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Como Ser Um Melhor Gestor

Outubro 3, 2011

Aqui seguem habilidades e competências chave que ajudam qualquer um a ser um melhor gestor.

Cresce a Necessidade por Bons Gerentes

A necessidade por bons gerentes não está desaparecendo. Ao contrário, ela está se intensificando. É bem verdade que com organizações horizontais e times auto-suficientes se espalhando por aí e, ainda por cima, com redes e computadores pessoais disponibilizando informações com maior rapidez para mais e mais pessoas, a quantidade necessária de gerentes está diminuindo. Contudo, a necessidade de bons gerentes – pessoas que conseguem gerenciar a si mesmo e aos outros em ambientes de intenso stress – está aumentando.

Acredito que qualquer um pode ser um bom gestor. É uma habilidade tanto treinável quanto uma capacidade inata, é tanto uma ciência quanto uma arte. Aqui seguem alguns pontos que fazem de você um melhor gerente:

Como pessoa:

  • Tem confiança em si mesmo e em suas habilidades. Está feliz com quem você é, mas ainda assim continua aprendendo e se aprimorando mais e mais.
  • É ligeiramente extrovertido. Não precisa ser o centro da festa, mas também não pode ser um “mosca morta”. Gestão é uma habilidade interpessoal – não é um trabalho para alguém que não gosta de gente.
  • É honesto e direto. Seu sucesso depende consideravelmente da confiança dos demais.
  • É inclusivo e não excludente. Você traz  os outros para aquilo que você  faz. Não exclui os outros porque carecem de certos atributos.
  • Tem presença. Gerentes devem liderar. Líderes efetivos tem uma qualidade própria que faz com que as pessoas percebam quando eles entram numa sala.

No trabalho:

  • É consistente, mas não é rígido; Seguro, mas pode mudar de opinião. Toma decisões, mas facilmente aceita contribuições dos demais.
  • Tem algo de louco. Pensa fora da caixa. Tenta novas coisas e, se elas falham, admite o erro, mas não se desculpa por ter tentado.
  • Não tem medo de “fazer acontecer”. Faz planos e cronogramas e trabalha em prol dos mesmos.
  • É ágil e pode mudar planos rapidamente, mas não é volúvel.
  • Vê a informação como uma ferramenta a ser utilizada, não como poder a ser acumulado.

      Avalie-se vis-à-vis esta lista. Encontre os pontos em que pode melhorar e mexa-se! E, se optar por apoio externo, lembre-se que é disso que se trata o processo de coaching – ajudar novos líderes a trilharem seu caminho e líderes experientes a se aprimorarem.

Para estas e outras habilidades que fazem a diferença, conte comigo.

Pablo

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13 comentários

  1. LinkedIn Grupos
    Grupo: Melhores Cases em Treinamento e Desenvolvimento
    Discussão: Como Ser Um Melhor Gestor
    Olá Pablo,
    Excelentes as dicas para desenvolvimento dos gestores. Basta uma avaliação e trabalhar o que deve ser melhorado. Também gostei da outro artigo sobre a avaliação dos funcionários. Contribuições importantes.
    Obrigado e Parabéns.

    Publicado por: Gilberto

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  2. LinkedIn Grupos
    Grupo: Oportunidades no Varejo – Brasil
    Discussão: Como Ser Um Melhor Gestor
    A liderança é a habilidade de reconhecer um problema antes que ele se torne uma emergência, no ramo da gastronomia isso é uma constante…bom dia!

    Publicado por: Rosemary

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  3. LinkedIn Grupos
    Grupo: Publicidade e Propaganda
    Discussão: Como Ser Um Melhor Gestor
    Faz tempo que o humor brasileiro vem capengando por esse caminho, infelizmente.

    Publicado por: Gilda

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  4. Olá!
    É por aí Pablo, a ideia é pessoas que saibam organizar, criar, construir e guiar outros junto com ele.

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  5. LinkedIn Grupos
    Grupo: Exame
    Discussão: Como Ser Um Melhor Gestor
    É isso aí Pablo,
    Cada vez mais se estreita a linha entre profissional e pessoa.
    Lembro-me do livro “Ócio Criativo” do Domenico de Masi que falava sobre integrar trabalho, estudo e lazer.
    Bons gerentes sabem fazer isso.

    Publicado por: Akim

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  6. Excelente texto!!

    Mas me permita sugerir alguns pontos que considero na gestão de pessoas.
    Acredito convictamente que a demonstração sincera de preocupação, tanto no campo profissional quanto no pessoal, com as pessoas geridas, e até mesmo aqueles que estão em torno, de outras gerências e áreas, demonstra sensibilidade e uma dose de cuidado com quem colabora para o atingimento de objetivos e metas proposto. O funcionário que sabe que seu gestor se preocupa com ele, faz dele um amigo confiável e o torna tambem um mentor profissional, e com isso, melhora sua performance nos trabalhos.

    Outro ponto importante para um gestor são os feedbacks constantes, seja eles formais ou informais. Os gestores tem obrigação de dar feedbacks, mas essa ação deve ser completa e, primeiramente, com a intensão de ajudar no desenvolvimento profissional, cultural e, obviamente, sua performance.
    As pessoas de modo geral querem feedbacks , e as vezes nem percebem que o querem e pedem e, feitos com estrutura, sinceridade e boa intensão, será ouvido, assimilado e, muitas vezes, mudará para melhor o dia a dia dos trabalhos.

    Outro ponto é ser coerente com o diz e o que faz, falar muito e não
    dar o exemplo, desmorona qualquer gestão de pessoas.

    Agradecer sempre, admitir erros e desculpar-se publicamente, sem restrições tambem considero pontos importantes para construir a confiança na gestão.

    Espero ter humildemente colaborado com a matéria.

    Abraços

    Claudio Lino

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  7. LinkedIn Grupos
    Grupo: Profissionais de Marketing
    Discussão: Como Ser Um Melhor Gestor
    Esse comportamente também é resultado de uma mudança de postura por parte da equipe. Não são todos que permitem uma atitude grosseira, abuso de poder e falta de comunicação…

    Publicado por: Karin

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  8. LinkedIn Grupos
    Grupo: Grupo Foco – Trainee – Estágio – Vagas – Empregos
    Discussão: Como Ser Um Melhor Gestor
    Esse texto é muito bom…acredito que a necessidade de bons Gerentes no mercado também pode ser justificada pela alta gama de habilidades que tal profissional deve ter(como bem listadas foram). Afinal uma pessoa com tantas habilidades assim não é qualquer pessoa, não é mesmo?! É digna de reconhecimento, admiração e claro um salário muito bom eu admiro muito os poucos que conseguem gerenciar sua equipe, tarefas, vida social e ainda ter tempo para descansar… Parabéns Pablo!!!

    Publicado por: Valquíria

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  9. LinkedIn Grupos
    Grupo: Comunicação e Marketing Brasil
    Discussão: Como Ser Um Melhor Gestor
    Pablo, são raras as vezes que um Gerente consegue formar sua equipe. Na maioria das vezes, a recebe pronta. Para mim, um bom gerente tem que começar pela formação de sua equipe, de maneira a funcionar como uma orquestra. Ao mesmo tempo, é necessário se relacionar bem com os setores de interface e sempre estar antenado no mercado, na concorrência e tudo que está ao redor do negócio de sua empresa. E não poderia deixar de comentar da necessidade de nunca perder o foco de seu negócio, do projeto, do papel de seu setor na empresa.Para mim, esses passos já são primordiais para conquistar a confiança do seu trabalho e de sua equipe através dos bons resultados.

    Publicado por: Eliseth

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  10. LinkedIn Groups
    Group: Portal Administradores – Oficial
    Discussion: Como Ser Um Melhor Gestor
    Para ser um bom gestor ele deve atuar junto com os colaboradores, deve conhecer o processo para dar suporte quando necessário, ouvir os colaboradores, propor melhorias para que os processos melhorem e assim a empresa atinja os objetivos propostos.

    Posted by TAMARA

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  11. LinkedIn Groups
    Group: SUCESSO SUSTENTADO: Qualidade, Gestão de Riscos e Responsabilidade Social
    Discussion: Como Ser Um Melhor Gestor
    Pablo,

    – “Pessoas que conseguem gerenciar a si mesmo e aos outros em ambientes de intenso stress – está aumentando”.
    Eu concordo com esta afirmação e destaco alguns pontos:
    – Quando eu quero apenas mandar o outro ser a fazer o seu trabalho, sem ter a capacidade de colocar no lugar do outro, para perceber o grau de dificuldade da operação e apoiar no que for necessário para a obtenção do sucesso esperado, prevalece o “manda quem pode e obedece quem tem juízo” e assim quebra o espírito de harmonia e motivação;
    – Quem não consegue gerenciar a si mesmo, terá dificuldade de gerenciar o outro ser, pois eu só consigo dar o que tenho e nada mais;
    – O bom gerente procura a causa dos problemas com o foco na solução e procura valorizar os pontos positivos das pessoas e ajuda a melhorar os pontos negativos, pois tem consciência de que o ser humano é um ser em construção e imperfeito;
    – O bom gerente sabe que os padrões adotados conforme as normas de gestão ISOs são as leis internas da empresa que devem ser cumpridas, porém devem ser aperfeiçoadas ao longo do tempo e não servir apenas para cobrar e pressionar as pessoas por resultados, pois percebe que as necessidades dos clientes mudam com o tempo e com isso depende do aperfeiçoamento continuo;
    – Ser justo na tomada de decisão é uma arte do bom gerente, pois esta atitude é motivadora, uma vez que todas as partes interessadas querem o máximo de retorno pelo seu trabalho realizado, assim o bom gerente atua com a magia de saber pesar bem o jogo dos interesses e ser fiel ao que é justo e não procura defender o seu único interesse. O interesse do coletivo (empresa) prevalece sobre o interesse individual e unilateral;
    – Por fim o gerente que cria um ambiente de trabalho alegre e feliz, com o foco nos resultados esperados pelos clientes e valores da organização estará construindo uma empresa de campeões.
    – Precisamos sim de professores nesta área, pois temos presenciado grandes líderes em autoridade passando péssimos exemplos de má conduta, comprometendo o crescimento deste nosso belo Brasil…………..

    Eduardo Torquetti
    Diretor da EMALTO
    http://www.emalto.com.br

    Posted by Eduardo

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  12. LinkedIn Grupos
    Grupo: VAREJO – TENDÊNCIAS, GESTÃO E ESTRATEGIA
    Discussão: Como Ser Um Melhor Gestor
    Prezado Pablo, concordo com você. Neste aspecto o Gestor terá sempre que rever seus valores e compreender cada vez mais os anseios de seus colaboradores. Sempre terá que haver uma troca entre o Gestor e o seu colaborador para que cada um cumpra o seu papel e assim possam conquistar juntos resultados para a Empresa. Acrescentaria ainda em sua tese, se assim me permitir, pouco discutido em nosso meio e que tem me preocupado, que é a busca das Empresas pela eficiência a qualquer custo, que tem tanto fechado portas para um grande universo de profissionais (tais como Economistas, Advogados, Engenheiros,etc) que desejam assessorar com qualidade as empresas e que agora estão restritos a oferecer seus serviços em projetos de curta duração e pouco valorizados (em função da grande concorrência entre os consultores autônomos). Essa conduta resulta na falta de comprometimento do profissional com resultados e que acabam gerando produtos e serviços aquém das expectativas esperadas pelos próprios contratantes. Portanto, o Gestor precisa observar que a escolha do colaborador e suas condições de trabalho e sua valorização é de fundamental importância para a obtenção de resultados consistentes. Parabéns.
    Mário J. Torres

    Publicado por: Mário

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  13. gostei muito do conteudo e gostaria que actualizassem as informações.

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