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Minha Carta Anual para o Papai Noel

Dezembro 22, 2010

Querido Papai Noel,

Bem, não foi um ano fácil, mas graças  a nossa constante criatividade na busca de soluções, superamos as expectativas . Temos aberto uma série de portas a partir da rede de relacionamentos do LinkedIn, mesmo quando os contatos não tem de imediato nenhum projeto em vista para oferecer. O faturamento tem excedido as despesas, portanto certamente nosso banco está contente.

Quando olho para trás e vejo o que fomos capazes de realizar esse ano, o que mais me dá orgulho foi o que nossos coachees foram capazes de alcançar. Este ano dei uma pequena revisada na minha “Lista de Desejos” justamente para refletir tal sentimento. Eis a lista:

Desejo que mais empresas reconheçam o valor de seus funcionários

Por que  tantas empresas não percebem que estariam fora do mercado se não fosse pelos seus funcionários? Se elas pudessem fazer tudo sozinhas… mas não podem, portanto necessitam  deles. Por que investir todo aquele dinheiro para encontrar e contratar os melhores funcionários se daí elas começam imediatamente a desmoralizá-los?

Por que não demonstrar o quanto são apreciados? Não lhes dê apenas uma festa de Natal ou um bônus de final de ano. Ao invés disso, ofereça-lhes desafios o ano inteiro. E dê feedback honesto sobre o quão bem eles estão fazendo esse trabalho. Trate-os como gente de verdade!

• Seria muito bacana se os funcionários enxergassem seus empregos mais como uma forma de ajudar as suas empresas e menos como apenas uma fonte de renda

Se os funcionários pudessem enxergar seus empregos através dos olhos da empresa, veriam que o que ela necessita vai além de aparecerem no horário combinado. Para a empresa sobreviver e prosperar, ela precisa lucrar. E isso não será possível sem que cada um deles vista de coração a sua camisa.

É necessário que os funcionários enxerguem como eles podem aumentar as vendas da empresa ou como diminuir os custos. Existe forma melhor ou mais rápida de executar o seu trabalho? Dá para fazer uma etapa de maneira diferente tornando mais fácil a execução da etapa seguinte pelos demais? Custa  muito confiar no chefe e tentar algo novo?

• Com certeza desejo que tanto as empresas quanto seus funcionários compreendam o quanto ambos precisam de seus clientes

Sem clientes, um negócio não tem razão de existir e obviamente não vai durar muito. As empresas e seus funcionários necessitam transformar a “satisfação do cliente” em mais do que apenas um indicador de performance. Todos nós sabemos o quanto mais caro é conquistar um novo cliente do que é manter um cliente antigo, mas isso nem sempre se reflete em como nós os tratamos.

Não monitore o tempo de espera do seu cliente ao telefone vs. a média da sua indústria, mas sim considerando como você se sentiria se esse fosse você aguardando. Procure formas de facilitar a vida do seu cliente ao comprar, obter assistência e resolver problemas. Mantenha os clientes felizes e certamente você poderá conta com eles.

• E finalmente: Desejo que as empresas elaborem um plano de cultura organizacional, da mesma forma que constroem seus planos financeiros, operacionais, de marketing, etc, a fim de assegurar que os líderes pratiquem aquilo que discursam

Trabalhar a cultura organizacional vai de encontro às diversas frustrações que os funcionários têm na sua vida profissional – tomada lenta de decisões, politicagem, pessoas que não mantêm suas palavras, idéias que não são valorizadas, burocracia, etc.  Um plano de cultura vai descobrir as raízes dessas características, checando os valores, as crenças e os comportamentos que são norma na empresa. Esse plano demanda que a liderança expresse claramente os valores que aspiram, e esses atributos são aqueles pelos quais os funcionários se sentem orgulhosos.

Entretanto, uma vez que estes valores são declarados, será ônus dos líderes viver de acordo com essas aspirações. Quando há desalinhamento entre a prática e o discurso, os funcionários se desmotivam.  Um plano de cultura proporciona as ferramentas necessárias para construir uma organização onde os líderes praticam o que falam. O sólido engajamento dos funcionários é o resultado de culturas organizacionais notáveis.

É isso Papai Noel,

Obrigado.

Pablo

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