h1

Ninguém É Perfeito Mas Tem Coisas Que Chefes Nunca Devem Fazer

Dezembro 3, 2011

Todos nós tivemos chefes que fizeram coisas das quais ou não gostamos, ou não apreciamos ou mesmo não respeitamos. E todo gerente já fez alguma coisa da qual se arrependeu mais tarde. O mundo corporativo é um lugar onde decisões e julgamentos ocorrem em tempo real e que, ao olharmos de forma retrospectiva, elas às vezes acabam se configurando como más escolhas.

Tudo bem, afinal de contas, ninguém é perfeito. Todos nós cometemos erros. E isso é uma coisa positiva, pois é assim que aprendemos nossas lições – inclusive como fazer melhor o nosso trabalho. Isso vale para todo funcionário, gerente, executivo, empresário, CEO… enfim, todo mundo.

Mas algumas vezes um erro pode se transformar numa verdadeira casca de banana. E aí, o que era para ser uma exceção pode acabar virando uma regra generalizada. O que quero dizer é que há fronteiras que os gerentes não devem cruzar, comportamentos que não devem ser exibidos e, sem querer ser excessivamente dramático, atalhos que levam para o lado negro corporativo.

Em “10 Coisas Para Aplicar Hoje E Ser Um Líder Melhor“, voltei no tempo para captar as melhores características dos melhores executivos com os quais trabalhei ao longo dos últimos 25 anos. Decidi agora olhar o outro lado da moeda, por dois motivos:

– Por simplemente  ter aprendido tanto nas experiências negativas quanto nas positivas.

– Para fazer um contraponto à um artigo publicado onde se  revelavam as competências que levam à contratação dos executivos.

É importante ressaltar que o objetivo aqui não é trazer à tona um festival de lamúrias para fazer com que funcionários descontentes fiquem ainda mais  irritados e chateados com seus respectivos chefes. Ao invés disso, considere isto como um padrão de comportamento a ser evitado, com o qual funcionários e chefes concordam e, ainda, um possível alerta para aqueles que necessitam rever, com urgência, seu modelo mental.

10 Coisas que os Gerentes Nunca Devem Fazer

  1. Ficar dando ordens a torto e a direito como se fosse um ditador. Ao contrário da crença popular, gerentes não são ditadores. Todo gerente tem pelo menos um chefe. Mesmo os CEOs respondem ao conselho de diretores e aos acionistas. Qualquer gerente que pensa que pode ficar dando ordens a torto e a direito, ou mesmo abusar de sua autoridade porque é “O CHEFE”, é um péssimo líder. Funcionários não são soldados e, muito menos, crianças. Você pode lhes dizer quais as tarefas deles e até mesmo despedi-los, se quiser, mas se ficar dando ordens à toa, os bons vão se rebelar e sair.
  2. Esquecer-se dos clientes. Nunca deixo de me assombrar como é que tantos gerentes se esquecem que organizações e companhias existem por uma única razão: conquistar, manter e apoiar clientes. Negócios tem a ver com negócios e quando você faz com que ele tenha a ver com você, com seus problemas, com seus medos, com seu império, com seus melindres, você deixa de ser um gerente eficaz.
  3. Comportar-se como um ignorante arrogante que acha que é melhor que os demais. Só para ficar claro: não estou dizendo que gerentes ou chefes  não possam ser ignorantes. Muitas pessoas são ignorantes, incluindo um monte de funcionários, e mais: quase todo mundo é um ignorante sob certas circunstâncias. Mas estou especificamente falando sobre o arrogante do tipo “Sou melhor que essa gentalha”. Isso faz você parecer um moleque mal-educado e neutraliza completamente sua autoridade e credibilidade.
  4. Deixar que seus egos assinem cheques que a realidade não pode cobrir. Muitas vezes líderes alcançam suas posições porque acreditam que são especiais – um equívoco fascinante que, entretanto, sempre provoca uma imensa autossatisfação. O problema é que, ao dourar a pilula, você pode acabar escorregando numa casca de banana. Portanto, ou você amadurece ou mais cedo ou mais tarde a realidade acaba vindo de supetão e cobrando o seu preço. Já vi isso repetidamente  e as consequências não são nada agradáveis.
  5. Publicamente estripar os funcionários. De todas as coisas que já vivenciei ao longo dos anos, esta não só é a mais desumana, mas também a mais desmoralizante para os funcionários. Eu conheci um par de CXOs que faziam isso regularmente e ambos eram amplamente odiados, sem exceção. E mais, no final ambos acabaram se auto-detonando. É uma questão de tempo. Acredite.
  6. Cercar seus sentimentos. Talvez isto soe um tanto sentimentalóide, mas longe disso. Pesquisadores gostam de classificar executivos e líderes como psicopatas, mas o mecanismo pelo qual isto ocorre é denominado compartimentalização das emoções. Se você um dia ficou imaginando como é que determinadas pessoas, que parecem não ter resquício algum de bom humor ou de humildade, podem se comportar da maneira que se comportam, a resposta é : desconectando-se de suas emoções. Dessa forma qualquer um fica bem menos humano.
  7. Rodear-se de burocratas e puxa-sacos. Quando você encoraja o status quo e desencoraja os dissidentes, você condena a organização a estagnação e mesmo a um eventual declínio.
  8. Ameaçar. Ameaças não funcionam. Provavelmente o que vai conseguir é gerar um comportamento oposto àquele que estava tentando obter. Elas diminuem sua autoridade e fazem você parecer fraco e até pequeno. Comunique o que você quer e o porquê, e aja sobre os resultados. Isso funciona. Ameaças, não. E pelo amor de Deus, nunca ameace um funcionário com o seu emprego ou um fornecedor com o seu contrato. Isso realmente está fora de cogitação.
  9. Agir feito criança. Todo mundo segue pelas mesma etapas de desenvolvimento humano ao longo da trajetória em direção à vida adulta e à maturidade. Infelizmente, alguns de nós acabamos preso num estágio ou outro, retardando nosso crescimento e nos tornando disfuncionais. Apenas parecemos adultos normais, mas na realidade nos comportamos muito mais como crianças, seja representando, seja tendo acessos de ira e com certeza fazendo a vida impossível de todos ao nosso redor.
  10. Infringir a lei. O Brasil é uma nação com leis cada vez mais severas e, sejam de ordem civil ou criminal, elas são muito claras por uma bom motivo. Por alguma razão, os executivos vão algumas vezes arriscar tudo – poder, bem-estar, carreira, familia, tudo – por motivos que a maioria de nós nunca vamos conseguir entender.  Estamos falando de fraude em contabilidade, apólices, bancos, transações eletrônicas e postal; e ainda em informações privilegiadas, suborno, obstruções da justiça, conspiração, discriminação, assédio… é uma longa lista.

