços a todos.

    André Rolim

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  22. Apenas para completar, gostaria de dar minha contribuição destacando a questão de que um outro erro comum é tratar todos de sua equipe de forma igual com relação ao relacionamento. Isto significa dizer que o certo é conhecermos cada um do seu grupo para daí darmos o tratamento adequado, levando em conta principalmente o grau de maturidade de cada um.

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  23. LinkedIn Groups
    Group: VOCE S/A
    Subject: New comment (2) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Os gestores precisam ter coragem de colocar a pessoa certa no lugar certo. Isso implica deixar a empatia de lado, para enxergar claramente os verdadeiros talentos.
    Agindo assim, evitam-se os conflitos, a produtividade e os resultados melhoram sensivelmente, pois ao desempenhar o papel que sabem fazer melhor, os profissionais sentem-se mais seguros e confiantes.
    Neste momento, instala-se o apostolado, e seus liderados farão as coisas acontecerem pelo prazer de ver o resultado e também por VOCÊ que soube conduzi-los com ética e justiça.
    Aposenta-se definitivamente neste momento a “luva de veludo”, e principalmente a “luva de ferro”, cujo efeito colateral pode ser devastador.

    Posted by Nádia Tonin

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  24. LinkedIn Groups
    Group: ASSOCIAÇÃO DE EXECUTIVOS DO BRAZIL / BRASIL
    Subject: New comment (3) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Recém-Chegados – Aprenda com os Equívocos dos Outros:”

    PARABÉNS… muito bom o texto!!!

    Posted by Fernanda F Tochetto Bertuol

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  25. LinkedIn Groups
    Group: Capital Empreendedor Brasil – Angels, Venture Capital and Private Equity Brazil – Capital de Risco
    Subject: New comment (1) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Recém-Chegados – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Pablo,
    Esta lista é simples e direta. Foi exposto o que realmente interessa num líder. poderia adicionar outros erros, mas estes estarão de alguma forma relacionados com esta lista. Para o líder não há outra saída: aprender a universidade humana, depois, como consequência, vem o lucro e outras realizações importantes numa empresa e evidentemente, também na vida.
    Att.,
    Altair A. Silva

    Posted by Altair Ambrósio Da Silva

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  26. LinkedIn Groups
    Group: Executive Search Brasil
    Subject: New comment (2) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Excelente. Deve fazer parte do glossário de cada um que tem objetivos claros de crescimento – como líder e pessoa. Não faz mal também lembrar que um líder também deve dar resultados. Esta sempre será inequivocadamente a sua métrica de avaliação principal.

    Posted by JULIO CESAR LOURENCO

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  27. LinkedIn Groups
    Group: PROFISSIONAIS DE FINANÇAS – BRASIL +500
    Subject: New comment (2) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Muito bom o artigo, mostra de forma simples como profissionais cometem erros primários, já tive oportunidades de ver diversos lideres caírem nessas armadilhas e é triste porque a equipe sofre com esses erros.

    Posted by Reginaldo Duarte Pólvora

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  28. Otimo artigo, mas acrescentaria mais um, DEDIQUE-SE A OUVIR TAMBEM AO SEUS LEDERADOS, SENTIRÃO AOPOIADOS E CONFIANTES EM SUAS ATIVIDADES.

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  29. LinkedIn Groups
    Group: Executive Search Brasil
    Subject: New comment (3) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Pablo,
    Excelente artigo. Estará na minha mesa para ler todos os dias.
    Também acrescentaria que um líder deverá sempre liderar dando exemplo, pois assim poderá cobrar com mais propriedade.

    Posted by Ivã Cielo

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  30. LinkedIn Groups
    Group: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    Subject: New comment (2) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Pablo,
    Muito bom o artigo! Realmente são pequenas atitudes que trazem grandes diferenças no processo de liderança e consequentemente nos resultados.
    Ainda as empresas, são deficiêntes no que se refere á treinamento e preparação adequada para os novos líderes.
    Abraços,
    Raquel

    Posted by Raquel Lacerda

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  31. LinkedIn Groups
    Group: Alumni Ibmec Brasil
    Subject: New comment (1) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Recém-Chegados – Aprenda com os Equívocos dos Outros:”

    O texto é muito interessante.
    Recomendo para quem está assumindo novas responsabilidades.

    Posted by Roger Nickhorn

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  32. LinkedIn Groups
    Group: Novos Planos – Empregos e Vagas Vip
    Subject: New comment (1) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Ótimo artigo. Obrigada pelas dicas.

    Posted by Ana Naracci

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  33. Acrescentaria outro erro: Não agir com transparência

    É importante que o líder saiba se comunicar com transparência. Ser verdadeiro com a sua equipe e com seus superiores diretos, gera credibilidade e abre um excelente canal de comunicação.

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  34. LinkedIn Groups
    Group: Novos Planos – Empregos e Vagas Vip
    Subject: New comment (2) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Pablo,
    Texto muito importante para quem lidera, e diria que não é so quem está iniciando que comete esses erros.
    Parabens!!

    Posted by Adriano Boff

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  35. Parabens pelo artigo. Excelente sintese dos principais problemas de um lider.

    Para contribuir com o artigo gostaria de inserir um item: PACIENCIA

    Paciencia para atingir seus objetivos, atingir suas metas, conquistar sua equipe, treinar funcionarios…

    Acredito ser um fator crucial na boa qualidade da gestao do lider.

    Fabiano Pessanha
    Banco Geracao Futuro de Investimentos

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  36. Bom dia,

    Primeiramente parabéns pela escolha do tema e pela visão prática da função.

    Gostaria de contribuir com mais um erro que na minha opinião tem impacto direto com os resultados esperados e com a motivação da equipe, é o fato do gerente não envolver seu time com as estratégias da empresa, ou seja, não fazendo que todos se sintam realmente parte e responsáveis pelo sucesso da companhia, isso inibe a criatividade e o empreendedorismo individual, faz com que o profissional sinta se menos importante para a organização, seu trabalho perde valor e reconhecimento, consequentemente não se atinge os resultados esperados pela linha executiva.

    Abraços,

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  37. 11º: Não ter bom humor. Nada mais deplorável para um líder do que o mau humor.

    12º: Ignorar que a liderança é solitária na maioria das vezes. É uma ilusão acreditar que ao assumir um cargo de liderança você terá os mesmos bate papos e transparência que tinha quando era apenas o “colega”. Agora você é o líder. Muitas coisas não chegarão a você. Prepare-se para construir novas estratégias de relacionamento, mantendo sempre a autenticidade e confiança de seus liderados.

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  38. Escutar “fuxicos” em tom de confidência…

    O líder precisa ter o cuidado e sensibilidade de estar aberto para ouvir, mas deixando claro que o que é prá ser dito deve ser para o bem da empresa e dos que ali trabalham.

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  39. Excelente artigo, faltou apenas a referência do estudo. Onde podemos encontrar esta estatística? (50%) Baseado na minha experiência, pensei que este número fosse maior, especialmente no momento em que viviemos quando há grande demanda por líderes e poucos para preencher, então vemos “operações tapa-buraco”.

    Particulamente eu não acrecentaria nada, pois quaisquer outros erros são decorrentes da experiência (boa ou ruim), mas os 10 listados são básicos e, porque não dizer, deveriam ser tornar orientações mínimas para novos gestores, inclusive quando um gestor “experiente” assume uma nova área!

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  40. Excelente artigo.

    Apenas para contribuir: é uma pena que a maioria dos processos seletivos, para cargos de gestão, preferem dar valor a questões técnicas dos candidatos e deixam de lado, o know how do candidato e o quanto esse pode contribuir com a equipe que irá assumir.

    Forte abraço e sucesso a todos.

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  41. LinkedIn Groups
    Group: Alumni Ibmec Brasil
    Subject: New comment (2) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Recém-Chegados – Aprenda com os Equívocos dos Outros:”

    Muito bom o artigo. Boa síntese dos erros.

    Posted by Daniel Toledo

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  42. LinkedIn Groups
    Group: Alumni Ibmec Brasil
    Subject: New comment (3) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Recém-Chegados – Aprenda com os Equívocos dos Outros:”

    Muito interessante. Rapidamente enviei para minha equipe de Coordenadores e para meu Diretor.

    Posted by Clayton Malheiros

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  43. LinkedIn Groups
    Group: Executive Search Brasil
    Subject: New comment (4) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Artigo fenomenal Pablo.Acrescento que um lider tambem precisa saber ouvir e saber delegar tarefas para a equipe.Acrescento tambem o fator paciencia.

    Posted by Vanessa Cavicchioli

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  44. Bom dia.
    Algumas coisas que não foram citadas vejo como importantes no desenvolvimento de líderes segundo minha experiencia:

    => Feedback: saber dar (da forma e momento correto, pontual) e saber receber (fazer alguma coisa disso);
    => Saber diferenciar o que é ser um “líder de time” de um “amigo p todas as horas” (as vezes um líder terá que usar mais energia com a equipe p retira-la da zona de conforto, bem como tbm é responsabilidade deste chegar a desligar alguém e tem que ser de forma direta e verdadeira.Não inventar um motivo, dizer diretamente pq esta sendo desligado(competencia, comportamento, descrever), mas só é possivel se tiver criado a cultura do feedback verdadeiro e respeitoso durante todo o tempo de trabalho com esse colaborador, p que o mesmo saia da empresa consciente dos motivos que levaram a desliga-lo e sem sentimento de “injustiçado”);
    => acompanhamento direto do Rh p desenvolvimento do(s) gestor(s), reuniões e levantamentos periodicos, também pontuais, além de avaliação de desempenho dele(s) e de toda equipe;
    => reuniões periodicas, no mínimo quinzenais com a equipe p participa-la do movimento da empresa, do departamento que atuam e das responsabilidades (sentirem q o lider somente chegara a cumprir os objetivos estabelecidos por ele se toda a equipe se empenhar, e p isso cada um precisa saber aonde pode contribuir e de que forma), ou seja, comunicação é x da questão;

    Espero que meus comentários possam contrubuir pois que é relato advindo da experiencia que tenho e venho me desenvolvido tbm como líder ao longo da minha carreira.

    Desde já grata pela oportunidade

    Abraço
    Alessandra Máscimo
    Gerente Rh Atman
    Goiânia-Go

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  45. LinkedIn Groups
    Group: Vagas de TI
    Subject: New comment (1) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Pablo,

    Estou fazendo a distribuição desse conteúdo na minha comunidade para Região de Joinville, gostaria muito de desenvolver essas competencias e agradeço a disponibilidade.

    Obrigado

    Posted by Alex Penha

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  46. LinkedIn Groups
    Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
    Subject: New comment (1) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Parabéns pelo artigo, me lembrou de alguns erros que eu cometo

    Posted by Rogério Oliani Borges

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  47. LinkedIn Groups

    * Group: Microsoft .Net Developer Brasil
    * Subject: New comment (1) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Olá Pablo.

    Muito interessante o texto, pois toca num assunto muito importante que é a liderança e com a qual muitas pessoas (algumas com vasta experiência em posição de liderança inclusive) não conseguem lidar.

    Até mais.

    Posted by Flávio Borges

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  48. Treinar e motivar a equipe! Mostrar que todos podem usar a cabeça tão bem quanto as mãos! Faze-los acordar, todo dia, com tesão para o trabalho e não com o tradicional “que saco”, eu tenho que trabalhar.

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  49. LinkedIn Groups
    Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
    Subject: New comment (2) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Ótimo artigo Pablo!!
    Porém não é só quem está começando que comete esses erros…

    Posted by Aline Rivera

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  50. LinkedIn Groups
    Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
    Subject: New comment (3) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Achei perfeito o artigo, principalmente o 1° Achar que sabe tudo.

    Interessante. Parabéns!

    Posted by Lorenzza Bernardini

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  51. LinkedIn Groups
    Group: Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Subject: New comment (1) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Muito Legal, acho que inicialmente um lider tem de ter no mínimo humildade para começar qualquer tipo de tarefa.

    Posted by Fernando Biazini

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  52. LinkedIn Groups
    Group: Executive Search Brasil
    Subject: New comment (5) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Pablo, ótimo post.
    Acredito que o líder deve buscar constantemente o seu próprio desenvolvimento e isto começa com uma reflexão profunda sobre as suas capacidades e tornando claros as suas limitações e dificuldades. Buscar apoio e ajuda com outras lideranças é fundamental, assim como apoiá-las quando necessário.

    Posted by Gustavo Casarotto

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  53. LinkedIn Groups
    Group: Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Subject: New comment (2) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Parabéns pelo artigo, acredito que de fato a leitura dele possa contribuir com quem esta iniciando neste novo desafio que é “lidar” com pessoas,
    Mas sempre é bom lembrar que como em todos os setores, a principal ferramenta para gerir é o bom senso, sempre!
    Parabéns!

    Posted by Marco Antonio Ribeiro

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  54. LinkedIn Groups
    Group: Brazil | Open Networkers • Brasil
    Subject: New comment (1) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Recém-Chegados – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Bom dia,
    Acho que o artigo está muito bem, vale a pena dizer que não sempre o líder é o chefe, o artigo tem foco no líder-chefe mais não no líder sem poder outorgado oficialmente senão produto dos méritos. Valem os conselhos, obrigado.

    Juan Huezo, Costa Rica.

    Posted by Juan Pablo Huezo Pérez

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  55. 11. Um líder recém-chegado tem que destinar tempo para o auto-aprendizado (reciclar).

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  56. Muito bom. Tenho observado muitos equivocos de novos gerentes que comecam a nova funcao baseados em opinioes pre formadas sem primeiro ouvir o time, construir a base da equipe e conquistar a confianca da organizacao. O lider nao tem q saber todas as respostas, ele ou ela tem apenas q criar as condicoes necessarias para q ela apareca da melhor forma possivel. Posso dizer que tenho aprendido muito mais com a minha equipe do que eles comigo.

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  57. 11º erro – Não saber a hora certa de largar a liderança e partir para novos desafios, perpetuando-se como lider de um grupo de pessoas que perderam a capacidade de almejar serem lideres também.

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  58. Perfeito!

    Sou Gerente de Produção a pouco mais de um ano e me reencontrei diante desse artigo. Realmente o fato de ter pouca experiencia na função e todos te “olharem” com certa reijeção por ser novo na função encoraja qualquer um a mostrar resultados rapidamente. Depois desse um ano, meu unico desconforto é ouvir as palavras “antigamente era assim…diferente…agora tudo mudou…”, das pessoas que não aceitam mudanças ou são velhos de casa.

    Parabéns pelo artigo!

    Angél Leite

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  59. Muitíssimo interessante o artigo postado. Realmente ao se ler, podemos observar que muitas vezes o básico é deixado de lado e sucumbe ante o imediatismo, a rotina, às metas, KPI´s etc.
    Serve para lembrarmos que embora cada um seja uma engrenagem em uma Empresa, não somos mecânicos e sim humanos…

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  60. Bom artigo ; os erros apontados de fato constituem falhas comuns do lider iniciante; acrescentaria um outro erro grave que é ” CRITICAR SEU ANTECESSOR “, uma forma até de auto-afirmação do novo lider, muito prejudicial.
    O que constatei tb diversas vezes em várias empresas é a escolha equivocada de um suposto lider, que tem apenas conhecimento, mas não tem capacidade de liderança.

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  61. LinkedIn Groups
    Group: Executive Search Brasil
    Subject: New comment (6) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Infelizmente nem todas as empresas avaliam se o profissional está preparado ou qualificado para liderar pessoas antes de lançá-lo na função e acabam considerando apenas aspectos técnicos e desempenho pessoal.
    Ser líder é bem diferente de estar líder.
    Boa leitura sobre o tema: O Monge e o Executivo.
    Abraços.

    Posted by Raphael Sixel

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  62. LinkedIn Groups

    * Group: Tecnologia da Informação
    * Subject: New comment (1) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Li o artigo, achei excelente. A velha questão do melhor profissional que é colocado como lider, perde-se o melhor profissional e ganha-se um péssimo lider, em grande parte dos casos.
    Também postei uma pequena idéia que tenho sobre liderança, quem quiser compartilhar a sua opnião sobre a minha opnião: http://mmbarros.blogspot.com/2010/04/o-efeito-hawthorne.html será um prazer receber a visita no meu blog.

    Posted by Mário Márcio Barros

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  63. LinkedIn Groups

    * Group: ANEFAC
    * Subject: New comment (1) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Estou lendo A ARTE DA ESTRATÉGIA de Carlos Alberto Júlio, por sinal muito bom e ele cita em um determinado momento que, A ARROGÀNCIA É UM PERIGO, POIS CORREMOS O RISCO DE LIQUIDAR O MAIS PODEROSO ESTOQUE QUE TEMOS, QUE É O ESTOQUE DO CONHECIMENTO. De fato a arrogância faz os lideres pensarem que sabem tudo e isso não é bom.

    Abraços

    Posted by Gilmar Reis

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  64. É mais comum do que imaginamos, mas as empresas continuam cometendo esse tipo de falha, embora o tema seja alvo de muitos discussões, avisos e conselhos. Quando um técnico assume um cargo de liderança sem ter sido preparado para tal, provavelmente ele não terá a menor idéia de qual é o seu novo papel. Poderá ficar vinculado as suas antigas atribuições operacionais não conseguindo desempenhar suas novas atividades, onde o foco principal é a gestão de pessoas. Mesmo gerentes experientes devem buscar constantemente o aprimotamento neste tema. O artigo contribui muito para este aprimoramento,e eu acrescentaria apenas alguns tópicos:
    Comunicação aberta e transparente;
    Não sobrecarregue as pessoas, procure distribuir as tarefas de acordo com o papel e expertise de cada membro da equipe.

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  65. Acredito que o 11º erro seria: não prometa o que não pode cumprir, ou seja, não crie expectativas que depois você não possa cumprir, seja por qualquer motivo: decisões politicas, mudança de alçada, reestruturações, mudança na direção e etc…

    muito bom o artigo,

    abraços,

    Emerson

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  66. LinkedIn Groups

    * Group: ANEFAC
    * Subject: New comment (2) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Eu acrescentaria mais 1 erro: gerar expectativas que não se pode cumprir, ou seja, existem lideres que não pensam antes de prometer algo, prometer algo e não cumprir é mesmo que dar um tiro no pé….pois desmotivam muito os seus liderados. Portanto seja prudente com as promessas!!!

    Posted by Emerson Carlos

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  67. TENTAR APARECER LOGO DE CARA.

    Você não precisa se preocupar tanto que os outros saibam como você é competente e o porquê foi promovido. O bom lídeer normalmente não briga pela autoria das idéias. Quando faz algum trabalho, a maioria percebe normalmente que é o autor. Os líderes mais jovens parecem muito ansiosos por participar de reuniões e tentar falar algo que impressione os outros. Geralmente ocorre o efeito contrário

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  68. 11º PRATICAR A INJUSTIÇA
    Teu time esta de olho em voce e espera que voce seja justo ao julgar uma situação e caso voce haja de uma forma errada, vai causar descontentamento e revolta em todos, por exemplo, favorecer um integrante da sua equipe apenas por agradecimento ao “puxasaquismo” é um erro fatal.

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  69. Na minha opinião um outro erro e muito comum na maioria dos gestores atuais é:
    – Querer tratar a todos da mesma maneira.

    Devemos estar atentos à injustiça de privilegiar os falsos aduladores, mas não podemos deixar que este “cuidado” nos torne insensíveis ao ponto de evitar beneficiar um bom funcionário tendo como justificativa a “máxima”: “Se eu lhe fizer isso terei de fazer a todos os outros, e alguns não merecem”.

    Se houver alguma questão legal que impeça a tratativa diferenciada, acredito que o lider deve se esmerar em revisar o plano de cargos e salários de forma a criar degraus menores de promoção permitindo assim que os verdadeiros bons funcionários possam, dentro de suas atividades, ter o devido reconhecimento.

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  70. LinkedIn Groups
    Group: Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Subject: New comment (5) on “Os 10 Erros Mais Comuns de Líderes Iniciantes – Aprenda com os Equívocos dos Outros”

    Parabéns pelo artigo!!!! Acredito que o principal problema/erro de novos líderes é manter a mentalidade de um funcionário comum, que possui (na maiorida das vezes) objetivos pessoais, como conquistar uma liderança, uma estabilidade profissional ou exercer um trabalho de destaque. Quando este profissional conquista um cargo de liderança ele tem que entender que seus objetivos pessoais não o levaram a lugar nenhum se a sua equipe estiver desmotivada e improdutiva ou se a Companhia não atinge os seus números, por exemplo. Sendo assim, o líder deve ser exemplo para o funcionário comum e ponto de referência para a Companhia, ele deverá ter ciencia da sua responsabilidade, humildade para aprender, amar o que faz e dedicar todos os seus esforços para o desenvolvimento e crescimento da Companhia!

    Posted by Renato S Madalena

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  71. Bom dia!
    Sou iniciante de GRH; Tenho plena convicção, que essas 10 dicas e tudo que facilitar um bom êxito,sera mais bagagem pra carreira profissional de um GRH.

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  72. erro – definir prazos com o cliente ou seu superior para trabalhos que serão executados pela equipe sem antes consultá-los sobre a possibilidade de execução da tarefa em tempo.

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  73. LinkedIn Groups
    Group: Vagas de TI
    Discussion: Os 10 Erros Mais Cometidos pelos Novos Gerentes
    Isto é fotografia da realidade do mundo sintético. Parabéns.

    Posted by Marcus Dias

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  74. Parabéns pela excelente matéria!

    Meu 11º, que acredito não ser somente dos novos gerentes, é:

    11 – Achar que o que deu certo lá, vai dar certo aqui

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  75. Ttabalhe só para seus superiores. Esqueça os que se reportam a você.

    Gerenciar é: Fazer a gestão de. = administrar. Quem gerencia administra alguma coisa e/ou alguém. Trabalhar apenas para os superiores significa negligenciar o que um gerente tem de melhor: seus recursos humanos. Os gerenciados precisam de atenção, prioridades, supervisão e principlamente saber que seu gerente é onipresente no que lhe diz respeito.

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  76. LinkedIn Groups
    Group: BRASIL: VAGAS EXECUTIVAS – GOLD
    Discussion: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Isso me parece mais as 10 premissas para ser Gerente do que os erros mais comuns…

    Posted by Eduardo. Lorena

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  77. 11º Erro – Liderar por intermédio de Bonus – somente as metas estabelecidas no Bonus são importantes

    12º – Abraçar todas as tarefas sem delegação ou delegar tudo sem coordenação – comum chefes com medo de perder emprego reter informações aos invés de compartilhar para que o crescimento atinja a todos. Outro fenômeno é o de delegar todas tarefas e ficar coordenando à distância e colocando culpa nos subordinados.

    13º Prioridade para coisas mais importantes – Comum todos na maioria de 100% dar prioridade as coisa mais importantes, ou seja, as relevantes em função de valores. Não constatam que tarefas estratégicas são importantes independente de valores envolvidos. Também as tarefas de pequeno valor e as recorrentes de fácil solução que tomam pouco tempo para execução evitam que um acúmulo de pequenas coisas afoguem o gestor.

    14º Esquecer variáveis – Quando trabalhamos com muitas variáveis é preciso isolá-las, para o efetivo acompanhamento. Aí é só criar o histórico de resultados e justificativas para projetar as tendências. Minimiza os resultados negativos e reabilita a confiança na sua atuação, pois assim o gestor repassa os erros às externalidades.

    15º Falta de comunicação – fator preponderante de falência de sociabilidade e de trabalho em equipe. Não é limitado a uma equipe, contábil por exemplo, mas estende-se às equipes interdepartamentais e até externas. O sucesso de uma organização está focada na comunicação para que a informação seja precisa, objetiva, clara, atualizada e alinhada com a missão da empresa.

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  78. Não delegar…

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  79. LinkedIn Grupos
    Grupo: VAREJO – TENDÊNCIAS, GESTÃO E ESTRATEGIA
    Discussão: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    7. Não se preocupar com problemas ou com funcionários problemáticos.
    Você não pode mais evitar problemas ou ter a esperança que eles vão se resolver sozinhos. Quando alguma coisa aparece, é a sua função descobrir a melhor solução e fazer com que ela seja executada. Isso não significa que você não pode pedir opinião ou apoio dos demais, mas significa sim que você é a pessoa que tem que garantir que a questão está sendo devidamente endereçada.

    Dúvida.
    Vários grupos discutiram problemas de colaboradores no LinkedIn. Encaminhar uma situação delicada antes que ela se torne um problema, ok. Mas, “descobrir a melhor solução e fazer com ela seja executada”, parece contraditório e fora do foco das competências do gerente, novo ou não. Sim ou não?

    Cynthia Shapiro recomenda, nos 50 segredos de uma empresa, que o profissional não leve a vida pessoal para dentro do negócio.

    Publicado por Renato Rodrigues Esteves

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  80. LinkedIn Groups
    Group: Inbrasc – Instituto Brasileiro de Supply Chain
    Discussion: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Subestimar a Cultura da Empresa e seus desdobramentos.

    Posted by Marcos Azambuja de Loreto

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  81. LinkedIn Groups
    Group: Psicologia Organizacional
    Discussion: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Boa malha Pablo. Gerir exige rigor, verdade, confiança, tolerância e a capacidade de perceber e aproveitar as competências de cada um dos colaboradores. Reconhecer a diferença e potenciar as valências individuais. Boa semana para todos.

    Posted by Ana Lopes Alves

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  82. Pablo, os dez tópicos são excelentes que você citou, cada líder tem suas grandes qualidades e seus defeitos, acredito que a falta de feedback dos gerentes com seus coordenadores e lideres é uma grande falha, leva ao desconforto na sua equipe. O gerente que não faz um feedback, não dá a liberdade de ouvir com isso alguns problemas não chegam até ele.
    Acredito que feedback e liberdade para dialogo é de grande importância para uma gestão, sempre temos gerentes com falta de tempo, sobre pressão e não temos tempo para o dialogo sobre eventuais problemas.

    Sds,
    Carlos Eduardo Rossi

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  83. LinkedIn Grupos
    Grupo: Microsoft .Net Developer Brasil
    Discussão: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Acredito que o maior erro é a falta de conhecimento próprio o qual possibilita o conhecimento e direcionamento de suas habilidades bem como aprimoramento de suas competencias…

    Publicado por Carla Dendasck

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  84. LinkedIn Groups
    Group: Executivos de Vendas & Marketing
    Discussion: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Pablo, construindo sobre seu pensamento absolutamente pertinente, vou um pouco além. Tão importante quanto saber os limitadores do sucesso, é conhecer os aceleradores do fracasso.
    Fogueira de egos, miopia mercadológica, ceticismo comportamental, ignorar o chão da fábrica ou não ouvir quem carrega o piano, são fatores preponderantes para o fracasso do gestor.
    Victor

    Posted by Victor Rocha

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  85. LinkedIn Groups
    Group: Grupo Recursos Humanos Online
    Discussion: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Muito bom o texto e bem escrito, já fui gestor, e cometi alguns destes erros, para não repetí-los vou salvá-lo em meus favoritos. Obrigado.

    Posted by Anderson Sousa

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  86. LinkedIn Grupos
    Grupo: A Indústria Automobilística Brasileira
    Discussão: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Parabéns ! Muito bom..O 11 erro..ao meu ver..seria se achar insubstituível …o famoso “a ultima bolacha do pacote”…

    Publicado por Luiz Fernando de Oliveira

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  87. LinkedIn Grupos
    Grupo: A Indústria Automobilística Brasileira
    Discussão: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Parabéns !! Uma visão atual e clara do que anda acontecendo , principalmente quando as empresas crescem mais que a capacidade e o preparo dos seus dirigentes e colaboradores.

    Publicado por Luiz Fernando de Oliveira

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  88. LinkedIn Grupos
    Grupo: Setor Elétrico Brasileiro
    Discussão: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Dedicar tempo para ouvir seus subordinados e colaboradores;

    Ser claro quanto aos objetivos e metas a serem alcançadas dentro de cada projeto, e dentro de seu departamento;

    E acrescentaria ainda, o quanto é importante que ele transmita a sua equipe, na medida do possível, o custos envolvidos nos projetos, para que fiquem atento aos desperdícios “invisiveis” dos recursos de tempo, materiais e equipamentos.

    Publicado por Eduardo Oliveira dos Santos

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  89. LinkedIn Grupos
    Grupo: Microsoft .Net Developer Brasil
    Discussão: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Se todos os gerentes buscassem dar o devido suporte aos membros do time para que se promova um ambiente onde se fomente uma mentalidade de tomada de responsabilidade por parte dos mesmos, já que acreditam no que fazem, tem um ambiente agradável mesmo com pressões as vezes, tudo isso graças a um filtrador/facilitador/direcionador/educador gerente e não a um chefe tirano, teriamos bem menos “erros mais comuns”. Infelizmente, existem mais coisas entre o comando e a ação do que julga nossa vã filosofia…

    Publicado por Gustavo Velasquez

    gostou desta discussão »

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  90. LinkedIn Grupos
    Grupo: Microsoft .Net Developer Brasil
    Discussão: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Entendo que ser gerente não é apenas uma patente, para ter um cargo de Direção de uma empresa é necessário primeiro experiência no ramo, pois somente assim vai entender todos os caminhos das pedras. A função primordial da gerência é olhar o todo com um ponto de vista superior, como se estivesse olhando uma planta baixa de uma construção, vendo os movimentos de todos, ouvindo as dificuldades dos seus parceiros, clientes e funcionários, um ótimo gerente sai da sua sala e vai ver o que está acontecendo ao seu redor.Esse talvez seja o principal limitador de todos os gerentes hoje em dia, olhar do ponto de vista de terceira pessoa.

    Publicado por Emanuel Eloy

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  91. LinkedIn Groups
    Group: Liderança Consciente no Mundo Corporativo
    Discussion: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Os estudiosos em liderança destacam que o ato de liderar é diferente de uma autoridade formal, que é uma das bases da organização e um atributo de cargos gerenciais. Chefes são diferentes de lideres, líderes arrastam multidões, capazes de conceder uma grande idéia.

    Perdigao
    Salvador – Ba

    Posted by Antonio Perdigao

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  92. LinkedIn Groups
    Group: TI Especialistas – Brasil
    Discussion: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Parabéns Pablo! O artigo está muito bom e os 10 erros bem selecionados. =)

    Posted by Rogerio Taques Martins

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  93. LinkedIn Groups
    Group: Networking São Paulo
    Discussion: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Olá, Pablo. Excelente o seu post. Eu acrescentaria ser ético e ser imparcial. Abraços, Cláudia Ricci

    Posted by Cláudia Ricci Espósito

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  94. LinkedIn Grupos
    Grupo: Business & Jobs BRASIL
    Discussão: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Olá Pablo!
    Artigo lido, compartilhado e divulgado! Muito bom!
    Sds
    Priscilla

    Publicado por Priscilla Santos

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  95. LinkedIn Grupos
    Grupo: Setor Elétrico Brasileiro
    Discussão: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Dedicação e compromisso são fundamentais, devemos sempre nos lembrar que para o bom desempenho de nossas atividades 85% são referentes ás pessoas e 15% são “outros”.

    Publicado por Gilberto Braz Lima

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  96. LinkedIn Groups
    Group: Executivos de Vendas & Marketing
    Discussion: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Prezado, Pablo! Muito bom o artigo (10 erros) sem dúvida, colocar em prática será sempre o nosso desafio diário; para qualquer nível gerencial.
    Ft abraço.
    AS.

    Posted by Alvonês Serafim

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  97. Adorei essa matéria, simplesmente por ser autêntica e verdadeira. É possível refletir e aprender um pouco com essa matéria.

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  98. LinkedIn Grupos
    Grupo: Microsoft .Net Developer Brasil
    Discussão: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Ser gerente depende do foco, depende do que vai gerenciar. Realmente para gerenciar equipes, a pessoa deve ser um Lider e não um chefe. Dificilmente quem gerencia números será capaz de possuir uma equipe motivada.
    Vejo um link direto entre o gerente de uma empresa e o organograma da mesma.
    Vi em um artigo que os chefes estão mais jovens, 51% dos cargos de chefia são ocupados por pessoas nascidas entre 80 e 90. Estamos realmente preparados?

    Publicado por Samuel Cavalcante

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  99. LinkedIn Groups
    Group: Inbrasc – Instituto Brasileiro de Supply Chain
    Discussion: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    O 11º Erro: Não Comunicar!

    Posted by Edivaldo de Fabio, PMP, ITIL

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  100. LinkedIn Grupos
    Grupo: A Indústria Automobilística Brasileira
    Discussão: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Bomdia Pablo e atodos do grupo.
    Muito bom este tema. Usarei estas dicas emminha nova carreira

    Abraços

    Lauro Machado

    Publicado por Lauro Machado

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  101. LinkedIn Grupos
    Grupo: Procurement Brazil
    Discussão: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Caro Pablo

    Adicione o 11o erro. – Nunca mude a sua personalidade depois da promoção
    Não ache que você deve mudar suas atitudes só pra ficar bem com os demais gerentes, você foi promovidonpelo que você fez e foi, se mudar seu comportamento seu time achara que você ficou mascarado e não vai te ajudar a vencer.

    Publicado por João Roberto Mason

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  102. LinkedIn Groups
    Group: Comunique-se
    Discussion: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Pablo, penso que ‘estar quase lá’, uma expressão utilizada em um livro da FGV que recomendo: “Gerência em Ação – Singularidades e Dilemas do Trabalho Gerencial’, para definir o lugar do gerente nas organizações, é uma boa resposta para sua questão.

    ‘Estar quase lá’ é estar num espaço intermediário, a gerência, que demanda uma grande adaptabilidade do profissional em viver na ambiguidade daqui por diante. O gerente, logo que promovido, precisa desenvolver sua nova identidade e se adaptar será seu grande dilema daqui pra frente. Se adaptar a tudo: aos novos desafios, ao novos paradigmas para administrar, liderar e executar projetos e ações, fazer novas alianças… E isso não é fácil.

    Precisa aprender, num curto espaço de tempo, novas competências: compartilhar visão, transformar experiência (sua e da equipe) em conhecimento, ter um plano de desenvolvimento profissional pessoal, alterar sempre que preciso seus modelos mentais e desenvolver sempre um pensamento sistêmico.

    O fato é que além de não ser fácil, ninguém conta para ele que vai ser assim. A maioria nem pede para ser gerente e ele não é promovido por já apresentar essas competências, mas sim por seu resultado em produtividade.

    Para dar certo ele conta com sorte, conduta ética e um bom julgamento.

    Então, não culpemos os gerentes. Serão muito mais de 10, 20, 30 erros, mas eles estão lá tentando fazer o melhor que podem – alinhando as pessoas aos interesses da empresa, promovendo a adesão às propostas das organizações.

    Posted by Ligia Moregula

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  103. LinkedIn Grupos
    Grupo: A Indústria Automobilística Brasileira
    Discussão: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Acredito que o maior erro de um gerente é não saber o que é gerenciar, gostar do status do cargo e não saber que gestão não é esforço e sim resultado. Outra coisa que ele não deve se esquecer que ele está lá para ajudar a empresa gerar lucro para esta poder pagar pelo direito de existir (dar lucro), pois caso contrário ela vai à falência e o gerente pode pode morrer junto e ainda levar um monte de gente que trabalha de verdade (aqueles que fabricam os produtos que pagam os salários de todos nós e que muitos chamam pejorativamente de pião) junto com ele. Sempre é bom lembrar que quem paga o nosso salário é o produto com a qualidade adequada e preço justo que está pronto na expedição para ser enviado ao cliente que contribuirá para o nosso faturamento e o lucro que manterá a empresa viva e gerando mais empregos e salários para alimentar o circulo virtuoso da livre iniciativa e do liberalismo.

    Publicado por Edson Aparecido VERGILIO

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  104. Achei interessante o artigo e algumas verdades se aplicam a muitos novos gerentes. Entretanto acreditoq ue faltou uma virtude importante da arte de gerenciar, que é a habilidade de delegar. Um erro comum é centralizar muito as informações e com isso atrapalhar o andamento e progresso da equipe. Saber delegar é fundamental para o sucesso de todos.

    Gostei do Artigo!

    Olivier

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  105. LinkedIn Groups
    Group: Executivos de Vendas & Marketing
    Discussion: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    É realmente à vendedores e vendedores, e como você comentou os gerentes tem um olhar vertical da coisa eles na maioria das vezes não conseguen horizontalizar a análise mas séra pela demanda de trabalho a que eles são submetidos ou simplesmente por que não querem ver mesmo, sou vendedor de uma multinacional e vejo muitas falhas mas a demanda de trabalho é tão intensa que infelizmente não da para trocarmos ideias da metodolia feita em campo e fazermos um manual com as lições aprendidas, aquelas que são relevantes. Leonardo Villela.

    Posted by Leonardo Villela

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  106. LinkedIn Grupos
    Grupo: Procurement Brazil
    Discussão: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    Óbvio, os erros aqui atribuídos aos novos gerentes em regra são – um ou outro -invariavelmente observados nos Gerentes tidos como “maduros”. Cuidem-se pois, todos somos alvos fáceis da vaidade e da supervalorização do saber. abs.

    Publicado por Luiz Oliveira

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  107. LinkedIn Groups
    Group: Brazil | Open Networkers • Brasil
    Discussion: Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes
    É sempre uma via de mão dupla. Do gerente com seus colaboradores e do gerente com seu gerente. Se todos os que têm nível hierárquico gerencial lebrarem-se disso, não há sombra de dúvidas que todos crescem e terão mais opiniões com que possam contribuir para o crescimento do time.

    Posted by Marcos Accordi

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  108. muito útil. Prático e objetivo. Parabéns!

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  109. Considero que o comando de alguns departamentos ainda só devem ocorrer por pessoas mais experientes/maduras. Onde o tempo e a vivencia lhe trouxeram algo que só o tempo ensina , ponderação, sabedoria. Tenho deparado com jovens comandando e “enfiando os pés pelas mãos”, devido a ter que tomar decisões.

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  110. […] Os 10 Erros Mais Comuns Dos Novos Gerentes […]

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  111. No seu artigo vi a palavra “erro” algumas vezes, eu apenas acrescentaria erro sendo uma oportunidade de melhorar!

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