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E agora? O CEO encontrou um erro crucial!

Março 7, 2011

A melhor resposta é “#2: Se Faz de Bobo.”

Esta perspectiva pressupõe que você está realizando sua apresentação com humildade e curiosidade, e não tentando se posicionar como um super-herói ou um sabe-tudo.

De acordo com o guru de vendas Mike Bosworth (autor do livro Vendas Centradas no Cliente), um dos maiores erros que os profissionais de vendas cometem é julgar que sabem tudo e que podem se dirigir ao cliente, mostrar-lhe claramente como ele é estúpido e aí “salvar a pele dele” com uma solução poderosa.

Não é surpresa porque grande parte de quem decide não goste dos profissionais de vendas!

Ao iniciar sua apresentação, explique que você levantou alguns dados, mas admita que podem não ser exatos. Deixe claro que você não está lá para dizer a quem decide como gerenciar o negócio, mas que está lá apenas pelo fato de ser um perito numa determinda área operacional (preferencialmente aquela área para a qual o seu produto se destina).

Aí, se o que levantou se mostra inconsistente, você pode simplesmente solicitar a quem decide se pode fornecer dados melhores e mais exatos. Com isso, utilizando o que foi levantado, você pode adaptar a sua apresentação de acordo. Veja como a conversa possivelmente se desenrolaria:

  • Você: “De acordo com minha pesquisa, seu inventário tem em média 60 dias.” 
  • CEO:  “Quem lhe disse que temos 60 dias em média?”
  • Você: “Meu levantamento deve estar incorreto. É possível compartilhar a média real?”
  • CEO:  “Cerca de 45 dias.”
  • Você: “É maior do que a média da indústria. Posso mostrar-lhe como reduzi-lo.”
  • CEO:  “É por isso que estou aqui. Continue.”

Outra idéia interessante é manter seus slides sem dados que não possam ser verificados de forma independente. Alguns profissionais de vendas errôneamente acreditam que passam maior credibilidade colocando um monte de dados nos seus slides.

Mas isso não é verdade. Na maioria dos casos, é melhor ter um slide genérico, que simplesmente aponte o “PROBLEMA DE INVENTÁRIO”, do que um slide que esteja cheio de fatos e números.

E você? Criaria uma Tática #5? Compartilhe com os demais outras idéias que resgatariam o sucesso junto ao CEO da empresa nos comentários abaixo.

Conte comigo,

Pablo

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51 comentários

  1. LinkedIn Groups
    Group: BRASIL: VAGAS EXECUTIVAS
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!

    Bem interessante. Muitos executivos preferem a morte a admitirem um erro e perdem chances preciosas com essa postura.

    Posted by Claudia Silva, ITIL

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  2. LinkedIn Grupos
    Grupo: Business & Jobs BRASIL
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!

    Gostei muito, obrigado…

    Publicado por G&G Assessoria Contabil e Consultoria

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  3. LinkedIn Grupos
    Grupo: Gestão por Competências
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!

    Já me aconteceu semelhante:apresentei um número baseado em pesquisas recentes e fui desmentida por alguém que me era hierarquicamente superior. Pedi desculpas, fiquei insegura( embora estivesse certa) e pedi o numero recente que a pessoa não conseguiu dar.Perguntei também se poderia continuar com a apresentação ou se a pessoa em questão considerava o restante do material invalidado.Ela respondeu que eu continuasse e avaliaria depois.Ao final fui elogiada pela apresentação e pelo fair play.

    Publicado por Vera Souza Pires

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  4. Gostei da “enquete”, mas não foi esta a resposta que escolhi. Não tenho nenhuma dificuldade em assumir um erro, mas a maneira como foi colocada a opção: “se faz de bobo… e solicita a informação correta”, não me soou bem.
    Avaliando o contexto da resposta proposta como ideal, digo que concordo plenamente com a postura adotada e acredito que este seja realmente o melhor caminho.

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  5. LinkedIn Groups
    Group: Sustentabilidade Brasil
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Mundo corporativo buscando ‘bobos da corte’!

    Posted by Grasa Barbosa

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  6. LinkedIn Groups
    Group: Novos Planos – Empregos e Vagas Vip
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Felizmente não daria nenhuma das respostas acima. Simplismente, porque?

    Resposta numero 1: Demosntra que não conferiu nenhum dado repassado a você, quando o correto era fazé-lo;

    Resposta número 2: Falta de profissionalismo. Porque se o número não é correto, os resultados também seriam diferentes. Então, qual o impacto disso. É necessário novo estudo;

    Resposta número 3: Se fizer isso, qual a desculpa que irá dar em seguida se o CEO lhe pedir para buscar o slaid correto. Pense nisso!;

    Resposta número 4: Se você não conferiu os dados passados a você. Não de certeza. Pode se envergonhar se lhe pedirem sua fonte.

    Bom! A resposnta mais adequada seria reconhecer o erro. Como por exemplo: …”Irei rever os dados imediatamente, e se realmente eu estiver enganado minha equipe e eu iremos checar o impacto da informação no resultado final do fechamento do negócio. Isso é necessário para garantir o bom fechamento do mesmo”….

    Dessa forma você garantirá que o negócio poderá ser feito da melhor e mais segura maneira possível. Pois, precipitações levam a decisões prematuras e erroneas. O correto mesmo é checar as informações antes de repassá-las.

    Adailton Rodrigues

    Posted by Adailton Rodrigues

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  7. LinkedIn Grupos
    Grupo: Brazilian Engineering
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Válido a velha e lendária frase “Escreveu e não leu….” Cançasso versus tempo de entrega.

    Publicado por Airton Bialas

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  8. LinkedIn Grupos
    Grupo: Brazilian Engineering
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Caramba !!
    façam revisão ortográfica porque a coisa tá feia mesmo.
    CANSAÇO, ( ainda que seja cançasso ), não justifica.
    “Não carteia que o diabo sacaneia”.

    Publicado por Gildimar Costa

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  9. LinkedIn Grupos
    Grupo: Procurement Brazil
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Boa tarde !
    Pessoal,
    Assumir o erro “sempre” é importante, porém devemos desfazer a cultura perversa de que é errando que se aprende.Errar é humano.A Empresa é uma entidade jurídica,não é um laboratório de testes e ensaios,portanto é fundamental que o profissional, tenha precisão nos trabalhos sob responsabilidade,condição que o aproximará do seu cliente, superiores.Os acionistas da Empresa, não erraram ao investir no Negócio que lhe emprega…Ou erraram ?…Estou no seguimento de BPO e aprendi a conviver com a precisão na qualidade,pois não entregamos nada concreto e ou material para o nosso Cliente, entregamos trabalhos.A sua satisfação é receber algo que lhe surpreenda positivamente.Condição que mantém a lucratividade nos negócios.Treinamento é fundamental para quaisquer atividades e implementar essa Cultura, um grande desafio, mas que se bem implementado, os resultados logo aparecem.

    Muito Obrigado,

    Carlos Costa

    Publicado por carlos costa

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  10. LinkedIn Groups
    Group: Juliana Starosky | Executive Search Brasil ©
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    A melhor resposta é reconhecer o erro. Administrar o erro também é tarefa do bom executivo. Trabalhar em equipe não é detonar o colega, mesmo que ele tenha lhe passado uma informação errada. Execração pública é cancerígeno para qualquer organização. Um cenário ruim para o CEO é quando os executivos embaixo dele não se entendem ou não se dão bem. O CEO consciente deve fomentar que os executivos debaixo dele se suportem mutuamente. Além do mais, será que o seu CEO nunca errou? Nunca apresentou nenhum dado errado em uma apresentação corporativa? Todos erram. Quem não erra, não chega a CEO. Só erra quem faz. Contudo, deve-se aprender com o erro e não repetí-lo. Eu acredito muito mais naquele que assume o erro, do que naquele que diz que na sua área não há nada de errado.

    Posted by Orlando Merluzzi

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  11. LinkedIn Groups
    Group: Tecnologia da Informação – TI Brasil
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    é no momento dessa que deve esta preparado, Fiz um curso de negociação na FGV que ajuda a superar esses erros !!

    Posted by Aldo Silva

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  12. Olá, Pablo!!
    acho que num primeiro momento até se pode assumir o erro principalmente na frente do CEO. Entretanto ir verificar a razão desta informação errônea. Pensa-se que uma apresentação para este nível é corrigida, checada e checada de toas as maneira pelo apresentador, seu chefe ou o subordinado de maior nível e confiança.

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  13. LinkedIn Grupos
    Grupo: Melhores Cases em Treinamento e Desenvolvimento
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Muito bom o artigo, recomendo!

    Publicado por Edson Estavarengo

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  14. LinkedIn Groups
    Group: HR/RH in – Council of Human Resources and Recruitment Consultants Brazil – Executive Suite
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Neste , caso minha resposta que apesar dos dados não serem verdadeiros, por se tratar de um informação estrategica da empresa, o que quero mostrar e como o processo pode melhorar as comunicações e reduzir custos .

    Posted by Paulo De Mingo

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  15. LinkedIn Groups
    Group: Liderança Consciente no Varejo e no Atacado
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    É Pablo, esta é uma oportunidade que jamais deve acontecer, mas sabemos que acontecem ‘ somos humanos”. Bom nesta hora é olhar para a apresentação e desconsidera-la, pedir para pular o slid, seguir em frente e mostrar domínio sobre o assunto apresentado em questão. Saiba que maioria dos executivos já passaram por esta saia justa.

    Posted by Edilson Pereira de Lacerda

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  16. LinkedIn Grupos
    Grupo: HeadHunter Brasil
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Estas situações podem ocorrer devido ao grande turn over das empresas e as informações acabarem sendo propriedades de alguns….

    Publicado por Marcos Rodrigo Lima

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  17. LinkedIn Grupos
    Grupo: Melhores Cases em Treinamento e Desenvolvimento
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Verdadeira “Sinuca de bico!”

    Publicado por Thiago J. Marçal S.

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  18. LinkedIn Grupos
    Grupo: e-commerce Brasil
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    É um erro fatal, ir para uma apresentação sem conferir os dados. Melhor ainda é fazer a apresentação e pedir para outra pessoa da equipe conferir.
    Mas no caso acima, onde o leite já derramou, acredito que o melhor é assumir o erro e procurar levantar os dados corretos para o fechamento ou não, do negócio.

    Publicado por Ricardo Marques

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  19. LinkedIn Groups
    Group: BSP – Business School São Paulo
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Sempre é recomendado conferir todos os dados antes de uma apresentação. Mas no caso proposto acima, acho que o melhor a fazer é entender o número real e explicar que os dados apresentados foram recebidos pela organização. O único cuidado é não faze-lo com o intuito de transferir responsabilidade, mas com o objetivo real de explicar que o número tem uma origem. Outro cuidado é não envolver pessoas, mas sim a referencias: Porr exemplo: “Desculpe-me. Esse valor foi retirado do computador. Vou verificar quais os parametros considerados nesse cálculo”. Em seguida, entender qual o valor verdadeiro e como se encaixa na apresentação. Na maioria das vezes, um erro nos números não afeta a proposta sendo apresentada.

    Posted by Roberto Tahan

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  20. LinkedIn Groups
    Group: Networking e Vagas em Bancos e Instituições Financeiras
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Fábio realmente a situação não é de todo agradavel, o melhor mesmo era esse erro ter sido reparado antes mesmo da apresentação, mas não sendo possivel e perante as alternativas, a melhor hipótese é assumir o erro e corrigir na primeira oportunidade.
    Qualquer uma das restantes alternativas é bem pior, pois culpar o individuo que passou os dados errados, não o vai desculpar e dá a entender que quando as coisas correm mal, voce salta fora e pões as culpas nos outros.
    Culpar a assistente também dá a entender que o trabalho é feito por outro, o que nos deixa mal visto, pois pomos alguém que não tem as competencias necessárias, a fazer o trabalho que deveria ser feito por nós.
    Saber que o número está errado e dizer que é o correcto, também não é solução, até porque mais cego que um cego, é aquele que não quer ver.
    Assim sendo, eu sou apologista que qualquer pessoa pode errar, até porque errar é humano. Por isso, perante a conjuntura, penso que é a melhor solução, assumir que foi um lapso e prontamente corrigir, de preferencia na hora, se souber os dados. Senão na primeira oportunidade dá corrigir a informação e se der até fazer uma piada com a situação. Duvido que haja alguém, até mesmo o CEO, que nunca tenha passado por situação identica.
    De qualquer das formas é a minha opinião e vale o que vale.
    Cumprimentos e bom trabalho.
    Mauro Ferreira

    Posted by Mauro Ferreira

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  21. LinkedIn Grupos
    Grupo: Comunicação Interna – Brasil
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    – Responsabilidade pelo próprio trabalho
    – Conferir e pedir que alguém de sua confiança confira
    – Checar a procedência da informação
    – Humildade em assumir o erro
    – Preservar o trabalho em equipe, resolvendo eventuais discordâncias com os seus pares

    Publicado por Sueli Yngaunis

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  22. LinkedIn Groups
    Group: Controladoria e Contabilidade Brasil
    Discussion: E agora? O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Vi que vence as votações se fingir de bobo. Jamais faria isso, e ainda por cima perguntar “por curiosidade qual seria o número?”. De fato assumiria um equívoco na produção, mas não rolaria a bola pra frente. O problema está alí e procurar culpados não é solução. Depois informaria o Fred e pediria para ele tomar cuidado na próxima e revisaria os slides da próxima vez.

    Posted by Rafael Leite

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  23. LinkedIn Groups
    Group: Juliana Starosky | Executive Search Brasil ©
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Pablo, ótima situação!

    Como bem disse o Orlando faltou a alternativa “Reconhecer o erro”.
    Sou sócio de uma consultoria especializada em projetos estratégicos de redução de custos.
    Nos deparamos constantemente em situações similares.
    Primeiro diria: “Nunca confie em uma única base de informações!”, no mínimo em 2 ou 3.
    E, com certeza, das dezenas de projetos e das centenas de bases de informações que já nos deparamos em projetos, impressionante a inconsistência das informações…

    O que resta são os KMs da vida profissional, visão analítica e holística dos dados!

    Obrigado e abraço,

    Posted by Jose Alipio Barros – Avalons Consulting / Cost Reduction.

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  24. LinkedIn Groups
    Group: HR/RH in – Council of Human Resources and Recruitment Consultants Brazil – Executive Suite
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Se a apresentação é minha (esta sendo feita por mim) a postura correta é realmente assumir e reconhecer o erro. Neste momento é lógico que haverá a quebra de
    confiabilidade nos seus dados e nas suas fontes, porém não de sua integridade, e se a apresentação é sua não existe outro responsável naquele momento.
    A ética e a honestidade devem se sobressair neste momento; não tente ser criativo com tiradas de momento, pois raramente elas dão certo e a a pessoa costuma se enrolar mais. Atente para a informação passada no momento se a apresentação geral não for tão afetada pode aproveito parte do conteúdo, mas se o comprometimento foi grande o melhor é pedir desculpas e mesmo que não seja o mais apropriado deve ser pedido um novo prazo, tempo para rever e adaptar a nova realidade, e até mesmo para consultar as fontes e razões pela qual chegou-se a um número tão distorcido.

    Posted by Silvio Mario Esturari

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  25. LinkedIn Groups
    Group: Tecnologia da Informação – TI Brasil
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Então a apresentação não estava perfeita, devemos sempre, como em um teste de mesa exaurir todas as possibilidades. E se algo sair errado ainda escapar temos embasamento para argumentar sobre nossa falha.

    Posted by Dalcio Henrique

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  26. LinkedIn Groups
    Group: Tecnologia da Informação – TI Brasil
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    O melhor nessa situação é admitir o erro, verificar a informação correta e analisar se a premissa do slide continua verdadeira.

    Posted by Sérgio Martello

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  27. LinkedIn Groups
    Group: Liderança Consciente no Varejo e no Atacado
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Na verdade vc deve falar o que realmente aconteceu e aproveitar e enfatizar que nem os membros da equipe sabem a média de estoque. Complete a idéia do slide com exemplos de falta de informação na equipe (sem se demorar no assunto) e engatando na idéia principal da apresentação. Afinal, vc deve dominar o assunto de sua apresentação e estar preparado para situações externas e discussões paralelas (focar o assunto da reunião sem perder a credibilidade). O foco principal é prepare-se e estude o assunto.

    Posted by José Roberto Manoel

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  28. LinkedIn Groups
    Group: GRUPO DE EXECUTIVOS DO BRASIL / BRAZIL
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Sem dúvida alguma, deve reconhecer o erro e tentar mostrar que aquele erro não invalidada a apresentação nem a proposta.

    Posted by NIELSEN FREIRE DA SILVA

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  29. LinkedIn Groups
    Group: Networking e Vagas em Bancos e Instituições Financeiras
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    O Importante é prevenir, solicitar uma revisão do colega ajuda e muito, aliado à uma revisão sem pressa. Por isso que em projetos que participei aprendi com um colega a reservar no escopo um prazo para revisão ou até possíveis alterações de última hora.

    É claro que na hora o ideal é assumir o erro e agir com naturalidade pois pior do que errar em uma apresentação importante é culpar um colega ou fugir da responsabilidade.

    Abraços

    Posted by Hichem Adnen Faquis

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  30. LinkedIn Grupos
    Grupo: Procurement Brazil
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Gostei ;
    Ë real hoje no mundo dos negócios.

    Publicado por NEREIDE DE SOUZA MOREIRA

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  31. LinkedIn Groups
    Group: HR/RH in – Council of Human Resources and Recruitment Consultants Brazil – Executive Suite
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Peço desculpas, assumindo o meu erro, porém sendo criativo peço permissão para continuar a apresentação sem Slides (apenas com o auxilio dos slides errados), ao termino dela, digo que poderei trazer uma nova apresentação, atualizada o mais breve possível, ficando o novo prazo a critério do grupo que efetivamente toma decisões e o CEO.

    Posted by Alex Mendes

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  32. LinkedIn Groups
    Group: Novos Planos – Empregos e Vagas Vip
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Eu usaria uma combinação das Táticas 1 e 2, com ênfase na segunda. Depois disto só nos resta rezar para possamos resolver o problema real com a tática proposta.
    Citando a segunda parte do texto:
    •Você: “Meu levantamento deve estar incorreto. É possível compartilhar a média real?”
    •CEO: “Cerca de 45 dias.”
    •Você: “É maior do que a média da indústria. Posso mostrar-lhe como reduzi-lo.”
    •CEO: ”É por isso que estou aqui. Continue.”

    Considerando que você realmente demonstre humildade com relação ao erro é possível atingir:
    * Dados reais sobre o seu cliente, “informação privilegiada”;
    * Demonstrar real interesse pelo problema a ser solucionado e construir uma solução conjunta e personalizada, um relacionamento mais próximo e efetivo.

    Posted by Ivi Martins de Carvalho

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  33. LinkedIn Groups
    Group: HR/RH in – Council of Human Resources and Recruitment Consultants Brazil – Executive Suite
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Eu falaria o seguinte:
    – “Desculpe, este dado pode até estar errado, até mesmo porque neste primeiro momento concordo que não tenho a total confiança em ter os dados reais, mas o resultado que proponho a alcançar é verdadeiro…”
    Daí em diante, é só mostrar que você pode melhorar os resultados!

    Posted by Mozart Sj

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  34. LinkedIn Groups
    Group: HR/RH in – Council of Human Resources and Recruitment Consultants Brazil – Executive Suite
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Reconhecer que se este dado inicial está equivocado,e se sua apresentação inteira e seu diferencial é baixar de 60 para 10 dias,irá comprometer todo o resultado final,eu perguntaria qual o número certo para o CEO e avaliaria se conseguiria adaptar este novo nº com a apresentação pronta.

    Caso fosse inviável,reforçaria que a meta de 10 dias é possível e remarcaria nova apresentação.(Verificaria também com o tal Fred de onde ele tirou este nº,pois às vezes os FREDS nas Empresas ,tem o nº real e o CEO só o que o seu pc mostra( que às vezes é um sonho).
    Feche na hora com todos a nova agenda,pois reunir todos novamente vai dar bastatnte trabalho.

    Posted by Sergio Bogaert

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  35. LinkedIn Groups
    Group: MULHERES DE NEGÓCIOS
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Perfeito Pablo! Tópico pertinente! O ideal sempre é agir com naturalidade, classe e acima de tudo não valorizar qualquer tipo de gafe ou imprevisto. Até porque nunca sabemos se estamos sendo testados e em quais qualidades estamos sendo observados. Por exemplo, o CEO do artigo pode ser “um engraçadinho”, “definitivamente mau, claro” ou simplesmente um “educador” que apenas está testando nossa capacidade de sair de situações constrangedoras e até mesmo a desenvoltura para atuar no improviso. Ainda, o giro do estoque poderia estar sim correto; entretanto o teste consistiria em verificar nossa segurança em apresentar um determinado número, ou seja, até onde seríamos capazes de nos aprofundar em um determinado assunto para assim apresentá-lo? Esse tema transcende o mundo dos negócios pela essência sociológica, que por sinal é fascinante! Obrigada! Abraços!

    Posted by Claudia Albuquerque

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  36. LinkedIn Grupos
    Grupo: Rio de Janeiro In
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Se realmente investi o tempo necessário ao preparar a minha apresentação, certamente fiz uma análise de sensibilidade com relação à redução de dias de estoque (até porque esse é o cerne do proposta apresentada). Dessa forma, poderia responder com segurança que de fato 60 dias era uma premissa preliminar para o trabalho, mas que o retorno do investimento seria alcançado a partir da redução, por exemplo, de 20 dias a partir da base atual.

    Publicado por Filipe Coury

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  37. LinkedIn Grupos
    Grupo: Oportunidades no Varejo – Brasil
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Pablo, este material que voce compartilhou com o grupo, é tão poderoso que todos os CEOs, executivos e líderes em geral deveriam ter acesso à ele. Digo mais, deveríamos reler este material todas as vezes que tivéssemos que engolir sapos no trabalho, que tivéssemos nossas ideias questionadas ou quando estivéssemos ao ponto de explodir com as pressões dentro das empresas. O material mostra o quanto é valioso para o Gestor, para o Diretor ou para o executivo ser ponderado e estar aberto ao aprendizado continuo. O material nos faz perceber o quanto somos responsáveis pelo crescimento da empresa. Ao vermos o crescimento da empresa, estaremos crescendo junto com ela.

    Publicado por Luiz Roberto de Barros

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  38. LinkedIn Groups
    Group: Novos Planos – Empregos e Vagas Vip
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Pablo, concordo com a Ivi. Ter a humildade e a iniciativa de assumir o seu erro publicamente é uma virtude e uma demonstração de amadurecimento. Se bem que eu particularmente não acreditaria em apenas uma pessoa. Faria um apanhado de informações antes de realizar qualquer tipo de apresentação, principalmente dessa magnitude. Abs.

    Posted by Flavia D C Santos

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  39. LinkedIn Groups
    Group: Controladoria e Contabilidade Brasil
    Discussion: E agora? O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Tudo depende se o número está realmente certo!

    Se está seguro sobre esse número, explico por A + B como obtivemos esse resultado, se não, explico que irei revisar, também pergunto qual o número que o CEO acredita ser o correto. Se meu trabalho está embasado nesse número e a diferença do número do CEO e o apresentado ñ for significante, podemos partir para a discussão estratégica, caso contrário a apresentação deve tomar outro rumo, ou até ser encerrada.
    abraços.

    Posted by Denizard Terenzzo

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  40. LinkedIn Groups
    Group: HR/RH in – Council of Human Resources and Recruitment Consultants Brazil – Executive Suite
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Erros acontecem, claro. Independente da sua reaçao e me colocando no lugar deste CEO, acho você perdeu alguns “pontinhos”. Pense no futuro bem, próximo, como poderia mostrar resultdos acima do que seria o esperado para apagar este fato desastroso.

    Posted by Eliana Zoia

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  41. LinkedIn Grupos
    Grupo: Rio de Janeiro In
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Tática #1: “Eu obtive este número do Fred. Fred?…” (isso poderia ser feito em particular depois da reunião, perguntar diretamente para quem forneceu os dados)

    Tática #2: “Meu Deus, devo estar errado. Por curiosidade, qual é a média?” (Errado não, mas todos cometem um engano. Perguntar qual é o número ATUALIZADO seria melhor na frente do cliente e depois a equipe conversaria entre si)

    Tática #3: Culpa a Produção. “Minha assistente deve ter mudado meus slides. Desculpem.” (sujar o nome de uma pessoa apenas da equipe não é ético e pega mal para vc. Melhor seria falar “alguém da equipe”)

    Tática #4: “Na verdade, entendo que esse é o número real.” (inútil contestar a chefia em reunião crucial…mostra a desorganização da empresa e o serviço não será vendido)

    Publicado por Glória Celeste Bah de Brito

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  42. LinkedIn Grupos
    Grupo: Rio de Janeiro In
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Além da sinceridade e honestidade ser a melhor política, podemos sempre dizer: na média do sector na sua área geográfica, estes foram os dados obtidos durante o ano transacto, pelo que pode e deve sempre sofrer alterações para cada empresa em particular. Naturalmente que este dado é fundamental nesta análise e como não foi possível a sua obtenção prévia, apresento desde já as nossas desculpas pelo lapso. A propósito pode informar-me do real valor e assim além duma confirmação rigorosa dos dados que aqui vamos apresentar, ao alterarmos este dado, grande parte da informação também será alterada de forma automática…

    Publicado por Jose Oliveira

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  43. LinkedIn Grupos
    Grupo: Rio de Janeiro In
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Bom dia!
    Segue a minha opinião para o assunto:
    – Toda apresentação requer um PLANEJAMENTO adequado, tanto em relação aos números e demais informações que serão abordadas, quanto às eventuais possibilidades de questionamentos e suas possíveis respostas. Assim, evitaríamos a maioria dos problemas e, para diminuir os riscos do improviso, também teríamos algumas alternativas de respostas.
    – Outro aspecto importante seria automatizar (pode ser em Excel) todas as situações que envolvam cálculos, de modo que um número como o citado pudesse ser modificado e imediatamente analisado os seus reflexos.
    – Se tudo isso não puder evitar o problema, então, o executivo deve avaliar o contexto para ele mesmo assumir a responsabilidade ou coletivamente com a sua Equipe.

    Publicado por Ricardo Costa ✔

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  44. LinkedIn Groups
    Group: LOGÍSTICA
    Discussion: E agora? O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Assumir o erro é uma atitude mais profissional. Ética acima de tudo.

    Posted by Thaís Morán

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  45. LinkedIn Groups
    Group: GRUPO DE EXECUTIVOS DO BRASIL / BRAZIL
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Li Ltodos os comentários da sua página, não registrei lá mas registro aqui.Avalie. Afinal a sua apresentação ainda não terminou, o erro é visível, e todos entendem que o que é confiável é o que está manifesto. A sua unica oportunidade agora é a capacidade de encantamento. Fomente investimentos. Vá para a galera. Compartilhe a saia justa e seja feliz. Normalmente, quando dividimos o espaço com os outros sempre temos ganhos inusitados de desempenho. Frequentemente muito superiores. E inusitados.

    Posted by Lucilia Cernausan

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  46. LinkedIn Groups
    Group: LOGÍSTICA
    Discussion: E agora? O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Pablo,
    Na minha opinião, creio que nenhuma das opções dadas no texto estão corretas. Concordo com Thaís, pois assumir o que a gente faz é o primeiro passo para corrigirmos os erros, sendo mais ético e profissional. Afinal de contas 10 dias de estoque deve ser bem melhor do que qualquer informação oriunda do CEO. Caso contrário ele não estaria interessado na reunião.

    Posted by JOSÉ GONÇALVES SOUZA JÚNIOR

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  47. LinkedIn Groups
    Group: LOGÍSTICA
    Discussion: E agora? O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Assumiria o erro, e pediria um tempo a todos “uma pausa”, pois esta informação é muito relevante para a reunião e procuraria corrigir o mais rápido possível. Voltaria com os dados corretos e recomeçaria a reunião. Acho que seria a melhor forma, pois demonstraria que você não trabalha com imprecisões de informações, você até ganharia pontos com CEO, por mais que isso fosse constrangedor.

    Posted by Maurilio D. Viniarczyk

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  48. LinkedIn Grupos
    Grupo: Rio de Janeiro In
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Precisamos garantir a confiabilidade desses números, ainda mais numa situação tão crucial. Estão documentados? Como foram medidos? Ainda são válidos? Pode ser apenas que estejam desatualizados. Simplesmente não dá pra confiar na palavra e na “estimativa” do Fred (mesmo que ele seja o supervisor/gerente do chão-de-fábrica). Se o fez, errou feio.

    Entendo que ninguém vai pro chão-de-fábrica refazer esses cálculos (o negócio ainda não foi fechado, certo?), mas se eu sou um especialista propondo uma solução de melhoria, devo ser bem capaz de criticar o número, compará-lo com o processo que encontrei e saber se ele não está absurdamente errado.

    Tendo a origem dos dados, não precisaremos apontar o dedo pra ninguém, mas nossa equipe também não vai passar por incompetente.

    Publicado por Flavio Simões

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  49. LinkedIn Groups
    Group: Networking e Vagas em Bancos e Instituições Financeiras
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Realmente é uma situação constrangedora e que deveria ser evitada. O planejamento é essencial para que haja tempo necessário de revisão e checagem de todos os números por diversas vezes. Porém, erros assim acontecem e nessas horas é importante ter jogo de cintura e jamais acusar alguém, fica mais elegante e profissional assumir a responsabilidade. Em outro momento e a sós, se quiser dar uma “chamadinha” no responsável pelo erro, aí é válido….
    Abs.

    Posted by Ana Claudia Marciano

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  50. LinkedIn Grupos
    Grupo: A Indústria Automobilística Brasileira
    Discussão: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Creio que a forma correta seria no instante que o CEO percebe-se o equívoco cometido, você utiliza-se uma forma clara e detalhada para demonstrar que apesar do erro na apresentação voce domina o assunto, erros todos cometem, depende de cada um decidir a forma correta de contorna-lo, utilizando-se sempre da honestidade

    Publicado por Rafael Nantes de Castilho Claro Glorigiano

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  51. LinkedIn Groups
    Group: Unesp – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
    Discussion: Socorro! O CEO encontrou um erro crucial na minha apresentação!
    Acredito que a melhor resposta seja a segunda mesmo. “se faz de bobo”

    Acho importante responder dessa forma, pois não prejudica ninguém e é uma resposta com característica significativa de humildade,
    Boa questão Pablo!

    Atenciosamente
    Joao

    Posted by João Moretti

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