h1

5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor

Setembro 1, 2011

Minha profissão me permite encontrar, interagir e aprender com Vencedores todos os dias. Uma das conclusões a que cheguei é que para ser um vencedor é necessário pensar como um vencedor. Pois é, eles pensam de forma diferente de todos os demais. Abordam a vida e o trabalho com um modelo mental e um sistema de crenças diferentes que os separam do todo o resto.

1. Vencedores esperam ganhar – Quando entram na quadra, no campo, numa reunião ou mesmo numa sala de aula, eles esperam vencer. Para falar a verdade, ficam surpresos quando não ganham. Esperam naturalmente ter êxito e as suas crenças positivas geralmente os levam a ações e resultados positivos. Vencem primeiro em suas mentes e aí ganham nos corações e mentes dos seus clientes, estudantes ou fãs.

2. Vencedores Celebram as Pequenas Vitórias  – Celebrando as pequenas ganham a confiança necessária para correr atrás das grandes vitórias. Isso não significa que campeões se tornam complacentes. Pelo contrário, com o tipo certo de celebração e reforço, os vencedores dão duro, treinam mais e acreditam que podem fazer grandes jogadas.

3. Vencedores Não Dão Justificativas Quando Não Ganham – Eles não se focam nos erros dos demais. Focam naquilo que podem fazer melhor. Eles veem seus erros e derrotas como oportunidades para crescerem. E, como resultado, ficam mais fortes, sábios e melhores.

4. Vencedores Se Concentram Naquilo que Eles Conseguem Fazer, Não Naquilo Que Têm Que Fazer – Eles veem suas vidas e trabalho como uma dádiva, não como uma obrigação. Sabem que se quiserem alcançar um determinado resultado, terão que curtir e se comprometer com o processo. Talvez não morram de amores por cada minuto de sua jornada, mas a atitude e a determinação deles os ajudarão a desenvolver as habilidades que tanto necessitam.

5. Vencedores Acreditam Que Vão Experimentar Mais Vitórias no Futuro –  Sua fé é maior que seu medo. Sua energia positiva é maior que o coro de negatividade.  Sua certeza é maior que toda a dúvida. Seu próposito e sua paixão são maiores que seus desafios. Independente da situação em que se encontram, vencedores acreditam que seus melhores dias estão por vir, não que já passaram.

Em suma. Se você não acha que tem o necessário para ser um vencedor, pense novamente. Vencedores não nascem vencedores. Eles se formam e se moldam. E da mesma forma que ferro afia ferro, você pode desenvolver o seu modelo mental e o modelo mental de sua equipe com o pensamento, as crenças e as expectativas corretas, possibilitando alcançar comportamentos e condutas extraordinários.

Mas, afinal, você acha que vencedores nascem vencedores ou eles se desenvolvem e chegam lá?

Para estes e outros dilemas, conte comigo

Pablo

41 comentários

  1. Excelente Artigo,meus parabéns!!

    Gostar


  2. Acho que todo mundo NASCE vencedor – em termos virtuais, da possibilidade de vencer e ser feliz. Mas, no decorrer da vida, a maioria tem receio de fazer escolhas e, do medo, decorrem as frustrações.

    Acredito que as pessoas que podem se dedicar ao que gostam têm mais facilidade de se tronarem vencedoras, pois o sucesso, para elas, é percorrer e aproveitar todo o caminho.

    Um abraço,
    Thaís

    Gostar


  3. Pablo, você tem toda razão! Vencedores se moldam, se transformam, crescem e evoluem, SEMPRE. Temos que pensar positivamente, mesmo quando os cenários não são favoráveis as situações.

    Gostar


  4. Realmente, o pensamento tem que ser sempre firme e consistente e essa é a maneira pela qual se concretizam as vitorias.

    Gostar


  5. Bom, são nas grandes lutas que foja-se grandes vecendores.Por que então não pensar como tal para alcançar vitória.

    Gostar


  6. LinkedIn Grupos
    Grupo: Brazilian Engineering
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Achei muito interessante e na minha opinião, o vencedor é aquele que se desenvolveu e fez por onde ser vencedor!! Conheço vencedores que tinham tudo para não chegar a vitória e conheço também pessoas que poderiam chegar a vitória com facilidade mas preferiram fingir que não era com eles. Abraços.

    Publicado por: Vinícius Messias de Souza

    Gostar


  7. Muito bom… temos que treinar para pensar assim, porque o que vejo é só pessoas querendo te ver lá em baixo.. e qto mais melhor.. se bem que… qdo se esta no fundo do poço é sé começar a subir..

    Gostar


  8. LinkedIn Groups
    Group: Informação Empresarial
    Discussion: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Excelente ponto de vista Pablo.

    “Vencedores não nascem vencedores. Eles se formam e se moldam,” isso é tudo. Temos que aprender os princípios, e feito isso, pô-los em pratica. A até o momento em que todos esses princípios estajam conectados ao nosso “piloto automático”. Do dia em diante, que pensarmos como vencedores habitualmente, aí sim seremos um.

    Abraços, Karin.

    Posted by Karin Hellmann Ronchi

    Gostar


  9. LinkedIn Grupos
    Grupo: Unesp – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Muito bom…precisamos destas dicas para não cair na nossa própria armadilha de se depreciar

    Publicado por: bibvet UNESP araçatuba

    Gostar


  10. Excelente tema. Acredito que umas pessoas são “luz” e outras “espelho”. Quando estão reunidas não se diferenciam muito, porém quando é necessário desbravar a escuridão, fazem toda a diferença.
    Parabéns pelo artigo.
    Um abraço
    Paulo Weibert

    Gostar


  11. LinkedIn Groups
    Group: Executivos de Vendas & Marketing
    Discussion: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Pablo, muito bom mesmo!
    Só quero acresentar que vencedores contagiam outras pessoas e no caso dos gestores podem mudar a vida de seus liderados!
    Parabéns!

    Posted by Ricardo Inácio Campos

    Gostar


  12. Sensacional!!!

    Gostar


  13. Minha opinião: Existem uma série de facilitadores que proporcionam alguém se tornar um Vencedor, como por exemplo: condição financeira, motivacional, mas, a maior esta no próprio indivíduo. Ser um Vencedor é acima de tudo possuir estado mental e espiritual positivo. Vemos inúmeros e inúmeros casos de pessoas com dificuldades físicas, monetárias, que sofreram grandes perdas se tornando Vencedores.

    Para sermos Vencedores precisamos querer.

    Abraços,

    Gostar


  14. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Muito bom, Pablo! Concordo com a idéia de que vencedores se formam ao longo da trajetória pessoal influenciados pela maneira como percebem o ambiente e a si mesmos.

    Publicado por: Rosane Schlatter

    Gostar


  15. LinkedIn Grupos
    Grupo: HeadHunter Brasil
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Muito boa reflexão! concordo!

    Publicado por: Fábio Guimarães

    Gostar


  16. Obrigado pelo artigo, pequeno em tamanho, porém eficaz e motivador.

    Gostar


  17. Acredito que todos nascemos vencedores. A vida nos molda e a forma como encaramos as derrotas é que faz a diferença. Tudo começa na infancia. Mas se não tivemos o incentivo suficiente na infancia para dar a volta por cima a cada queda, olhar adiante sempre focando no melhor, a boa notícia é que podemos mudar isso agora. O artigo é muito bom e traz esperança para quem não se vê um vencedor.
    Parabéms Pablo!!
    abraço. Kássia

    Gostar


  18. Concordo com tudo, sempre sou a campeã de vendas onde quer que eu esteja.

    Pq eu simplesmente amo o que eu faço, e cada venda concretizada, cada cliente que fidelizo é uma vitória. venda é conquista e sedução! Me sinto poderosa a cada cliente conquistado.

    Gostar


  19. LinkedIn Grupos
    Grupo: A Indústria Automobilística Brasileira
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Seguramente os vencedores são moldados. Alguns a ferro e fogo. Transformar uma mente é uma das tarefas mais dolorosas para o ser humano. É tão difícil que quando êle não quer mudar, outro ser humano não poderá ajudá-lo.

    Publicado por: Francisco Silva

    Gostar


  20. LinkedIn Grupos
    Grupo: A Indústria Automobilística Brasileira
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Boa reflexão, obrigado por compartilhar Pablo. posso acrescentar uma frase: “Vencer é o que importa. O resto é a conseqüência”.
    Ayrton Senna

    Publicado por: Michel D’ Alberti

    Gostar


  21. LinkedIn Grupos
    Grupo: Microsoft .Net Developer Brasil
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Excelente texto! Parabéns Pablo!

    Publicado por: Guilherme Gomes do Braz

    Gostar


  22. LinkedIn Grupos
    Grupo: Michael Page Brasil – Vagas Executivas – Fã Clube
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Pablo
    Muito pertinente o texto. Não perder o foco é fundamental.

    Publicado por: Erenilda Amaral

    Gostar


  23. LinkedIn Grupos
    Grupo: Ética – Profissionais Éticos
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Bao noite, este blog me faz recordar quando nós aprendemos o conceito dos 5S, e tão logo nos adaptamos a eles vimos que necessitavamos de 10S.
    Este é o ponto nós não temos que ter 5 maneiras, mas sim todas elas em mente pra diagnosticar ser um Otimo profissional…
    Boas maneiras a todos
    grato
    W silveira

    Publicado por: Wilson Silveira

    Gostar


  24. LinkedIn Grupos
    Grupo: Executivos Brasil
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Ótimo articulo Pablo, fico feliz savendo que eu sou um vencedor e é bom lembrar sempre as “5 maneiras de pensar”. Parabems Pablo!!!

    Publicado por: Samuel Muñoz Rodriguez

    Gostar


  25. LinkedIn Grupos
    Grupo: MBA FGV (1700+)
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    … e vencedores lêem textos de vencedores.

    Publicado por: Carlos de Souza Teixeira

    Gostar


  26. Gostei da forma como você colocou suas ideias. Realmente ninguém nasce vencedor. Você tem que lutar, sempre acreditando na vitória, sem desistir, tendo muita fé. Nessa luta diária, poucas pessoas vão te incentivar e muitos até vão zombar de você. Aí entra a confiança e a esperança. Que Deus te faça cada dia mais um vencedor.
    “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Ap. Paulo

    Gostar


  27. LinkedIn Groups
    Group: Executivos e Profissionais Experientes – Carreira e Empregos
    Discussion: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Bom…acho isso meio óbvio. Não conheci vencedor que tivesse o pensamento e o foco na derrota.

    Cada uma que leio aqui…

    Posted by Renato Rodrigues Esteves

    Gostar


  28. LinkedIn Grupos
    Grupo: Executivos São Paulo
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Pablo, penso da mesma forma e te recomendo uma leitura que nos ajuda a entender melhor estes passos que enviaste. OS SEGREDOS DE UMA MENTE MILIONARIA, que apesar do titulo , nos apresenta as causas de muitas vezes nos auto sabotarmos quabndo estamos muito bem . VAle a leitura. Um abraço Marco

    Publicado por: Marco Aurelio Marcondes

    Gostar


  29. Acho que tudo se logra com luta e muita dedicacao…obrigada por mensaje..Exitos!

    Gostar


  30. LinkedIn Grupos
    Grupo: MBA FGV (1700+)
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Muito motivador o texto!
    Vencedores são os que mais se preparam e tem confiança em si próprios.
    Não podemos confundir com aqueles que acham que são muito bons e agem sem humildade. Esses tendem a tropeçar sempre com seu excesso de vaidade e falta de preparo!
    Acho que o constante preparo, o positivismo, o bom humor e a humildade em saber que sempre há algo a aprender com alguém ou com estudos caminham juntos e criam os verdadeiros VENCEDORES!
    Como o texto diz… ninguém nasce vencedor. Então vamos juntar todas as qualidades dos vencedores e segui-las diariamente.
    Obrigada Pablo.
    Abraços, Bruna.

    Publicado por: Bruna S. Oliveira

    Gostar


  31. LinkedIn Grupos
    Grupo: Rh Automotive
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    foco no exito, confiança, perseverança e estar em contato com pessoas de mente positiva fazem toda a diferença!

    Publicado por: Carmino Sansivieri

    Gostar


  32. LinkedIn Grupos
    Grupo: VAREJO – TENDÊNCIAS, GESTÃO E ESTRATEGIA
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Inspirador e verdadeiro

    Publicado por: Victor Machado

    Gostar


  33. Parabéns ao autor. Belas colocações.

    Gostar


  34. LinkedIn Grupos
    Grupo: VAREJO – TENDÊNCIAS, GESTÃO E ESTRATEGIA
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Interessantíssimo.

    Publicado por: Edivam Gomes

    Gostar


  35. LinkedIn Grupos
    Grupo: A Indústria Automobilística Brasileira
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Pablo parabéns por compartilhar desse conhecimento. Aliás um vencedor, nunca pode desistir na primeira adversidade, sempre ter determinação nas suas crenças e objetivos.

    Publicado por: Carlos dos Santos Munck

    Gostar


  36. Pablo parabéns por sua colocação!
    Temos que ser persistentes, criativos, trabalhar em equipe, com positividade, pensando, criando e colhendo frutos.

    Gostar


  37. LinkedIn Grupos
    Grupo: Melhores Cases em Treinamento e Desenvolvimento
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Excelente texto Pablo, ao utilizarmos esta forma de pensar, já estamos nos programando para conseguir uma vitória. Estes conceitos são bem falados na PNL, e ao fazer isto você consegue programar também respostas mais positivas por parte das pessoas, pois trasmitimos mais confiança.
    Parabéns muito sucesso para você.

    Publicado por: Thiago Camargo

    Gostar


  38. Inpirador o seu artigo! Estou em um momento da minha vida profissional bem delicado e me deu muito força “pensar como uma vencedora”. Obrigada!!

    Gostar


  39. É sempre bom vencer, desde que sejam utilizados os instrumentos certos, com ética e honestidade. Principalmente quando as barreiras são tão dificieis que chegamos a imaginar um possível fracasso.

    Gostar


  40. LinkedIn Grupos
    Grupo: Liderança Consciente no Varejo e no Atacado
    Discussão: 5 Maneiras de Pensar Como um Vencedor
    Gostei muito das colocações, o foco sempre no sucesso, parabéns!

    Publicado por: Fernando Nascimento

    Gostar


  41. Fico mais confiante em ver minha maneira de pensar e agir em seu artigo. Concordo plenamento com todo texto…

    Gostar



Expresse sua opinião