Para evitar o lado negro corporativo, reflita pausadamente nas dicas acima.

Pablo

P.S. – Gostou? Para me seguir no Facebook, acesse https://www.facebook.com/coachingexecutivo

Anúncios

94 comentários

  1. Excelente artigo!
    Sr. Pablo, o que sr. acha de gerentes que fazem, as vezes, o lado operacional? Ex. Ao invés de delegar alguma coisa para um subordinado, o mesmo vai e faz determinada tarefa!

    Gostar


  2. LinkedIn Groups
    Group: Conexão Logística & Transporte
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Excelente matéria, obrigado!

    Posted by Vitor

    Gostar


  3. LinkedIn Groups
    Group: Engenharia Civil
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Eu acredito plenamente Pablo no que você disse, é esclarecedor, ser líder (gerente,diretor encarregado supervisor…) muito difícil, principalmente em momentos de crise, onde decisões tem e deve ser tomadas, para o bem comum de todos, mas se você me permite gostaria de deixar uma moderação para nós que somos lideres, o líder sempre esta em um status de estar sendo, ou seja, podemos fazer sempre 100% ,mais se uma decisão for a que fizer nossa média cair para 99%, podemos deixar de ser “o” (diretor, gerente …), para sermos o que naturalmente somos ,“líderes apenas” , só que sem equipe ou as vezes sem empresa, já vi e vivi isso no meio corporativo e governamental, sendo assim através da sua reflexão usemos de mais sabedoria em nossas decisões, para que possamos ter o mínimo de erro e máximo de acertos em nossas decisões , e que possamos ser lembrados na maioria das vezes como boa referência.

    Posted by HERON

    Gostar


  4. LinkedIn Groups
    Group: Vagas e Empregos – Tecnologia da Informação
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Muito bom artigo Pablo! Concordo plenamente. O maior desafio é ser um excelente líder, e não chefe simplesmente. Ser um líder significa ter conquistado os seus liderados, sem imposição! O livro “O Monge e o Executivo” retrata isso muito bem. E gostaria de ir um pouco além, se você me permitir! A maior lição que aprendi com esse livro foi que o bom líder é aquele capaz de gerar novos lideres! Penso que a humildade encaixa perfeitamente aqui…
    Um abraço Pablo!

    Posted by Freddy

    Gostar


  5. LinkedIn Groups
    Group: Vagas Automotivas – http://www.vagasautomotivas.wordpress.com
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Concordo plenamente só que antes de um gerente ou supervisor tomar uma atitude que ele sabe que ira afetar e muito a vida de uma pessoa ou um grupo de pessoas ele deveria si por no lugar pois amanha alguem pode tomar a mesma atitude com ele , ai ele não vai achar justo né.

    Posted by MARCIO ROGERIO

    Gostar


  6. Creio que dar feed-backs falsos buscando motivar o colaborador a realizar atividades poderia ser inserido na lista!

    Gostar


  7. LinkedIn Groups
    Group: Psicologia Organizacional
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Muito bom artigo .. infelizmente nossa sociedade reforçou muitos desses comportamentos (a era do ego), o que torna difícil (mas não impossível) a mudança!

    Posted by Eline

    Gostar


  8. LinkedIn Grupos
    Grupo: Brazilian Engineering
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Pablo,
    Bom dia,

    Excelente seu artigo!
    Acredito, porém, que falta maturidade profissional à grande parte dos profissionais
    aqui no Brasil. Isso,às vezes,faz com que líderes altamente comprometidos e eficazes
    tenham momentos de extremo “STRESS”, que os leva a cometer um desses erros
    que voçê muito bem listou.

    Parabéns!

    Adalberto Pacheco Pena.

    Publicado por: Adalberto

    Gostar


  9. LinkedIn Groups
    Group: Gestão Estratégica de Pessoas
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    E 10 coisas que os colaboradores nunca devem fazer?
    LP

    Posted by Livino

    Gostar


  10. “Ninguém é perfeito” mas podemos, simplesmente respirando profundamente por duas ou tres vezes, refletindo sobre a decisão a tomar, reduzir enormemente a possibilidades de cometermos erros, principalmente os que mexam com a vida dos que cooperam conosco na execução das metas. Quando se deseja a contribuição das pessoas, na maioria das vezes, basta saber pedir, pois é natural e intrínseco a nós humanos a necessidade de sermos úteis e isso é o que nos move num objetivo comum.

    Gostar


  11. LinkedIn Groups
    Group: Engenharia Civil
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Pablo, excelente artigo. Parabéns.
    É sempre bom relebrar os aspectos que nos fazem ser melhores, não só como gestores, mas como pessoas…

    Posted by ALEXSANDER

    Gostar


  12. Ser lider é muito dificil, pois lidamos com inumeras situações no dia-a-dia e muitas vezes com situações totalmente adversas em um curto espaço de tempo, tendo que nos manter equilibrados para tomar as decisões mais corretas possiveis.
    Fabiano, a partir do momento que um lider tenha que fazer determinada tarefa no lugar de algum subordina, é sinal que não há necessidade de ter esse funcionario na equipe, minha opinião é que o lider precisa saber delegar, caso contrario ele passará a ser um operacional e acabará sendo engolido pelo sistema e pela propria equipe.

    Gostar


  13. LinkedIn Grupos
    Grupo: SUPPLY CHAIN, LOGÍSTICA E PRODUÇÃO: Profissionais, Executivos e Especialistas ®
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Pablo, em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo. Acredito que atualmente as posições de comando estão cada vez mais sob uma pressão desmedida chegando por vezes a ser desumana. Acho que a sequência de vezes que o profissional tem que decidir sob pressão acaba, por pura probabilidade, fazendo com que em algumas vezes as decisões não sejam nem acertadas e por muitas não populares. Tenho sentido que nas grandes corporações onde as decisões são muitas vezes globalizadas a influência cultural acaba determinando também vários e constantes fatores de possibilidades de erros comportamentais.
    Parabéns mais uma vez.
    Um abraço.
    Antonio Garcia

    Publicado por: Antonio Jose F

    Gostar


  14. Excelente matéria. Apenas complementaria dizendo que as relações humanas no dia-a-dia são complexas, quem diria no ambiente de trabalho. A interculturalidade por vezes, acontece dentro de nossa própria cidade, e por consequencia, em nossa empresa, seja pequena média ou grande. Eu diria que estas regras se aplicam tanto a “chefes” quanto ao caminho da base da pirâmide corporativa, como os líderes.É certo que todo trabalho em equipe gera concorrência, causada sim por egos inflamados e certa dose de arrogância, senão ignorância – como citou, que são intrínsecas em maior ou menor intensidade e momento. São heranças que estamos recebendo hoje de nosso mundo global. Abraços e parabéns pela matéria.

    Gostar


  15. Boa tarde, Pablo!

    Excelente texto, eu acredito realmente na ética no trabalho e na vida pessoal, devemos agir sempre pensando nos impactos das nossas ações e sempre pensar se gostaríamos que alguém agisse comigo da forma com que eu estou agindo com os outros.

    Boa parte dessas lições nós não aprendemos nos bancos de faculdades e vejo que muito disso vem da educação que lhe foi dada em casa pelos pais. As escolas tem se tornado cada vez um aglomerado de informações técnicas e entendo que está faltando uma escola que nos forme como cidadãos que vivem em sociedade e que tem regras a seguir.

    Isso vale mais ainda dentro das empresas, precisamos de pessoas que tragam valores desde o início porque isso é muito difícil de ensinar.

    Em minhas contratações procuro focar mais o lado emocional da pessoa do que apenas o técnico. Já tive funcionários com excelentes conhecimentos e péssimos comportamentos e foi necessário partir para uma demissão, assim como tenho funcionários com excelente comportamento e baixo conhecimento técnico, nesse caso foi necessário apenas investir em treinamento, acredito que seja bem mais fácil.

    Obrigado,

    Noemarsel

    Gostar


  16. O artigo é muito interessante e com dicas bastante válidas. Mas temos que lembrar também das pressões que os gestores sofrem no dia a dia e muitas vezes com equipes bem pouco comprometidas (qdo não há uma ou mais laranjas podres).
    Vamos dizer que algumas atitudes são difíceis de serem postas em prática em situações reais onde normalmente existem muitos agravantes que dificultam nossa visão do problema. Lembrando que temos uma relação 360° pois, além das nossas equipes, temos pares e temos chefes, os quais nem sempre jogam no nosso time.

    Gostar


  17. Para mim uma das piores é a mentira. Quando você flagra o chefe mentindo descaradamente para você, então realiza que ele faz isso a todo o momento – e que já terá feito com você outras vezes.

    E se você não tem um líder que te inspire, o trabalho degringola fácil!

    Gostar


  18. LinkedIn Grupos
    Grupo: A Indústria Automobilística Brasileira
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Pior do que ter esse comportamento internamente é quando esse comportamento acontece em relacionamentos da empresa com seus fornecedores em potencial.
    A arrogância , a prepotência, via de regra começam um desrespeito a agenda do tipo “tenho urgência..se não puder vir já, chamo seu concorrente” ..e terminam quase sempre com um “entraremos em contato” , já que o interlocutor não tem autoridade nem verba para iniciar ou mudar qualquer processo…

    Publicado por: Luiz Fernando

    Gostar


  19. LinkedIn Groups
    Group: Administração
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Vou comentar alguns os erros citados na matéria:

    1° erro – Eu sou muito organizada, principalmente com a minha mesa de trabalho. Na falta do que falar, já tive um gerente que adorava se intrometer em diversas situações somente para ter que dar ordens. Ele pediu para eu mudar a arrumação da minha mesa de trabalho (muito bem organizada), pois ele não gostava da maneira que eu arrumava.

    2° erro – Já vivi situações que os gerentes pediram para desligar “na cara” do cliente pois eles tinham pressa de falar comigo para resolver algum problema. Eles se consideravam mais importantes que os próprios clientes externos. Péssimo!

    3° erro – Já trabalhei com um gerente que NUNCA estava errado. O pior de tudo é que ele errava sempre, não sabia praticamente nada e ainda achava que estava certo. Todos somos humanos e erramos, pq não admitir nossas falhas sem colocar a culpa em outras pessoas? Teimar que está certo é uma péssima escolha.

    4° erro – Ainda não vivi uma situação dessas.

    5° erro – Lição de moral na frente de outros funcionários. Acho que é difícil isso NÃO acontecer em algum lugar. Infelizmente…

    6° erro – Se desligam totalmente dos seus sentimentos, sem sombra de dúvida. Alguns gerentes têm o prazer de te tratar mal, só pq não simpatiza com vc. Já vivi e também observei esses tipos de comportamentos.

    7° erro – Na minha visão atual, somente quem é puxa-saco cresce. Eu trato as pessoas muito bem, porém, não consigo ser um puxa-saco. Faltam oportunidades para pessoas competentes e sobram para os puxa-sacos. E o nepotismo piora ainda mais! Uma triste realidade…

    8° erro – “Se vc não fizer isso, vai acontecer isso”. Não digo nem ameaças, mas pressão psicológica. Já pude ver de perto…

    9° erro – Além da teimosia, como citei acima, já tive um gerente que quando falava comigo fazia uma voz fininha, como se fosse criança. Eu não achava engraçado, pelo contrário. “Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”.

    10° erro – Infringir a lei? Sem comentários. Esse eu até pulo…

    Já participei de diversas experiências desastrosas com superiores e ainda participo.
    Na minha opinião, de nada vale a experiência de vida sem o conhecimento, preparo e especialização profissional.

    Posted by Bárbara

    Gostar


  20. LinkedIn Groups
    Group: VAGAS EM CONTABILIDADE, FINANÇAS E FISCAL
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Pablo, realmente isso é comum, porém procuro trabalhar em equipe, onde todos possam
    dar suas opiniões, entretanto, algumas vezes somos obrigados a tomar decisões quando as opiniões se divergem muito. Abraços

    Posted by Walter

    Gostar


  21. LinkedIn Groups
    Group: Networking Belo Horizonte
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Pablo,isso é mesmo, e ainda assim existem gerentes que não admitem que estão errados/ que o funcionário tem maior conhecimento em determinado assunto ou que o colaborador deu uma ideia melhor para a solução de um problema. Para ser chefe a pessoa tem que saber até onte vai o seu poder.

    Posted by Larissa

    Gostar


  22. LinkedIn Groups
    Group: ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Pablo, ótimo texto, já conheci gente que tira 10 nessa escola, cometendo TODOS (por incrível que pareça…) os erros que o gerente nunca deve cometer. Até vários no mesmo dia. Um abraço.

    Posted by Thiago

    Gostar


  23. LinkedIn Groups
    Group: Gestão Estratégica de RH
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Bem, com tudo isto, com certeza sequer estamos falando de alguém gerencial. Qualquer empresa focada em valores já não teria esta pessoa para contar histórias. Espero que não mesmo.

    Posted by Marcos Luiz

    Gostar


  24. LinkedIn Groups
    Group: MARKETING BRASIL
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    1- peidar nas reiniões.
    2- tirar melecas do nariz.
    3- arrotar.
    4- flertar com as secretárias.
    5- fazer intrigas do concorrente.
    6- falar auto e cuspindo.
    7- escrever palavrões nos papeis de ata.
    8- discordar de tudo a toda hora.
    9- dizer que só tem babacas na reunião
    10- enfim, dizer que foi o melhor em tudo.
    Parece uma brincadeira mais ja presenciei tudo isso em várias reuniões gerenciais que ja participei aqui no Brasil e Exterior como Gerente de Filial.
    Abraçosss e sucessos para Todos.

    Posted by João Carlos

    Gostar


  25. LinkedIn Groups
    Group: Vagas na Engenharia
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Muito bacana a matéria Pablo, resume tudo o que os gerentes devem ter como modelo de para não tropeçar nas próprias pernas.

    Posted by Ricardo

    Gostar


  26. LinkedIn Groups
    Group: Vagas Automotivas – http://www.vagasautomotivas.wordpress.com
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Marcio, infelizmente isso não acontece e sim, usam de sua autoridade para menosprezar os subordinados!

    Posted by Priscilla

    Gostar


  27. LinkedIn Grupos
    Grupo: Brazil – All Things Business
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Na verdade os pontos levantados são BÁSICOS para a vida profissional ou pessoal.
    Abraços

    Publicado por: André L.L.

    Gostar


  28. LinkedIn Grupos
    Grupo: Vagas de TI
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Muito bom mesmo.

    Publicado por: Francisco Gleison

    Gostar


  29. LinkedIn Grupos
    Grupo: Executivos Campinas
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Ótimo artigo. Parabéns.

    Publicado por: Marcos

    Gostar


  30. LinkedIn Grupos
    Grupo: Vagas de TI
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Muito bom!

    Publicado por: Lucas

    Gostar


  31. LinkedIn Grupos
    Grupo: Alumni Ibmec Brasil
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Algumas pessoas disseram que é difícil ser um líder. Difícil é lidar com os próprios defeitos. É isso que impede as pessoas de serem um ótimo líder.

    Para fugir destes sentimentos ruins, que com certeza é devido a um defeito nosso, as pessoas usam várias coisas, como: fumar, beber e até mesmo acreditar na própria mentira.

    As pessoas estão cada vez aprimorando as técnicas de fugir dos próprios sentimentos do que corrigindo-os. Estão aprimorando com vícios.

    Pablo, se fizer um estudo sobre verá exatamente isso. A solução para isso é informação. Precisam deixar de tomar decisões com a mente e passar tomar decisões com o coração.

    É isso!

    Publicado por: Martius

    Gostar


  32. muito bom..Educativo

    Gostar


  33. Muito interessante parabéns, muitos pontos são corriqueiros e nos parecem óbvios, mas que devem ser lembrados sempre porque as vêzes podemos estar pisando em cima da linha, e se percebemos isso, temos que nos realinhar, nada é tão bom que não possa ser melhorado.
    Abraços

    Gostar


  34. LinkedIn Groups
    Group: Gestão de Pessoas/Talentos/RH – Brasil
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Muito bom Pablo. Abraços. Adolfo

    Posted by Adolfo Plinio

    Gostar


  35. LinkedIn Groups
    Group: Vagas na área de Petróleo
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Conheço alguns gerentes que me matariam se enviasse esse manual…

    Posted by Alex Fabiano

    Gostar


  36. LinkedIn Groups
    Group: Vagas na área de Petróleo
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Manual de bolso…

    Posted by Alex Fabiano

    Gostar


  37. LinkedIn Groups
    Group: Vagas na área de Petróleo
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    E o interessante é que a grande maioria deles(Gerentes) nem se quer se interessa em ler um artigo desses e se o fizer, ao sair da sala irá cometer pelo menos duas dessas gafes.

    Posted by Davi

    Gostar


  38. LinkedIn Groups
    Group: BRASIL: VAGAS EXECUTIVAS – GOLD
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Ser um Líder , não é tão somente nascer com atitude de liderança, ser um lider é ter a conciência de que é necessário compreender as aplicabilidades de um projeto e as caractéristicas e considerações morais , éticas e de toda equipe , e antes de mandar fazer ter a conciência de que precisa saber fazer, não manda fazee a seu modo, mas sim pedir, direcionar, e se necessário fazer , então será respeitado por se colocar na posição de execução deste projeto….

    Posted by Emanuel Roberto

    Gostar


  39. LinkedIn Grupos
    Grupo: Juliana Starosky | Networking Executivo Brasil ©
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Bem interessante!

    Publicado por: Mateus

    Gostar


  40. LinkedIn Grupos
    Grupo: Robert Half Brasil: Mercado de Trabalho
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Muito bom o seu comentário. Estou pensando seriamente em enviá-lo como um bom exemplo para minha gerente. Quem sabe ela acorda!!!

    Publicado por: Elisabeth

    Gostar


  41. LinkedIn Grupos
    Grupo: Vagas de TI
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Perfeito!

    Publicado por: Octavio

    Gostar


  42. LinkedIn Grupos
    Grupo: Negócios e Oportunidades em TI
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Bom Dia! Todos os dias ouvimos e vivemos com Modernização. Este estilo podemos dizer assim, deve ser empregado não só em objetos tais como computadores, máquinas, carros, etc, mas deve ser empregado em nosso estilo de vida, tanto no pessoal como profissional. Obrigado por modernizar meu estilo de vida com este artigo. Parabéns!

    Publicado por: Marcelo

    Gostar


  43. LinkedIn Grupos
    Grupo: Ética – Profissionais Éticos
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer

    Parece que todos sabemos disso.. que estas regras são básicas.. mas é mais comum encontrar gente passando por cima disso tudo em nome da receita no final do trimestre e da posição de liderança.

    Publicado por: Irineu Tachinardi

    Gostar


  44. Apesar de lógicas, ainda tem muita empresa que abriga “líderes” com este perfil. Acredito no modelo de liderança servidora e participativa que prioriza o desenvolvimento e respeito às pessoas. Só fica a dica quando se tratar de um dissidente: nós como líderes temos que deixar claro a iportância do dissidente, desde que ele apresente alternativas e sugestões para o ponto que discorda, pois caso apenas discorde e não tenha argumentos e alternativas, o dissidente passa a ser um reclamão, perfil insuportável que contamina a equipe e tem que ser logo extirpado do time. Parabés pelo artigo!
    Abs,
    Fred.

    Gostar


  45. LinkedIn Grupos
    Grupo: Robert Half Brasil: Mercado de Trabalho
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Infelizmente, no setor privado está como o público. Na maioria das vezes, estes profissionais são indicados por QI. Entram de pára-quedas e ainda querem sentar na janelinha.
    Poucas empresas dão chance ou qualificam as pessoas.

    Publicado por: André da Cunha

    Gostar


  46. LinkedIn Groups
    Group: Vagas na área de Petróleo
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Éeee já tive um gerente que tinha a mania de tratar seus funcionários igual pessoas da sua família….affff….não queria fazer parte da família dele. Imagino como ele tratava a mulher em casa e seus filhos. Ele era um poço de grosseria e ignorância. Para chamar a atenção dos colegas gritava e fazia “aquele” barraco na frente dos demais. Até que um dia foi comigo…ele fez umaaa que simplesmente eu virei as costas pra ele e fui embora. Acho que sou paga para fazer o meu trabalho e não aturar gerente que precisa de babá. Conclusão….fui demitida!!! Mas graças a Deus!!! Não me arrependo.

    Posted by Michelle

    Gostar


  47. LinkedIn Groups
    Group: Vagas na área de Petróleo
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    A gestão é tudo numa organização. Uma empresa, para ser atrativa, precisa ter bastante critério na composição da sua liderança. Pois está subordinado a maus lideres,às vezes, é pior do que estar fora do mercado. Por isso ser um verdadeiro gerente(Líder) não é tarefa fácil!

    Posted by Fábio Leonardo

    Gostar


  48. LinkedIn Grupos
    Grupo: Ética – Profissionais Éticos
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Parece que todos sabemos disso.. que estas regras são básicas.. mas é mais comum encontrar gente passando por cima disso tudo em nome da receita no final do trimestre e da posição de liderança.

    Publicado por: Irineu Tachinardi

    Gostar


  49. LinkedIn Groups
    Group: Gestão de Pessoas/Talentos/RH – Brasil
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Adorei Pablo!

    Há muitas coisas que são simples, mas que fazem toda a diferença no dia a dia!

    Abraços,

    Posted by Pricila

    Gostar


  50. LinkedIn Groups
    Group: Engenharia Civil
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    muito bom esse artigo, realmente tem muitos gerentes que comportam exatamente como não deveriam comportar. O poder sobe a cabeça né!!

    Posted by Claudiney

    Gostar


  51. LinkedIn Groups
    Group: Networking Belo Horizonte
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Matéria excelente! Obrigada pela postagem.

    Posted by Aline

    Gostar


  52. LinkedIn Groups
    Group: Networking Belo Horizonte
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Pablo, muito bom! Gostei da matéria!
    Infelizmente esta lista poderia ser bem maior..Pois, liderar pessoas requer um “bom senso” apurado e “”jogo de cintura” para fugirmos dos rótulos.

    Posted by Lázaro

    Gostar


  53. LinkedIn Grupos
    Grupo: VAREJO – TENDÊNCIAS, GESTÃO E ESTRATEGIA
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Empresas que tem gerente até para tomar conta da Máquina de Xerox, costuma ter essas pessoas, já trabalhei e com pessoas assim e hoje to liberta, mas preciso desse artigo , vou enviar junto com o cartao de natal.
    boa dica

    Publicado por: sueli

    Gostar


  54. LinkedIn Groups
    Group: Vagas na área de Petróleo
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Atualmente não há mais lugar para gestores “a moda antiga” tipo: ou come do meu pirão ou prova do meu cinturão”… A tendência atualmente é que gestores sigam uma linha mais humanista com seus funcionários, o que resulta em grandes e positivos retornos, e uma produtividade muito maior.
    Liderança não significa ditadura ou , fazer com que o funcionários exerçam a função deles como o gestor quer, porque o importante é atingir o bom resultado, uma vêz que cada um possui seu próprio método de trabalho.
    Digo isso porque passei e passo por situações semelhantes ao que diz respeito a polidez do corpo de gestores. Minha opinião em relação a ter subordinados à você em seu ambiente de trabalho, é que: há mil maneiras diferentes de se falar a mesma coisa, e o importante é não fazer com que seu funcionário se sinta mal. Caso o perfil do funcionário não performe o solicitado, há opções de remanejamento para que esse funcionário corresponda ao perfil solicitado. A produtividade está também em como você se sente em relação à equipe. Não há mais lugar para gerentes retrógrados e carrascos nas grandes empresas que já adotaram o novo sistema de humanização no trabalho. Para esse grupo retrogrado, o trabalho deles está ficando obsoleto e visto com maus olhos pelo mercado. E para finalizar meu comentário, deixo a esse grupo de líderes carrascos, o meu maior desejo da “Lei do retorno” porque essa…. é certa e as vezes… sem retorno….

    Posted by Elisabeth

    Gostar


  55. LinkedIn Grupos
    Grupo: VAREJO – TENDÊNCIAS, GESTÃO E ESTRATEGIA
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Vira a página, Sueli. E boa sorte!

    Publicado por: Valdir

    Gostar


  56. LinkedIn Grupos
    Grupo: Vagas de TI
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Francamente, serve pra muitos !

    Publicado por: Anderson

    Gostar


  57. LinkedIn Groups
    Group: Engenharia Civil
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Obrigado, pela dica vou refletir sobre estes 10 itens ao final de cada etapa concluída. Quais foram os erros que cometi.

    Posted by Marco Aurelio R.

    Gostar


  58. LinkedIn Groups
    Group: LOGÍSTICA
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Excelentes dicas. Espero que muitos Gerentes; CEOs, enfim… tenham acesso ao mesmo e tirem proveito destas dicas! Parabéns.

    Posted by Cristina

    Gostar


  59. LinkedIn Groups
    Group: FGV Online
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Gostei de seu artigo, Pablo.
    Porém, gostaria de acrescentar que todo gestor um dia foi um “colaborador” ou funcionário como na linguagem usual é expresso.

    No nosso período de gestão nas décadas 70/90, fui agraciada por alguns chefes liberais, embora a instituição tivesse suas normas por demais fechada.

    Conseguimos entender e repassar nas palestras e cursos de gestores, que na realidade estávamos naquela condição de passagem, o “subordinado” de hoje poderia ser o chefe de a.manhã.

    Não só por isso, mas se conseguíssemos formatar nossos grupos de trabalhos em verdadeiras equipes para alcançar resultados, sairíamos todos ganhando: a empresa, as pessoas que dela participam e nós. E muitos frutos colhemos, foram verdadeiras aprendizagens de mão dupla. Parabéns pela temática, ela nos fez voltar no tempo e acreditar que há muito a ser feito. Abraços, Marta

    Posted by Marta Maria de Paula

    Gostar


  60. LinkedIn Grupos
    Grupo: Vagas de TI
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Nossa.. Perfeito isso… tem alguns que precisam imprimir e ler isso como uma especie de mantra todos os dias antes de dormir, logo que acordar, ao entrar no carro antes de ligar e logo que desligar o carro no estacionamento da Companhia.

    Publicado por: Leandro

    Gostar


  61. Parabéns pela expressão!
    Ao publicar tal artigo certamente você foi capaz de fazer com que muitos profissionais reflitam e bastante antes de qualquer atitude.
    E até revejam seus conceitos.

    Gostar


  62. Vamos por em prática…..:)

    Gostar


  63. Muito importante estes tópicos porem alguns líderes ainda não enxergam que para se tornar um bom comandante é de vital importância respeitar os limites dos seus recursos.
    parabéns

    Gostar


  64. Veja esta mensagem

    Gostar


  65. Com vc repudia e concorda com termo ter funcionarios com soldados e Usa termo comandante ..Contraditório..

    Gostar


  66. LinkedIn Groups
    Group: Administração
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Com sua permissão…vou transcrever este artigo no meu Blog…achei muito pertinente…jorgenca.blogspot.com

    Posted by Jorge Henrique

    Gostar


  67. Amigos,
    Estamos diante de um dos mais importantes artigos do ano, já imaginaram o quanto as empresas desperdiçam de recursos, e eu não estou falando só de recursos humanos não, quanto perdem de mercado, quanto de futuro se perde por ter chefes não seguem estas regras? E pior, algumas delas são totalmente imperceptíveis a alguns gestores, cometem o erro e nem são capazes de percebê-lo.
    Quantos profissionais capazes e até admirados, que eu conheci e fui seguidor e que depois de alcançar a posição almejada e perfeitamente merecida, caíram no pecado de número sete. Este pessoal é tão envolvente, que toda empresa deveria ter especialistas só para treinar os executivos para identificar e se livrar desta camarilha, gente que muitas vezes se antevê ao evento da promoção, anos antes, e vem trabalhando o cidadão por todo este tempo. Eu não conheço uma única medida preventiva que se possa ensinar para que o executivo evite cair na lábia do incompetente, mais convincente.
    Para evitar todas as demais armadilhas há treinamentos, contudo o essencial é que a pessoa tenha tido um berço, aquele em que mesmo faltando dinheiro, cultura ou diplomas, não faltem educação, respeito e disciplina. Muitas vezes apenas esta formação familiar é o suficiente.
    Estou extremamente feliz por ter lido este texto e me comprometo a diante desta luz, revisar a minha própria atuação de gestor e proprietário.
    Abraços,

    Gostar


  68. LinkedIn Grupos
    Grupo: Falando de Varejo
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Todos nós precisamos refletir sobre nossa carreira, afinal,temos que nos autogerenciar porque nossa imagem e nossas atiudes refletem ao mercado. Acreditar que para ser um profissional de sucesso necessita administrar-se planejando sua carreira, dedicando-se as relações profissionais e garantindo conhecimentos ´solidos.

    Publicado por: Gabriela

    Gostar


  69. LinkedIn Grupos
    Grupo: Vagas de TI
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Achei ótimo o artigo!
    Concordo com os colegas, este artigo serve para muitos repensarem sua maneira de gerir.

    Publicado por: Christina

    Gostar


  70. Infelizmente existem milhares de pessoas que deveriam carregar isso para a “VIDA”.

    Eu diria – “Não faça aos outros o que não queres para si mesmo”

    Entendemos que qualquer “EMPRESA” visa o “LUCRO”, contudo esquecem que antes de mais nada as empresas são constituidas de “PESSOAS”, sem “PESSOAS” não existem “EMPRESAS” e as “PESSOAS” são o maior “BEM” da “EMPRESA”, então, logo para que a “EMPRESA” obtenha o “LUCRO” desejado, a mesma necessita de alguem para “LIDERAR” essas “PESSOAS”, para tanto é preciso saber ouvir mais do que falar, saber qual a necessidade e dificuldade do outro, respeitando palavras e sentimentos, ter empatia, dar apoio sem tirar a responsabilidade e saber manter uma distancia profissional. Não obstante ainda para “LIDERAR” é necessário que esse “LIDER” tenha conhecimento da “GESTÃO DE SI MESMO”. Sem esses pormenores fica muito dificil o dia a dia de qualquer simples mortal em qualquer empresa aonde o “LIDER” se enquadra na supra-citada reportagem.

    Gostar


  71. LinkedIn Grupos
    Grupo: Vagas de TI
    Discussão: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Francisco e demais muita boa tarde!!!

    Posso dizer, que seu pensamento é exatamente igual ao meu… Portanto você fechou com chave de ouro o artigo. Apenas um complemento não foi mencionado:
    É que as pessoas esquecem que a Vida dá voltas, onde hoje você é Gerente, mas o amanhã, só Deus sabe…
    Mas todos escreveram muito bem, por sinal foi muito bem colocado o artigo

    Um Grande Abraço,
    Adalwick Schmitz .:

    Publicado por: Adalwick

    Gostar


  72. LinkedIn Groups
    Group: LOGÍSTICA
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Parabéns, e bom que cada gerente reflita sobre isso.

    Posted by Sergio

    Gostar


  73. Ser lider sim, mas não esquecer de ser humano e ético. Esse é grande diferencial. Equipe satisfeita, trabalho produtivo e sucesso garantido.

    Gostar


  74. LinkedIn Groups
    Group: RH & as Relações do Trabalho
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Infelizmente tudo isso é um perfil do empresário brasileiro, que não planeja, não estuda e valoriza seus colaboradores. A preocupação atual é globalizar, ter tecnologia de ponta, mas não existe investimento pessoal e quando isto acontece a empresa perder alguém que treinou, capacitou a vida toda para ser o melhor na função, para a empresa concorrente. Em face de favores políticos, parceiros e amigos importantes, quando dá a oportunidade de crescer a alguém que não conhece nada da empresa e de sua política interna e externa, e pior não tem qualquer qualificação para a função, mas é gente IMPORTANTE e de PESO $. Essa é a nossa real realidade no mercado de trabalho brasileiro e principalmente no Nordeste. No caso das grandes empresas e das multinacionais temos situações menos graves a este respeito. Tudo isso é algo preocupante para o profissional sério, ético e dedicado. Infelizmente é nossa realidade, espero que isto mude com o tempo.

    Posted by Fabiana Salgado

    Gostar


  75. LinkedIn Groups
    Group: LOGÍSTICA
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Gostei das dicas e por mais que façamos certo, sempre é bom rever alguns conceitos que melhoram nossa capacidade em lidar com pessoas.

    Posted by Ricardo

    Gostar


  76. LinkedIn Grupos
    Grupo: Robert Half Brasil: Mercado de Trabalho
    Debate: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Olá Pablo,

    Será que vc pode enviar este artigo para o meu endereço de e-mail; magmaryy@hotmail.com.
    Grata pela atenção.

    Publicado por: Magda

    Gostar


  77. LinkedIn Groups
    Group: LOGÍSTICA
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Muito bom Pablo.

    Essas são diretrizes que não somente apenas os gerentes podem e devem seguir, mas sim por todos os colaboradores.

    Posted by Francine

    Gostar


  78. LinkedIn Grupos
    Grupo: Sales & Trade Marketing Brazil
    Debate: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Gostei muito do artigo. Em minha opinião isto acontece porque as pessoas nãoe stão preparada para exercer a função de gerencia. Algumas pessoas são pronovidas a gerentes por ser um otimo funcionario com criase um pessimo gerente e perdesse um otimo funcionario. As empresas devem estar atentas a este tipos de gerentes porque eles são o nome da empresa.

    Publicado por: Rosane

    Gostar


  79. LinkedIn Groups
    Group: LOGÍSTICA
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Considero que as empresas que ainda não chegaram à maturidade de gestão tenham gerentes com esse perfil. O importante é entender que por trás ou na frente, melhor dizendo, dos números estão as pessoas. Fator mais importante em qualquer organização. Por isso a educação em nível gerencial tem que ser um objetivo organizacional. Afinal, as organizações aprendem. Assim, poderão um dia ser uma empresa líder.

    Posted by MARIO

    Gostar


  80. LinkedIn Groups
    Group: LOGÍSTICA
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Muito bom! Seria interessante todos os Gestores apreciarem esta matéria.
    Parabens!

    Posted by Fabiano

    Gostar


  81. LinkedIn Groups
    Group: LOGÍSTICA
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Essa é uma realidade que ainda existe, mas como é errando que se aprende, vale a pena rever esses erros para serem consertados ou tentar não repetí-los. Adorei esse texto, é um grande aprendizado para todos nós.

    Patricia

    Posted by Patricia

    Gostar


  82. LinkedIn Groups
    Group: LOGÍSTICA
    Discussion: Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer
    Bom dia!
    Pablo, ótimas dicas.
    Devemos estar sempre atentos aos nossos passos, pois estamos sendo observados a todo instante.
    Abçs.

    Posted by Gláucia de Castro

    Gostar


  83. […] Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer […]

    Gostar


  84. Reblogged this on Room 4D – Soluções em Desenvolvimento and commented:

    Saiu hojeno Valor “Como lidar com chefe que leva a vida no grito”. Francamente! Ainda bem que chefes que gritam parecem estar discretamente desaparecendo dos escritórios. O tema me remeteu ao post que publiquei no final do ano passado “Ninguém É Perfeito, Mas Tem Coisas Que Os Gerentes Nunca Devem Fazer” Veja acima.

    Gostar


  85. Olá Pablo,
    Gostei do seu artigo, muito bom. Pena que ainda haja no meio de nós, gerentes que repitam com normalidade alguns destes deslizes, como se fossem qualidades. Ainda bem que com o tempo estas coisas não se sustentam, o que faz com que percam sua credibilidade.

    Gostar


  86. Sr. Pablo. Muito interessante sua reflexão em seu artigo, mas a grande questão é que tudo que é publicado sobre carreiras, gestão e afins sempre parece uma utopia, isto é, na vida real dentro das empresas continua tudo igual há muitos anos, RH’s que não funcionam, gerentes e diretores deficientes até no que se refere ao básico para desempenhar suas funções, e não há sinais claros de mudanças nem a longo prazo. Algumas coisas que são publicadas ou conteúdos de entrevistas chegam até a dar uma impressão que a pessoa em questão nunca esteve dentro de uma empresa, tal a disparidade de suas idéias e da vida real. Esta é uma questão que eu gostaria de entender. Um abraço.

    Gostar


  87. Excelente artigo para reflexão dos líderes e começar o ano novo com novas atitudes

    Gostar


  88. Bom dia Senhor Pablo. Muito bom seu texto. Quando nos deparamos com pessoas assim, o prejuízo emocional, pessoal acaba sendo até maior que o profissional.

    Gostar


  89. Bom dia Sr. Pablo,

    Eu gostei do seu artigo, principalmente das “10 Coisas que os Gerentes Nunca Devem Fazer”.

    Eu incluiria mais alguns, mas vou colocar 3, os quais acho que são importantes.

    – Não executar atividades operacionais, por não confiar na capacidade dos funcionários, isso é bem desmotivador. A melhor técnica é estudar a habilidade de cada um, delegando desafios e avaliando os seus resultados.

    – Gerente tem que está sempre fazendo revisão de seus conceitos e atos. Se possível, contar com o apoio de um psicologo empresarial, para ajuda-lo na auto analise de sua liderança e gerenciamento.

    – Cuidado com a politica excessiva, não usá-la para beneficio próprio, estas atitudes sempre são mal vistas, e geram conspirações dos próprios funcionários.

    Atenciosamente,

    Gostar


  90. Gostaria de parabeniza-lo pela matéria, isso nos faz refletir em como estamos e onde queremos chegar com nossas equipes. Mas um grande problema é a cultura empresarial, muitas se preocupam com metas e objetivos e, se esquecem que por de trás disso há pessoas que as conquistam. Como gestores temos que ser igual ao “peixe do mar”, embora viva no mar salgado, por dentro ele permanece sem esta interferência externa. Parabéns pela iniciativa! Abraços!

    Gostar


  91. Ótimo, a pior parte são pessoas que se acham peças fundamentais na empresa, quando na verdade são peças de uma engrenagem onde esta como um todo é importante.
    .

    Gostar


  92. Recentemente perdi um vôo a trabalho, marcado para 14:40h e que decolou às 14:00h, simplesmente porque resolveram antecipar. Não tenho lembrança se chamaram no alto falante, mas estava às 14:20 sentado do lado do portãso de Embarque (Aerop. S. Dumont).
    às 14:35 quando vi que não haviam falado no alto falante, descobri a antecipaçãp e tarde demais.
    pensando rápido, utilizei meu cartão de crédito e adquiri em outra companhia uma passagem e graças a Deus consegui realizar a tarefa da qual estava incumbido e com sucesso.
    Chegando na empresa, comuniquei o fato, fiz a prestação de contas e dois dias depois recebi uma carta de advertência falando que a empresa não tolera irresponsabilidade. Me senti um moleque (tenho 62 anos, com 5 anos de empresa e nunca deixei de realizar nenhuma tarefa ou demanda que me tenham passado).
    Minha empresa foi absorvida por uma outra americana que forneceu um novo código de conduta e se colocou à disposição caso tenhamos alguma reclamação.
    A pergunta é: agiram corretamente me aplicando uma carta de advertência sem sequer terem me chamado para uma conversa? Foi correto me entregarem esta carta na frente de alguns colegas meus? Por favor, ao responder utilize meu e-mail pessoal = leliopamplona@bol.com.br

    Agradeço sua prestimosa opinião.

    Lelio Pamplona

    Gostar


  93. excelente a materia

    Gostar


  94. Parabéns pelo artigo, excelente.
    uma dica a você Pablo adiciona aí no blog uns botões para a gente poder compartilhar seus artigos mais facilmente!!!!

    Gostar



Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: