h1

Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?

Setembro 23, 2011

Aqui segue como:

  1. Mantenha suas emoções sob controle. Você não quer criticar as iniciativas de alguém quando está zangado ou transtornado. Provavelmente você vai acabar falando algo que não queria ou reagindo inadequadamente em relação a algo que é dito a você.
  2. Encontre um local privado. Ninguém quer receber  feedback negativo na frente dos outros. Algumas vezes isso é inevitável, mas isso deve ser a última saída. Faça uma reunião na sua sala, ou chame a pessoa numa sala de reunião disponível, ou ainda aproveite o refeitório se estiver vazio.
  3. Foque nas ações dela, não na pessoa em si. Você cria uma barreira imediata quando critica o indivíduo. Ao invés disso, concentre-se naquilo que você quer mudar. Foque no desempenho dele.
  4. Seja específico. Não é bom dizer para alguém “Você tem uma atitude inadequada”. Você precisa identificar ações específicas que a pessoa tomou ou coisas específicas que ela disse se quiser que ela entenda.
  5. Seja oportuno. Feedback negativo deve ser dado assim que possível (logo após o incidente). Se você vê um funcionário ser grosso com um cliente, não espere até sua avaliação anual para dizê-lo. Quantos outros clientes ele terá tratado mal nesse meio tempo? Chame-o na sua sala imediatamente.
  6. Fique calmo. Não fale alto e grite.  A outra pessoa vai ficar na defensiva e não vai escutar o que você está tentando lhe dizer.
  7. Reafirme sua confiança na pessoa. Isto reforça o passo 3, mas aqui você diz que ainda tem confiança nele como pessoa e em suas habilidades: é apenas o seu desempenho que você quer que ela mude. Diga algo do tipo “você é um bom representante de nossa área de atendimento ao cliente, portanto tenho certeza que você vê a necessidade de ser mais paciente com nossos clientes”.
  8. Pare de falar. Depois de ter dito à pessoa que recentes ações (específicas) foram inapropriadas, e porquê, pare de falar. Dê a outra pessoa a chance de responder ou de refutar a sua afirmação. Ouça o que ele tem para dizer.
  9. Defina positivamente os próximos passos. Acorde em que desempenho futuro é adequado para o funcionário. Se há coisas específicas que o funcionário precisa começar a fazer, ou parar de fazer, se assegure que elas foram claramente identificadas. Se há algo que você precisa fazer, talvez assignar um treinamento adicional para o funcionário, acorde isso também.
  10. Siga em frente. Depois de ter dado o feedback negativo e acordado uma solução, siga em frente. Não cultive sentimentos de hostilidade com relação ao funcionário por causa do erro que ele cometeu.  Não paire sobre eles com medo que possam cometer outro erro. Monitore seu desempenho da mesma forma que você faz com os demais funcionário (e não fique obcecado).
Dicas:
    1. Dar feedback negativo nunca é fácil, mas se feito adequadamente não é desagradável.

 

O que você precisa:
  • Um local privado.
  • Uma mente calma.
  • Paciência.
  • Seu senso de humor

 

Para estas e outras habilidades, conte comigo.

Pablo

Leitura sugerida:

Dê Feedback Positivo

Anúncios

44 comentários

  1. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Pablo, quanto ao feedback negativo:

    * direcioná-lo é fácil…

    ** recebê-lo é difícil…

    *** superá-lo é FUNDAMENTAL!…

    Publicado por: Cid

    Gostar


  2. LinkedIn Grupos
    Grupo: Gestão por Competências
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Na maioria das vezes o colaborador passa a cometer erros quando não há acompanhamento por parte de seus superiores; e quando algo muito grave acontece, o gestor diz que não sabia o que estava acontecendo… Sem treinamento, delegação e acompanhamento, não há como culpar o colaborador!

    Publicado por: Robson

    Gostar


  3. LinkedIn Grupos
    Grupo: Robert Half Brasil: Mercado de Trabalho
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    @Pablo – não sei…acho que feedback é feedback (negativo ou positivo). Importante é ter fatos/dados + exemplos para mostrar ao receptor da mensagem a razão pela qual ele precisa pelo menos ouvir a verdade. Boa parte das pessoas tem um “eu cego” que dificulta querer ouvir algumas coisas. Não é fácil ouvir uma crítica…Daí, então, a destreza do gestor. Todo mundo tem um ponto forte e, é aí que o gestor consegue criar a relação de confiança que facilita o funcionário a ouvir (de verdade, com coração) um feedback quando necessário. That´s my two cents ;o)

    Publicado por: Anderson

    Gostar


  4. LinkedIn Groups
    Group: CIO Brasil.
    Discussion: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Ótimo artigo. Acredito e pratico que um bom caminho para o feedback negativo é mostrar outras opções às ações que nossos funcionários tomou e conduzí-lo para um entendimento que ele teria opçoes melhores se tivesse abordado o problema ou situação de forma distinta. Certamente ele reconhecerá que poderia ter feito algo melhor do que o que foi feito. O feedback negativo deve possuir um toque motivacional para que seja analisado o erro, aprendido com o mesmo e desenvolver uma análise crítica sobre as ações.

    Posted by Carlos

    Gostar


  5. LinkedIn Grupos
    Grupo: Business & Jobs BRASIL
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Caro Pablo Andres, muito bom. E posso afirmar que funciona perfeitamente. Ao longo de toda a minha vida profissional venho aplicando essas regras e dicas; sempre com sucesso. Mais ainda: no meio familiar também funciona.
    Quanto ao que o Ronaldo lucio diz, acho que tem razão, porque é mais positivo. E na verdade é mesmo isso que se procura: re-positivar a pessoa.
    Abraço

    Publicado por: António Jorge

    Gostar


  6. LinkedIn Grupos
    Grupo: Business & Jobs BRASIL
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Também é interessante verem “Dê um Feedback Positivo” do Pablo Andres. Está certissimo.
    Também tenho aplicado essses métodos durante toda a minha vida profissinal e particular (familiar): funciona.
    Ótimo, mutíssimo bom.
    Abraço

    Publicado por: António Jorge

    Gostar


  7. LinkedIn Grupos
    Grupo: Universidade Presbiteriana Mackenzie (4000+)
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Pablo gosto muito de materiais sobre este tema, tenho uma equipe muito grande e empr procuro agir da forma como você mencionou na matéria, porém tenho uma pergunta, o que fazer quando você dá um feedback e isto vira um conflito, ou que a pessoa não concorda?

    Obrigada

    Publicado por: Andreia

    Gostar


  8. LinkedIn Groups
    Group: Vagas na área de Petróleo
    Discussion: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Prezado Pablo,

    Parece simples, mas como é importante preservar a dignidade e a autoestima dos companheiros de trabalho. Isso é a excelência em um processo de Coaching.

    Congratulações,

    Posted by Eduardo

    Gostar


  9. Além disso, acho importante começar destacando os aspectos positivos antes de começar com os negativos, na proporção, duas doses de elogios e uma dose de crítica.
    Parabéns pela sua contribuição.
    Giselle

    Gostar


  10. LinkedIn Grupos
    Grupo: A Indústria Automobilística Brasileira
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Olá Pablo, o texto é muito interessante, acho que todos os gestores deveriam ter em mente a importância do feedback. Para nós como staff ele também é imprescindível, muitas vezes nós não enxergamos os nosso próprios pontos fracos, pontos de melhoria e pontos fortes. É muito interessante quando o gestor não tem medo de dar feedback e colabora ativamente com o aprimoramento do funcionário. Acredito também que na nossa cultura o feedback, que antes era visto com tantas restrições, agora já começa a ser bem aceito, por todos gestores e subordinados.

