h1

Como Gerenciar Funcionários Mais Velhos

Junho 15, 2011
Os aposentados estão sendo convocados a voltar a bater ponto nas empresas, revela um recente artigo do Estadão. No total, 20% das empresas disseram que contrataram algum aposentado. Em 75% dos casos, as empresas contratam aposentados para ocupar cargos técnicos. O estudo revela que metade das empresas fizeram as contratações por necessidade de preencher vagas com profissionais com anos de vivência e experiência na área. No total, 85% dizem ter políticas para reter esses profissionais ou ter planos para implementá-las.
Os gerentes da Geração X necessitam aprender como motivar e administrar estes aposentados que vieram para ficar. Essas 2 gerações têm uma visão diferente uma da outra e elas vão precisar compreender como a outra opera. Cabe aos gerentes, sejam eles da Geração X ou não, tomar a iniciativa e criar um clima positivo para todos, se assegurando que estes funcionários mais velhos voltem engajados e produtivos.
Para que isto ocorra, seguem as seguintes dicas:
  1. Jogue fora todas as suas suposições.
    Talvez você considere que os funcionários mais velhos são mais complicados ou que são mais difíceis de treinar. Livre-se já dos seus estereótipos. Eles são pessoas como todas as demais do seu grupo. Trate-os como tais.
  2. Lembre-se dos grupos etários.
    Você não trataria um gerente experiente de 35 da mesma forma que alguém de 21 que acabou de sair da faculdade. Não considere que um gap de 15 anos seja diferente entre os mais velhos. Um funcionário aos 55 e um aos 70 tem diferentes metas e necessidades. Como gerente, talvez precise olhar diferentes grupos: aqueles que estão prestes a se aposentar (55-64); aqueles em idade para se aposentar e ainda trabalhando (65-70); ou ainda funcionários mais velhos que querem continuar ativos ou que precisam trabalhar (+70). Cada grupo apresenta diferentes desafios de gestão.
  3. Comunique, comunique, comunique
    Não pressuponha que funcionários mais velhos sabem o que você espera deles. Eles não têm a mesma bagagem que você tem. Seja muito claro quanto ao que quer que seja realizado e quais serão os indicadores de término e de sucesso. “Jorge, cuide disso para mim” definitivamente não é o suficiente. Experimente: “Jorge, necessito que prepare o orçamento do departamento para o próximo ano fiscal. Utilize os números do ano passado adicionando 10% em tudo, com exceção da linha de Treinamento que deverá ser incrementada em 15%. Preciso disso na Terça”.
  4. Valorize a experiência de vida deles.
    Seus funcionários mais velhos têm uma boa quilometragem. Eles viram muita coisa. Reconheça o valor desta experiência. Aprenda com ela. Encoraje os integrantes mais jovens do seu time a também aprender com ela. As lições da “escola da vida” não tem preço.
  5. Treine-os.
    Funcionários mais velhos necessitam de treinamento tanto quanto os funcionários mais jovens – tanto em quantidade quanto em frequência. O tema do treinamento talvez seja diferente, mas a necessidade é a mesma. E não acredite que os funcionários mais velhos não podem ser treinados. Eles são tão receptivos quanto os seus pares mais jovens.
  6. Motive-os.
    A principal tarefa de qualquer gerente é motivar seus funcionários. Os mais velhos tem “alavancas” motivacionais diferentes que a dos seus congêneres mais jovens. Oportunidade de crescimento possivelmente é menos importante do que o reconhecimento por um trabalho bem feito, mas em todo caso veja a dica #1 acima.
  7. Você não tem que ser “O Chefe”.
    Os funcionários mais velhos cresceram numa sociedade hierárquica. Sabem que você é o chefe. A maioria deles também foi chefe em algum momento de suas carreiras. Siga em frente liderando o departamento e não perca tempo com sua pose de chefe. Até porque ela não vai impressioná-los. Afinal, já conhecem bem o modelo.
  8. Seja flexível.
    Seus funcionários mais velhos, dependendo do grupo etário (veja #2 acima), pode querer um horário flexível ou uma semana de trabalho mais curta. Para aqueles que precisam disso, esteja disposto a negociar. Você precisa do talento e das habilidades técnicas deles, portanto faça o necessário para dispor deste conhecimento. Entretanto, não pressuponha que todos os funcionários mais velhos queiram ir para casa mais cedo. Alguns podem se motivar trabalhando as mesmas longas e duras horas que sempre dedicaram.
  9. Utilize-os como mentores.
    Deixe-os contribuir com sua vivência e encorajar os funcionários mais jovens. A maioria dos funcionários mais velhos possue um conhecimento e uma experiência muito rica que adorariam passar adiante. Dê-lhes a oportunidade de fazer isso e a sua organização como um todo vai se beneficiar consideravelmente.

É isso aí: que voltem com tudo e aproveitem toda bagagem que acumularam!

Nesta habilidade e em outras competências corporativas, conte comigo.

Pablo

Anúncios

49 comentários

  1. Pablo,
    Gostei do enfoque simples e direto, na tratativa de um assunto nem tão simples e nem tâo obvio no dia-a-dia das organizações.
    A supervalorização da geração Y pela mídia, às vezes desvia nossa atenção para outros aspectos da dinâmica das relações de trabalho. A permanência ou o retorno de profissionais mais experientes às corporações, motivada, dentre outras coisas pela falta de ‘talentos realizadores’ é um fato que não pode ser ignorado. Saber retê-los é o desafio do momento.

    Abraço,
    Sueli Aznar

    Gostar


  2. Parabéns pelo texto e pelo tema. Um tema que vem bem de encontro com a atualidade onde novos gestores adentram as organizações, com novas idéias e projetos e esquecem que dentro destas organizações existem proficionais que um dia já foram como eles (grandes sonhos) e tem muito a ensinar, podendo até serem seus futuros aliados na defesa de novos projetos.
    Parabéns mais uma vez pelo conteúdo deste blog.

    Gostar


  3. LinkedIn Groups
    Group: Networking São Paulo
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Bom artigo. Evidencio que não há necessidade de fazer grandes diferenças para os profissionais mais seniors. Reforço os itens: 3) Comunicação; 5) Treinamento; 6) Motivação. Todos eles necessários para qq liderança, em qq tempo. Necessário que o lider conheça os diferentes grupos com quem se relaciona no dia-a-dia. Parabéns!

    Posted by Judith Fullen

    Gostar


  4. LinkedIn Groups
    Group: [Sucesso Sustentado] Qualidade, Gestão de Riscos e Responsabilidade Social
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Muito legal, primeiro a visão humana e depois a profissional.

    Valeu Pablo!

    Um Abraço,

    Arlan Montenegro

    Posted by Arlan Montenegro

    Gostar


  5. LinkedIn Groups
    Group: Psicologia Organizacional
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Parabéns Pablo pelo fórum. Inovador e atual !

    Posted by Juçara Galves

    Gostar


  6. LinkedIn Grupos
    Grupo: Microsoft .Net Developer Brasil
    Discussão: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Recentemente, uma reportagem no jornal da TV me chamou a atenção: os Japoneses aposentados (engenheiros, fisicos e etc) estão se oferecendo e recrutando pessoas para conter o vazamento de radiação. Qualquer pessoa pode se candidatar a heroi, basta ter mais de 65 anos se não me engano. Cientistas acreditam que pessoas expostas as radiações em níveis elevados venham a ter cancer depois de aproximadamente 10 anos. Dessa forma, eles concluem que quando seus corpos começarem a sofrer as consequencias por ter salvado os jovens operarios, não estarão mais vivos.

    No mínimo serão chamados de heróis, no mínimo com certeza! A grande lição que fica é a que se fossem jovens, levariam jovens com eles. Mas são idosos e e ao contrário da força e impulso que a jovialidade nos traz, eles tem a paciencia na medida, a coragem necessária e certamente ja são herois.

    Voltando ao assunto (deculpe ter feito este comentário), por mais experiência que tenhamos, eles sempre terão mais e nós como “chefes” ou qualquer que seja o nome temos que no mínimo parar para pensar quando eles expressarem uma opnião.

    Para mim funciona assim: jovens são chefes, diretores e o que for … os mais experientes, mais vividos são verdadeiros orientadores!
    Não é simplesmente dizer como fazer, eles costumam explicar o por que de fazer de tal forma . . . e isso, tem um valor inestimável.

    Publicado por Silmar Sanches

    Gostar


  7. LinkedIn Groups
    Group: Executivos e Profissionais Experientes – Carreira e Empregos
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Pena que esta ocorrendo isso e o inverso como fica?

    Posted by Jaime Zell de Sousa

    Gostar


  8. LinkedIn Groups
    Group: Executivos São Paulo
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Boas dicas Pablo, realmente hoje temos um grupo grande de profissionais mais experientes que voltaram ao mercado de trabalho e com certeza precisamos dentro de nossa organização estarmos preparados para poder aproveitar o melhor da experiência deles sem haver conflitos com os jovens.

    Posted by Ubirajara Iglecio Filho

    Gostar


  9. Sua capacidade de sintetização com relação a exatamente “tudo” e “como” acontece neste tipo der situação é perfeita!
    Tenho 51 anos, acabo de ser dispensada ao final de meu prazo de experiência numa grande empresa ( a qual lutei muito para conseguir por meu pézinho inicial…)cuja função que desempenhava era “Anos Luz” de distancia perto de tudo que já fiz, conheço, tenho experiência, e posso acrescentar com muita bagagem profissional e pessoal.Meu diretor, um apinista profissional, digamos apressado, excessivamente ambicioso, despreparado, e com uma sede enorme de impor e não conquistar liderança, acabou me dispensando com a argumentação simples de que minha “velocidade” não estava a altura de suas urgências!!Não me ofereceu treinamento, não sabia na minha contratação todas as habilidades que estavam intrínsicas ao cargo, não me disponibilizou colegas que pudessem me dar apoio, efim, estou novamente á deriva, sem saber para que lado correr!
    abraços e parabéns por seu trabalho
    Nadia

    Gostar


  10. LinkedIn Groups
    Group: Executivos e Profissionais Experientes – Carreira e Empregos
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Muito interessante o artigo………..
    Gostei
    Nelson Moreno

    Posted by Nelson Moreno

    Gostar


  11. LinkedIn Groups
    Group: [Sucesso Sustentado] Qualidade, Gestão de Riscos e Responsabilidade Social
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Pablo,

    Muito bom, esta é uma visão altamente diferenciada em relação as preocupações atuais do mercado.

    Marcelo

    Posted by marcelo bastos

    Gostar


  12. Pablo,

    Muito bom seu enfoque com relação às diferenças entre as gerações, todos sabemos que “experiência” não é um produto fácil que encontramos em qualquer gôndola de supermercado, isto a gente tem que vivenciar!.
    No mundo corporativo devemos sempre primar pela estratégia, pois o grande diferencial de um profissional que busca sua excelência como Lider e Sucesso é saber extrair o máximo de profissionais experientes com o que ele tem de agregar,pra passar aos mais jovens, fazê-los “oxigenar” e motivá-los, pois um time vencedor é saber mesclar “experiencia” ( com profissionais maduros) e a dinâmica, inovar e desafiar (profissionais jovens).
    Penso que é por aí!!
    Abraço e parabéns pelo enfoque!

    Eduardo Ramos

    Gostar


  13. Pablo,

    Adorei o enfoque e as dicas foram muito úteis pois hoje em minha equipe tenho uma diversidade grande e muitas vezes é complicado atender e conciliar as expectativas de todos.

    Gostar


  14. LinkedIn Groups
    Group: [Sucesso Sustentado] Qualidade, Gestão de Riscos e Responsabilidade Social
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Se de repente alguem tiver a mesma dúvida que eu ao ler a reportagem, segue o link que definite baby boomers rs. http://pessoas.hsw.uol.com.br/baby-boomers.htm

    Posted by Christina Gonzalez Walter

    Gostar


  15. LinkedIn Groups
    Group: [Sucesso Sustentado] Qualidade, Gestão de Riscos e Responsabilidade Social
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Muito boa reportagem. É importante perdermos a idéia de que pessoas mais velhas sao engessadas, que nao mudam de idéia e não estão abertas à coisas novas. O desafio esta extamente em como nos comunicarmos e fazerem com que entrem na mesma sintonia. Excelente, Pablo. Obrigada pela contribuição.

    Posted by Christina Gonzalez Walter

    Gostar


  16. LinkedIn Groups
    Group: American Chamber / U.S. Chamber of Commerce
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Pablo, o texto está muito bom!
    Há muitos anos questiono a alta gestão das empresas sobre o motivo de “não aproveitar a experiência dos aposentados?”, ou seja, como e por quê deixar “ir” tanta experiência, tanto treinamento e tanto conhecimento.
    No Japão, em muitas empresas, os aposentados são convidados à fazer parte de um “Conselho de Consultores”. Esse conselho é utilizados em “qualquer crise” ou “evento importante”.
    Já implantei esse modelo em algumas empresas com mais de 5 mil funcionários (indústrias, em sua maioria).
    Na verdade, assim como na vida pessoal, o conflito de gerações existe mesmo e deve ser gerenciado. Para isso é necessário “treinar” ambas as partes.
    Todos ganham com os resultados.
    José Cavalcanti

    Posted by Jose Siqueira Cavalcanti Neto (1800+)

    Gostar


  17. LinkedIn Groups
    Group: APG Amana-key
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Pablo, parabéns – muito bom o artigo. Só quero corrigir a afirmação “…na medida em que percebem que não planejaram adequadamente sua aposentadoria…”, pois muitos de nós seguimos trabalhando porque queremos e gostamos.

    Posted by Paolo Ferretti

    Gostar


  18. LinkedIn Groups
    Group: Executivos de Vendas & Marketing
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Pablo, li a informação contida no blog anexo, estou totalmente de acordo consigo, qualquer empresa que tenha um bom lider ao seu comando cada vez mais vai tentar conciliar nos seus quadros a energia, ambição e novos conhecimentos dos jovens, com a experiência, sabedoria e conhecimento da coisa feita dos mais velhos.

    Posted by Honorato Aurélio

    Gostar


  19. Muito bom artigo… eu mesma já sou aposentada mas continuo trabalhando pois adoro o que faço (administração/gestão). Agora mesmo, a minha empresa está meio que “parada” e já estou no mercado, ativamente procurando uma recolocação e já participei de vários processos!
    Acho que hoje a idade não é mais fator impeditivo: o que mais conta é a sua alegria de viver e a eterna vontade de aprender!

    Gostaria, apenas, de ter um horário mais “compatível” com as minhas novas necessidades… fazer ginástica no final do dia e ter um tempinho para não fazer nada (apenas algumas horas…). No mais, quero é trabalhar e produzir MUITO!

    Soube que a Petrobrás já está fazendo um estudo para implementar a carga horária de 6 horas para os aposentados que voltam ao trabalho… e concordo com a parte do artigo que diz que os jovens tem muito a aprender com estes profissionais! Só acho que falta um pouco de “humildade” destes jovens com relação a “aprender” com os mais velhos, pois acham que como são formados e com várias pós e mestrados, sabem tudo!
    Sabemos que no dia-a-dia não é bem assim, a prática leva à perfeição e TODOS aprendemos todos os dias pois o ambiente e as ferramentas estão em constante transformação.

    Gostar


  20. Texto muito bem feito sobre um tema sempre atual, que é a ” troca de guarda” e utilização de profissionais veteranos. Não sei de experiências extremas como a citada em um comentário sobre os reatores no Japão.
    Sei, entretanto, que programas de utilização de aposentados, seja na própria empresa de origem, seja em apoio a programas sociais do governo são comuns na Alemanha.
    Em meu caso pessoal, felizmente me encontro em atividade, apesar de aposentado
    .O sentimento de ainda ser útil não tem preço, como diz o anúncio.
    Atte
    Ednardo

    Gostar


  21. LinkedIn Groups
    Group: FAAP Alumni
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Precisamos analisar que estes “funcionários mais velhos” em muitas das situações se encontram em uma bom nível de renda, mas querem continuar a serem úteis para a sociedade.
    Não precisam de um emprego. Precisam de um trabalho que os dignifique.
    O Trabalho é o Amor que constrói.

    Abraços

    Posted by Helio Ciocler

    Gostar


  22. Parabéns pelo artigo. Gostei do tema e tenho experiência com chefes mais jovens. Confesso que eu sou um dos que não planejou a aposentadoria e hoje eu convivo com essa situação.

    mais uma vez, Parabéns e sucesso

    Afonso Wolff

    Gostar


  23. Quem disse que um profissional mais velho tem que ser teimoso e ter idéias estratificadas? Pura prevenção. Ou antes desta fase de desenvolvimento, receio de perder espaço no mercado. Tenho 62 anos, sou Eng. Civil, aposentado, e estou fazendo pós-graduação em Gerência de Projetos, estudando Inglês e outros cursos complementares. Afinal, estou usando minha experiência e a base dos meus conhecimentos em engenharia para iniciar uma nova carreira profissional, pelo puro prazer de aprender e transmitir.
    Parabéns pelo artigo. Muito claro, lúcido e atual.
    Pedro Lemos.

    Gostar


  24. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Discussão: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Boa diga, gostei pois estou na gestão de equipes que tem como encarregados profissionais bem experientes e com uma boa diferença de idade entre eles e eu.

    Publicado por Bruno Ramires

    Gostar


  25. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Discussão: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    O maior problema é que em muitas funções, não temos profissionais capacitados para substituir os mais experientes. Ex. Hoje não encontramos “pedreiros” com 25 e 30 anos, esta é uma profissão em excassez onde os bons profissionais estão cada vez ganhando mais. Outro exemplo são os vendedores, por mais que algumas empresas tenham projetos que incentivam as equipes, está cada vez mais difícil encontrar bons vendedores.
    Devemos aproveitar a experiência dos mais velhos, dando uma condição diferenciada para quem trouxer mais resultados para a empresa e ao mesmo tempo abrir espaços para os mais novos, aproveitando toda a energia que eles possuem.

    Publicado por Valdir Bittencourt Ribeiro

    Gostar


  26. LinkedIn Grupos
    Grupo: Microsoft .Net Developer Brasil
    Discussão: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    A lógica dos Japoneses é incrível. Uma lição!

    Publicado por Laercio Guerço Rodrigues

    Gostar


  27. LinkedIn Groups
    Group: BRASIL: VAGAS EXECUTIVAS – GOLD
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Oi Pablo gostei de seu depoimento á respeito Gerenciando seus Funcionários Mais Velhos .
    Gostaria que você entrasse no Grupo Brasil. Vagas Executivas group members e colocasse seu parecer na discussão Como encarar o fator idade no mercado de trabalho e no mundo corporativo. Nery

    Posted by Nery Kostiukoff

    Gostar


  28. LinkedIn Grupos
    Grupo: Gestão por Competências
    Discussão: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Interessante esse artigo. Acredito que os mais velhos levam consigo alem da experiencia a cultura da mesma. Os profissionais mais novos trazem com eles a energia, vontade de desafios constantes e conhecimento atualizado.Se os dois profissionais conseguirem conciliar em seu ambito organizacional so tem a ganhar.

    Publicado por Andreia Pereira

    Gostar


  29. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Caro Pablo,
    Parabéns pela abordagem clara e correta do assunto. As pessoas, como os vinhos, podem se tornar melhores com o passar dos anos. Tenho 62 anos bem vividos. Formei uma família maravilhosa, minhas filhas já alçaram voo solo, e minha fantástica mulher sempre esteve ao meu lado. Sou Eng. Civil aposentado, e estou fazendo pós em Gerenciamento de Projetos e cursos complementares, porque quero aproveitar minha experiência profissional numa nova atividade. Além disso, adoro passar informações para os mais novos, não tendo nenhum problema em ser por eles chefiado.
    E certamente existem muitos outros nestas condições, não podendo o país prescindir desta massa de conhecimento acumulado.

    Publicado por Pedro Lemos

    Gostar


  30. LinkedIn Groups
    Group: Sustentabilidade Brasil
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    É Pablo você tem razão: os dias desconhecem coisas que os anos nos ensinam.

    Posted by Manoel Agrasso Neto

    Gostar


  31. LinkedIn Groups
    Group: VOCE S/A
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Pablo, otima visão do processo. Sem querer ser piegas, mas o q vc relata chama-se bom senso, visão estão q muitos administradores não praticam no dia a dia!

    Posted by Geraldo Gomes

    Gostar


  32. Prezado Pablo;

    Seu depoimento veio de encontro com a realidade vivida em grandes empresas.Eu por exemplo trabalhei 20 nos em uma empresa estatal,hoje privatizada,vejo claramente a necessidade em manter a classe sênior e ou especialstas em nosso quadro de colaboradores,a fim de tentar manter a estabilidade tecnica que só ao longo de varios anos podem ser atualmente aplicadas.

    Gostar


  33. LinkedIn Groups
    Group: Comunique-se
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Ótimo texto!

    Posted by Andre Souto

    Gostar


  34. Ótimooo!

    Gostar


  35. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Adorei.
    Fiz 60 anos esta semana e estou na ativa, ( não consigo me ver apossentada).
    Meu chefe tem 45, é uma relação muito boa, além dele ter uma visão e profissionalismo como poucos que conheço, é uma pessoa extraordinária. Mantemos uma relação de respeito e a hierarquia para mim não se discute, é um fato importantisimo que deve ser respeitado.
    Acredito que a geração nova está sabendo muito bem aproveitar a experiência de uma geração mais antiga e, aprendendo com ela e nos com eles também.

    Publicado por Milagros Figallo

    Gostar


  36. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Tenho 54 anos e há mais de 10 tenho um chefe mais novo que eu. O relacionamento é muito bom onde impera uma relação de muito respeito. Basta a gente não esquecer quem é o chefe. Não é raro eu antecipar as necessidades do chefe e assim, quando me pede, praticamente já está pronto.
    Da mesma forma que o sr. Milagros, acredito que a geração mais jovem sabe aproveitar a nossa experiência.
    E o melhor, a sempre alguma coisa nova para se aprender.

    Publicado por Carlos Loeben, PMP

    Gostar


  37. LinkedIn Groups
    Group: VOCE S/A
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Mas sob o ponto de vista dos funcionários mais velhos, como gerir a sumbissão à chefes mais novos?

    Posted by Marcelo Rodrigues de Sá

    Gostar


  38. LinkedIn Groups
    Group: VOCE S/A
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Õ mARCELO, tudo depende dos fundamentos. Cabe ao mais jovem mostrar conhecimento e se, necessitar, pedir auxilio! Os mais velhos querem o sucesso do todo, independente do chefe ser um jovem ou um coroa!!!

    Posted by Geraldo Gomes

    Gostar


  39. LinkedIn Groups
    Group: VOCE S/A
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Perfeito Geraldo. Eu nunca entendi minha relação com chefes mais jovens como submissão, mas como parceria. Eu quero o sucesso do time, e quero estar nele na hora de comemorar o gol, seja lá quem for que o faça.

    Posted by Pedro Lemos

    Gostar


  40. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Também já tenho meus cabelos brancos, e há muito tempo tenho trabalhado com chefes mais novos e com subordinados mais velhos, e a idade não faz diferença alguma em nenhuma destas relações, e nem o fato de eu ser mulher, o que importa mesmo é o respeito, a confiança e a competência.
    O importante é aprender a cada dia e crescer sempre como pessoa e como profissional.
    Vida longa, saúde, felicidade e sucesso a todos nós !

    Publicado por Maria Heloiza Magrin

    Gostar


  41. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Prezados, interessante o ponto de vista de todos. Concordo que quando a relação envolve confiança e respeito as coisas começam a fluir bem. Trabalho com alguns senhores e senhoras mais velhos que eu. É perceptível que entender que eles possuem mais experiência e conhecimento facilita o dia-a-dia e mantém o relacionamento profissional em um alto nível. Entendo que cabe aos novos gestores sempre terem claro que a experiência e o conhecimento adquiridos ao longo do tempo por profissionais que estão sob sua responsabilidade são um capital importante para o bom desempenho de suas funções. Do artigo, os itens 6, 7 e 9 são especialmente importantes na minha opinião e dão grandes resultados. Pablo, parabéns pelo artigo!

    Publicado por Rodolfo Figueira

    Gostar


  42. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Discussão: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Boa tarde. Como em todos os fóruns, tratam-se funcionários “mais velhos” como se estivéssemos nos anos 30, 40, 50, quando ter 40 anos, certamente já se estava velho. Os tempos mudaram e para melhor! Mesmo quando tinha 25 anos, tudo que aprendi foi com profissionais acima de 40 anos. Hoje tenho 48 e, fora as babaquices da geração Y, desafio muitos “mocinhos” de 25, 30, etc. a me acompanharem em uma corrida de 10 km. O problema é que valoriza-se demais esta “juventude” pautada no consumo e uso indiscriminado de tecnologias, que na grande parte não “agrega nenhum valor” a nada. Só isso!

    Publicado por Joao Carlos Briquezi

    Gostar


  43. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Prezados, tenho 54 anos e nos últimos 8 tenho tenho trabalhado com gestores mais jovens. Acho este relacionamento muito gratificante para ambos. O respeito, a confiança e manter um relacionamento interpessoal em alto nível, tem que existir independente da idade. O fator mais importante é a pré-disposição em estar constantemente aprendendo com as inovações e agregando valor ao trabalho que está sendo realizado. Desta forma todos ganham.
    Parabéns a todos pelas colocações, muito sucesso e felicidades.

    Publicado por Valéria Amaral

    Gostar


  44. LinkedIn Groups
    Group: Networking São Paulo
    Discussion: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Pablo,

    excelente artigo e acredito que tenha vindo à tona em hora oportuna.
    além dos itens pontuados inteligentemente pela Judith, concordo de forma plena com pontos colocados pelo nosso amigo Jetter em relação aos profissionais mais experientes ( e pq não dizer mais velhos )….pois empresas estão descartando excelentes profissionais de forma inadequada quando deveriam aproveitar e explorar de forma produtiva ( no bom sentido ) uma grande quantidade de profissionais disponíveis para o mercado de trabalho atualemente.
    domicio celestino

    Posted by Domicio Celestino

    Gostar


  45. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Excelentes comentários. Tenho 25 anos e sempre que pude absorver o conhecimento destas pessoas, assim o fiz, e só agreguei muito a minha carga de conhecimento, eliminando tempo de experiência que teria para adquirir tais conhecimentos. Com a nova visão gerencial de lideranças rotativas aprendemos que a posição de parecer chefe não é fundamental e sim posicionar as pessoas no local correto para o objetivo em questão, sendo assim a importância da utilização dos mais experientes se faz em muitas das etapas do desenvolvimento do projeto. Excelente.

    Publicado por Arqtº Artur Gimenes

    Gostar


  46. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Discussão: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Creio que esta geração Y é o resultado de uma função gerada por X ..rs .. como lí a respeito num site ( Café Brasil de Luciano Pires) onde há um artigo publicado que chama essa nova geração de T. Muito bem colocado chama de geração T de testemunhas.. sim! testemunhas do resultado de tudo que as gerações anteriores e sua sede de saber conquistaram. Testemunhas passivas, infelizmente falam muito e agem muito pouco.

    Publicado por Marta Mormillo

    Gostar


  47. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Discussão: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Li algumas considerações em se diz que a diferença entre a geração Y e a X é que os jovens da geração Y tem “brilho nos Olhos”, na verdade acho que tem é “fogo no rabo”. Não vamos generalizar , mas o que tenho acompanhado nos últimos anos são jovens com seus topetinhos labuzados de gel e bem arrumadinhos vendendo um perfil pessoal que não têm, falam um ingles “fluente” mas não sabem escrever um texto simples de português, chegam nas empresas com uma arrogância extrema “se achando” não escutam os mais experientes e vivem fazendo caca, redescobrindo a RODA, e por qualquer R$ 500 a mais troca de emprego. Comprometimento “0” com a empresa, só pensam sem mudar a “Cultura” da empresa.
    A fila anda, quando a geração X sair de cena, gostaria de ver qual o cenário das empresas . Espero que as excessões possam fazer a diferença.

    Publicado por Pedro Cânfora

    Gostar


  48. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Discussão: Gerenciando Seus Funcionários Mais Velhos
    Concordo sem generalizar como você, Pedro. Muitos são apenas reprodutores do que leem na internet e acreditam em tudo, mesmo sem ter checado a fonte … enfim, sorte para todos nós, e para eles juízo.

    Publicado por Marta Mormillo

    Gostar


  49. Pablo acredito nas suas dicas aos líderes da geração Y que deve colocá-las em ação com humildade e sabedoria. Tenho certeza que eles garantiram o sucesso nos empreendimentos.

    Gostar



Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: