h1

Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?

Novembro 1, 2011

[Uma estória baseada em fatos reais:]

Estava jantando com dois velhos amigos, Edgard e Melih – a propósito, é duro quando você percebe que “velhos amigos” não apenas indica a extensão da amizade, mas as nossas respectivas idades –, quando me deparei com uma situação delicada. 

O Edgard diz: “Detesto ser obeso. Já tentei de tudo, mas não consigo perder peso. O que você acha?” 

Normalmente, eu desviaria o assunto, mas sei que ele quer ouvir o que realmente penso: “Não acho que você queira perder peso”, disse. 

Ele levantou uma sobrancelha: “Você acha?”  

“Acho”, falei. “Se você quisesse perder peso, perderia. Mas você escolheu que não, e não há nada de errado com essa escolha. O único problema é que você está se martirizando por algo que você optou por não fazer.” 

Quer saber por que penso desta maneira? Todos nós sabemos como perder peso: coma menos calorias do que você queima e voilà! Você perde peso! Sem dúvida, a genética, o metabolismo e as desordens glandulares podem fazer com que perder peso seja mais difícil. Mas o fato de que todos os que comem menos calorias do que queimam perdem peso continua válido. Perder peso não tem nada a ver com uma dieta inédita ou com um exercício inovador ou mesmo com apertar um interruptor mágico que queima gordura… mas tem tudo a ver com decidir comer menos calorias do que você queima. 

Perder peso é uma escolha. Da mesma forma que ter sobrepeso é uma escolha também. Infelizmente, outras coisas também acontecem por escolha. 

“Faz sentido”, o Melih disse. Aí, ele olhou para mim. “Mas, se é assim tão simples, por que você não tem mais sucesso do que atualmente possui?” 

Estremeci, porque sabia onde esse papo ia acabar… e porque sabia que ele estava certo. 

“Pois é”, o Edgard acrescentou, entrando na conversa avidamente, já que o vento começava a soprar em outra direção. “Você tem escolhido não fazer melhor. Eu já estive em suas palestras: certamente poderia explorar audiências maiores. Você escreveu diversos artigos no seu e em outros blogs: poderia lançar um livro. Já aplicou coaching em importantes empresas e executivos no mercado brasileiro: poderia fazer mais na América Latina. Não me diga que não pode. Claramente, você escolheu não fazer.” 

Sabia que ele estava certo. Não porque tenho um talento incrível (longe disso!), mas porque o sucesso, para qualquer um de nós, em praticamente todas as áreas, é uma decisão. Poderia fazer palestras em eventos maiores, mas minhas ações mostram que escolhi não realizá-las. Poderia facilmente fazer coaching executivo e gestão de cultura organizacional em outros países da América Latina, se corresse atrás, mas não tenho feito isso. 

Nós – e aqui definitivamente eu me incluo – geralmente gostamos de pensar que a formação, ou a educação, ou as circunstâncias, ou a falta de contatos, ou a maré de azar nos detém. 

Pensando dessa forma, nos sentimos melhor, porque podemos transferir a culpa para longe de nós mesmos. Mas a culpa reside dentro de nós: a única coisa que realmente nos segura são as decisões que tomamos. 

Se você quer ser promovido, mas ainda não foi, dificilmente o motivo é porque seu chefe é injusto. Em vez disso, você decidiu não trabalhar mais, ou não ter mais iniciativa ou não assumir mais responsabilidades… ou apenas não disputar o jogo corporativo da forma como deve ser disputado na sua organização com o objetivo de “vencer” (você conhece as “regras”, apenas decidiu não segui-las, mas não se sinta mal, também já estive nessa situação). 

Se você quer que seu negócio cresça, mas isso ainda não aconteceu, com certeza fatores econômicos estão em jogo, mas provavelmente você também decidiu não mudar sua estratégia de vendas, ou mesmo modernizar sua operação, ou ainda simplesmente tentar novas coisas em resposta às recentes condições do mercado. Em suma, você consegue enxergar o que faz as outras empresas terem êxito, mas decidiu não seguir o exemplo delas. 

Felizmente, enquanto a culpa talvez se encontre sólida em nosso interior, o poder também está dentro de nós. O sucesso tem tudo a ver com decisões, nossas decisões. Até com decidir do que devemos abrir mão. 

Pense sobre suas metas. Como a maioria das pessoas, elas possivelmente seguem o curso do rio: você quer criar relacionamentos maravilhosos, constituir uma família, desfrutar do sucesso profissional, conquistar algo pessoal… tem um monte de coisas que quer realizar. Ótimo! Mas tem um problema. Não dá para ter tudo isso. E, se você escolher tentar ter tudo, sempre vai estar, até certo ponto, insatisfeito. 

Vamos dizer que quer criar uma família feliz. É possível, é só dedicar esforço e atenção. Digamos que quer iniciar um negócio. É possível, é só dar um duro danado. Digamos que quer escrever um livro. É possível, é só escrever, hora após hora, dia após dia, por quanto tempo for necessário. Digamos que quer correr uma maratona. É possível, é só fazer o treinamento adequado. 

Mas digamos que você quer fazer tudo isso acima – e tudo ao mesmo tempo. Na real? Não funciona. Em algo você vai ter de ceder. Sua família precisa de você mais que seu tênis de corrida, portanto o treinamento para a maratona vai rapidamente ser postergado. Seu negócio precisa de você mais que o mundo editorial, portanto, depois de seis meses, seu livro vai parecer mais um panfleto do que qualquer outra coisa. 

E não há nada errado com isso. Não podemos fazer tudo, mas todos nós podemos fazer algumas coisas realmente bem feitas. Decida o que é mais importante para você, decida concentrar-se nessas coisas… e decida abrir mão das coisas que quer fazer, mas que, na real, não dá (ao menos por enquanto). 

E eu? Não posso ser um aclamado palestrante e escrever um livro sobre sucesso profissional e apoiar a gestão da cultura organizacional da próxima empresa que sair na capa da revista Exame. Os segmentos são muito diferentes, e o esforço, a rede de contatos e o posicionamento demandados para alcançar (e permanecer) no topo de cada uma dessas atividades são significativos. Mas sinto-me confiante de que alcançarei com consistência uma dessas metas – se eu me decidir. 

E você também pode, qualquer que seja o segmento ou o alvo que você escolher, porque suas decisões podem tanto fazer com que o sucesso seja impossível… quanto INEVITÁVEL.

O mais legal é saber que a decisão cabe a você.

E não se esqueça: para estas e outras habilidades, conte comigo.

Pablo

Anúncios

33 comentários

  1. LinkedIn Grupos
    Grupo: Business & Jobs BRASIL
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    … pois é meu caro Pablo. A questão está em assimilar a decisão e incorporar no subconsciente para poder fazer.
    Por vezes toma-se uma determinada decisão, mas não fazemos, não realizamos. Isto demonstra que o nosso subconsciente ainda não foi suficientemente sensibilizado para tal.
    Nós somos uma “máquina” um pouquito complexa. Mas se souber-mos e tiver-mos consciência do “funcionamento” d’alguns setores da nossa “máquina”, talvez consigamos “tomar as decisões necessárias para alcançar o sucesso”.
    E, por vezes, não é fácil.
    Grato pelas dicas e pelo excelente texto. Abraço

    Publicado por: António Jorge

    Gostar


  2. LinkedIn Grupos
    Grupo: A Indústria Automobilística Brasileira
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    “Não podemos fazer tudo, mas todos nós podemos fazer algumas coisas realmente bem feitas. Decida o que é mais importante para você, decida concentrar-se nessas coisas… e decida abrir mão das coisas que quer fazer, mas que, na real, não dá (ao menos por enquanto)”

    Realmente não dá para fazer tudo, o negócio a fazer tudo o que se faz bem feito e se dedicar realmente as prioridades (não vale priorizar tudo também)

    Publicado por: Karin

    Gostar


  3. LinkedIn Grupos
    Grupo: SP VAGAS EXECUTIVAS, BUSINESS & JOBS: networking, management, executives and professionals
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Pablo, não há máxima maior que “Você é o único responsável pelo que você é”. Posso garantir isso. Nosso sucesso não é do tamanho de nossos sonhos, ele é tão grande quanto a nossas Atitudes. Porém tenho aprendido uma coisa muito importante, o limite ou equilíbrio são peças fundamentais para encontrarmos uma vida mais saudável. Grandes planos e realizações grandiosas podem nos garantir alcançar o sucesso, mas jamais nos garantirá uma vida feliz.

    Publicado por: Carlos

    Gostar


  4. LinkedIn Groups
    Group: Liderança Consciente no Setor Farmacêutico
    Discussion: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Voce tein que involucrarse con ese problema tan delicado para su amigo y juntos pueden encontrar el camino que el sólo no encontró. Además no podemos ser miopes de la realidad. Para encontrar el sucesso hay que estar involucrado e involucrar al equipo de trabajo. Y se tomarán las decisoes necesarias hasta lograr el sucesso. Cuantas? Todas!!!

    Posted by IVAN

    Gostar


  5. LinkedIn Grupos
    Grupo: Comunique-se
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    De fato, Pablo, se quisermos, alcançaremos metas muito acima do que planejamos. É que nem sempre queremos tudo isso. E, mesmo que os amigos não nos avisem, nós sabemos que acomodamos em determinadas zonas de conforto em nossa carreira, em casa, na vida e depois (geralmente) nos arrependemos. Muitos de nós travam a principal luta consigo mesmos.

    Publicado por: Gian Franco

    Gostar


  6. LinkedIn Grupos
    Grupo: Publicidade e Propaganda
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Nem sempre a gente se da conta das barreiras que criamos em torno dos nossos desejos e vontades, a tal da zona de conforto, as vezes se torna apenas uma zona de decepções, frustação e barreiras para a nossa própria felicidade, seja ela qual for. Abrimos os buracos e pulamos dentro e la de dentro procuramos culpados por estarmos lá.

    Publicado por: Ricardo

    Gostar


  7. LinkedIn Grupos
    Grupo: APG Amana-key
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Muito bom, Pablo!
    Recomendo a todos no grupo.
    Abs.

    Publicado por: Paolo

    Gostar


  8. Só basta tomar uma decisão: Fazer com que as pessoas alcancem sucesso!

    Gostar


  9. Parabens pelo texto! Alcançar o sucesso requer tudo o que você descreveu muito bem, somar um forte senso de oportunidade e/ou um pouquinho de sorte tambem ajudam. Abraços

    Gostar


  10. cara, muito legal! muito bom texto! e aí, vem a parte mais curiosa da vida: quando vc percebe que, com esforço e trabalho, a vida vai te devolvendo, não o que vc queria, mas o que vc precisava….

    definitivamente, ficar parando culpando algum ente externo é um grande sinal de imaturidade…

    abraços
    Caio Caridade
    Total Reformas

    Gostar


  11. Gostaria de parabenizar o artigo, porém como advogada do Diabo queria levantar uma questão a mais acerca das “escolhas”, deliberadamente ninguém escolhe fracassar e definitivamente todos querem o sucesso. Você fala de escolha , entendo que se refere a nossas escolhas ocultas , internas e essas são as mais difíceis de pegar e lá se vão muitos livros de auto-ajuda e motivação pessoal que falam á respeito de “escolha ter sucesso” e você chegará….ou pense positivo, ou mude, eu acho muito válido o trabalho de aconselhamento estratégico empresarial mas nem sempre saber á respeito resolve. Pois estamos tratando de crenças e crenças não são construídas de um dia para outro e muitas delas estão relacionadas ao acúmulo de informação negativa que muito de nós foram assolados em nosso desenvolvimento e crescimento psicológico. Muitos já sabem o que devem e como devem mas não conseguem e eu não estou 100% convicta que sejam por que “não querem”, acredito que muitos querem , sabem mas não conseguem pois crenças antigas e enraízadas no sistema nervoso são poderosas para neutralizar a “vontade”, sendo assim minha questão é será que não seria válido apoiar nossa “querer “e fortalecer nossas escolhas “para ações práticas apoiando essas pessoas a transformar esses crenças que as limitam ?

    Gostar


  12. Érica, quando o Pablo fala em “escolher” não é simplesmente apontar o dedo indicando o que prefere, ESCOLHER é decidir o rumo da vida, se uma pessoa realmente quiser algo, escolhe FAZER com afinco e dedicação, depois colher o resultado. A essência é que se tem não é questão de sorte, o que vale é a dedicação. Quando se quer realmente, se busca, todos sabemos que existem casos de pessoas que saíram do nada e hoje são presidentes de empresas. Ser gordo é sim preferir comer a mais do que o necessário, é muito bom comer.

    Gostar


  13. LinkedIn Grupos
    Grupo: Unesp – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Texto interessante e me faz refletir sobre escolhas entre focar o sucesso ou uma vida mais saudável. Na sociedade competitiva atual, a tendência recorrente é a busca pelo sucesso e comumente saímos do ponto de equilíbrio ou limite saudável.
    Olhar pra dentro de sí e perceber qual é seu ponto de equilíbrio é um exercício diário, que contribuirá para uma vida melhor e feliz. Pois, definitivamente não conseguiremos estar plenamente atuantes em tudo.

    Publicado por: Juliana

    Gostar


  14. LinkedIn Groups
    Group: Automação Brasil (Automation Brazil)
    Discussion: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Muito bom, Pablo. Querer é poder. Todos somos resultado dos nossos esforços e da opção de vida. A mira tem de ser focada e não multifocal.

    Posted by Adelmo

    Gostar


  15. Caro Pablo.
    Acho que todos os comentarios enviados resumiram de uma forma bem objetiva as interelacoes apresentadas por voce neste exemplo.
    Muito bom,

    Carlos Prado Garcia

    Gostar


  16. LinkedIn Grupos
    Grupo: Grupo Foco – Trainee – Estágio – Vagas – Empregos
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Às vezes optar por valores como honestidade, consciência tranqüila e qualidade de vida nos leva a posições “menos bem sucedidas” do ponto de vista alheio!

    Publicado por: Iris

    Gostar


  17. LinkedIn Groups
    Group: Conexão Logística & Transporte
    Discussion: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Primeiramente, quero dizer que é muito interessante o assunto. Parabéns!
    Na verdade não existe quantidade de decisões, mas, a disponibilidade e a garra que alguém tem para alcançar o seu objetivo.
    São muitas variáveis. Não é fácil chegar lá ou ter a noção de quanto será necessário gastar de energia para o determinado fim.
    O importante é não desistir. E se for insistir, que insista em algo já mensurado e planejado, para que o sucesso chegue, conforme o esperado.
    Depois, é só comemorar!
    Abraço a todos.

    Posted by Rubens

    Gostar


  18. LinkedIn Grupos
    Grupo: Networking e Vagas em Bancos e Instituições Financeiras
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    ótima argumentação; reflexão instigante!

    Publicado por: Nara

    Gostar


  19. LinkedIn Grupos
    Grupo: MBA FGV (1700+)
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Depende mais dos outros do que de você. Entre sucesso e mérito tem uma grande diferença, mas a maioria não consegue diferenciar. Por exemplo, Paulo Coelho faz sucesso, mas tem méritos? E o Steve Jobs? Será que Bill gates sabia que iria ser Bill Gates? O problema é que desprezamos a lei dos grandes números e somente olhamos para aqueles que esão aparecendo na mídia e nas capas das revistas, mas nos esquecemos dos milhões que fizeram a mesma coisa e estão no cemetério.
    Tenho um cunhado que é gordo ( mas bota gordo nisso) que tem uns 1200 de colesterol e uns 4000 de trigliceres e que continua comendo e bebendo tudo o que tem direito e não acontece nada. Os médicos em 1989 chamaram minha irmã e disseram para ela que ela seria a próxima viúva da cidade. É por isso que sempre peço aos meus tres sobrinhos que são médicos, por favor, descubram o que ele tem no DNA dele e apliquem em mim que eu vou viver uns 300 anos. Mas por precaução, eu continuo sem fumar, sem beber, não comendo carne vermelha e comendo muita fruta aveia, castanha e granola e olha lá se o desgrado do gordo ainda não vai carregar o meu caixão. Tomara que o Edgard seja como o Bentão, uma exceção à regra. Por enquanto, nós os normalzinhos fiquemos aguardando vê se algum médico ou biólogo descobre o que o Bentão tem que não faz dieta e nem exercício físico e não morre. Black Swan existem.

    Publicado por: Edson Aparecido

    Gostar


  20. LinkedIn Grupos
    Grupo: Universidade Presbiteriana Mackenzie (4000+)
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Descordo plenamente. É possível fazer diversas atividades ao mesmo tempo e ser bem sucedido em todas. Só é preciso treinamento e engajamento em todas.

    Publicado por: Jussara

    Gostar


  21. LinkedIn Grupos
    Grupo: Universo RH
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Oi, Pablo, concordo com vc q para se chegar ao sucesso é preciso determinação e “garra”, resta saber se estamos realmente preparados para ele. Como disse muito bem o seu amigo obeso, será q vc realmente quer atingir a América Latina ou o Brasil p vc é suficiente? Será q escrever um livro, com todas as implicações q isso teria é reaalmente a sua meta ou vc prefere ficar escrevendo esse blog? Tudo depende de estarmos preparados também psicologicamente para crescer tanto profissionalmente(que é o q vc abordou em seu post), como pessoalmente(seria o caso de o seu amigo obeso decidir realmente emagrecer), certo?Pablo, vc está me devendo uma resposta, consulte os seus e-mails, se não achar, por causa de uma eventual overdose de fãs eu lhe mando outro, ok? Abraços. Guenia. http://www.sospesquisaerorschach.com.br

    Publicado por: Guenia

    Gostar


  22. LinkedIn Grupos
    Grupo: CAMPINAS Networking da Região Metropolitana de CAMPINAS
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Muito bacana esse texto. Mas acho que a gente tem que entender da forma correta e por inteiro, senão corremos o risco de aumentarmos ainda mais nossa auto cobrança, e isso pode ter efeito contrário.
    Acredito que o principal recado é: defina prioridades em sua vida e se dedique ao máximo para que as coisas aconteçam!
    Muito obrigado por compartilhá-lo Pablo.

    Publicado por: Leandro

    Gostar


  23. Concordo. Você é a projeção da sua mente, a materialização dos seus sonhos, desejos, ações. Se hoje você está gerente é por que a sua mente ainda não o projetou como um diretor, é só deixar a mente agir, e o mais importante: Quando desejamos, projetamos, emitimos uma energia e esta energia conecta/atrai outras mentes com objetivos complementares aos nossos… basta termos o discernimento necessário para “liderar” o movimento, seja criar um pequeno negócio em família ou uma grande empresa.

    Inácio Macena

    Gostar


  24. Um Texto Muito Interessante

    Gostar


  25. Ótimo texto! Estou disseminando!

    Gostar


  26. LinkedIn Groups
    Group: ANEFAC
    Discussion: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    A mudança só depende de nós mesmo.

    Posted by Verena

    Gostar


  27. LinkedIn Groups
    Group: ANEFAC
    Discussion: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Não existe sucesso se o indivíduo tem medo do fracasso.

    Posted by Augusto

    Gostar


  28. LinkedIn Grupos
    Grupo: APG Amana-key
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Pablo,

    Concordo parcialmente com vc. Acho que 95% do que almejamos depende da gente. Entretanto, não podemos esquecer que existem fatores externos que não nos permitem 100% de domínio.
    Abs

    Publicado por: Claira

    Gostar


  29. LinkedIn Grupos
    Grupo: Publicidade e Propaganda
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Seguir, muito oportuna sua observação a respeito de nossa própria evolução como seres humanos e profissionais, vale ressaltar uma palavra muito conhecida e pouco aplicada em nossos dias, principalmente pelo jovem formado e iniciante de uma determinada carreira que não consegue ver soluções passo a passo e exige o imediatismo nas ações e na vida. Comprometimento.

    Publicado por: Ibraim

    Gostar


  30. LinkedIn Grupos
    Grupo: Publicidade e Propaganda
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Realmente terei que concordar plenamente com o Senhor Andres.

    Publicado por: João Bento Lopo Be

    Gostar


  31. LinkedIn Grupos
    Grupo: Liderança Consciente no Varejo e no Atacado
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Excelente texto. A decisão do sucesso, e do insucesso, é sempre nossa mas adoramos “terceirizar” as responsabilidades.
    Parabéns

    Publicado por: Maria Andrea

    Gostar


  32. LinkedIn Groups
    Group: Venda Melhor – Técnicas e Dicas para obter sucesso nas vendas
    Discussion: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Sr. Pablo, gostei, preciso tomar as minhas…!

    Posted by wanderley

    Gostar


  33. LinkedIn Grupos
    Grupo: CAMPINAS Networking da Região Metropolitana de CAMPINAS
    Discussão: Afinal, quantas decisões são necessárias para alcançar o sucesso?
    Concordo com algumas coisas, porém, acho esse ponto de vista muito neoliberalista. As coisas não estão em nossas mãos realmente, muitas vezes somos levados pelas contingências, nem sempre estamos num ambiente que favorece o nosso crescimento e por aí vai. Penso que, citando uma metáfora, nem todos podem ser “palestrantes de sucesso”, afinal, se fossem, quem estaria no público?

    Publicado por: Nilson

    Gostar



Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: