h1

UMA PALAVRA QUE VAI MUDAR SUA VIDA

Janeiro 24, 2011

Tenho um par de amigos que acreditam que uma palavra pode mudar nossa vida. Todos os anos, antes do Ano Novo, eles trazem à tona a palavra deles para o ano seguinte: aquela que vai dar significado e foco para as suas vidas.

Importante: eles dizem que não pegam aleatoriamente uma palavra, mas que ela acaba vindo até eles a partir de uma profunda reflexão e escutando atentamente o coração.

Achei a idéia brilhante.

Vivemos num mundo cheio de estress, sem tempo para nada e com um monte de distrações que nos fazem deixar de lado nossas resoluções e nos esquecer de nossas metas. Mas todos nós podemos nos lembrar e nos focar através de uma única palavra que representa a essência daquilo que esperamos alcançar e/ou daquilo que queremos nos tornar.

Fiquei inspirado para fazer o mesmo.

A palavra que escolhi foi PROPÓSITO.

Vou estar prospectando e executando um monte este ano, com o objetivo de aprimorar executivos, times e culturas organizacionais, e certamente a agenda pode ser exaustiva. Entretanto, me focando no meu propósito de fazer a diferença, sei que isso vai me reenergizar e me manter firme nos trilhos. Afinal das contas, estou ciente que se meu propósito for maior do que os meus desafios, estarei tão empolgado em Junho quanto estou agora em Janeiro. Portanto é isso aí: minha palavra é PROPÓSITO.

A palavra da minha esposa é APRENDIZADO.

Ela percebeu que a nossa filha – que está prestes a nascer a qualquer momento – será uma fonte inesgotável de alegria e com ela o modo de enxergar a vida será constantemente revisitado.

Fazer este exercício com a Milena foi divertido e muito significativo. Isso é algo que inclusive você pode fazer com o seu time no trabalho e também com a sua familia em casa. Imagine se todo mundo no trabalho soubesse a sua respectiva palavra e as vivenciassem a cada dia de modo a que eles e suas equipes fossem melhores. 

Uma vez que a sua palavra veio à tona você pode exibi-la na sua mesa ou pode ainda transformá-la numa pintura (e por que não?). Todo Ano Novo, cada um desses meus dois amigos e suas familias pintam a sua palavra (vejam a foto ao lado).

E então, qual a sua palavra para este ano? Ainda estamos na terceira semana de Janeiro e não é tão tarde para trazer uma à tona. Que palavra lhe daria foco e motivo para fazer de 2011 o seu melhor ano? Compartilhe sua palavra comigo e com os demais nos comentários abaixo.

Conte comigo,

Pablo

19 comentários

  1. Minha palavra para este ano é OUSADIA e esta escolha tem muito a ver com o nascimento da minha filha, Olívia.

    Descobri que estava grávida 3 meses após pedir demissão e, após uma gestação maravilhosa e 6 meses de puro encanto com ela, resolvi conciliar a maternidade com a carreira e, para isso, decidi partir para o meu próprio negócio na área de desenvolvimento de conteúdo para sites e redação.

    Vou precisar de OUSADIA para começar de novo, vencer obstáculos de timidez e desenvolver habilidade comercial, mas vale a pena!!!

    Gostar


  2. Minha palavra é PERSEVERANÇA, tenho passado por momentos de superação no trabalho e na vida pessoal e entendo que se focar no objetivo de ser uma pessoa perseverante, irei superar todos os desafios em qualquer área da minha vida.

    Gostar


  3. Minha palavra é SERENIDADE pois quero estar cada vez mais próximo de Deus…

    Gostar


  4. Minha palavra é TRANSFORMAÇÃO. Estou vivendo um momento em que grandes mudanças (emprego, cidade, casa) se desenham para mim, e quero canalizar essa energia de transformação para alavancar novas conquistas e também poder influenciar as pessoas que estão a minha volta a que mudem, inovem e melhorem suas vidas !

    Gostar


  5. Minha palavra é AMOR. Ele é a fonte de tudo e sem ele nada pode ser feito com felicidade. Amor pelo trabalho, amor pelas pessoas, amor pela vida e o mais importante, Amor por Deus.

    Essa é a minha palavra não só para esse ano, mas pela vida inteira!

    Gostar


  6. Pablo parabéns pelo artigo. Minha palavra é ENTREGA, que sempre achamos que temos mas definitivamente podemos desafiar e alavancar os nossos limites.

    Gostar


  7. Gostei muito do texto.

    Minha palavra é ATITUDE, pois com atitudes poderemos realizar mundaças, concretizar sonho realizar uma vida realmente com proposito. Alcançado o que temos como objetivo.

    Gostar


  8. O propósito é o que Deus tem para nossas vidas, a palavra é “Vitória” o que tenho hoje, respirei estou viva. a vida é o bem maior, o resto é consequência, plantamos em terrenos férteis, colhemos bons frutos.

    Gostar


  9. Minha palavra é AMADURECIMENTO. Quero sair da mesmice, da zona de conforto e vencer meus medos em 2011.
    Em muitos momentos, devido à minha insegurança, sinto que não ajo como uma mulher de 28 anos e sim como uma menina tímida e insegura.

    Obrigada pelo desabafo e apoio.

    Abraços,

    Cristiane

    Gostar


  10. Minha palavra é APRENDIZADO CONSTANTE.
    Neste momento tenho a oportunidade de aprender muito na minha nova função. O foco é aprender, repassar o aprendido e montar uma equipe para colocar tudo isso em prática.

    Gostar


  11. LinkedIn Groups
    Group: Liderança Consciente no Varejo e no Atacado
    Discussion: UMA PALAVRA QUE VAI MUDAR SUA VIDA

    Excelente tema para reflexão. Ter consciência do que nos move consiste em um grande desafio de autoconhecimento e é profundamente realizador quando dedicamos tempo para nós mesmos, cientes do nosso propósito maior, o que nos faz pulsar e proporciona significado para conduzir nossas vidas.

    Posted by Olegario Araujo

    Gostar


  12. LinkedIn Groups
    Group: IT Sales Executives – Brazil
    Discussion: UMA PALAVRA QUE VAI MUDAR SUA VIDA

    Caro Pablo,

    Excelente! Dentro de uma palavra pode caber uma infinidade de significados, mas essa uma é que dá o tom da busca e o foco necessário para o objetivo.

    Parabéns e mantenha-se em seu propósito! 🙂

    Posted by Andre Renato Ramos

    Gostar


  13. LinkedIn Groups
    Group: VOCE S/A
    Discussion: UMA PALAVRA QUE VAI MUDAR SUA VIDA

    Pablo o texto é muito interessante e na terceira semana do ano já estamos envoltos de toda a correria do dia a dia, como se o ano não estivesse passado, estando mais denso. A palavra que lanço para a minha vida é “AGORA” este é o momento de construir os planos, melhor que eles é coloca-los em prática e revisitá-los para não incorrermos em desistir. AGORA é a hora de ser feliz! AGORA é a hora de dizer que amo todos que me são importantes! AGORA é o momento certo de buscar novas experiências, me desafiar profissionalmente, pessoalmente e sentimentalmente. AGORA! Porque deixar para amanhã se posso usar esse breve momento para fazer algo por mim, por você, por quem quiser ler e me ajudar. AGORA é o instante certo para eu entregar meus esforços para quem precisa e alcançar a mão de quem me oferece. AGORA é a palavra que regerá 2011, não amanhã, nem mês que vem, para lá deixarei os resultados que irei colher.

    Posted by Roseanny A A A Lima

    Gostar


  14. LinkedIn Grupos
    Grupo: Web Design Brasil
    Discussão: UMA PALAVRA QUE VAI MUDAR SUA VIDA

    Muito bom Pablo.
    Tomando a liberdade de complementar um pouco, acho que além dessa concentração no final do ano, todos deviamos nos concentrar por 5 minutos diários ao menos. Já seria o suficiente para considerarmos e intuirmos palavras para o dia seguinte, pois cada dia é um novo desafio, uma história diferente que requer uma ação, uma atitude diferente, mas nunca esquecendo é claro, da palavra principal, que no seu caso foi PROPÓSITO.
    Boa sorte e muito trabalho para todos nós em 2011 e que esses poucos momentos que conseguirmos dispensar para nosso interior, nossa intuição, sejam impactantes e decisivos para as nossas vidas profissionais e particulares…
    Grande abraço.

    Publicado por Ricardo Prado

    Gostar


  15. Importante seu texto e seu “propósito”. Concordo plenamente com Ricardo Prado em renovar diariamente as metas e propósitos reavaliando os votos e renovando as energias necessárias para a motivação e aceitação dos resultados. A minha palavra e “RECONSTRUÇÃO” pois ciclicamente temos de recomeçar tudo outra vez.

    Um abraço a todos.

    Gostar


  16. LinkedIn Grupos
    Grupo: SAP Comunidade BRASIL
    Discussão: UMA PALAVRA QUE VAI MUDAR SUA VIDA

    Pablo,

    Parabéns pela qualidade dos artigos em seu blog, Como estou retomando minha carreira profissional e mudando totalmente de profissão, eu não tenho uma palavra, mas uma frase…Pronta para o novo!

    Abraços,

    Publicado por Maria das Graças Miranda

    Gostar


  17. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Discussão: UMA PALAVRA QUE VAI MUDAR SUA VIDA

    Propósito é uma palavra bem forte e cheia de significados… Condiz com tudo o que foi planejado, com tudo que é desejado…Atingir metas, viver o Agora, ter mais Atitudes, Amor, Transformação, Serenidade, Perseverança, Ousadia… enfim cada um tem seu Propósito. Só não pode esquecer da Atitude para a REALIZAÇÃO. Abçs, Cláudia Ricci

    Publicado por Cláudia Ricci Espósito

    Gostar


  18. Minha palavra é FÉ!
    Fé em si mesma, na vida e no que virá!!

    Gostar


  19. LinkedIn Groups
    Group: Novos Planos – Empregos e Vagas Vip
    Discussion: UMA PALAVRA QUE VAI MUDAR SUA VIDA
    Pablo, olá, como faz p comentar em seu pp blog? Eu já tentei e não consegui, então sempre comento aqui no Linkedin. Muito linda a sua história, como todas as q vc escreve. Eu estou como uma leitora sua, recomeçando a carreira, então a palavra seria Recomeço, que tal? Abs. Guenia.www.gueniabunchaft.com.br. P.S. Não esqueça de considerar meu convite p fazer parte da sua rede, eu sou tiete do seu blog, mas a crônica q gostei mais foi aquela de tomar um “cafezinho” p poder escutar o outro, achei até comovente.

    Posted by Guenia Bunchaft

    Gostar



Expresse sua opinião

