h1

O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho

Março 15, 2011

Pesquisa da consultoria Right Management revela que 48% das pessoas estão infelizes no trabalho. Foram 5.685 entrevistados que responderam sim ou não à pergunta “Você é feliz (sente-se bem, motivado, realizado e com boas perspectivas) no seu trabalho atual ou na sua última ocupação?”.

Em contrapartida, outro estudo americano com 102 mil entrevistados de 302 empresas separou profissionais que declaravam ter atingido o sucesso dos que estavam com a carreira estacionada. Quase 100% das pessoas “de sucesso” tinham um projeto pessoal ou plano de carreira bem estruturados.

Você tem o poder de criar mudanças positivas e significativas. Pois é… e somente há 2 coisas nas quais pode aplicar este poder: mudando a Si Mesmo ou mudando o Cenário.

Mudar a Si Mesmo significa mudar em você tudo aquilo que está sob o seu controle.

Mudar o Cenário se refere a mudar qualquer uma das forças que influenciam a sua vida que não seja você mesmo. Por exemplo, outro individuo, um grupo de pessoas, o trabalho, o local, um relacionamento, ou mesmo os resultados de uma escolha que fez no passado e que necessita ser desfeita. Basicamente é tudo aquilo que não é você.

A escolha de mudar o cenário ou a si mesmo cabe a você e, sem dúvida, pode ser difícil determinar qual é o melhor caminho a trilhar. Muitas vezes acabamos fazendo a escolha errada e tentamos mudar o Cenário quando na realidade devíamos estar mudando algo sobre nós mesmos, ou vice-versa…

E então? O que fazer quando detesta o seu trabalho?

Existem 5 opções:

1. Não faça nada. Aguente a situação firmemente. Mantenha o status quo, optando por permanecer miserável ao invés de tentar ser feliz. Escolha fazer um trabalho sem significado algum ao invés de um trabalho significativo. Aqui não há mudança de forma alguma.

2. Encontre um outro trabalho. Abandone seu detestável empregador e procure um novo ambiente de trabalho. É arriscado, na medida em que nunca vai saber se o novo trabalho vai dar certo e se o novo empregador vai ser diferente do anterior. Mas isso é pura mudança de Cenário. E cá entre nós, se a situação está preta, vale a tentativa.

3. Altere a sua atitude perante a companhia. Tente encontrar novas e melhores maneiras de interagir com os seus colegas. Faça um ajuste mental e tente fazer as pazes com o Cenário. Isso é mudar a Si Mesmo.

4. Positivamente e proativamente mude seu ambiente de trabalho. Seja reverente com quem decide, mas também desafie a liderança nas questões importantes. Faça a diferença no ambiente de trabalho. Respeite as decisões finais que não podem ser modificadas e tome consciência que pode influenciar as decisões que estão evoluindo e que podem ser alteradas.

5. Reclame e choramingue bastante, como que se materializando os seus ressentimentos em relação aos seu empregador, isso fosse milagrosamente inspirar a companhia e a sua liderança a mudar. Acredite ou não, é o que muitas pessoas fazem. Nunca vi isto dar certo e também dúvido que você tenha visto.

Mudar a Si Mesmo não é necessariamente melhor do que mudar o Cenário – nem o contrário é verdadeiro. Vai depender da situação. Entretanto, uma vez que esteja consciente desse dilema “Si Mesmo ou Cenário”, você vai começar a enxergar sua manifestação em todo lugar do seu dia-a-dia, tanto em situações de trabalho quanto pessoais. E uma vez que tomada a decisão de mudar a Si Mesmo ou o Cenário, vai perceber o quanto uma escolha que respeita a sua essência pode afetar a sua felicidade para melhor.

E você? O que você fez quando passou a odiar o seu trabalho? Já viu como outras pessoas lidaram com esta emoção? Compartilhe nos comentários abaixo.

Para estas e outras questões do dia-a-dia corporativo, conte comigo.

Pablo

P.S. – Gostou? Para me seguir no Facebook, acesse https://www.facebook.com/coachingexecutivo

92 comentários

  1. LinkedIn Groups
    Group: BRASIL: VAGAS EXECUTIVAS
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho

    Ou ajustando-se ao cenário, quem sabe. Imagine que foi colocado numa função, mas percebe que poderá a poderá fazer de um modo diferente ou em outras condições.
    Por exemplo: fazer o trabalho de 5 dias em 4; fazer parte em casa.
    Ou o problema pode estar com quem você lida. Pode haver uma nova chefia que possa ajudá-lo a fazer o trabalho como gosta de o fazer, como o sabe fazer.

    Posted by Joao Paulo Marques (j-p-marques@clix[dot]pt)

    Gostar


  2. LinkedIn Groups
    Group: Executivos São Paulo
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho

    Terapia!

    Posted by Luiz Fernandes

    Gostar


  3. LinkedIn Groups
    Group: EAESP-FGV ALUMNI
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho

    Pablo, a primeira coisa é tomarmos consciência que trabalhamos para nós mesmos e não para alguém! Parece simples mas muda a perspectiva do “trabalho chato”. A segunda coisa é tomar consciência de que é algo temporário. Não te tome o tempo todo e também não vai durar para sempre. Como nossa memória é curta, parece que estamos ali por toda a vida e que vamos morrer ali, mas não é assim (felizmente). Estas duas tomadas de consciência lhe darão a devida serenidade para vc elaborar seu plano B ou limitar suas horas de aborrecimento ao mínimo para vc realizar coisas agradáveis fora de seu expediente.

    Posted by Gustavo von Krüger

    Gostar


  4. LinkedIn Groups
    Group: Executivos São Paulo
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Mude seu jeito de ver o trabalho. Uma questão de postura. Ou então, como disse aquele politico na crise da aviação: “não reclame, não se explique, não se desculpe. Faça ou vá embora”

    Posted by José Zulmar Lopes

    Gostar


  5. neste momento odeio tudo…

    Gostar


  6. LinkedIn Grupos
    Grupo: Microsoft .Net Developer Brasil
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Olá Pablo,

    Gostei do tema parabéns pelo tema que nos dá a oportunidade de refletir….

    Publicado por Flávio André

    Gostar


  7. LinkedIn Grupos
    Grupo: Networking da Região Metropolitana de CAMPINAS
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    É verdade, e qualquer uma das duas requer um trabalho sobre a situação.

    Publicado por Lila Parameswara

    Gostar


  8. LinkedIn Grupos
    Grupo: Exame
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Muitas vezes a capacidade de mudar a si mesmo é vista como algo distante por algumas pessoas. Há uma forte tendência da maioria dos seres humanos em não admitir o próprio problema e projetá-lo no outro ou no ambiente. Muitos não conseguem se utilizar da própria liberdade para fazer escolhas condizentes com os seus objetivos e acabam por fracassar como profissional e/ou como pessoa.

    Publicado por Eder A dos Santos

    Gostar


  9. LinkedIn Grupos
    Grupo: Microsoft .Net Developer Brasil
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Legal o tema e o artigo, mas nunca passei por isso, sempre gostei muito do ambiente, gestão e atividade. No maximo que me ocorreu uma vez foi a minha relação com a empresa está desgastada, por conta das longas cargas horárias, e pouco reconhecimento.

    Publicado por Igor Moreira

    Gostar


  10. Mudar o cenário, de emprego, é a única opção a curto prazo!

    Gostar


  11. LinkedIn Grupos
    Grupo: e-commerce Brasil
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Acho que a melhor opção seria mudar de cenário.

    Publicado por Denise Jesus

    Gostar


  12. LinkedIn Grupos
    Grupo: Falando de Varejo
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Se já tentou de todas as formas para melhorar e nada deu certo, então é hora de mudar de empresa. O que não pode é ficar enganando a si mesmo e a empresa, fingindo que está tudo bem quando na verdade não está. A empresa estará deixando de ganhar dinheiro com sua falta de produtividade, e você estará deixando de se desenvolver pessoal e profissionalmente.

    Abraços!

    Publicado por Tadeu Carlos

    Gostar


  13. LinkedIn Grupos
    Grupo: Exame
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Você ainda tem dúvida? Isto depende de uma ação somente sua. Atitude. Abraço

    Publicado por Karla Becker

    Gostar


  14. LinkedIn Groups
    Group: Vagas de TI
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Essa é uma pergunta muito pertinente Pablo. O profissional que está desmotivado com a empresa, muitas vezes continua trabalhando nela por falta de oportunidades, e a empresa muitas vezes não percebe isso. A motivação é tudo para o ser humano, sem ela, o rendimento cai e muito.

    Posted by Caio Domingues

    Gostar


  15. LinkedIn Groups
    Group: Rh Automotive
    Discussion: Como Se Livrar do Vício da Multi-Tarefa
    Excelente matéria!

    Posted by Renato Salles 1500+

    Gostar


  16. LinkedIn Grupos
    Grupo: Comunicação Interna – Brasil
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Muito bom o artigo! Já passei por uma experiência dessa em um outra empresa e acredito que dependendo da cultural organizacional, principalmente, se a empresa vier de uma gestão predominantemente familiar o cenário dificilmente irá mudar, pode apostar! Nós que precisamos mudar e buscar aquilo nos preencha como profissionais e seres humanos, acima de tudo. Adorei o texto!!

    Publicado por Cássia Morgon Fernandes

    Gostar


  17. LinkedIn Grupos
    Grupo: Networking da Região Metropolitana de CAMPINAS
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Oportunidades melhores não faltam, se o lugar não lhe agrada mude.
    Eu recomendo antes tentar transformar o ambiente, caso isso não seja possível parta para novos desafios!

    Publicado por Joedes Ribeiro

    Gostar


  18. LinkedIn Grupos
    Grupo: Linked:HR Brasil
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Apesar de várias óticas eu acredito no tentar influenciar o cenário para que ele seja mais agradável às suas expectativas e, quando não possível, mudar o cenário!
    O mundo é grande o bastante para você achar local e coisa que mais agrade a você!
    Atitude e persistência é tudo!
    Abraços

    Publicado por Damiao Pastana

    Gostar


  19. LinkedIn Groups
    Group: BRAZIL IN BUSINESS: Council of Executives, professionals and management. $ VAGAS e OPORTUNIDADES $
    Discussion: Como Se Livrar do Vício da Multi-Tarefa
    Tirar celulares e notebooks das aulas seria como aprender a dirigir em linha reta e sem motoqueiros complicando a coisa. Quem não se treinar hoje nesse contexto ficara fora na hora de fazer. Eu trato frequentemente com excelentes profissionais na faixa dos 50 que tem tremenda dificuldade justamente por não ter convivido com isso, mas não por isso deixam de ser mestres para mim. Em reuniões gerenciais acaloradas muitas vezes me foi de grande ajuda ter a habilidade de pesquisar on-the-fly emails chaves para argumentar algum fato enquanto estou no meio do debate, mexendo nas planilhas e tocando assuntos com a equipe pelo msn. Se vc quer ser gestor então tem q se dar bem com a multitarefa, não é uma opção é uma realidade, uma ferramenta para ser mais eficiente.

    Posted by Hector Vassallo

    Gostar


  20. LinkedIn Groups
    Group: Catho Online
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    O que tem que ser feito é saber porque odeia o trabalho, tentar mudar isso e se não conseguir, procurar sair dele. Simples assim.

    Posted by Arnaldo Tenorio de Carvalho

    Gostar


  21. LinkedIn Groups
    Group: DBM Brasil
    Discussion: 10 Maneiras de Construir uma Cultura Organizacional Voltada para Pessoas
    Muito bom artigo, obrigado por compartilhar.

    Posted by Patricia Borja

    Gostar


  22. LinkedIn Grupos
    Grupo: e-commerce Brasil
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Pede pra sair??? 🙂 hehehe… Brincadeira.
    Bem, brincadeiras a parte. Acredito que só mudar o cenário, não é o suficiente. Mas saber o que te faz bem e o que não te dá prazer seria uma saida. Enfim, conhecer melhor a si mesmo e ao ambiente (em primeiro lugar), depois ver o que pode ser feito para mudar isso. Conversar com outras pessoas, analisar diferentes pontos de vista. E só depois tomar uma decisão, seja ela de permanecer ou não neste lugar. Pra mim, se você está num lugar onde não se sente bem e não te dá prazer em ir trabalhar, melhor sair do que ficar infeliz. Pessoas infelizes com seus trabalhos não rendem. Não é bom para si e nem para a empresa. Agora, se o assunto for o trabalho em si e não o lugar. A escolha da profissão é que tem de ser repensada. 🙂

    Publicado por Fabiane Millani

    Gostar


  23. LinkedIn Groups
    Group: LOGÍSTICA
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Reforma intima leva um tempo cosideravel, quando espetaculo já está em cena não dá para mudar, sacode o pò da sandalia, e caminhe para outro local, não trabalhe a onde as pessoas não sorriem.

    Posted by Luis Pereira Neto

    Gostar


  24. LinkedIn Groups
    Group: Grupo Foco – Trainee – Estágio – Vagas – Empregos
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Bom tema Pablo! Acredito que grande parte das pessoas deveriam refletir em relação a esta pergunta, pois é sabido que muitas pessoas estão em seu trabalho atual por mera comodidade que o salário proporciona, ou a própria situação no mercado, enfim diversas situações que os profissionais, tendem a dar aquela desculpinha para ainda continuar naquele trabalho maçante, sem motivação alguma, aguentando tudo o que tem de passar para que possa simplesmente ter o seu “ganha pão” ao final de cada mês.
    Dentre estas circunstâncias, penso que deve-se buscar a motivação a mais do que somente o salário, mas aquela razão a mais que toda pessoa aceita a trabalhar em determinado local, aquela motivação que em geral ao inicio da carreira se gratificava: “LEGAL!!! Um novo emprego…”. Ao mesmo tempo de mudar a motivação de trabalhar em um local que não há mais interesse é mudar as atividades, peça ao seu chefe um job rotation, ou algo que lhe faça mudar a sua rotina.
    Caso tudo isso e ainda mais o que tentar para mudar a situação, “meu caro” está na hora de buscar novas oportunidades, oportunidades que esteja de acordo com seus valores, sentimentos, motivação. Simplesmente buscar aquele trabalho que te dê muito mais do que dinheiro, satisfação e orgulho de estar gastando as preciosas horas para realizar seus sonhos.

    Posted by Lucas Horacio Goncalves

    Gostar


  25. LinkedIn Groups
    Group: Catho Online
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Bom dia! em ponto de vista, a maioria das mudanças não são simples de se concretizar, identificar o poruqe não se gosta do trabalho é até uma tarefa fácil, gerir esta informação nem tanto, pois as variaveis nem sempre dependem unicamente de uma mudança nossa. ex: um chefe sádico ou pior mal preparado, ou média salárial baixa na empresa, são situações que não dependem exclusivamente de nós para serem alteradas, além do que simplesmente mudar de emprego ou começar de novo é algo muito pouco próvavel, ainda mais pra quem familia e mais bocas pra dar e comer. acredito que o inicio de tudo é uma boa conversa franca e abeta com os pincipais envolvidos. (chefe, familia, etc…)

    Posted by Julio Cesar Fregolão Kreuscher

    Gostar


  26. LinkedIn Groups
    Group: APG Amana-key
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Na minha opinião, se uma pessoa não gosta de seu trabalho, primeiramente ela deve analisar o “porque”? Se ela está ali é porque ela buscou essa vaga, não foi obrigada a aceitar o emprego. Se está ruim, a muitas oportunidades lá fora, basta ter qualificação, e se ela tem, porque não busca-las?

    Posted by Ligia Miranda

    Gostar


  27. LinkedIn Grupos
    Grupo: Exame
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Concordo com a Karla. Aproveite o mercado bom neste momento e vá ser feliz. Abraço,

    Publicado por Adalberto Guimarães Parreira

    Gostar


  28. LinkedIn Groups
    Group: Venda Melhor – Técnicas e Dicas para obter sucesso nas vendas
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    A unica certeza absoluta que temos, é que tudo vai mudar, pois estamos em um constante processo de mudanças; as vezes é preciso ter a coragem de mudar, por mais que a falsa segurança de um emprego ou cargo possa estar lhe dando; O mais importante é trabalhar com alegria, se possível fazendo aquilo que mais gosta, e para que isto ocorra algumas vezes será necessário forçar uma mudança e buscar um novo horizonte.

    Posted by Wanderley Franco da Rocha

    Gostar


  29. LinkedIn Groups
    Group: Catho Online
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Todo trabalho tem seus pós e contras, há momentos em que estamos a ponto de explodir tudo acontece ao mesmo tempo, pressão do chefe, resultados fora do objetivo, mas o nome já diz ¨trabalho” precisamos e ter sabedoria e capacidade de resolver, mas se realmente não existe nada de positivo, aconselho a buscar outras oportunidades em áreas diferentes da sua atuação.

    Posted by Sergio de Lima Coiado

    Gostar


  30. LinkedIn Grupos
    Grupo: Networking da Região Metropolitana de CAMPINAS
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Acho importante a frase “(…) mudar o Cenário quando na realidade devíamos estar mudando algo sobre nós mesmos.” porque sabemos bem identificar quando o ambiente de trabalho precisa de mudanças, mas é muito mais difícil visualizarmos quando o problema é conosco.
    Conheço pessoas que passam de emprego em emprego e sempre, em cada um deles, o ambiente é ruim ou os colegas a sabotaram por inveja e etc. Mas, todo o trabalho é a mesma coisa. Sendo assim, ou a pessoa tem muito azar ou então acho que tem alguma coisa errada com ela, não é?
    Enfim, acho que auto-exame e atitudes para mudar são as partes mais complicadas. Agora, se a pessoa não está feliz e principalmente atinge os outros (clientes e colegas) com esta instatisfação, acho que deve-se fazer como Joedes relatou.

    Publicado por Val Concesso

    Gostar


  31. LinkedIn Groups
    Group: Liderança Consciente no Varejo e no Atacado
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Pablo, Um super texto! Se me permite replicarei com seus créditos! Espero seu ok.
    Um abraço, Ellie

    Posted by Ellie Gatos Kazakos

    Gostar


  32. LinkedIn Groups
    Group: Catho Online
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Quando ouvi essa questão sobre o que fazer quando se odeia o trabalho, logo me veio em mente um trabalho cansativo, mal remunerado,improdutivo, porém após algumas experiências vivida profissionalmente cheguei a conclusão que há empresas que podem não oferecer uma estrutura física, organizacional e hierárquica de uma grande organização; e empresas que tenha dimensão de estrutura, remuneração diferenciada, liberdade de horário, porém do que adianta se não oferece suporte e não valoriza o seu funcionário? Conclusão: Em determinadas circunstâncias vale mais à pena ser feliz em uma empresa pequena ganhando um pouco menos do que uma grande que não lhe ofereça suporte para desempenhar sua função e não valoriza o funcionário como um dos motivos principais de sua existência, quando não procura ter o feedback do funcionário sobre a organização? Conselho: seguir em frente da satisfação profissional.

    Posted by Monique Mourão

    Gostar


  33. LinkedIn Groups
    Group: Inbrasc – Instituto Brasileiro de Supply Chain
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Meu lema de vida: Quando a música do fantástico no domingo dá dor de estomago e mal humor: MUDE DE EMPRESA/TRABALHO!!!!!! Nunca me arrependi! Já troquei salário e benefício de diretor para começar tudo de novo. Sempre dá certo, sabe porque? Trabalhar com o que gosta faz os resultados serem sempre acima da expectativa!

    Posted by Ana Tozzi

    Gostar


  34. LinkedIn Groups
    Group: Inbrasc – Instituto Brasileiro de Supply Chain
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Respire fundo, inove o ambiente com seu talento (se vc ainda n descobriu um….é um bom momento para trabalhar este lado) sem causar choques, aplique a Gestão da Mudança de forma sutil e visível a todos

    Posted by Marcos Azambuja de Loreto

    Gostar


  35. LinkedIn Groups
    Group: Inbrasc – Instituto Brasileiro de Supply Chain
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Eu sou da opinião que funcionário infeliz não produz. Então, verifique quais são as causas da sua infelicidade, se é a empresa na qual trabalha, se é a função que está executando, enfim descubra qual o principal motivo e tome uma atitude. Caso seja a função que está, talvez seja a hora de trocar de área, inovar, se for a empresa analisar se existe a possibilidade de mudanças no futuro, caso julgue necessário, converse com seu gestor e explique seu ponto de vista, caso veja que mudanças não ocorrerão talvez seja realmente hora de procurar uma nova empresa. Digo isso porque você infeliz só vai trazer mais estresse no seu trabalho e você não estará executando bem o seu trabalho e acabará prejudicando a empresa, nesse caso a melhor opção mesmo é sair.

    Posted by Fabio Shimizu

    Gostar


  36. LinkedIn Groups
    Group: Inbrasc – Instituto Brasileiro de Supply Chain
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Replicando… matematicamente e idealmente é isso aí mesmo Fábio. O que voce descreve é para uma realidade ímpar de estar num grande centro e numa grande empresa…uma realidade muiiiiiiiiiiiito distante da maioria dos médios e pequenos Municípios Brasileiros. Mas pode servir de norte.

    Posted by Marcos Azambuja de Loreto

    Gostar


  37. LinkedIn Grupos
    Grupo: Comunicação e Marketing Brasil
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Quando isso aconteceu cmg, eu mudei….e nem olhei pra trás…..e foi a melhor coisa que eu fiz na vida… 🙂

    Publicado por Marta Almeida

    Gostar


  38. LinkedIn Groups
    Group: Brazil – All Things Business
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Mandar seu chefe ir pastar e partir!

    Posted by Oberdan Aguiar

    Gostar


  39. LinkedIn Grupos
    Grupo: Falando de Varejo
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    QUANDO SE DETESTA SEU TRABALHO ,TEM LIVRE ARBÍTRIO DE ESCOLHER O QUE É MELHOR PARA VOCÊ,POIS NÃO FAZ SEU TRABALHO BEM E DESTA FORMA DEIXA EMPRESA E PESSOA INSATISFEITOS ,ONDE NÃO GERAM RESULTADOS A AMBOS

    Publicado por IGOR LUIZ COUTINHO

    Gostar


  40. LinkedIn Groups
    Group: MBA FGV (1700+)
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Se detestamos o que fazemos ou a empresa onde estamos, uma alternativa e fazer e ser o melhor, para ser descoberto ou pela sua empresa, ou por outra.

    Posted by Cleber Correa

    Gostar


  41. LinkedIn Grupos
    Grupo: Falando de Varejo
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    no dia em que sentir infeliz me desligo da empresa , e vou tomar outro rumo

    Publicado por João Santos

    Gostar


  42. Eu já estava com 53 anos, aposentado e há mais de 19 anos na mesma empresa. Percebi que a cada dia me sentia mais infeliz. Assim, durante quase um ano fui me preparando psicologicamente e quando completei 20 anos de casa, apesar da estabilidade e do cargo que tinha, deixei tudo e fui para um novo desafio. O outro emprego só durou seis meses mas em seguida surgiu o grande projeto da minha vida e assim pude aplicar toda a minha experiencia e me sentir feliz. Este último projeto foi tão bem sucedido que acabou sendo comprado por um grande grupo que me convidou para continuar na direção da empresa. Se voce detesta seu emprego, busque novo projeto. Sempre há alguma empresa precisando de alguém como voce.

    Gostar


  43. Olá, Pablo!!!
    Estou em processo de mudança a uns 7 anos, investindo direto em qualificação: fiz uma graduação e agora estou cursando duas pós-graduações.
    O interessante é que o cenário não acompanhou a minha evolução e na empresa continuam me vendo apenas como uma simples assistente administrativo. Portanto, apesar do medo do desconhecido está na hora de mudar esta situação e partir para algo que realmente me deixe feliz que é atuar na minha área de formação: Com. Social – Publicidade e Propaganda.
    Pois se permanecer na mesma empresa vou continuar com a sensação de que cortaram as minhas asas e não posso alçar outros vôos.
    Abraços,
    Rose

    Gostar


  44. LinkedIn Groups
    Group: BRASIL IN BUSINESS: Council of Executives and Professionals – Empregos Oportunidades Jobs ®
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Prezado Aversa,

    Na minha opinião, quando se presta o vestibular, o jovem tem muitas coisas na cabeça, menos (salvo raríssimas excessões) qual carreira quer realmente seguir. Neste momento poucos por diversos fatores que não é o forúm aqui discutir, não tem no seu 1º Coach da vida (Pais) Orientações a respeito. Alguns se tornam Médicos para usufruir do nome e das facilidades que os Pais, com Posses, fornece através de Cursos. Outros, Dentistas, Advogados etc. Feliz deles. Se não estarão felizes no futuro pelo menos estarão financeiramente garantidos nesta selva. Os outros, a grande maioria a quem você se refere, não sabe o que fazer ou para aonde ir, geralmente se confunde mudar o Cenario com um comportamento “Bovino” perante a Organização. Outros, os mais arrojados ás vezes correm o risco máximo de mudar da Organização que achavam ruim, para Organizações imensas praticamente “Paramilitares” no trato com os seus funcionários ou às vezes Guetos famíliares de grande porte aonde você se não vende a alma ao Diabo é extirpado com um mês! Há de se ter Profunda Inteligência Emocional para dar esse salto.Não vale sentir saudades da aonde se saiu, depois de feito o movimento. Ter uma atitude positiva nessa mudança, buscar fazer uma outra faculdade, Fazer um Giro de 360º na carreira não esta necessáriamente associado à idade e sim à Qualidade de vida, Felicidade e Saúde. Para Finalizar, como a maioria das Empresas tem uma assistente Social, acho que elas deveriam ter também um Coach ligado no Organograma por linhas pontilhadas diretamente ao RD.

    Bom Dia!

    Posted by Eduardo Almeida

    Gostar


  45. LinkedIn Groups
    Group: Liderança Consciente no Setor Farmacêutico
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Olá Pablo:

    Recentemente adotei uma palavrinha chamada resignificar. E nisto creio, depende muito das nossas atitudes no ambiente de trabalho não motivador.Pois há muitas situações em que não há jeito, ou você resignifica seu trabalho e ambiente ou fatalmente será descartado do time.. é só uma questão de tempo..infelizmente prezados! Abraços e boa resignificância..rsss!

    Posted by Jose Souza

    Gostar


  46. LinkedIn Grupos
    Grupo: A Indústria Automobilística Brasileira
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Bom dia. Nem sempre a formação acadêmica conduz a pessoa para a melhor profissão. Neste caso, cabe a cada um procurar identificar-se com a atividade que melhor atenda suas expectativas. Quando ocorre o descontentamento pela atividade exercida, se faz necessário uma breve reflexão se o descontentamento é momentâneo ou realmente um fardo. Dependendo da situação, o melhor é buscar uma nova oportunidade no mercado.

    Publicado por Cristiano Vilares

    Gostar


  47. LinkedIn Grupos
    Grupo: Universo RH
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Oi Pablo,

    Quanto, dos 102.000 entrevistados, disseram ser pessoas de sucesso?

    Quantas dessas pessoas de sucesso tinham um projeto pessoal e para atingí-lo tiveram que trabalhar em em empresas onde odiavam o que faziam?

    De qualquer maneira, das opções que você citou, acho que a 3 e 4 são válidas. Se não funcionarem, é partir para opção 2.

    Abraços,
    Silvio T Corrêa
    http://www.silviocorrea.com.br

    Publicado por Silvio T Corrêa

    Gostar


  48. LinkedIn Groups
    Group: Executivos e Profissionais Experientes – Carreira e Empregos
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Se metade das pesoas são infelizes e não suportam o que fazem…o mundo dos sem emprego vai vazar.

    Posted by Renato Rodrigues Esteves

    Gostar


  49. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Ola Pablo.
    Acredito que muitas vezes o Detestar não é exatamente no que a pessoa faz mas como e para quem ela esta fazendo.Adorei seu artigo.Eu nunca Detestei o meu trabalho mas já detestei como era imposta a faze-lo.
    Sou privilegiada,realmente amo o meu trabalho.
    Acho que as palavras corretas que descrevem o X do amor que tenho pela minha profissão é AGREGAR e DIVIDIR.Conheço pessoas,ouço pessoas,aprendo com elas todos os dias e também divido estas experiências.Aprendi a respeitar meus clientes ser detalhista nas empresas e produtos que lhes apresento,atende-los sempre com agilidade sem perder a qualidade,ser transparente,honesta,criativa e eficiente.Atendo pessoas,não atendo uma construtora mas o Diretor dela,o engenheiro dela,os clientes dela,atendo a eles como gostaria de ser atendida e sou muito feliz.

    Publicado por Rose Aguiar

    Gostar


  50. LinkedIn Groups
    Group: TI Especialistas – Brasil
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Muito interessante, tenho certeza que grande parte dos profissionais tenden à opção 5 ao invés de sair da inércia.

    Posted by Robson Del Angelo

    Gostar


  51. LinkedIn Groups
    Group: BRASIL IN BUSINESS: Council of Executives and Professionals – Empregos Oportunidades Jobs ®
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Pablo,

    Muitas vezes, o problema é que a pessoa idealiza um trabalho utópico sem levar em consideração os conflitos que ela irá enfrentar. Ser gestor é uma maravilha se não houver conflitos. Mas como conciliar uma equipe que almeja melhores salários, benefícios e promoção com uma realidade de não ter orçamento para fazer isto? Como conciliar o conflito de um cliente que quer baixos preços com acionistas que desejam alta lucratividade?

    Muitas pessoas acham que ser bem sucedido é um direito delas, sem levar em consideração que sucesso exige muito esforço e principalmente engolir muitos sapos. Aí, é comum ver pessoas que enxergam injustiças em ainda não serem diretoras e começarem a se desmotivar pois a vida entra numa rotina. O fato é que muitos de nós glamourizamos (existe este neologismo??) a vida. Sonhamos com a esposa perfeita (ou o marido perfeito), o emprego perfeito, os amigos perfeitos, os vizinhos perfeitos e até com os políticos perfeitos. Mas perfeição é algo que não existe. O que existe é uma busca contínua, já que a excelência é uma jornada e não um destino.

    Um emprego é igual a uma esposa. No início, tudos são rosas e tudo é novidade. Mas a convivência nos mostra o lado humano das pessoas. Ver a esposa acordando com cólicas, despenteada e com mau humor é completamente diferente de se encontrar com a (ainda) noiva para ir ao Motel. No mercado profissional, é a mesma coisa. Passada a fase de namoro e noivado, vemos que não existe empresas ou pessoas perfeitas e são as pequenas frustrações do dia-a-dia que tiram o brilho da coisa. No momento que passarmos a enxergar cada pequeno conflito como um grande e estimulante desafio, passamos a ser menos maniqueístas com relação à vida e conseguimos “curtir” mais os percalços que ela nos dá.

    Posted by Djalma Gomes (djalma_gomes@yahoo.com)

    Gostar


  52. LinkedIn Groups
    Group: BRASIL IN BUSINESS: Council of Executives and Professionals – Empregos Oportunidades Jobs ®
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    IMPAGÁVEL DJALMA!! Não poderia ser mais assertivo!

    Posted by Eduardo Almeida

    Gostar


  53. LinkedIn Groups
    Group: Mercado Financeiro – BM&F Bovespa + 2000 associados
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Bom dia Pablo!

    Muito pertinente teu post! De verdade.

    Acredito que as pessoas não gostam realmente daquilo que fazem e acabam por se frustrar. Muitas vezes por necessidade, a carreira acaba tomando rumos inesperados, as pessoas se deparam com trabalhos mecânicos e não cognitivos e, a partir daí, uma série de reações ruins passam a ser desencadeadas.

    Tu não gostas da tua atividade, logo, não tens motivação para fazê-la, por consequência, não a exerces com excelência, como resultado, não tens a remuneração que gostarias, e acabas por teres problemas de financeiros e de relacionamentos, principalmente.

    Certa vez vi um estudo, da Agência Reuters, se minha memória não falha, que dizia dos custos que um empregado não motivado trazia para uma empresa. E um outro estudo da FGV que dizia que os funcionários com problemas financeiros, e acredito que, por conta disso, desmotivados, são aqueles que mais usam os recursos da companhia em benefício próprio, os que mais fazem uso de atestados e os que mais se atrasam.

    Acredito que as pessoas deveriam buscar mais a realização profissional, mais o engajamento, saber que teu trabalho tem um propósito maior, que consegues ajudar as pessoas, que terás notoriedade e reconhecimento, uma vez que o sucesso financeiro será consequência!

    Posted by Jonata Brignol, CEA®

    Gostar


  54. LinkedIn Groups
    Group: Ética – Profissionais Éticos
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Procure outro.

    Posted by Jose Siqueira Cavalcanti Neto (1850+)

    Gostar


  55. LinkedIn Groups
    Group: Ética – Profissionais Éticos
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Demita a empresa e busca a sua felicidade e realização profissional.

    Posted by Eduardo Luiz do Couto Silva

    Gostar


  56. LinkedIn Groups
    Group: Ética – Profissionais Éticos
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Procure se adaptar, gostar não é impossível, ou então, procure algo que te faça feliz…

    Posted by Flavio Monteiro

    Gostar


  57. LinkedIn Groups
    Group: Alumni Ibmec Brasil
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Muito bom esse artigo. Daqueles que nos faz refletir sobre o poder que temos de mudar as coisas para melhor.

    Posted by José Valmir da Silva

    Gostar


  58. LinkedIn Groups
    Group: BRASIL IN BUSINESS: Council of Executives and Professionals – Empregos Oportunidades Jobs ®
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Será que esses 48% dos infelizes realmente entendem o seu papel na empresa ? Será que elas já entraram infelizes ou ficaram por alguma mudança na organização? Será que parte deles não foi mais um exemplo tipico do aceitar a vaga porque precisa mesmo sabendo não ter o perfil para aquela função? Acho que o assunto é bem complexo e amplo e que o colega Djalma tem muita razão em dizer que há muita expectativa utópica por ai. Vale a máxima NO PAIN NO GAIN ! Vai mais uma pergunta aos infelizes, ” o que vc esta fazendo de concreto para mudar essa situação?”

    Posted by Jo Achim Liebert

    Gostar


  59. LinkedIn Groups
    Group: BRASIL IN BUSINESS: Council of Executives and Professionals – Empregos Oportunidades Jobs ®
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Importante salientar e frisar o trabalho da area de recursos humanos dentro da empresa, infelizmente esses setores muito das vezes apenas controlam a parte burocratica do setor. Na verdade o trabalho de seleção bem feito diminuiria razoavelmente esse numero.

    Posted by Abdou Farah

    Gostar


  60. LinkedIn Groups
    Group: Executivos Campinas
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    O melhor a fazer é tomar uma atitude de se atualizar e procurar fazer o que gosta, as vezes não é tão fácil como parece, mais com paciência e determinação é possível chegar aonde quer, se deu certo comigo, também vai dar certo contigo.

    Posted by Rescuecursos rescuecursos

    Gostar


  61. LinkedIn Groups
    Group: BRASIL IN BUSINESS: Council of Executives and Professionals – Empregos Oportunidades Jobs ®
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Verdade Abdou e nesse caso não são RH e deveriam ser denominados apenas DP

    Posted by Jo Achim Liebert

    Gostar


  62. LinkedIn Groups
    Group: Catho Online
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Procure fazer o seu melhor mesmo quando não está satisfeitopois quando você sair sairá bem,deixando as portas abertas.
    Procure algo que lhe interesse. “O trabalho não faz você e sim você faz seu trabalho.”
    Veja os ponto negativos e positivos e tente utilizar o máximo possívl os positivos.

    Posted by Danielle Nascimento Nascimento

    Gostar


  63. LinkedIn Groups
    Group: Liderança Consciente no Varejo e no Atacado
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    É realmente muito dificil… eu tento resolver e me concentrar nas coisas boas, mas as vezes nem isso é possível…

    Posted by FERNANDA BORTOLUZZI LUSA

    Gostar


  64. LinkedIn Grupos
    Grupo: Business & Jobs BRASIL
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Entendo que ng. vai expor isso de forma aberta aqui no Linkedin, mesmo porque como dito acima “nestes tempos de constantes crises, falências e demissões” soaria estranho as pessoas detestando seus empregos!!!

    Publicado por silvia vilardi

    Gostar


  65. Parabéns pela matéria. Gostei do humor utilizado com inteligência!
    Gosto de colocar que o único elemento do qual sempre temos a possibilidade de mudança é sobre nós mesmos. O ambiente às vezes permite às vezes não.
    Além disso não gostar do trabalho nem sempre significa que a pessoa sabe do que gosta. Assim, se ela sai de uma empresa e vai para outra ou leva sorte ou continua na mesma.
    Precisamos aprender antes a definir o que desejamos e então buscar isso com planejamento, como dito no artigo os profissionais de sucesso tem planos estabelecidos.

    Gostar


  66. Isso pode ajudar com certeza!

    Gostar


  67. LinkedIn Grupos
    Grupo: Business & Jobs BRASIL
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Nestes tempos de constantes crises, falências e demissões pode soar um tanto estranho pessoas detestando seus empregos.

    Publicado por Carlos de Souza Teixeira

    Gostar


  68. LinkedIn Grupos
    Grupo: Comunicação e Marketing Brasil
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Também já optei pela mudança de trabalho, ora motivado pelas minhas metas, ora pelos mesmos motivos das 48% pessoas entrevistadas. Num determinado momento me vi levantando informações para justificar mais uma mudança e decidi fazer DIFERENTE. Decidi por uma postura diferente. Resolvi me “divertir”! \@/
    Leitura: Peixe! – Como Motivar E Gerar Resultados – John Christensen

    Publicado por Marcelo Corrêa Santos

    Gostar


  69. LinkedIn Groups
    Group: EMPREGOS E OPORTUNIDADES * VAGAS GRATUITAS *
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Bom dia Pablo,

    Muito interessante o ponto abordado….

    Acho que essa é uma realidade mesmo. Muitas vezes a insatisfação está relacionada a comparação com um colega de trabalho. Muitas pessoas acreditam que ter felicidade é ter cargo, ser reconhecido, etc. Acredito que temos que buscar o melhor sempre, mas sem esquecer nossos valores.

    É comprovado que pessoas que fazem o que gostam produzem muito mais, alcançam resultados melhores e ascendem na carreira. É difícl mudar para algo novo, muitas vezes, os principal fator de desistência é a redução salarial. Muitos acabam desistindo e continuam exercendo uma atividade que só traz frustração.

    Acho que a pessoa que se vê nessas situações deve traçar um Plano de mudança e conduzi-lo em paralelo. Pode demorar meses ou até anos, mas uma hora será possível fazer uma transição menos traumática para aquilo que realmente lhe traga prazer e esteja alinhado com seus valores.

    Abraços

    Rodrigo Campos

    Posted by Rodrigo Campos

    Gostar


  70. LinkedIn Grupos
    Grupo: Exame
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    A necessidade transforma um indivíduo, e acaba perdendo alguns valores pessoais.
    Autogerenciar a carreira miniminiza essa situação.

    Publicado por Marcia Dias de Oliveira

    Gostar


  71. LinkedIn Groups
    Group: EMPREGOS E OPORTUNIDADES * VAGAS GRATUITAS *
    Discussion: 5 Dicas Para Que Seus Emails Joguem a Favor e Não Contra
    Matéria muito interessante! Obrigado pelas dicas!

    Posted by Roberto Suse

    Gostar


  72. LinkedIn Grupos
    Grupo: Exame
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Detestar o trabalho deve ser visto em perspectiva: é algo para sempre ou é parte de um processo?
    Como foi dito no artigo os profissionais de sucesso tem um plano de carreira, muitas vezes fazer um trabalho que detesta é parte desse plano, nesses casos se torna mais fácil passar pela fase.
    O problema é quando a pessoa não possui um planejamento e viver aquela tortura ameaça se tornar a vida da pessoa.
    Desta forma a dica que eu dou é: crie a sua meta de carreira, e insira o trabalho odioso dentro desse plano maior. Se ele se tornar mais uma fase (você deve planejar as próximas) será menos penoso.

    Publicado por Akim Rohula Neto

    Gostar


  73. LinkedIn Groups
    Group: Ética – Profissionais Éticos
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Nasci – Para responder esta pergunta, é necessário dizer o que é a felicidade?
    muitas vezes a passoa nã faz determinado trabalho porque gosta, mas porque não há outra opção, mas pode também optar a determinado trabalho, gosta mas como o homem não é livre, depende sempre de algo, a corrupção pode fazer você ser infeliz, e pode procurar outro trabalho, mas também a oferta ´pode dificultar, a pessoa pode depender de determinado compromissão, dificulta abrir a mão do seu trabalho atoa, ali aguenta a dificuldade.
    Hoje em dia é muito dificil encontrar a a felicidade no trabalho, estamos em pleno
    undo Contemporâneo em que o homem se encontra com várias facetas, materializa o outro de forma pretendida, faz o outro a sofrer para poder viver livre.

    Posted by Maria Nhamá

    Gostar


  74. LinkedIn Groups
    Group: Catho Online
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    A insatisfação no trabalho, não agrega valor a empresa e não motiva o colaborador. É importante que o colaborador avalie com carinho a situação e buscar melhorias profissionais e pessoais.

    Posted by Walkiria Pinheiro

    Gostar


  75. LinkedIn Grupos
    Grupo: EXECUTIVOS DO INTERIOR PAULISTA
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Neste caso procure avaliar o que te faz detestar o seu trabalho.
    Em muitos casos a solução não é mudança de ares , e sim , de atitude.
    Agora…se está certo de que o problema é com o SEU TRABALHO , procure outro.
    Insatisfeito , você atrapalha a sua carreira e a dos seus colegas.

    Publicado por: Mohamad Rajab

    Gostar


  76. LinkedIn Grupos
    Grupo: Universo RH
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    1-Parabéns ao autor. É excelente o texto! É objetivo e destaca alguns pontos que nos levam a refletir sobre nós e o meio. Trago outro item para pensarmos, que é o inverso do texto. E quando amamos o que fazemos e necessitamos nos afastar? Eu amava o meu trabalho com inserção de jovens no mercado de trabalho, mas precisei optar por continuar nele ou continuar meus estudos. Dentro da área da educação acredito que tanto ensino como aprendo em cada ato e sempre fui impulsionada a continuar em busca de conhecimento para continuar sendo uma profissional/pessoa melhor.

    Publicado por: Suzana Almeida

    Gostar


  77. LinkedIn Grupos
    Grupo: Universo RH
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    2-Se as vezes as coisas não se integram, temos que fazer decisões dolorosas, como por exemplo: continuar seus estudos ou continuar no trabalho que ama? O ideal é que consigamos articular os dois juntos, mas se tivermos que tomar uma decisão, por questões de incompatibilidade de horário? Retorno ao texto ao concordar que não existe resposta pronta “sobre mudar a si mesmo ou ao cenário”. Cada caso é um caso e cabe analisar-mos a nós mesmos (objetivos de vida, perspectivas) e ao contexto que estamos inseridos para decidirmos.

    Publicado por: Suzana Almeida

    Gostar


  78. LinkedIn Grupos
    Grupo: Universo RH
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    3-Saliento alguns tópicos do texto, que também considero interessante retornarmos a análise:
    “3. Altere a sua atitude perante a companhia.” Pois é, atitude é tudo! Em tudo tem seu lado bom ou tuim, basta a gente saber por qual ângulo estamos vendo as coisas.
    “4. Positivamente e proativamente mude seu ambiente de trabalho.” Ousadia, mas é claro com dicernimento. Aquela história de manda quem pode obedece quem tem juízo não é bem assim! As vezes as pessoas mandam determinadas coisas sem tem uma noção do todo. É claro que se nós estamos de longe tendo esta visão cabe argumentar para que outros pontos de vistas venham a ser analisados e se depois de tudo exposto cabe deixar a decisão nas mãos de quem manda, mas claro que se pudermos influenciar, numa postura de troca de conhecimento e se a gestão tiver o bom senso que é no compartilhamento que crescemos, o sucesso da equipe será exaltado e estas práticas se tornaram cada vez mais baseadas no diálogo e na negociação!
    Como o item 5 menciona, também nunca vi reclamação por si só mudar algo! Me lembra a Síndrome da Hiena hardy: Oh vida! Oh céus! Oh vida cruel! Como só reclamava nada mudava. E percebemos muitos profissionais tomados por este espírito, temos de ter cuidado pois as vezes ele contamina o ar. E esta contaminação faz com que os que foram infectados tenham mais problemas do que o dito reclamador de platão!

    Publicado por: Suzana Almeida

    Gostar


  79. LinkedIn Grupos
    Grupo: Exame
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Acredito que, se fazemos algo que se detesta, deve-se se traçar uma meta com objetivo final de mudar de área ou de emprego; sem amor ou desejo, nenhum trabalho será bem desenvolvido. A não ser que a pessoa goste de ser um profissional medíocre, precisa se mexer.

    Publicado por: Vanessa Beck

    Gostar


  80. LinkedIn Grupos
    Grupo: Business & Jobs BRASIL
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Deve refletir, avaliar e rever o que levou à situação. Quando iniciou no empredo, a situação já era assim?
    Certamente não! Então, mude e participe da mudança dos outros!
    Sindrome de hiena ou do “coitadinho” nada resolve. É preciso atitude!
    Enfim, mudar o cenário, nada resolverá porque a questão está em voce!
    Para refletir: Que qualidade de vida terá e proporcionará aos seus se sempre estará fingindo para “parecer” feliz?
    Obrigado.

    Publicado por: Massayuki Muramoto

    Gostar


  81. LinkedIn Grupos
    Grupo: Exame
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Acho que o principal é descobrir qual o trabalho e o que nos motiva; muitas vezes, principalmente por causa dos nossos erros, acabamos indo para áreas com as quais não temos afinidade. É preciso definir metas, descobrir o que realmente queremos em nossas carreiras e ter força vontade. Só assim teremos chances de ter sucesso.

    Publicado por: Roberto Dantas Cardoso

    Gostar


  82. LinkedIn Groups
    Group: Ética – Profissionais Éticos
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Os resultados da pesquisa da Right (que desconhecia), aparentemente mostra uma informação descolada do ideal profissional: trabalha-se com, como e onde se gosta, ou aguenta-se tudo por poder e dinheiro?

    Com quase 6 mil executivos entrevistados, metade é infeliz. Mesmo não conhecendo o perfil da amostra, não é difícil presumir que na base da pirâmide muito mais da metade é infeliz. Isto é válido se a amostra incluiu da porção média média ao topo dos cargos e funções.

    Todavia, ao meu ver, a questão não é o que fazer para reduzir ou acabar com a infelicidade, mesmo porque, aqueles que mudarem de conduta, empresa ou cargo provavelmente continuarão, depois de um tempo, em maior ou menor grau, sentindo-se infelizes.

    O que realmente importa é saber o por quê da infelicidade. Não sei se a Right fez essa 2ª pergunta, mas ela seria muito mais importante no sentido de ‘recolher’ material para um trabalho mais profundo e sistêmico. Essa 2ª pergunta permitiria conhece os grupos de causas para que se pudesse trabalhar neles no longo prazo, auxiliando os executivos em geral ao escolherem empresas e cagros para trabalhar.

    Posted by Paulo Sérgio Jouclas

    Gostar


  83. LinkedIn Groups
    Group: Alumni Ibmec Brasil
    Discussion: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    É um número muito grande de insatisfeitos. Imagine que um funcionário insatisfeito não produz o que deveria, não trata o cliente da forma que deveria e nem se preocupa com a qualidade. É uma avalanche desastrosa.

    Posted by Rafael Mageste Caldas

    Gostar


  84. LinkedIn Grupos
    Grupo: Exame
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Por incrível que pareça, sou feliz (sente-se bem, motivado, realizado e com boas perspectivas) no meu trabalho atual e também era na minha última ocupação!
    Só que eu seleciono muito bem as oportunidades. O que eu vejo que não serve para mim, por qualquer motivo, eu descarto sem dó nem piedade (e sem medo de ficar desempregado também). Passo muito tempo no trabalho para ser infeliz lá.

    Publicado por: Daniel Fernandes (2100+)LION-Software Developer

    Gostar


  85. LinkedIn Grupos
    Grupo: Exame
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Muito boa resposta Daniel, afinal o trabalho representa boa parte de nosso tempo.
    Trocar de trabalho , assim como voce diz, é para poucos e se voce consegue, meus parabens

    Publicado por: Marcos Vinicius Azevedo

    Gostar


  86. LinkedIn Grupos
    Grupo: Exame
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Eu adoro o que faço estou na luta à 25 anos na área de processos de serviços financeiros.
    Agora iniciei um curso de chef de cuisine para sair um pouco deste estresse organizacional diário e também porquê pretendo num futuro próximo iniciar um novo negócio.

    Publicado por: João Carlos Tomaselli

    Gostar


  87. LinkedIn Grupos
    Grupo: BRASIL IN BUSINESS: Council of Executives and Professionals – Empregos Oportunidades Jobs ®
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Prezado Pablo,

    Estava de passagem, quando fui capturado pelo tópico. Desculpe a invasão. Pela 1ª vez você pergunta e já da as respostas válidas de 1 a 4. Somente reforçaria, que o único animal que contraria as lei de Darwin sobre Evolução das Espécies é o Homem.Ele é o único que pode alterar o meio ambiente. …. O que mata não é o trabalho mas sim o stress…Prof. Adib Jatene….

    Abs,

    Publicado por: Eduardo Almeida

    Gostar


  88. LinkedIn Grupos
    Grupo: BRASIL IN BUSINESS: Council of Executives and Professionals – Empregos Oportunidades Jobs ®
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Acredito que o desenrolar da vida pessoal e profissional acaba por determinar novas prioridades.
    Muitas vezes, como Djalma falou, a pessoa acaba se atrelando à utópica visão que ela tem da da profissão escolhida e não que o mercado tem da mesma. Isso acaba, em diversas situações, frustrando o profissional quando este efetivamente entra no mercado de trabalho.
    Em outras ocasiões, durante o exercício de sua profissão (pricipalmente quando o profissional obtém cargos de gestão – quando tem de atuar junto a diversas áreas de atuação distintas), o profissional tem que interagir com outros setores que acabam por lhe chamar a atenção, pois são novas áreas de atuação que o profissional se sente comfortável em atuar; contudo não havia vislumbrado esta possibilidade anteriormente pois, no momento em que escolhera sua carreira, não havia nem mesmo cogitado esta possibilidade – por achar que não se identificaria ou às vezes nem pensar que poderia dar certo nesta área em específico.
    Junto à esta nova descoberta de outras áreas de atuação onde se sente comfortável em atuar, existe também a questão de avaliação de mercado com relação á área de atuação do profissional. Muitas vezes na faculdade, o estudante não está muito antenado no mercado. Contudo, quando passa a fazer parte do mesmo, o profissional acaba por ver novas possibiidades de atuação (aliando-as à demanda do mercado), de melhores ganhos pessoais e profissionais e de melhoria da Qualidade de sua vida (e de sua família – caso tenha).
    Tudo isso, acaba por fazer com que o profissional re-avalie sua condição após ter entrado no mercado e faz com que a grande maioria – como elucidado na pesuqisa do tópico desta discussão – se sinta insatsfeito com a sua profissão.
    Na minha opinião, o que o profissional deve fazer é traçar sua prioridade: dinheiro, qualidade de vida, ganho pessoal (como trabalhar em ONGs, universidades e Institutos), ganho profissional (plano de carreira) ou estabilidade (serviço público). Após ter determinado a sua prioridade, seu foco, e estabelecido sua meta, o profissional deve se especializar quantas vezes forem necessárias (e idade não é limite nenhum para ninguém para isto) para atingimento deste objetivo.
    Isto tudo pra dizer que é normal o profissional mudar o foco durante a sua vida (principalmente em uma transição tão longa e complicada como entre a faculdade e a atuação efetiva no mercado), mas ele deve estar sempre buscar se preparar e se atualizar para atuar nestas novas áreas e superar estes novos desfios (o que deve também servir como estímulo para esta mudança).

    Abraço a todos

    Publicado por: Thiago Cabral Zilli

    Gostar


  89. LinkedIn Grupos
    Grupo: BRASIL IN BUSINESS: Council of Executives and Professionals – Empregos Oportunidades Jobs ®
    Discussão: O Que Fazer Quando Você Detesta O Seu Trabalho
    Nunca este constatação foi tão verdade em relação ao momento profissional que vivo.

    Publicado por: vera ruthofer

    Gostar


  90. O maior problema, não é quando você não gosta do seu atual emprego, mas quando você gosta mas se sente desmotivado, sem expectativas, onde você sabe que está sendo subvalorizado, onde o mercado te paga mais, porém na empresa que você está tem o lado bom de ter pessoas de fácil comunicação, onde o trabalho não é tão ruim.

    Gostar


  91. Simples, saia deste emprego que tanto detesta.

    Gostar


  92. Eu, gostei muito do texto, queria acrescentar que às vezes a questão financeira, benefícios e a zona de conforto fazem com que as pessoas evitem as mudanças.

    Gostar



Expresse sua opinião