    Publicado por: Yudi

    Gostar


  11. LinkedIn Grupos
    Grupo: Falando de Varejo
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Amigo Pablo.

    Um feedback nunca é negativo.
    Usamos nossos erros e atá as nossas limitações para aprender, para crescer…
    O Feedback é uma arma poderosa em desenvolvimento profissional.
    Com certeza precisamos se cercar de todos os cuidados para não fazer disso uma ferramenta destrutiva e desmotivar nossos interlocutores.

    Publicado por: Márcio Roberto

    Gostar


  12. LinkedIn Grupos
    Grupo: Falando de Varejo
    Discussão: Não dá p/ falar em cultura organizacional s/ falar em valores organizacionais.
    Tomar ciência dos valores acredito que seja o mais fácil, o difícil é mudar os valores.

    Publicado por: Thiago

    Gostar


  13. LinkedIn Groups
    Group: Inbrasc – Instituto Brasileiro de Supply Chain
    Discussion: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Acho que você pode falar tudo que desejar, o que importa é o modo de falar. Uma pessoa pode receber uma crítica bem dada como oportunidade de aprimorar seu profissionalismo.

    Posted by José Albino

    Gostar


  14. Excelente artigo! Valeu as dicas!

    Gostar


  15. Gostei do resumo ! Dar feedback negativo é uma questão ampla e muito difícil, porque em primeiro lugar envolve a forma como eu dou feed back para mim mesma. Dependendo de como está o meu “diálogo interno”, vou encontrar mais ou menos barreiras para dar feedback negativo para o outro. Grata. Maria Angélica Gonçalves

    Gostar


  16. LinkedIn Grupos
    Grupo: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Comentário muito bem colocado! Parabéns!

    Publicado por: Oseas

    Gostar


  17. Através de um feedback negativo que na epoca quase gerou minha demissão e passei a segui-lo, minha vida profissional mudou. Fui promovido dentro da mesma empresa e dobrei meu salário, sendo chamado para assumir posto maior em outro estado.

    Feedback negativo de um bom líder gera muito mais frutos do que um “tapinha no ombro” dizendo que tudo está bem quando não está.

    Gostar


  18. LinkedIn Grupos
    Grupo: SP VAGAS EXECUTIVAS, BUSINESS & JOBS: networking, management, executives and professionals
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Ótimo artigo Pablo.

    Publicado por: Ricardo

    Gostar


  19. LinkedIn Grupos
    Grupo: APG Amana-key
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Na minha opinião escolher o momento correto é fundamental. Não ter medo ou receio de falar também. Na hora do feedback negativo, temos de ter equilíbrio e separar bem a razão do sentimento.

    Publicado por: Antonio Marcio

    Gostar


  20. LinkedIn Grupos
    Grupo: Executivos Campinas
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    As vezes necessitamos ver o rídículo para enterder que este tipo de atitude só destroi a confiança de um grupo, vejam o vídeo para no youtube “motivação reebok” vale a pena ver

    Publicado por: Fernando

    Gostar


  21. LinkedIn Grupos
    Grupo: Vagas de TI
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Otimas Dicas!

    Publicado por: Jean

    Gostar


  22. LinkedIn Grupos
    Grupo: HR/RH in – Council of Human Resources and Recruitment Consultants Brazil – Executive Suite
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Gostei muito dessas dicas!

    Publicado por: Ideiva

    Gostar


  23. Muito bom artigo para pessoas saudáveis, mas entre nós temos muitas com transtornos de personalidade ou até mesmo transtornos de humor que são difíceis de lidar.
    A impulsividade é um traço da personalidade que não se muda só com conselhos ou atitudes senssatas como no artigo. Depende também de tratamento profissional, principalmente quando são recidivantes.
    Um bom psiquiatra e um bom psicólogo, terapia cognitiva e medicação podem melhorar muito este traço.
    Quando o agressor passa a contar até 10 ou reconhece a lembrança que o faz reagir deste modo impulsivo antes da ação, sé sinal de que já encontrou um caminho para a cura.
    Mas para quem não chegou lá sugiro algumas formas de atuar, sempre com muita calma.

    pelo agredido:

    1) Esquecer a hierarquia que reje a relação ou o grau de parentesco entre agressor e agredido.
    2) O agredido deve primeiro deixar o agressor esvasiar toda sua raiva. Deixar o silêncio aparecer.
    3) Argumentar quanto a forma da agressão, reforçando que o conteúdo pode até estar correto, mas verbalizar a tristeza ou a dor com que está recebendo tal crítica de tal pessoa de forma sincera. 4) Se concentrar no amor pelo outro. Ter dó do agressor e da desproporção da agressão. Pensar no que pode ter levado o agressor a tal atitude. Compaixão.
    5) Pensar no argmento sem emoção e refletir sobre a possível razão do agressor.

    Por um terceiro

    6) Não interceptar o silêncio.
    7) Não se posicionar como juiz da situação. O que você não precisa é ser como um pai entre dois ou mais irmãos. Isso sempre piora a situação.
    8) Nunca agredir o agressor verbalmente ou não. Ou defender o agredido. Ou reforçar os argumentos do agressor contra o agredido.
    9) Tendo em vista que é uma situação emocional trata-se da forma e não de conteúdo. Estimular o agredido a reagir de forma serena, de forma a seguir o passo 1.
    abraço
    Edgard

    Gostar


  24. LinkedIn Groups
    Group: GERENCIAMENTO DE PROJETOS
    Discussion: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Eu aprendi que antes de dar um feedback, é necessário se estabelecer uma relação de confiança, diálogo aberto e… amor. Isso mesmo, essa palavra tão ausente no meio corporativo é bastante importante. É necessário CUIDAR do seu parceiro que você considera necessário dar a ele um feedback negativo. Além disso o próprio precisa querer e entender que é importante para ele.
    Caso contrário deve-se evitar o retorno, e aguardar o amadurecimento da relação profissional.

    Posted by Clovis

    Gostar


  25. LinkedIn Grupos
    Grupo: APG Amana-key
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    É fundamental que o feedback seja dado. É lógico que deve haver uma preparação inicial, pois cada pessoal tem receptividade diferente. Não deve ser apontado apenas o resultado negativo, mas a forma de como este pode melhorar. Estimular mudanças depende de como você chega até alguém. Vale o célebre pensamento: ser duro sem perder jamais a ternura. A pior coisa é não dar o feedback, considero até covardia de determinados gerentes que não gostam de ser questionados. E isto vai acontecer e deve, pois é uma troca e o profissional analisado deve ser ouvido.

    Publicado por: Claira

    Gostar


  26. LinkedIn Grupos
    Grupo: Rh Automotive
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Excelente aboradagem, vale a pena ler…

    Publicado por: Osvaldo

    Gostar


  27. LinkedIn Grupos
    Grupo: Universidade Presbiteriana Mackenzie (4000+)
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Andeia , penso que deve existir um motivo para a pessoa não concordar e isso tem que ser abordado. Sempre acreditei no trabalho em grupo com troca de opiniões construtivas e claras , consegui muita coisa agindo dessa forma.

    Publicado por: Sergio

    Gostar


  28. LinkedIn Groups
    Group: Inbrasc – Instituto Brasileiro de Supply Chain
    Discussion: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Concordo com vocês e o que tenho sempre em foco é o seguinte: o momento de feedback deve ter os aspectos positivos, mas principalmente deve ter as sugestões de correção, pois o elogio deve sempre ser público, já a ‘bronca” ou correção precisa de um momento mais reservado. E se prepare muito bem para que o feedback seja íntegro e realizado com muito respeito pelo outro.

    Posted by Luciane

    Gostar


  29. LinkedIn Grupos
    Grupo: A Indústria Automobilística Brasileira
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Obrigado Pablo, as dicas são muito bem colocadas. O assunto requer muito cuidado, afinal ninguém gosta de dar feedback negativo, mas muitas vezes é necessário. Ótimos profissionais são em muitas vezes descartados do time por falta de direção ou orientações inadequadas. Abraço, Sid.

    Publicado por: Siderlei

    Gostar


  30. LinkedIn Grupos
    Grupo: Falando de Varejo
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Pablo,
    Suas dicas foram excelentes, realmente o feedback negativo não é algo bom de se dar, mas com um pouco de compreensão e empatia, conseguimos fazer um bom trabalho com nosso funcionário, obrigado pelas dicas…

    Publicado por: João

    Gostar


  31. LinkedIn Grupos
    Grupo: Brazil – All Things Business
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Primeiramente, converse somente com o funcionário em particular.Lembre-se sempre:poderia ser você,todos nós somos passíveis de erros.Toda empresa deve funcionar como uma engrenagem,onde cada colaborador faz parte dela;se um parar ,quebrar,emperrar,todo o trabalho será prejudicado.A palavra é incentivo,valorização todos somos movidos a desafios e recompensa;cobre,direcione e ajude o seu colaborador a seguir as direções e os caminhos traçados PELA EMPRESA.Uma vez selecionado a fazer parte de sua equipe,é porque tinha perfil e qualificações para isso.Coloque-se sempre no lugar do outro,nenhuma EMPRESA sobrevive sozinha,cada colaborador precisa se sentir importante nos processos da empresa para ‘VESTIR A CAMISA”. Funcionário respeitado e valorizado ama e se dedica a fazer a Empresa sua crescer.

    Publicado por: Alessandra

    Gostar


  32. LinkedIn Grupos
    Grupo: Rh Automotive
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Realmente muito bom, devemos usar como um passo a passo para não esquecer…

    Publicado por: Fabio

    Gostar


  33. LinkedIn Grupos
    Grupo: Rh Automotive
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Boa tarde.

    Excelente artigo.
    Sem duvida, um assunto muito importante e que precisa estar sendo sempre lembrado.
    Muitos gestores e líderes acreditam que dominam essa habilidade, mas na prática não é bem assim, devemos lembrar que o capital humano é o que há de mais importante dentro das empresas, e que dominar essa habilidade faz toda a diferença.
    A técnica mais adequada para esse tipo de feedback, é a do sanduiche, onde você exalta o colaborador, da o feedback necessário e por último reafirma a confiança para com ele, dessa forma ele irá assimilar a situação e continuará sentindo-se parte do grupo.

    Atenciosamente Roberson.

    Publicado por: ROBERSON G DA PAZ

    Gostar


  34. LinkedIn Grupos
    Grupo: Universidade Presbiteriana Mackenzie (4000+)
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Falando a verdade e interagindo com as dificuldades encontradas.

    Publicado por: Sandra

    gostou desta discussão »

    Gostar


  35. LinkedIn Groups
    Group: GERENCIAMENTO DE PROJETOS
    Discussion: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Olá
    Existe uma pesquisa muito interessante realizada por David Rock que é sobre o conceito do “cerebro social” e que como o ser humano reage as ameaças…. Certamente há maneiras e formas, como ja foram ditas, de fazer o feedback negativo sem fazer com as pessoas pensem como uma ameaça pois, ao se sentirem ameaçadas, suas atitudes e reações são de defesa do organismo (fight-or-flight ou lutar ou fugir). Enfim, é necessário preparar o ambiente e a abordagem para que o feedback negativo se torne um ato a ser repensado e melhorado e não mais um problema a ser analisado.

    Posted by Rodrigo

    Gostar


  36. LinkedIn Grupos
    Grupo: Brazilian Engineering
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Já diria a sabedoria popular: ” Elogia em publico, critique em particular”

    Publicado por: Rafael

    Gostar


  37. LinkedIn Grupos
    Grupo: Linked:HR Brasil
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Muito bem colocado, como foi dito manter as emoções sob controle neste momento difícil e os cuidados para apontar as deficiências do pessoal vai resultar em manter o ambiente saudável e produtivo.

    Publicado por: Vandrenei

    Gostar


  38. It’s hard to find knowledgeable people on this topic, but you sound like you know what you’re talking about! Thanks

    Gostar


  39. LinkedIn Groups
    Group: CIO Brasil.
    Discussion: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Lidar com pessoas nunca é fácil e nem tem uma receita, mas existe um ponto muito importante, precisamos sempre olhar para nós mesmos.
    Estou dizendo isso, pois dar feedback seja ele negativo ou positivo será mais efetivo se buscarmos manter uma auto-analise, temos que saber se estamos atuando da melhor forma com a equipe.
    De qualquer forma, é claro que quanto melhor for o feedback negativo, melhor será o resultado, não apenas para a pessoa, como para toda a equipe.

    Posted by Luiz Carlos

    Gostar


  40. LinkedIn Groups
    Group: CIO Brasil.
    Discussion: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Parabéns. Muito bom seu artigo. Essas dicas valem a pena serem lidas e relembradas de tempos em tempos. Quando estamos atentos a praticar essas ações no dia-a-dia do trabalho e fora dele, nos tornamos mais assertivos. Dependendo da situação é preciso uma dose extra de calma.

    Posted by Kristiany

    Gostar


  41. Boa tarde Pablo, gostei da matéria, porem temos que análisar friamente e nos convencer que a grande maioria dos “lideres”quando vai dar o feedbak negativo mais parecem lideres sindicalistas ou politicos pleiteando um cargo pois sobem nos palanques imaginarios e discursam o fato.

    Gostar


  42. LinkedIn Grupos
    Grupo: APG Amana-key
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Concordo parcialmente com as opiniões de nossos colegas , mas gostaria de acrescentar que temos que fundamentar bem nossas opniões e argumentações objetivando o foco do problema e realizar um feedback de forma produtiva, clara e acima de tudo com objetivo de trazer o colaborador de volta ao grupo. Na minha opnião não devemos entender como feedback negativo e sim uma oportunidade de esclarecer, dirimir e solucionar o foco do problema transparecendo ao colaborador que o resultado negativo é pertinente porém que deva ser evitado, para tanto devemos eliminar as condições adversas que venham a poluir o ambiente de trabalho e harmonia entre o grupo e os gestores.

    Publicado por: Claudinei

    Gostar


  43. LinkedIn Grupos
    Grupo: APG Amana-key
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Ao longo de minha trajetória, observei, acredito e compartilho, que Positivo, Negativo, são nossos comportamentos,nossa forma de conduzir o processo, o FOCO principal do Feedback e acredito que sintam e pratiquem isso pelo que li acima é a EDUCAÇÃO, A TRANSFORMAÇÃO. Precisamos construir pontes nas relações, com comportamentos positivos e feedback ‘educadores”, essas pontes ficam em bases sólidas, quando assim praticadas. Li há algum tempo atrás alguns ‘passos” que me marcaram :
    – “Eu percebo em você…..”, “Isso provoca em mim…….”, “O que posso fazer para….” “O que você acha….?”

    Não há resistências ao Feedback que permaneçam com essa condução. Amplio minha ESCUTA com essa abordagem , demonstro “processo” e deferência frente ao outro .O que acham? Abraços e obrigada por compartilharem! Fraterno abraço a todos os colegas EDUCADORES!

    Publicado por: Carla

    Gostar


  44. LinkedIn Grupos
    Grupo: Oportunidades no Varejo – Brasil
    Discussão: Como Dar Feedback Negativo Adequadamente?
    Todo feedback negativo causa um descoonforto, porque nunca sabemos o que o outro pensa e como ele entenderá. É importante que se diga construtivamente e pedindo opinião ao avaliado de como podemos mudar esta caracteristica ou situação vivenciada. E é claro com muito cuidado, para não desmotivar pois estamos falando de talento humano.

    Publicado por: Alcimar

    Gostar



Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: