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Já pensou em calar a boca e apenas liderar?

Julho 23, 2011
Eu sei que você quer uma comunicação aberta e honesta com os funcionários de sua equipe, mas algumas vezes é necessário apenas calar a boca e liderar. Quando se trata de comunicação no escritório, é fundamental exercitar o bom senso. Existem coisas que você simplesmente não compartilha com o seu time. Nunca discuta seus problemas pessoais com seus funcionários. Ponto. Sua função é liderá-los e não fazer com que ouçam seus medos e suas queixas. Independentemente do quão mal você está se sentindo, nunca, jamais compartilhe esses sentimentos com seus funcionários. Pode falar com seus pares sobre eles, ou com sua esposa (ou esposo), ou mesmo com seu mentor espiritual, mas nunca com seus funcionários.
 
Veja a seguir algumas outras coisas que você não discute com seus funcionários:
  • Qualquer coisa que lhe disseram confidencialmente.
    Não importa se quem lhe contou o segredo foi um superior, um par ou um subordinado. Cabe a você estabelecer a barra ética. Se lhe falaram algo confidencialmente, você não compartilha isso com os demais.
  • Informação que eles não vão entender.
    Se é preciso explicar algo para que seu time entenda, mas você não pode revelar a explanação por alguma razão, nem traga à tona o tema. Aguarde até que esteja numa posição em que possa responder as perguntas deles antes de dizer alguma coisa.
  • Qualquer coisa que não tenha tempo para explicar.
    Da mesma forma que acima, se não tem o tempo para explicar, não traga à tona. Espere até que tenha o devido tempo para explicar antes de dizer algo.
  • Rumores, fofocas ou coisas do tipo.
    Prenda-se aos fatos. Não é sua função espalhar rumores e garanto que o seu trabalho se torna mais difícil se um outro alguém estiver propagando-os. Você não quer rumores se difundindo portanto esteja consciente que não é você quem lhes dá asas.
  • Seus medos. Sua função é proteger seu time do medo, da incerteza e das dúvidas que estão correndo soltas no escritório e não descarregar seus problemas em cima do seu time. Você pode, sem dúvida, compartilhar com eles sua legítimas preocupações sobre a empresa e sua operação. Mas mantenha para si mesmo seus medos.
  • Qualquer coisa negativa sobre alguém.
    Sua mãe provavelmente sempre lhe disse que se não pode falar nada de positivo sobre alguém, então não diga nada. Isso é especialmente verdadeiro no ambiente de trabalho. Se voce  falar mal dos outros, as pessoas que te escutam vão começar a imaginar o que você diz sobre elas quando não estão presentes. Se você criticar, critique o ato, não a pessoa por detrás do ato. E nunca critique o seu chefe na frente do seu time, muito menos um integrante de sua equipe na frente de quem quer que seja do time.
  • Dados pessoais de alguém.
    Nunca discuta dados pessoais, salário, situação familiar, preocupações e defeitos de alguém com os demais. Sua habilidade de ser bem-sucedido como gerente depende de sua habilidade de manter a confidencialidade de temas confidenciais.
  • Dados médicos de alguém.
    Da mesma forma que os dados pessoais acima, nunca discuta os dados médicos com quem quer que seja. Por exemplo, não diga: “Ele está no médico retirando um tumor”. Diga apenas: “Ele tinha um compromisso”. É claro que, se um funcionário vai se ausentar durante várias semanas em virtude de uma cirurgia e ele te pede que explique para o resto do time o motivo pelo qual estará fora, você pode falar. Providencie o mínimo necessário sobre o caso para atender o desejo da pessoa.  Tenha sempre em mente que o importante é respeitar o direito à privacidade das pessoas.

Em Suma. Você quer que seu time saiba que sempre lhes dirá o tanto que é possível. Mas se assegure que eles entendam que existem coisas que você simplesmente não comenta. Eles vão compreender. E vão respeitá-lo por isso.

    Para estas e outras questões de liderança, conte comigo.
    Pablo
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60 comentários

  1. Parabéns Pablo pelo editorial, que fala de uma forma objetiva sobre o assunto e que muitas vezes nos envolvemos com a equipe tornando ela a extensão de nossas vidas e acabamos ultrapassando alguns limites e um desse é o famoso muro das lamentações. Onde pelo envolvimento acabamos exondo problemas e medos.

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  2. Bem básico, mas infinitamente pouco praticado. Os valores das empresas junto com a comum falta de centralização de políticas de gestão, deveriam ficar mais de olho sobre gestores descuidados. Sds

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  3. Ou seja, mantenha-se na posição de chefe ,mas tambem não espere que seus “subordinados” o considere mais do que isso!!

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  4. É comum encontrarmos líderes (ou seria chefes?) que usam a autoridade para fazer algo que lhe dão prazer: desabafar! Esta atitude improdutiva é uma das razões que mina a capacidade da equipe de focar no trabalho. Grandes líderes fazem o que o artigo defende: Falam apenas o suficiente e estimulam o grupo a resultados sempre crescentes. Eu sempre busquei atender a esses quesitos e acredito que é uma excelente forma de conduzir as pessoas.Tem hora que a gente dá uma escorregada e acaba falando demais, mas o importante é a consciência de que o ideal é boquinha de siri corporativa…rss
    Parabéns pelo artigo Pablo, muito pertinente.

    Grande abraço!

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  5. Pablo,

    Muito bom o artigo, realmente são levantados pontos básicos que todo líder ou chefe deveria saber e utilizar. O ponto é que ainda existem muitos chefes e mesmo os que tentam liderar o fazer muito mais pelo bom senso do que por treinamentos de liderança ou seguindo bons exemplos.
    Parabéns pelo material.

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  6. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    "Comandante" Rolim Adolfo Amaro (ex-Presidente da TAM), já dizia: <>

    Publicado por Cid Guimarães 1.900+

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  7. LinkedIn Grupos
    Grupo: Brazilian Engineering
    Discussão: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Texto mto bom…pois tenho trabalhado em mtas empresas conservadoras que dizem q querem mudar…realmente, só da ‘boca para fora’…abs

    Publicado por Ronan Gobbi da Silveira

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  8. LinkedIn Grupos
    Grupo: Falando de Varejo
    Discussão: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Pablo vc descreve um dos grandes desafios do lider, separar a vida profissional, a ansiedade dele e da equipe, quanto a assuntos dos mais variados possíveis que se propagam no ambiente profissional, que dispersa a equipe. Muito bom artigo, estarei refletindo sobre ele e tentando aplicar para o meu dia a dia.

    Publicado por Isael de Aguiar Molgori

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  9. Excelente Pablo!
    Fazendo uma reflexão do nosso dia a dia, vemos o quão são importantes essas dicas “básicas” para ser líder eficiente e respeitado.

    Vou guardar essas dicas num lugar que possa consultar sempre!

    parabéns!!

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  10. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    E posso acrescentar Cid, quando o funcionário reconhece em seu líder alguém com postura e segurança ele compromete-se.

    Voce já viu "empresários" mais perdidos que cego em tiroteio? Pois eu já!

    Um abraço
    Maria Ramalho

    Publicado por Maria Ramalho Lemos

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  11. LinkedIn Groups
    Group: Networking e Vagas em Bancos e Instituições Financeiras
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    O líder deve desenvolver e cultivar um clima positivo na organização, isso significa criar condições nas quais as emoções positivas superem as negativas no ambiente de trabalho.

    Posted by Amauri Pazzini

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  12. LinkedIn Groups
    Group: Networking e Vagas em Bancos e Instituições Financeiras
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    O Líder deve fomentar sentimentos como alegria, confiança, amor e apreciação, além de reduzir o medo , a raiva e a ansiedade, isso acarreta um aumento de criatividade e produtividade.

    Posted by Amauri Pazzini

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  13. Pable, muito bom o seu texto, trabalhei com um gestor cuja administração é focada nas informações advindas de fofocas que ele mesmo busca entre os funcionários e nos seus sentimentos pessoais. Suas decisões são baseadas no estado de espito pessoal, tornando equipe ansiosa e ao mesmo tempo insegura nas tomadas de ação.

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  14. LinkedIn Groups
    Group: Liderança Consciente no Varejo e no Atacado
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    É certo que nossas atitudes falam mais que nossas palavras,então concordo que podemos liderar falando menos mas aquietar-se e liderar, acho impossível.
    Boa reflexão.

    Posted by Elder Carvalho

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  15. LinkedIn Groups
    Group: Rh Automotive
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Muito bom Memso!!!
    Estas questões estão presentes no dia a dia de um lider e ter essa troca de informação e esclarecimento sobre a ética profissional e postura de um líder também é papel do mesmo que deve sempre buscar ferramentas de apoio a uma melhor leitura do seu espaço de trabalho.

    Posted by Antonio Lins

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  16. LinkedIn Groups
    Group: SUPPLY CHAIN, LOGÍSTICA E PRODUÇÃO: Profissionais, Executivos e Especialistas ®
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Prezado Pablo,
    Penso que o texto abaixo tenha conexão com seu.
    Boa semana,
    Eduardo Lordello

    “Você conhece alguém que faz sucesso? Repare se ele fica reclamando por tudo ou por nada… Quem faz sucesso é porque trabalha, é focado e vibra com o que vive e faz.

    Quase toda família tem um chupim, um comedor do biscoito dos outros…
    Para quem não conhece a história do chupim, trata-se de um pássaro que vive na região sul do Brasil, feio que dói e didáticamente falando é um pássaro preto, cuja fêmea tem como disposição pôr os seus ovos no ninho do tico-tico que, inadvertidamente, lhe cria os filhotes.
    Assim como existem milhares de empresários e profissionais de mesa de bar que na ótica certeira do publicitário Nizan Guanaes estas pessoas são encontradas na sexta-feira no happy hour dizendo que vão revolucionar o mundo, penso eu, principalmente depois do segundo copo, mas na segunda-feira esse povo NUNCA está trabalhando.
    É como aquele tio maluco, um verdadeiro “homem dos milagres” que no churrasco de domingo tem respostas para tudo, resolve o problema da economia, do país, do mundo, das empresas… E na segunda-feira nunca é encontrado para trabalhar.
    São pessoas acostumadas a ganhar as coisas, a fazer cortesia com o chapéu alheio, a transferir o problema, sem ética e aí… Adeus sucesso!
    Na verdade, estas pessoas reclamam mas não fazem nada. Os motivados fazem, os desmotivados reclamam. Quem quer arruma um jeito, quem não quer, arranja uma desculpa.
    Ao contrário de quem pensa que quem faz sucesso não faz nada… Faz na verdade tudo. O protótipo verdadeiro do milionário é de alguém que trabalha muito e tem prazer com isto… E isso não significa não dar valor ao lazer que também é muito importante.
    A vida segue seu curso, porém, nas empresas, nas instituições e nas famílias tem sempre um bando de reclamões. Talvez tenha nascido aí a expressão pai rico, filho nobre e neto pobre… O que o pai construiu, o filho usufruiu e o neto nem viu. Não é regra, mas acontece muito.
    Analise comigo, uma hora que você passa reclamando é uma hora improdutiva, uma hora a menos de trabalho e de oportunidades que poderiam te levar a um lugar melhor, ou seja, construir o seu sucesso.
    Ou você assume o volante do seu carro ou você senta no banco de trás… O mundo não fica esperando. Se você mudar o mundo muda com você.
    Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!”

    “Parado você não ficará…
    Ou irá melhorar ou piorar.
    A decisão é sua!”

    Gilclér Regina

    Posted by Eduardo Lordello

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  17. LinkedIn Grupos
    Grupo: Falando de Varejo
    Discussão: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Uma das características dos líderes (presidentes, Vps e diretores de empresas) é a péssima redação. O que lhes resta é a boca.

    Publicado por Renato Rodrigues Esteves

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  18. LinkedIn Grupos
    Grupo: Falando de Varejo
    Discussão: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Pablo, muito bom artigo.

    O mais difícil é fazer as pessoas se enxergarem, ou melhor, se ouvirem, quando se portam de maneira inadequada.
    Dificilmente damos o braço à torcer ao errar na postura, o que nos leva a negação e às justificativas…assim as coisas sempre pioraram e levam ao desgaste da imagem.
    No fim, o que vale mesmo é fechar a boca e falar o essencial.

    Abs

    Marc Antonio Lahoud
    Retail Detail – Soluções integradas para o varejo.

    Publicado por Marc Antonio Lahoud

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  19. LinkedIn Grupos
    Grupo: Oportunidades no Varejo – Brasil
    Discussão: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Belo artigo!!

    Publicado por Ricardo Pires

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  20. LinkedIn Grupos
    Grupo: Business & Jobs BRASIL
    Discussão: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Sei bem o que é isso…comentei um assunto particular em um departamento responsável por manter sigilo sobre os problemas pessoais dos funcionários e infelizmente alguém comentou depois com meu chefe e em pouco tempo todos sabiam do problema particular que tinha ido tratar. Isso te faz perder a confiança e o respeito pela empresa em que trabalha.

    Publicado por Adinaldo Diniz

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  21. Pablo,

    Olá! Parecem “dicas” óbvias, porém não é o que vivemos muitas vezes nas empresas. Gostei muito e estou compartilhando com meus pares.

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  22. Infelizmente nem todos os seres humanos são dotados de tais virtudes…ponto para o profissionalismo. Artigo bem interessante. Parabéns!

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  23. Isso mesmo Pablo. Esses conceitos simples são os mais dificies de serem agregados pelo “lider”. O dificil é fazerem esses reflitam nessas questões. Vivo isso constantemente nas empresas que dou consultoria e percebo que na maioria das vezes não adianta investimento no pessoal se o “lider” tem cabeça desorientada assim. Infelizmente se não trabalho esses aspectos antes com o líder, toda a proposta vai por água abaixo. Como coaches temos que ficar atentos coma cabeça do líder.
    Parabéns pelo artigo!!!
    Andrea

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  24. LinkedIn Groups
    Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Árdua tarefa na era da informação…

    Posted by Ailson Santos

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  25. LinkedIn Groups
    Group: Rh Automotive
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Esses artigos sao sempre muito oportunos e de grande valor.

    Posted by Alexandre Amorim

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  26. LinkedIn Grupos
    Grupo: Melhores Cases em Treinamento e Desenvolvimento
    Discussão: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Muito interessante sua matéria Pablo, vivi muito destas situações na prática, e são dogmas a seguir perante uma equipe, seja ela fácil ou difícil de lidar.

    Abraços,

    Publicado por Rafael da Luz Troleis (Buscando Recolocação).

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  27. LinkedIn Groups
    Group: LOGÍSTICA
    Discussion: 3 Maneiras de Ser Um Líder Positivo
    Parabéns pela matéria!!!

    Posted by Cristina Augusta

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  28. LinkedIn Grupos
    Grupo: Comunicação Interna – Brasil
    Discussão: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Pablo eu adoreri a sua colocação. Uma das metas do lider é manter a equipe motivada. Então choradeira não cabe nestas situaçoes. Adotar a posição de coitado e lidera pela compaixão não me parece nada profissional.

    Publicado por Consuelo Paganini

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  29. LinkedIn Grupos
    Grupo: Oportunidades no Varejo – Brasil
    Discussão: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Muito bom artigo. Afinal, temos duas orelhas e apenas uma boca!

    Publicado por Anna Paula Rossi Marques

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  30. LinkedIn Grupos
    Grupo: Oportunidades no Varejo – Brasil
    Discussão: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Excelente! Ensino aos meus filhos e nas ministrações na igreja que a natureza é sábia e se temos um par de olhos, outro de ouvidos e apenas uma boca, devemos observar mais, ouvir melhor, falar o estritamente necessário e após ponderar bem nossas palavras.

    Publicado por Vanessa Milis Garcia

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  31. LinkedIn Groups
    Group: VOCE S/A
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Alguns líderes precisam trabalhar um grau muito elevado do seu próprio ego.A empatia é uma habilidade que precisamos trabalhae e muito!!!!!! Gostei muito, parabéns pela iniciativa de repassar conhecimento.

    Posted by Marcia Dias de Oliveira

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  32. LinkedIn Groups
    Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Muito bom. É incrível, mas quando se está numa empresa que existe muito disso, até nem precisa ser contigo, mas os ambientes ficam desagradáveis e o trabalho não flui bem. A empresa perde foco e produtividade, sem falar que bons profissionais pulam fora rapidinho.

    Posted by Alvaro Sergio Zandona

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  33. LinkedIn Groups
    Group: IT Sales Executives – Brazil
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Pablo, excelente o seu texto, realmente é um desafio ser hábil com as informações que devem ser passadas e principalmente as que não devem. Obrigado,

    Posted by Juliano Franco

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  34. LinkedIn Groups
    Group: Rh Automotive
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Obrigado Pablo pelo artigo. Realmente é sempre bom lembrar destes temas e reforçando a postura de um líder, valorizando a ética e o respeito entre as pessoas.

    Posted by Daniel Calvi Filho

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  35. LinkedIn Grupos
    Grupo: Business & Jobs BRASIL
    Discussão: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Pablo Parabéns.
    Excelente Texto.

    Concordo plenamente com você, o líder, como prego mais alto, deve ser consciente de suas atribuições e exercer essa papel com a responsabilidade que lhe foi atribuída ou conquistada, afinal é ele um formador de opinião, e guardião da cultura operacional, para tanto deve ser coerente e ético.

    Publicado por Luiz Oliveira

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  36. LinkedIn Groups
    Group: Rh Automotive
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    A empatia é muito importante, e como lider mais ainda. Importante é escutar e ter uma postura e atitude de lider.

    Posted by Marcelo ZonaroToldo

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  37. Pablo, seu texto exprime exatamente o que precisamos fazer liderando uma equipe. Além de o líder necessitar ter visão dos acontecimentos e diretrizes da empresa, para dar rumo ao seu trabalho, ele necessita ter estrutura emocional para lidar com cada membro da sua equipe, para que estes estejam bem também. Administrar pessoas julgo ser mais complicado do que administrar negócios. E o emocional reflete diretamente nos negócios. Eu gostaria de ter uma ‘varinha mágica’ para fazer todos os envolvidos em um projeto entrarem em harmonia sempre! 🙂

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  38. LinkedIn Groups
    Group: Rh Automotive
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    O bom líder é aquele que conhece a necessidade da equipe, e reconhece o potencial que cada membro e buscando desenvolver o potencial adormecido.

    Posted by Nayara Alcântara Lima

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  39. LinkedIn Groups
    Group: APG Amana-key
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Concordo parcialmente com as suas colocações. Há inúmeras iniciativas atualmente em várias empresa, com práticas de gestão colaborativa e participativa. Com isto, inúmeras idéias e possibilidades de mudanças emergem. Quando há compartilhamento de informações a equipe tende a contribuir e se sentir parte da solução. Daí, maior comprometimento e maior qualidade nas entregas.

    Posted by Alessandro Eusebio

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  40. Tem toda razão… e é impressionante como é difícil permanecer calado.
    Que possamos melhorar sempre!
    Sds.

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  41. LinkedIn Groups
    Group: APG Amana-key
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Como atuar dessa forma isenta quando o gestor até pouco tempo era parte da equipe e agora virou chefe? Como cortar esses laços, até muitas vezes íntimos de amizade, depois que passa a assumir novo papel?

    Posted by Andrea Constantino

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  42. LinkedIn Groups
    Group: APG Amana-key
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Por que cortar tais laços?

    Posted by Alessandro Eusebio

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  43. LinkedIn Groups
    Group: APG Amana-key
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Entendo que o objetivo não é cortar os laços e sim estabelecer uma comunicação madura, transparente e eficiênte.
    Quando o dialogo não é de fácil entendimento e ou pode causar ruídos deve ser melhor avaliado.

    Abs.

    Posted by Claudionor – Tv Bah Soriano

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  44. LinkedIn Groups
    Group: TI Especialistas – Brasil
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Gostei muito do texto. Importante evidenciar a verdadeira responsabilidade do lider e as funções como agente motivador e transformador na empresa! Há que ser acima de tudo uma pessoa de visão!

    Posted by Felipe Bigesca Coutinho

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  45. LinkedIn Groups
    Group: APG Amana-key
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Considero que faz parte do âmbito do trabalho do gestor ter tal intimidade com seus colaboradores para entender as maturidades de cada um e ter sensibilidade para entender o nível de compartilhamento de informações que pode ser estabelecido de acordo com as suas características pessoais.

    Posted by Alessandro Eusebio

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  46. LinkedIn Groups
    Group: TI Especialistas – Brasil
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Pablo, obrigado pela indicação. Leituras ótimas e dicas muito boas para qualquer líder. Eu sempre pensei que o líder é aquele que deve escutar a sua equipe sabendo definir e decidir o que são os seus desejos e suas necessidades. Nossas equipes tem muitos e muitos desejos, mas quais são de fato as necessidades deles? Um lider tem que saber, antes de tudo ouvir. Muitas vezes quando digo que líde é uma pessoa que está ali para servir e não para ser servido muitos não acreditam em mim.
    Parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo.
    Abraços!

    Posted by Eunides Santos

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  47. LinkedIn Groups
    Group: TI Especialistas – Brasil
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Pablo, obrigado pela indicação. Leituras ótimas e dicas muito boas para qualquer líder. Eu sempre pensei que o líder é aquele que deve escutar a sua equipe sabendo definir e decidir o que são os seus desejos e suas necessidades. Nossas equipes tem muitos e muitos desejos, mas quais são de fato as necessidades deles? Um lider tem que saber, antes de tudo ouvir. Muitas vezes quando digo que líde é uma pessoa que está ali para servir e não para ser servido muitos não acreditam em mim.
    Parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo.
    Abraços!

    Posted by Eunides Santos

    LinkedIn Groups
    Group: TI Especialistas – Brasil
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    O melhor de tudo é que a maioria dessas dicas são aplicáveis tambem em nossa casa, como sempre a base de tudo é o bom censo e educação.
    Abraço.

    Posted by Raul (Professor de TI)

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  48. LinkedIn Groups
    Group: Venda Melhor – Técnicas e Dicas para obter sucesso nas vendas
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Otimo artigo! Adorei!!

    Posted by Myrian Mourão

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  49. LinkedIn Grupos
    Grupo: Brazilian Engineering
    Discussão: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Oi, Pablo. Que bom alguém expor com clareza aquilo que eu vinha fazendo na base do “eu acho que”. rs Foi esclarecedor e um reforço para mim.

    Publicado por Marcia Monteiro Sampaio de Souza

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  50. LinkedIn Groups
    Group: TI Especialistas – Brasil
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Como dizia Ludwig Wittgenstein.
    Sobre aquilo que não devemos falar, então devemos nos calar.

    Posted by Gilmar Junior

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  51. LinkedIn Groups
    Group: Rh Automotive
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    “Policiar” nossas atitudes, é uma arte, Detalhes como este são relevantes para que eu possa ver como e com pequenas ações ou observações, posso conduzir melhor a áera e equipe.

    Posted by Kleber Pacheco

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  52. LinkedIn Grupos
    Grupo: Falando de Varejo
    Discussão: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Pablo gostei das dicas, sendo um grande instrumento para que os líderes, possam conquitar a confiança de sua equipe.

    Publicado por Jusinei Campos Matsumoto

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  53. LinkedIn Groups
    Group: Rh Automotive
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Pablo,

    Meus parabens, em muitos pontos encontrei o famoso SINCERIDIO, mistura de sinceridade com suicidio. Realmente precisa cuidar para nao cair no mesmo.

    Douglas Queiroz

    Posted by Douglas Queiroz

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  54. LinkedIn Groups
    Group: Rh Automotive
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Pablo- Parabéns pela matéria odorei, o processo de liderar depende muito da habilidade do Gestor. E todos entende isso.

    Ao grupo:
    Pessoas inteligentes, falam sobre idéias. Pessoas comuns, falam sobre coisas. Pessoas medíocres? Falam sobre pessoas.” (Sócrates)

    Ronaldo

    Posted by Ronaldo Costa

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  55. LinkedIn Groups
    Group: Rh Automotive
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Muito interessante a reportagem. Parabéns!
    Lidar com o ser humano é absurdamente difícil. O bom gestor é aquele que tem a habilidade de lidar e agrega valor a todo tipo de situação.

    Posted by Giovana Carrascoza

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  56. LinkedIn Groups
    Group: Rh Automotive
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Muito bom artigo, é sempre bom fazer reciclagem da postura de lider.

    Posted by Rosangela Lima

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  57. LinkedIn Groups
    Group: Rh Automotive
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Já pensou que seus colaboradores usam o superior como espelho? Pensando nisso, basta que o líder em questão não atue como seus subordinados e destaque mostrando serviço.
    Poderá ver os resultados rapidamente.

    Posted by Wellington Jorge de Assis Silva

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  58. LinkedIn Groups
    Group: Rh Automotive
    Discussion: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Muito bom o artigo compartilhado.

    Posted by Francisco Gervázio

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  59. Otimo. Muito bem colocado.

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  60. LinkedIn Grupos
    Grupo: Oportunidades no Varejo – Brasil
    Discussão: Já pensou em calar a boca e apenas liderar?
    Adorei…… seria bom se todos os lideres fosse assim

    Publicado por: Mari Pizzo

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