h1

Uma Mudança de Carreira Deveria Estar Nos Seus Planos?

Fevereiro 8, 2011
Na média, uma pessoa pode esperar mudar de carreira várias vezes ao longo de sua vida. Uma das razões para todas essas mudanças profissionais é que as pessoas geralmente não fazem escolhas 100% informadas. Enquanto que fazer uma escolha bem informado é uma boa maneira de ajudá-lo a se assegurar que  o caminho que você escolheu é o correto, por outro lado pode ter certeza que ela sozinha não vai garantir isso. Mesmo que você faça o bê-a-bá vocacional seguindo todas as etapas prescritas e  escolhendo a carreira certa para você, ela pode não se manter como sua melhor opção eternamente. Aqui seguem alguns motivos que justificam largar a sua carreira atual por uma nova.

Você Deve Considerar uma Mudança de Carreira Se…

  • Sua Vida Mudou: Quando você escolheu sua carreira sua vida podia ser diferente do que é hoje em dia. Por exemplo, você podia ser solteiro naquela época e agora tem familia. A agenda maluca ou as frequentes viagens que são típicas de sua carreira podem não se encaixar mais no seu novo estilo de vida. Você deve então procurar por uma ocupação que seja mais “condescendente” com a sua familia. 
  • As Perspectivas Profissionais No Seu Campo Pioraram: Os horizontes eram promisores para o seu campo quando entrou nele. Mas, devido a mudanças na tecnologia, na economia ou na indústria em que trabalha, as oportunidades de trabalho já não são mais atrativas. Você deve então procurar por uma ocupação que tenha melhores perspectivas. 
  • Você Está Experimentando “Job Burnout”: Houve um tempo em que você adorava ir trabalhar todos os dias. Mas você não mais se sente assim. Não aguenta mais fazer o seu trabalho e mudar de empregador não ajudou em nada. Pode ser que esteja na hora de encontrar uma carreira que te inspire. 
  • Seu Trabalho É Muito Estressante: Algumas funções são inerentemente estressantes. Depois de um tempo, o estress pode acabar sendo uma carga demasiadamente pesada de se carregar. Para preservar sua saúde mental e física, você pode ter que encontrar uma carreira que seja menos estressante. 
  • Você Acha O Seu Trabalho Chato: Quando fez sua pesquisa inicial, a ocupação que ao final escolheu tinha um monte de oportunidades de crescimento. Você atuou nesse campo, escalou a hierarquia tão alto quanto podia, e agora sente falta dos desafios que um dia você encarou. Uma mudança de carreira pode lhe oferecer o desafio que tanto anseia. 
  • Você Quer Ganhar Mais: Você pode ter se surprendido ao saber que dinheiro não está no topo da lista quando se fala em satisfação no trabalho. Portanto, não se surpreenda se uma carreira que vai lhe proporcionar maiores rendimentos não é exatamente aquela que você vai considerar particularmente gratificante. Esclarecida esta questão, se outros motivos estão levando você a considerar uma mudança de carreira, certamente rendimentos mais altos deve ser algo a ser levado em conta ao escolher uma nova carreira.

Agora Responda Nos Comentários Abaixo: Eu Sabia Que Era Hora de Mudar de Carreira Quando…

21 comentários

  1. Olá pessoal,
    Realmente é necessário que tenhamos outras habilidade e conhecimentos fora de sua área, lógico, hoje é necessário ser multi-uso, saber fazer tudo e muito bem feito pra crescer em uma empresa, em um grupo. visando sempre os seus objetivos pessoais e corporativo, onde você cresça junto com a empresa.
    Tenho um exemplo claro e real, comecei a trabalhar cedo. Aos 14 fui indicada por uma amiga da minha mae,para trabalhar em uma contabilidade, onde lançava as notas fiscais nos livros, preenchia as guias, fui aprendendo no dia a dia, comecei a preencher as guias, ir a JUCESP, prefeituras.Fiquei por 1 ano e meio. Sai não conseguia consciliar o horário com a escola, o local onde eu trabalhava era bem distante. No doimngo seguinte, comprei o Estadao ” Classificados de emprego”, havia uma vaga temporária, na mesma semana fui contratada , para uma vaga temporária a qual fiquei por 09 anos. Nesta empresa, atuei na área administrativa, contas a pagar receber, logística e marketing( nesta fase aprendi a negociar com clientes e fornecedores :prazos para pagamento,entrega,benefícios,juros e no decorrer do caminho descobrimos que tinha muita devolução de produtos, onde montamos um campo de retenção, adorei a área, descobri porque as vendas eram canceladas e fazia o possível para reverter.Após 09 anos, pedi para sair!
    hoje, atuo na área comercial, quero me aposentar nesta área!!! Gosto muito e sei que tenho grandes chances de crescer, pois a área comercial nos traz um mundo de conhecimentos, lidamos com diversos tipos de pessoas,segmentos e cargos, isto nos faz mais ser humano, e melhor empatia na hora de negociar. Por isso, acredito que há tempo de descoberta, é necessário estar atento e não ter medo da mudança.
    um abraço e fiquem com Deus.

    Gostar


  2. LinkedIn Grupos
    Grupo: Grupo de Gestores de RH SP
    Discussão: Uma Mudança de Carreira Deveria Estar Nos Seus Planos?

    Acho que sempre é tempo de pensar em mudar… (muito embora esta simples idéia me cause certo pânico)! Estou em um momento da carreira, em que escolhi mudar para ser mais feliz… Achei o seu texto muito coerente, pelo menos no que me diz respeito, pois eu soube que era hora de mudar de carreira, quando me vi totalmente sem inspiração para o trabalho… Justo eu, que sempre me orgulhei de ser a Super Auto-Motivada, que sempre exerci a liderança buscando ser exemplo e influência para todos a minha volta!
    Contudo, a paixão pela liderança adiou por pelo menos 3 anos a minha decisão… Foi quando decidi cursar uma nova graduação: Recursos Humanos! Hoje, formada, tive que fazer a escolha de recomeçar, que não está sendo fácil, afinal, da gestão na área de TI, eu só pude levar a experiência no relacionamento com as pessoas, as praticas com Recrutamento e Seleção, e Treinamentos.
    De qualquer forma, tenho certeza de que estou fazendo a escolha certa, pois amo RH, sinto-me novamente motivada e inspirada e já estou inclusive fazendo trabalho voluntário dando treinamentos comportamentais em uma ONG.

    Publicado por Adriana Teodoro

    Gostar


  3. LinkedIn Groups
    Group: Sustentabilidade Brasil
    Discussion: Uma Mudança de Carreira Deveria Estar Nos Seus Planos?

    Muito boa discussão. Porém vale ainda o que foi pontuado no início do artigo: qualquer mudança de carreira sempre será uma boa escolha com o devido planejamento e a busca pelo máximo de informações possíveis, jsutamente para que esta transição não seja uma decepção maior ainda.

    Posted by Igor Rocha

    Gostar


  4. LinkedIn Grupos
    Grupo: Gestão por Competências
    Discussão: Uma Mudança de Carreira Deveria Estar Nos Seus Planos?

    Caro Pablo, a mudança é um conceito que está sempre presente nas nossas mentes, no entanto, o que sinto, enquanto profissional da área, é que há uma necessidade das pessoas serem escutadas, aconselhadas, conhecidas…São seleccionados perfis, optam-se por determinadas competências-chave, procuram-se determinadas valências na pessoa A, B e C. Como o tempo urge e os objectivos são imediatos, qual a justiça de uma solução que se mostrou errada ao longo do tempo na organização? As pessoas por receio, insegurança ou também ambição, ora ocultam qualificações, ora se expõem demasiado, bem para lá do que é politicamente aceite numa organização. A mudança deve ocorrer por que há um sentimento que predispõe para essa tomada de posição mas quando outros valores se levantam, os colaboradores de hoje tornam-se mutantes no desespero de uma causa por necessidade de garantir subsistência, de alimentar a prole, de pagar as despesas…enfim, onde está o espaço para o Eu? Uma crise apaga a conjugação na 1ª pessoa do verbo e quando assim é a carreira pode esperar por melhores dias…até inclusive a uma mudança de rumo…

    Publicado por Nuno Silva

    Gostar


  5. Caro Pablo,
    Parabéns! Muito boa discussão!
    Pelo que entendi do seu artigo e dos comentários anteriores ao meu, vejo que o bom da vida é nunca nos sentirmos plenamente satisfeitos, pois com isso estamos sempre buscando novos desafios o que nos motiva e revigora.
    No meu caso, sempre procurei conduzir a carreira fazendo uma inclusão para onde gostaria de mudar e depois que adquiria o conhecimento e que decidia se mudaria ou procuraria outra coisa. Sei que isso nem sempre é fácil para todas as pessoas, porém, se soubermos negociar a maioria das vezes conseguimos este pequeno ajuste que auxilia a ter sucesso na nova empreitada.
    Iniciei em contabilidade, fui para TI, depois para administrativo de filial, trabalhei no comercial, fui requisitado para retornar a area administrativa, passei a cuidar de projetos especiais, abri e fechei filiais, cuidei dos investimentos da empresa, cuido da área de procedimentos e seguros da companhia. Estou fazendo doutorando para me tornar um pesquisador e professor. Tudo isso em várias empresas e na que estou atualmente fiquei 10 anos, saí e retornei e estou a mais de 20 anos.
    GRAÇAS AO BOM DEUS e aos meus esforços (já cheguei a trabalhar 18 horas diárias ou mais), mas nunca fiquei parado 1 dia desde que iniciei a trabalhar a 35 anos atrás.
    Espero ter auxiliado a INSPIRAR os leitores de que ficar parado é pior do que você se antecipar aos acontecimentos mesmo que isso demande um ESFORÇO adicional da sua parte.
    Boa Sorte! e Coragem!

    Gostar


  6. No meu caso eu acredito que seja: “Sua Vida Mudou”

    Gostar


  7. LinkedIn Groups
    Group: Liderança Consciente no Mundo Corporativo
    Discussion: Uma Mudança de Carreira Deveria Estar Nos Seus Planos?

    Estava discutindo este assunto com um colega de trabalho hoje e surgiu a seguinte: qual o prazo máximo para esta mudança? Eu gostaria de mudar a direção da minha vida profissional agora com muito mais propriedade, mas me parece que as perspectivas são pequenas.

    Posted by Alexandra Trentini

    Gostar


  8. LinkedIn Groups
    Group: Comunique-se
    Discussion: Uma Mudança de Carreira Deveria Estar Nos Seus Planos?

    Com certeza mudanças de carreira devem sempre estar em nossos planos. Não podemos estacionar e esperar que o emprego dos nossos sonhos bata em nossa porta.

    Posted by Sandra Paronetti

    Gostar


  9. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Discussion: Uma Mudança de Carreira Deveria Estar Nos Seus Planos?

    A carreira deve ser planejada como qq investimento ou projeto, e portanto sujeita a revisões periódicas quanto aos seus rumos e resultados.
    Alguns estudiosos falam sobre uma estagnação profissional maior que 4 anos deve provocar uma reavaliação, mas acho que este período está relacionado ao segmento onde se atua, devendo ser menor o pedido quanto mais dinâmico for o setor.

    Posted by Adalberto Bezerra Filho

    Gostar


  10. LinkedIn Groups
    Group: Comunique-se
    Discussion: Uma Mudança de Carreira Deveria Estar Nos Seus Planos?
    Acredito que temos que sempre estarmos investindo em nós!!!

    Posted by Nanah Martins

    Gostar


  11. LinkedIn Groups
    Group: Escola Politécnica – Universidade de Sao Paulo
    Discussion: Uma Mudança de Carreira Deveria Estar Nos Seus Planos?

    Um colega tem uma máxima que talvez ajude um pouco: estamos vivendo desde a década de 1980 momentos em que tudo muda o tempo todo. Entretanto, isto é algo que não deve mudar, tudo continuará mudando o tempo todo”.
    Brincadeiras à parte, as rupturas econômicas, sociais, políticas e tecnológicas dos últimos 30 anos nos impuserem um cenário completamente novo. Dessa forma, o nosso desafio é conseguirmos articular-nos para entendermos que o contexto mudou e os caminhos de antes não darão conta sequer do presente.
    Nesse sentido, a carreira deve ser considerada em termos da possibilidade de aprendizagem e da capacidade de lidarmos com situações mais complexas. Independente de onde estejamos, seja na mesma organização ou fora dela, independente do tempo de permanência.
    Naturalmente, temos uma geração chegando às organizações muito melhor preparados, e a geração anterior terá que buscar oportunidades que evidenciem sua experiência e capacidade de lidar com a situações de alta complexidade, algo que os jovens ainda demorarão um pouco para conquistar (na grande maioria).

    Aproveito para dizer que este espaço é fonte de um bom aprendizado, observando contribuições e visões diferentes, divergentes e/ou complementares.

    um abraço a todos.

    Posted by Marcos A. A. Ferreira

    Gostar


  12. Mudar de carreira nem sempre é tão fácil. Abrir mão do que você construiu profissionalmente e recomeçar não costuma ser financeiramente vantajoso e requer esforço e dedicação para adquirir novos conhecimentos. Outro ponto relevante é saber qual outra carreira seria realmente boa a ponto de você não querer trocar mais. Sem esquecer também que ainda é preciso ter espaço da oportunidade para recomeçar. Mas vale a pena a mudança quando a carreira atual te faz mal, o importante é estar feliz com o que faz profissionalmente e pessoalmente.

    Gostar


  13. LinkedIn Groups
    Group: Comunique-se
    Discussion: Uma Mudança de Carreira Deveria Estar Nos Seus Planos?
    Parabéns pelo artigo!
    Fui a uma palestra recentemente e o profissional, que hoje atua em consultoria, disse que o perfil de nossa carreira se alterou radicalmente, na comparação com períodos anteriores. Seria algo como, antigamente havia profissionais que passavam 20 anos em uma empresa; hoje a tendência é que nos aposentemos após passar por 20 empresas. Isso se não tivermos nossa própria empresa na área em que atuamos.

    Posted by Adalberto Mansur

    Gostar


  14. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: Uma Mudança de Carreira Deveria Estar Nos Seus Planos?
    Há muitos anos assisti a uma palestra sobre carreira e vocação para formandos, e uma frase do palestrante me marcou: "Vocês estão se preparando para ingressar em sua primeira profissão…". E foi o que aconteceu – eu me formei como engenheiro, entrei na área de TI como analista, atuei como administrador e agora sou consultor. No meu caso a mudança foi mais ou menos no mesmo âmbito (administração e TI). Acredito que temos que estar atentos às mudanças em nossa área de atuação, para detectar a saturação em determinadas funções bem como oportunidades em outras, seja por mercado ou tecnologia. Obviamente uma mudança drástica (e que ocorre!) seria se eu saísse da minha seara para fazer medicina, por ex. Mas uma certeza ficou depois de 35 anos de trabalho: eu nunca imaginaria estar fazendo o que faço hoje, aliás ninguém tinha a menor idéia de que a tecnologia chegaria ao que temos hoje, daí questiono um pouco um pouco o plano de carreira de longo prazo – não temos todas as variáveis para poder fazer um planejamento realista.

    Publicado por Paolo Ferretti

    Gostar


  15. LinkedIn Grupos
    Grupo: Claro
    Discussão: Uma Mudança de Carreira Deveria Estar Nos Seus Planos?
    Meu pensamento com relação a mudar de ramo e/ou carreira, depende muito de como esta o mercado de trabalho. Muitas vezes escuto conversas de ótimos profissionais que pretendem sair da área, não porque não gostão da mesma, e sim porque existe muita concorrência desleal. Muitas pessoas despreparadas ou sem nenhum experiência, mas com um custo muito baixo.
    Analisando alguns clientes pelo qual eu passei (trabalhei), o foco em muitas das vezes estava no prazo e no custo, sendo que o correto seria verificar a qualidade dos serviços prestados.
    Aproveito para salientar que na maioria das oportunidades que fiquei como Líder ou Coordenador acabou sendo cogitado a minha saída da equipe porque não aceitava recursos péssimos e despreparados para as vagas.

    Deste modo, hoje, consigo entender porque muitos recursos bons ou estão indo para fora do país ou saindo da área.

    Publicado por Rogério Alexandre Noronha

    Gostar


  16. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: Uma Mudança de Carreira Deveria Estar Nos Seus Planos?
    Minha primeira formação foi Licenciatura em Biologia e no estágio final, descobri que não era a minha vocação. Fui trabalhar como bancária. Quando surgiu o curso de Administração Hospitalar em POA, vislumbrei um nicho de mercado e entrei na primeira turma. Decisão acertadíssima. Antes de me formar já atuava na área e de lá pra cá, somente migro entre os temas conforme vão surgindo as oportunidades e desafios. O principal é a satisfação que o trabalho me proporciona e acredito que o crescimento profissional ocorre principalmente em função de se gostar do que faz. Administrar era a minha vocação, só que aos 17 anos não sabia disso. Correr riscos, enfrentar desafios e dominar o medo de não dar certo são fatores a serem considerados por quem pensa em mudar de carreira.

    Publicado por Rosane Schlatter

    Gostar


  17. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: Uma Mudança de Carreira Deveria Estar Nos Seus Planos?
    A questão em pauta é realmente muito importante pois são mudanças que ocorrem com qualquer um, e como já comentado acima o perfil da empresa também é extremamente importante nessas mudanças afinal você pode gostar de trabalhar em uma empresa executando a mesma função que não iria gostar em outra. O mais importante nisso é colher o máximo de informação antes de fazer a mudança para que não se arrependa futuramente.

    Publicado por jonatas souza

    Gostar


  18. LinkedIn Groups
    Group: VOCE S/A
    Discussion: Uma Mudança de Carreira Deveria Estar Nos Seus Planos?
    Pablo, li seu texto e se me permite, deveria existir um item que reflete quando um profissional toma consciência de sua maturidade, quero dizer que é quando ele nota um conjunto de fatores em que ele realmente tem desenvolvidos e podem contribuir ainda mais para seu desenvolvimento próprio e do mercado.

    Muitas pessoas são tomadas pelo fato de ter que pagar uma faculdade, ou não estarem preparadas para a tomada de decisão com relação ao seu desenvolvimento profissional, em decorrência da idade prematura a qual essa escolha é feita, deixando decidirem sobre seu desenvolvimento profissional.

    Quando a pessoa entra em um processo de maturidade e percebe que reúne todas as condições para seguir um ritmo, uma área, uma proposta diferente e a mesma sente se confortável, independente do medo que nos é comum em processo de mudança, deve sim seguir em frente.

    Atualmente todo profissional deve estar aberto para re-alinhamentos, assim como propor novas oportunidades, pois a vida é feita de mudanças e a nós é permitido errar, pois das tentativas e erros, são criados formulas para salvar vidas, medicamentos, propostas inovadoras e porque não sairmos da zona de conforto e ousar?!

    Posted by Roseanny A A A Lima

    Gostar


  19. Reblogged this on Room 4D – Soluções em Desenvolvimento and commented:

    Saiu hoje no Valor Econômico “Estresse aumenta em tempos de carga pesada” onde se aponta que prazos cada vez mais curtos, sobrecarga de trabalho e pouca autonomia sobre a gestão das tarefas são 3 fatores que, combinados, formam o cenário perfeito para o desencadeamento do estresse. Será esse o momento para pensar numa mudança de carreira e evitar o nível mais devastador da doença, conhecido como “burnout”?

    Gostar


  20. Considero oportuna a materialização de mudança de área, pois muitos se questionam quando à seus rendimentos e suas atividades, mas poucos ousam de fato a busca por sua melhoria ou performance profissional e, que, venha a lhe agregar em sua carreira profissional a satisfação almejada mesmo em novo desafio.

    “Aprender é tanto meio como fim”
    (Willis Harmman)

    Gostar


  21. 1/3 de nossas vidas passamos praticamente trabalhando, então resumidamente, por que não tentar ser mais feliz na carreira buscando o que gostamos de fazer? O que há de errado em buscar isso mesmo que tenhamos que pagar um determinado preço?

    Gostar



Expresse sua opinião