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Acelere Sua Promoção Dominando Importantes Competências Não-Técnicas.

Abril 29, 2011

Como gerente, nunca é o suficiente estar apto tecnicamente. É necessário dominar competências não-técnicas também. Elas se refletem nos traços de personalidade, nas atitudes, nos hábitos e nos comportamentos que você apresenta trabalhando com os demais. Enquanto boas competências não-técnicas são igualmente importantes para os funcionários, elas são fundamentais para os gerentes (e para aqueles que desejam ser gerentes). Aqui seguem as 10 mais importantes competências não-técnicas que precisam fazer parte do seu portfolio de habilidades.

Competências Não-Técnicas P/ Gerentes

  • Confiabilidade
    Pode-se confiar que você estará onde tem que estar? Que fará o que precisa ser feito? Que cumprirá o que diz que vai fazer? Seu chefe tem que poder confiar em você, caso contrário você não irá longe.  E é igualmente importante que seus pares e seus subordinados também acreditem que podem confiar. Sem isso, não irão dar o apoio que você necessita para ter o êxito almejado.
  • Franqueza
    Diga as coisas como elas realmente são. Não floreie. Não diga o que acha que o chefe gostaria de ouvir. Particularmente respeito aquelas pessoas, tanto acima quanto abaixo de mim, que são diretas. Afinal, com elas não preciso perder tempo tentando descobrir o que realmente querem dizer.
  • Ética Profissional
    Você foi contratado para realizar um trabalho. É isso o que faz ou fica sentado vendo os demais trabalharem? Você é o cara que dá mais duro no grupo? Se não é, deixo claro: devia ser.
  • Habilidades de Comunicação
    O quão bem você se comunica com o seu chefe, seus pares e seus subordinados? Você se comunica tão bem escrevendo quanto verbalmente? Se tem alguma oportunidade nesta área, precisa trabalhar para aprimorá-la ou para eliminá-la.
  • Interatividade Colaborativa
    Um bocado já se escreveu sobre a necessidade de demonstrar sua habilidade de trabalhar bem com os demais integrantes do seu time. É uma habilidade que está se tornando cada vez mais importante na medida em que nos apoiamos intensamente em times inter-departamentais. Mas também é importante que um gerente construa amplas redes colaborativas. Não faça apenas parte do seu time, mas compreenda como ele se encaixa na organização como um todo e trabalhe para fortalecer essas conexões.
  • Habilidades na Gestão de Tempo
    O único recurso que o gerente nunca vai ter o suficiente é tempo. Para ter êxito nesta função, é de vital importância desenvolver e continuamente aprimorar as suas habilidades na gestão do tempo. Adicionalmente à habilidade de priorizar e delegar, as quais reduzem a quantidade de coisas que tem que fazer, você tem que ser capaz de otimizar o que tem que ser realizado dentro do tempo estipulado.
  • Definição de Metas
    Bons gerentes são capazes de determinar o que necessita ser feito e a definir metas claras para chegar lá. Não fique ao longo do dia apenas  lidando com aquilo que cai na sua mesa. Priorize. Descubra o que necessita ser feito e estabeleça metas específicas para você e para a sua equipe.
  • Agilidade Mental
    Quando recruto, procuro sempre por candidatos que estão um passo à minha frente na entrevista, pois estas pessoas agirão assim quando contratadas. Elas “pescam” as coisas rapidamente. Entendem o negócio como um todo e a indústria em particular. Têm raciocínio crítico e são solucionadores de problemas.
  • Flexibilidade
    Encaramos mudanças diariamente. Leis e normas mudam. Concorrentes lançam novos produtos e serviços. Desastres acontecem… Mas bons gerentes têm a flexibilidade necessária para lidar com mudanças constantes. Eles já esperam possíveis mudanças e planejam levando-as em conta. Como resultado, estão melhor preparados para o imprevisível. Sua flexibilidade permite com que reajam mais rapidamente e minimizem as rupturas que as mudanças podem trazer.
  • Assimilam Bem Direcionamento
    Mesmo que valorizados pela sua capacidade de descobrir o precisa ser feito e “correr atrás”, ainda existem momentos em que é necessário dizer ao gerentes o que tem que fazer. Seja uma mudança na direção estratégica ou um coaching em relação ao seu desempenho, um bom gerente tem que ser capaz de não apenas a aceitar direcionamentos mas de fazê-lo com uma atitude positiva e de aprender com eles.

Em Suma

Pode ser que as suas habilidades técnicas colocaram você em evidência e provocaram sua promoção. Mas elas não são o suficiente. Para ter êxito como gerente, você precisa  ser igualmente talentoso nas suas competências não-técnicas. Naquelas áreas em que você tem uma habilidade bem desenvolvida, mantenha-a. Nas outras áreas, dê duro para melhorar. É assim que você vai aumentar consideravelmente suas chances de sucesso. Com mais de 20 anos no universo corporativo, posso garantir isso.

Para estas e outras habilidades, conte comigo*,

Pablo

* – seja presencialmente ou on-line (consulte opções)

77 comentários

  1. LinkedIn Groups
    Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
    Discussion: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes

    Perfeitas observações, eu como estudante de eng. Mecânica e técnico em eletrônica devo levar isso muito em consideração. Essas habilidades tenho dado duro para sempre mantê-las ao topo da minha cadeia de exigências sobre eu mesmo, elas e também conhecimento técnico que nem precisa dizer é essencial.

    Posted by Lucas Inácio

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  2. LinkedIn Grupos
    Grupo: TELECOM BRASIL – Cursos, Vagas, Empregos e Negócios
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Esse artigo fornece dicas importantes para todos nós que queremos nos tornar Gerentes líderes, e não Gerentes com a força da posição.

    Publicado por Anderson S. Ribeiro PMP, MBA, ITIL, COBIT, Green Belt

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  3. LinkedIn Groups
    Group: Executivos Experientes – Carreira e Empregos
    Discussion: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Olá Pablo …
    Acabo de conseguir uma recolocação e pode ficar certo que estou na sua cola.
    Pretendo surpreender a mim mesma adotando novas e melhores práticas, especialmente em áreas não técnicas que são exatamente onde mais preciso de aprimoramento.
    Obrigada pela atitude de ajudar a todos aqui. Todo o mundo sabe que somos contratados por nossas experiências e competências. Todo o mundo sabe que permanecemos nas empresas e crescemos profissionalmente por nossas competências não técnicas.
    Estou colada em você.
    Obrigada!

    Posted by Fatima Afonso

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  4. LinkedIn Groups
    Group: LOGÍSTICA
    Discussion: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Este assunto está bem abordado, as habilidades técnicas, acredito que sejam mais fáceis de adquirir, pois, desde cedo aprendemos sua importância, já a não técnica é um assunto mais atual, porém, na minha opnião, é algo que deveria começar ainda quando criança, exemplos como gestão do tempo, deveria ser habilidade que, assim como a técnica, fosse incentivada desde o ínicio da compreensão humana, pois muitos dos jovens quando se deparam nas situações diversas do mundo corporativo, apesar de suas habilidades técnicas, não conseguem atingir seus objetivos e muitas vezes demoram a saber que, o que lhes faltam são essas habilidades que não foram ensinadas, assim como a inteligência emocional, que é um dos grandes desafios de muitos profissionais.

    Posted by Beatriz Ferreira da Silva

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  5. LinkedIn Grupos
    Grupo: Melhores Cases em Treinamento e Desenvolvimento
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Pablo eu acrescentaria:

    – Habilidades em delegar tarefas;
    – Habilidades de negociação;
    – Habilidade de se comunicar em diversos níveis;
    – Criatividade;
    – Habilidade em dar e receber feedback.

    Publicado por ANA CAROLINE OLINDA

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  6. Ola Sr Pablo
    Bem resumido e correto as afirmações,uma cartilha a ser seguida

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  7. LinkedIn Groups
    Group: Vagas de TI
    Discussion: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Não diria que são importantes, e sim que são essenciais… infelizmente alguns gerentes simplesmente ignoram, ou se “esquecem” destas competências com o passar do tempo na função…

    Posted by Ricardo Amaral Andrade

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  8. LinkedIn Grupos
    Grupo: Brazilian Engineering
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Pablo,

    Isto é muito bom e faz parte das Competencias Emocionais do Profissional. Como ter um chefe com inúmeras certificações se a palavra dele é nula, se ele demonstra falta de liderança no processo. Excelente artigo. Vou incluir estas 10 e verificar se encontro mais para uma relação mais completa.

    Publicado por Aguinaldo Campos

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  9. Acrecento ainda mais 4:
    -Planejar, planejar e planejar ( quem planeja bem evita surpresas e sabe exatamente onde esta indo)

    -Ouvir, ouvir, ouvir (ouvir os tecnicos e nao tecnicos da sa equipe te ajuda a palenjar e descobrir possiveis riscos)

    -Comunicar: todos devem saber o que fazer e o que eh esperado e como anda o projeto de maneira clara e objetiva.

    -Negociar: com sua equipe (para conseguir o melhor deles), com seu chefe (para que ele tenha mais paciencia entre outros), com seu esponsor (para que te deem mais tempo se necessario ou mais dinheiro)

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  10. LinkedIn Groups
    Group: Executivos Campinas
    Discussion: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Pablo,
    Sempre acreditei que bons gerentes são aqueles capazes de conhecer técnicamente do que fazem, porém ótimos gerentes além deste conhecimento devem ter a capacidade e habilidade de ser um gestor pessoal e de pessoas, isto o torna capaz de se antever as situações de sua equipe.

    Excelente artigo.

    Abraços,

    Rodrigo.

    Posted by Rodrigo dos Santos

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  11. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Olá, Pablo. Gostei muito das dicas. Quero me preparar para ser um excelente GP. Vou me lembrar destes tópicos.

    Abç,
    César

    Publicado por Cesar Costa

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  12. LinkedIn Grupos
    Grupo: Rio de Janeiro In
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Pablo,

    Excelente artigo !!!
    Muitos “gerentes” não se dão conta dessas competências não-técnicas ignorando-as. Um erro em potencial !!!!
    Alexsandro

    Publicado por Alexsandro Santana

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  13. LinkedIn Groups
    Group: Executivos São Paulo
    Discussion: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Muito boas as dicas que vc fornecer e concertesa vou fazer uso delas em minha palestras e coaching.
    Grande abraço e sucesso.

    Posted by Marcos santos

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  14. LinkedIn Groups
    Group: Executivos Experientes – Carreira e Empregos
    Discussion: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Pablo, brilhante artigo. Trabalho como Gerente de Qualidade e me encaixo perfeitamente em seus dizeres, alguns positivamente e outros com uma certa deficiência.
    Certamente utilizarei este resumo de competências como um guia em meu trabalho.

    Posted by Guilherme Pinheiro Carvalho

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  15. LinkedIn Groups
    Group: DBM Brasil
    Discussion: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Pablo, bom para reflexão. São pontos que precisamos estar atentos sempre. Abraços

    Posted by Alexandre Nabil

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  16. Excelente Matéria, parabenizo, pois foram bem colocados, os fatos.

    Claudio Patricio

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  17. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Parabéns ao post, muito bom mesmo!!

    Publicado por Luiz Alberto

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  18. Pretendo adiquirir conecimento nesta área, sou Engº Civil, atuo como Gerente de Obras e Contratos. Achei bastante interessante. O artigo fornesse dados e informações importantes para todos que pretendem seguir como profissional.

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  19. Não devemos nos esquecer destas premissas,muito bom o artigo,já o copiei e salvei em meu desktop,para sempre voltar a ler item por item,para nunca deixar de praticá-los.
    Também é importante lembrar que tais premissas necessitam caminhar em par e passo com os conhecimentos técnicos,a meu ver fundamentais,pelo menos em meu setor.

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  20. LinkedIn Grupos
    Grupo: Publicidade e Propaganda
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    É isso aí Pablo! Gostei muito de seus comentários. Atualmente sou Supervisora e sempre me considerei muito competente tecnicamente, até que percebi que não era o suficiente, foi aí que comecei a praticar exatamente tudo que você mencionou. PARABÉNS!!!

    Publicado por Márcia Carreiro

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  21. LinkedIn Groups
    Group: Psicologia Organizacional
    Discussion: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Bom dia.

    “Gostei”.

    Porém, saliento que a “agilidade” no pensamento nem sempre é primordial, uma vez que uma pessoa extremamente analítica é aquela que por ventura… tem um raciocínio um tanto quanto “mais lento”, isso às interpretações, claro. E essa qualidade de ser “analíitica”, aliando-a com bons métodos, pode trazer ótimos resultados às organizações, mas não apenas, pois também ao meio em que vive. Não ser analítico, mas com uma agilidade de pensamento e tomada de decisões, eu diria, isso tender tender mais à operacionalidade.

    Obs.: visão particular, tal pensamento podemos desenvolver com vossos comentários.

    Obrigado.

    Thiago Sarti

    Posted by Thiago Sarti

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  22. Sensaconal o artigo…Parabéns…já salvei o texto para reler qdo necessário!

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  23. LinkedIn Groups
    Group: Executivos e Profissionais Experientes – Carreira e Empregos
    Discussion: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Não.

    Segue 3 que os executivos brasileiros desprezam:

    Confiabilidade

    Franqueza

    Ética Profissional

    Os executivos brasileiros estão entre os que mais mentem no mundo segundo Roberto Shinyashiki. Ele afirma que ouve diariamente de presidentes e executivos… que todos mentem.

    Não temos escolas sobre ética e não temos legislação sobre governança corporativa. Cada empresa faz o que acha certo. Cada executivo faz o que dá na telha. Talvez seja um dos motivos de tantas falências no Brasil.

    Talvez também, o mercado para Consultores e Coachs tem prosperado tanto. O empresariado brasileiro não tem estudos e não ouve o que vem de dentro da organização.

    Posted by Renato Rodrigues Esteves

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  24. LinkedIn Grupos
    Grupo: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Pela minha experiência em treinamentos corporativos, não dominam!

    Publicado por: Ligia Marques

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  25. LinkedIn Grupos
    Grupo: Novos Planos – Empregos e Vagas Vip
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Muito bom o texto e oportuno, para as nossas carreiras.

    Publicado por: Marcos Vinicius Michetti

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  26. LinkedIn Grupos
    Grupo: Networking São Paulo
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Gosto muito do tema. Procuro ler artigos e livros para manter atualizado meus conceitos sobre as competências relacionadas a chefia e liderança.
    O que normalmente encontro são distintas listas sobre as competências essenciais para os líderes. Entendo que existe uma lista finita de competências para identificarmos aquelas mais importantes, porém os recursos humanos e o momento que seu negócio ou empresa está vivenciando é o que determina quais são os mais importantes.

    Publicado por: Diego Vellado

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  27. LinkedIn Grupos
    Grupo: Brazil – All Things Business
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Prezado Pablo grato por compartir este material

    Publicado por: Gerardo Tasende

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  28. Gostei muito..e agradeço pela sua generosidade em compartihar com todos gratuitamente. Estou almejando um cargo de gerêncial, por que acima de tudo gosto de pessoas, de desenvolvê-las e auxiliá-las em seu crescimento “360”. Seu artigo, chama a minha atenção para aspectos técnicos e comportamentais interessanters de serem analisados e trabalhados…já iniciei o processo…obrigado !!!

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  29. Eu tenho receio de generalizacoes e matrizes de competencias “fechadas”. Acredito que essas caracteristicas sao SITUACIONAIS! Depende do negocio, momento, obj da empresa, prazos,nivel de capacit da equipe! Tudo eh muito dinamico e devemos anAlisar contextos antes de construir PERFIS DE SUPER LIDERES sendo q tds nos sabemos que nao tem receita e ja vimos perfis bem esquisitos dando otimos resultados em determinadas empresas, num dado momento perante determinada realidade. Chega do povo de RH ser tao determinista! Esse pensamento eh excludente!

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  30. LinkedIn Grupos
    Grupo: Juliana Starosky | Networking Executivo Brasil ©
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Adorei a reportagem! concordo plenamente!

    Publicado por: Livia Simeone Ramos

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  31. LinkedIn Grupos
    Grupo: TI Especialistas – Brasil
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Muito boa a matéria! E bastante verdadeira. Um bom gerente também precisa ter muita habilidade interpessoal, conhecimento de mundo, experiência e vivência não só na área técnica de seu domínio… Deve ter a mente aberta para ideias e saber lidar com conflitos.

    A questão é “como chegar lá”?

    Publicado por: Mariana Zambon Ferreira

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  32. LinkedIn Grupos
    Grupo: Oportunidades no Varejo – Brasil
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Todo imbecil se acha preparado! A arrogância faz parte do perfil dos losers.

    Publicado por: Flavia Possas

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  33. LinkedIn Grupos
    Grupo: A Indústria Automobilística Brasileira
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Parabéns Pablo!!! Muito bom mesmo esse material disponibilizado.

    Publicado por: Marcos Anderson Silva

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  34. LinkedIn Grupos
    Grupo: SUPPLY CHAIN, LOGÍSTICA E PRODUÇÃO: Profissionais, Executivos e Especialistas ®
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Pablo, na minha opinião a pergunta não seria se estamos preparados, me incluo pois estou nessa faixa, mas sim se entendemos que a competência técnica caminha junto com a competência não-técnica.
    Tenho a convicção que uma sem a outra não funciona, é premissa básica para qualquer gerente.

    Publicado por: Newton Andrade da Silva

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  35. LinkedIn Grupos
    Grupo: Novos Planos – Empregos e Vagas Vip
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Realmente são competências essenciais e devem ser constantemente aprimoradas.
    Excelente artigo!

    Publicado por: Sheila Canos

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  36. LinkedIn Grupos
    Grupo: VOCE S/A
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Otima reportagem, para gestores que estão em busca de cargos melhores.

    Publicado por: Cesar Fabian

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  37. LinkedIn Grupos
    Grupo: EXECUTIVOS DO INTERIOR PAULISTA
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Muito bom. Faz a gente refletir. obrigada pela matéria.

    Publicado por: Kássia Barreto da Costa

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  38. LinkedIn Grupos
    Grupo: Linked:HR Brasil
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Acredito que “dominar todas estas competências com eficiência plena” é quase utopia. Mas o fato de conhecê-las, saber em quais você tem os pontos mais fortes e quais você precisa desenvolver, já é um grande avanço.

    Publicado por: Luciano Cirqueira Ribeiro

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  39. LinkedIn Grupos
    Grupo: Linked:HR Brasil
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Acredito que dificilmente você tem um profissional que esteja pronto para uma gerência antes de assumi la. Antes de mais nada é preciso maturidade e senso de responsabilidade. O profissional irá desenvolver as competência no próprio cargo.

    Publicado por: Christian Joos

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  40. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    O sucesso profissional não se resume em uma formação técnica sólida, os desafios do dia a dia nos obrigam a usar todas essas competências em maior ou menor grau.
    heliomachado@servnova.com.br

    Publicado por: Helio Machado

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  41. LinkedIn Grupos
    Grupo: Linked:HR Brasil
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Para mim algumas como gestao do tempo sao mais technicas, mas todas sao recomendavel. Obrigado.

    Publicado por: Milton Rivera Manga

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  42. Seja o indivíduo tecnico ou não técnico, acredito que independente do cargo, existem somente dois tipos de profissionais, ou seja, aqueles que são investimentos ( estes devem ser mantidos nas empresas) e aqueles que são somente custos (estes precisam ser eliminados urgentemente). A solução continua sendo a carreira Y, onde se paga pela meritocracia e competência. Não é porque o indivíduo é um ótimo técnico que este também vá ser um ótimo gestor. Infelizmente esta falha ainda continua ocorrendo aos borbotões, seja devido à incompetência de quem promove e também dos RHs.

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  43. LinkedIn Groups
    Group: LOGÍSTICA
    Discussion: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Boa noite Pablo,

    Excelente matéria. Nos “abre o olho” para as competências não técnicas, que, dependendo do lugar e do momento, são mais importantes que as próprias habilidades técnicas.

    Isso o profissional irá, ao longo do tempo, adquirindo mais experiência !

    Posted by Francine Engelhardt Gonçalves

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  44. LinkedIn Grupos
    Grupo: MBA FGV (1700+)
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Gostei muito do material

    Publicado por: Tadeu Belfort

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  45. LinkedIn Groups
    Group: Executivos e Profissionais Experientes – Carreira e Empregos
    Discussion: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Nas empresas que trabalhei existiam conflitos sobre o que era estrutural e o que era conjuntural.

    Os gerentes tinham dificuldade em identificar o que acontecia. Estamos com vendas em baixa porque todo o mercado esta descendo ou estamos com vendas em baixa porque nosso portfólio de produtos ficou obsoleto?

    Outra confusão danada diz respeito à estratégia. Várias empresas cobram pensamento estratégico de seus gerentes quando isso deveria ser uma tarefa dos donos.

    Os gerentes devem focar o cotidiano e o imediato. Gerente com cabeça na lua…não chega ao resultado.

    Roberto Shinyashiki diz que ouve de profissionais que nenhum deles chegou ao cargo de VP sem mentir…e que mandam a ética às favas.

    Acho que 1 dos motivos é o afastamento dos gerentes do campo. A vida acontece fora da empresa. Acontece no cliente, no parceiro, acontece na loja.

    Dentro da empresa só existe brainstorming.

    Posted by Renato Rodrigues Esteves

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  46. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Excelente materia.

    Publicado por: Elisangela Alvarenga

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  47. LinkedIn Grupos
    Grupo: Oportunidades no Varejo – Brasil
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Artigo excelente. Quão bom seria se todos os “aspirantes” a gerentes procurassem desenvolver pelo menos estas 10 competências. Parabéns pelo artigo.

    Publicado por: Marcelo Almeida

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  48. LinkedIn Groups
    Group: Executivos e Profissionais Experientes – Carreira e Empregos
    Discussion: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    comentário excelente….. todo diretor e dono de emresa deveria realizar essa leitura…qual sua marca e seu legado nesse sentido

    Posted by Victor Machado

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  49. LinkedIn Grupos
    Grupo: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Pablo,
    Boa noite.
    Fui aux, encarregado, gerente e hoje sou diretor, e nesse caminho posso afirmar com certeza que as habilidades técnicas são fundamentais, mas tive tempo de adquiri-las, mas as habilidades pessoais envolvendo por exemplo capacidade de relacionamento, negociação, compromisso, lealdade, em fim, caracteristicas que dependem muito mais do intrinsseco do que dos MBAs, isso tive que aplicar desde o início. Deu e esta dando certo, e hoje quando contrato, são estes tipos de valores que busco, e depois avalio o conhecimento técnico que não deixa de ser importante.

    Parabéns pelo conteúdo, fez e vai fazer muitos profissionais refletirem sobre como se pode contruir uma carreira de sucesso.

    Evandro R. Silva
    CFO

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  50. LinkedIn Grupos
    Grupo: Juliana Starosky | Networking Executivo Brasil ©
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Pablo, obrigado pela contribuição, matéria muito importante para todos os níveis de profissionais.

    Publicado por: Luciano Uilis Gomes

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  51. LinkedIn Grupos
    Grupo: Novos Planos – Empregos e Vagas Vip
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    São competências que a maioria não as tem.É bom termos uma visão mais abrangente do que lidar com questões que por vezes nos prendemos por demais no dia-a-dia e esta ocupação nos tornam “cegos” e custamos a acreditar em nossos próprios erros, nas nossas próprias falhas. As vezes sequer observamos o que acontece ao nosso redor e como liderar nestas condições?.Taí mais um assunto para discussão…
    Excelente observações

    Publicado por: Claudio Bernardo

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  52. LinkedIn Grupos
    Grupo: MBA FGV (1700+)
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Ótimo Concorde e lembro que Nós, seres humanos, nascemos com os fundamentais 5 sentidos e precisamos usa-los na Gestão, são eles: audição, olfato, paladar, tato e visão. São eles que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Com esses sentidos, o nosso corpo percebe o que está ao nosso redor, e isso nos ajuda a sobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos.
    Existem receptores especializados, que são capazes de adquirir diversos estímulos. Os três receptores são: Exteroceptores, Proprioceptores, Interoceptores.

    Com isso: • Pelo tato – pegamos algo no mercado/pessoas, sentimos os
    objetos, sentimos o calor ou frio a temperatura dos mercados.
    • Pela audição – captamos ,interpretamos e ouvimos sons do Micro e
    Macro ambiental.
    • Pela visão – vemos as pessoas, observamos contornos, as formas, cores
    e muitos outros.
    • Pelo olfato – identificamos os cheiros ou os odores,apuramos as
    percepções.
    • Pelo paladar – sentimos os sabores, classificamos segmentamos e
    posicionamos .
    Recomendo que O gerente deve praticar o MBWA e usar os 5 sentidos : audição, olfato, paladar, tato e visão.

    Publicado por: Raymond Gerteiny

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  53. Acredito muito nestas competências não-técninas que vc mencionou Pablo. O mais difícil é fazer com que Gerentes mais tradicionais/conservadores visualizem a grande importância destas habilidades que hoje em dia são tão valorizadas.

    Gostei muito da matéria! Parabéns.
    Luciane Garcia
    Gerente de Portfolio de Produtos

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  54. LinkedIn Grupos
    Grupo: EXECUTIVOS DO INTERIOR PAULISTA
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Muito boa a matéria. Parabéns….

    Publicado por: Denis Moraes

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  55. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Com certeza, as competência Técnicas depois que estais em uma Função Gerencial acredito que ja tenhas conseguido, agora para se manter e ou procurar uma promoção, realmente vai muito além das Tecnicas, são coisas que vem do Berço, como dizia meu Pai, ou seja esta na pessoa, se nao tens corre atras para desenvolver.
    Otima Materia Obrigado por compartilhar conosco, nao havia visto estea materia

    Publicado por: Vanderlei Mendes

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  56. LinkedIn Grupos
    Grupo: EXECUTIVOS DO INTERIOR PAULISTA
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Exelente materia é para refletir a respeito, fico grato…

    Publicado por: Renan Miranda Souza

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  57. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Ótimo material , Parabens!

    Publicado por: ARAKEN ANDRADE

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  58. LinkedIn Grupos
    Grupo: Juliana Starosky | Networking Executivo Brasil ©
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Excelente reportagem!!!. Obrigado por contribuir com este tipo de informação.

    Publicado por: Luciano Froes Negreiros Falcão

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  59. Esses realmente definem o valor de um bom profissional e apto a toda e qualquer situação, e isso é uma mudança comportamental que todos devam ter em mente diante de suas atribuições.

    Não sou um gerente, contudo acredito pensar como tal, e é isso que devemos fazer todos os dias utilizando cada tópico dos conceitos aqui mencionados e claramente expostos.

    Parabéns mais uma vez grande e belo artigo.

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  60. LinkedIn Groups
    Group: Executivos e Profissionais Experientes – Carreira e Empregos
    Discussion: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Olá Pablo, gostei muito das dicas. Há tempos ouço isso dentro das empresas e vejo o quão importante é assumir que precisamos mudar e depois agir em direção ao aperfeiçoamento. A gestão merece! Abraços.

    Posted by Maria da Conceição Costa

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  61. Achei o artigo muito interessante. Creio ser importante também um gestor saber compartilhar conhecimento. Muitos não o fazem, por medo ou insegurança. Para que haja possibilidade de ascensão profissional, é fundamental que se pense em preparar um substituto.

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  62. LinkedIn Grupos
    Grupo: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
    Discussão: 10 coisas para aplicar hoje e ser um executivo melhor
    Excelentes dicas e de fato é o que os líderes precisam praticar nos dias de hoje!!!

    Publicado por: Julio Cesar Viana Guterres

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  63. LinkedIn Grupos
    Grupo: A Indústria Automobilística Brasileira
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Realmente está resumido o que é necessário para ser gerente e mais uma coisa que para ser gerente você deve conhecer da parte técnica, ou seja, aquilo que os seus subordinados estão realizando e com isso administrar as situações.
    Muito bom mesmo!

    Publicado por: Gabriel Amabile

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  64. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Pablo, a matéria agregou muito para mim.

    Obrigado.

    Publicado por: Ricardo Fadini

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  65. LinkedIn Grupos
    Grupo: A Indústria Automobilística Brasileira
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Pablo,
    Excelente material!
    Realmente, profissionais de áreas técnicas como contabilidade, auditoria, engenharia, tendem a ser mais introspectivos, esquecendo da importância da comunicação, persuasão, negociação, neurolinguistica, etc.
    Vivemos em constantes trocas, precisamos, portanto, mais do que nunca ser mestres na arte da comunicação e gerenciamento de pessoas.

    Publicado por: Gabriel Bórmida

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  66. LinkedIn Groups
    Group: Liderança Consciente no Setor Farmacêutico
    Discussion: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Muito bom o artigo. Adorei Pablo, parabens!

    Posted by karina Borges

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  67. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    O conhecimento técnico como outras competências não emocionais podem sempre vir a ser desenvolvido com igual, ou melhor desempenho por maquinas. O verdadeiro diferencial esta no emocional, aquele lugar intangível que uma maquina por muito sofisticada que seja não consegue atingir nem conseguirá pelo menos num futuro próximo.

    Publicado por: Joaquin Perez

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  68. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Pablo: virei fã de teu blog!…. atestei diversas das suas teorias, e já RT algumas matérias. Continue assim, está de parabéns.

    Publicado por: Leonardo Fornazieri

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  69. Interessante repensar nossa postura como gestores e sempre questionar onde estamos e onde queremos chegar. gostei das dicas.

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  70. LinkedIn Groups
    Group: Venda Melhor – Técnicas e Dicas para obter sucesso nas vendas
    Discussion: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Estou na área de supervisão e aturalmente respondo pelo gerenciamento do Departamento Comercial, achei a matéria excelente e muito oportuna para o desenvolvimento profissional, adorei entrar neste grupo!!!

    Posted by Lenir Vieira Monteiro

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  71. Fundamental para o crescimento…nda vale o conhecimento intelectual se no emocional não souber driblar…texto não só de reflexão mas sim a realidade no ambiente de trabalho. Excelente.

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  72. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Muito boa a matéria. Suscinta, direta, sem floreios. Muito boa. Parabéns!

    Publicado por: Jhonny Neros

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  73. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Gostei muito, vou aproveitar bastante do tema abordado, logo, indico a todos os 4 passos para sobreviver num novo trabalho.
    Acabei de mudar de emprego e as dicas foram muito importantes para dar continuidade a minha integração com as diretrizes da empresa.

    Abs

    Publicado por: Júlio Cézar Santana

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  74. LinkedIn Grupos
    Grupo: A Indústria Automobilística Brasileira
    Discussão: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Concordo,e ao longo dos anos,venho aplicando e aprimorando estas práticas,muito antes de conhece-lo e sua publicação,o que indica,que estou no caminho certo.
    Abraço.

    Publicado por: Jaime Antonio

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  75. LinkedIn Groups
    Group: Executivos Experientes – Carreira e Empregos
    Discussion: As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes
    Faltou uma…

    Saber formular desafios,

    Pois, formular desafios é uma arte!

    Essa competência não técnica pode ser usada como ferramenta gerencial para potencializar equipes a superar dificuldades, para impulsionar o interesse e mobilizar iniciativas. A ferramenta contudo requer, alguns cuidados, que envolvem administrar um equilíbrio entre exigências e potencial do sujeito, sem super-estimá-lo.

    Desse modo, desafio em gestão está associado à competição – a qual envolve situação ou problema a ser vencido ou superado por meio de capacidades/habilidades (seu potencial) as quais momentaneamente parecem estar além das possibilidades do desafiado (interferência). Isto lhe gera alguma angústia, e dependendo do modo como o desafiado saiba lidar melhor ou pior com ela comprometerá seu desempenho. Desse modo se indevidamente empregada pode causar malefícios no lugar de benefícios. Aqui já se aponta um grave problema do candidato em saber auto-propor-se desafios…

    Ou seja, existe um GAP entre o Potencial e o Desempenho causado por uma Interferência.
    Equacionando temos: Interferência = Potencial – Desempenho
    O que se busca?
    Usando-se a propriedade matemática associativa temos que:
    Potencial – Interferência = Desempenho
    Qual o objetivo de qq gestão aumentar o Desempenho…
    Como?
    Aumentando-se o Potencial…
    Contudo esquece-se que: ao se aumentar o Potencial do sujeito aumenta-se proporcionalmente as Interferências.
    Exemplo: Seja Potencial = 5; Interferência = 2; Logo -> Desempenho = 3.
    Seja Potencial = 15; Interferência = 11; Logo -> Desempenho = 4, o que é muito desproporcional ao aumento do potencial…

    Conclusão, se não se trabalhar a Interferência pouco se consegue no aumento do Desempenho…

    O processo de Coaching seria trabalhar para se diminuir a Interferência de cada sujeito, o que acarretaria um aumento de seu desempenho, desta forma sua visão de crise se amplia passando a enxergar não só as ameaças/dificuldades como as oportunidades que passa a intuir. Seu pensamento evolui de uma gestão de riscos para processos mais criativos.

    Posted by Garabet Kissajikian Junior

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  76. Pablo, gostei do artigo, com certeza os desafios organizacionais exigem cada vez mais conhecimentos, habilidades e atitudes exemplares dos líderes. Penso que os princípios e valores que determinam o caráter do gerente são mais importantes que as competências técnicas, pois estas últimas podem ser aprendidas.

    Aproveito para compartilhar com vocês o mapa mental Liderança Gerencial Competências-chave, Zonas positivas e negativas – que fiz baseado no livro Competências Gerenciais – princípios e aplicações de Robert E. Quinn, Michael P. Thompson, Sue R. Faerman, Michael McGrath – http://bitly.com/wAPbtj e outro sobre Competência Pessoal, baseado no texto Educação Corporativa no Brasil Marisa, Eboli – http://bitly.com/w3iDSm

    Att. @neigrando – http://neigrando.blog.br

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  77. Excelente post!
    As competências “não-técnicas” citadas podem parecer um tanto óbvias, mas a verdade é que nem todos os indivíduos a possuem ou as levam para o campo profissional – área em que elas fazem total diferença na caracterização desse profissional como extremamente competente e, com isso, construção de uma carreira de sucesso.

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