h1

Uma Palavra para Nortear Sua Vida

Janeiro 3, 2012

Tenho um par de amigos que acreditam que uma palavra pode mudar nossa vida. Todos os anos, antes do Ano Novo, eles trazem à tona a palavra deles para o ano seguinte: aquela que vai dar significado e foco para as suas vidas.

Importante: eles dizem que não pegam aleatoriamente uma palavra, mas que ela acaba vindo até eles a partir de uma profunda reflexão e escutando atentamente o coração.

Achei a idéia brilhante.

Vivemos num mundo cheio de estress, sem tempo para nada e com um monte de distrações que nos fazem deixar de lado nossas resoluções e nos esquecer de nossas metas. Mas todos nós podemos nos lembrar e nos focar através de uma única palavra que representa a essência daquilo que esperamos alcançar e/ou daquilo que queremos nos tornar.

Fiquei inspirado para fazer o mesmo.

A palavra que escolhi para 2012 foi FEEDBACK.

Estarei prospectando e executando um monte este ano, com o objetivo de aprimorar executivos, times e culturas organizacionais, e certamente a agenda pode ser exaustiva. Entretanto, ao receber continuamente feedback em relação ao meu propósito de fazer a diferença, sei que isso vai me reenergizar e me manter firme nos trilhos. Afinal das contas, estou ciente que, se meu desejo de fazer cada vez melhor proporcionar resultados mais e mais consistentes, estarei tão empolgado em Junho quanto estou agora em Janeiro. Portanto é isso aí: minha palavra é FEEDBACK.

A palavra da minha esposa é PACIÊNCIA.

Ela percebeu que a nossa filha – que está prestes a fazer 1 aninho – é uma fonte inesgotável de alegria, mas que precisa constantemente revisar o modo de enxergar a variável tempo na educação da Ágata e de como ela afeta suas rotinas diárias.

Fazer este exercício com a Milena foi divertido e muito significativo. Isso é algo que inclusive você pode fazer com o seu time no trabalho e também com a sua familia em casa. Imagine se todo mundo no trabalho soubesse a sua respectiva palavra e as vivenciassem a cada dia de modo a que eles e suas equipes fossem melhores. 

Uma vez que a sua palavra veio à tona você pode exibi-la na sua mesa ou pode ainda transformá-la numa pintura (e por que não?).Todo Ano Novo, cada um desses meus dois amigos e suas familias pintam a sua palavra.

E então, qual a sua palavra para este ano? Estamos na primeira semana de Janeiro e este é o momento ideal trazer uma à tona.

Que palavra lhe daria foco e motivo para fazer de 2012 o seu melhor ano?

Compartilhe sua palavra comigo e com os demais nos comentários abaixo.

Conte comigo em 2012,

Pablo

51 comentários

  1. LinkedIn Groups
    Group: Networking Curitiba
    Discussion: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    A minha deste ano é PLANEJAMENTO.

    Posted by Daniel

    Gostar


  2. MINHA PALAVRA É: CHOQUE DE REALIDADE

    Gostar


  3. LinkedIn Grupos
    Grupo: Melhores Cases em Treinamento e Desenvolvimento
    Debate: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    é isso ae..

    Publicado por: Diógenes

    Gostar


  4. LinkedIn Grupos
    Grupo: Comunicação Interna – Brasil
    Debate: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    Minha palavra para este ano: trabalho e prosperidade.

    Publicado por: Elizabeth

    Gostar


  5. Pablo, usei Feedback o ano passado.
    Este ano usarei duas: Descobrir talento.
    Abraços
    Luiz Antonio de Lacerda

    Gostar


  6. minha palavra para este ano é MOTIVAÇÃO, para estar sempre pronto para as dificuldades e obstáculos da vida profissional e pessoal.

    Gostar


  7. Olá Pablo, achei o seu texto excelente. Minha palavra é DETERMINAÇÃO.

    Gostar


  8. A minha palavra é A P R E N D I Z A D O!!!!!
    Nunca imaginei ficar por tanto tempo fora do mercado… Mas, aprendi muito, muito mesmo até somar, subtrair diferente! Aprendi que para ser bem sucecida na vida, não é só profissionalmente, mas sim pessoalmente!!!!

    Gostar


  9. E quero que esse ano continue assim… Aprendendo cada vez mais!

    Gostar


  10. ORGANIZAÇÃO

    Gostar


  11. Minha palavra para 2012: FOCO.

    Gostar


  12. é isso aí…motivação permanente. Abrir os olhos pela manhã e acreditar que tudo será melhor, apesar dos obstáculos. Minha palavra é CONQUISTAR.

    Gostar


  13. Bom dia a todos.

    Minha palavra é Realização. Pois é isso que busco nesse Novo Ano!!! Realizar tudo que venho buscando nesses últimos anos.

    Gostar


  14. LinkedIn Grupos
    Grupo: SP VAGAS EXECUTIVAS, BUSINESS & JOBS: networking, management, executives and professionals
    Debate: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    Caríssimos

    “Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar.
    É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence”. bb.

    Antonio Tadachi

    Publicado por: Antonio

    Gostar


  15. LinkedIn Groups
    Group: Grupo Recursos Humanos Online
    Discussion: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    A palavra tem poder. Ela tem vida, tem propósito.

    Ótimo dia a todos.

    Posted by Andrea

    Gostar


  16. LinkedIn Grupos
    Grupo: http://www.indica.com.br
    Debate: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    Inspirador Pablo, gostei muito, me porei a pensar sobre a minha palavra e vou pintá-la e deixá-la à mostra na minha ‘área de trabalho’ para não me esquecer do começo e prejudicar o meio e o fim.
    Ótimo ano para você.
    Sílvia

    Publicado por: Sílvia

    Gostar


  17. LinkedIn Grupos
    Grupo: Oportunidades no Varejo – Brasil
    Debate: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    É isso, uma palavra pode fazer toda a diferença! Adorei.

    Publicado por: Nilza

    Gostar


  18. LinkedIn Groups
    Group: CFA – Conselho Federal de Administração
    Discussion: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    AMOR… pois o exercicio diario deste sentimento requer muito de nós, porém este é o sentimento mais gratificante.

    Posted by Priscylla

    Gostar


  19. LinkedIn Groups
    Group: LOGÍSTICA
    Discussion: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    Muito inspirador Pablo. Assim como sua esposa, minha palavra para deixar 2012 melhor é a PACIÊNCIA, seja na vida profissional, quanto na pessoal, principalmente em relação aos filhos! Obrigada pela dica. Abraço.

    Posted by Cristina

    Gostar


  20. LinkedIn Groups
    Group: BRASIL: VAGAS EXECUTIVAS – GOLD
    Discussion: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    Minha palavra para este ano: Tolerancia

    Posted by Hercules de

    Gostar


  21. LinkedIn Grupos
    Grupo: Exame
    Debate: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    Pablo, muito bom o texto. E a palavra que tenho para você é PARABÉNS.

    Publicado por: Paulo

    Gostar


  22. A minha palavra é: Lealdade.
    A fase a qual você está atravessando (espero já seja passado) eu a compreendo perfeitamente. Ano passado estive desempregado por quase cinco meses. Essa foi mais uma daquelas que me fizeram repensar os meus conceitos e o modo como vinha conduzindo a minha vida. Percebi que estava distante de Deus, sim, é nesta hora que muitos O buscam com mais afinco, pena que é só nestes momentos, depois, alguns simplesmente esfriam novamente. Longe de afirmar que só passamos por momentos difíceis quando estamos longe de Deus. Cada um nós que nos examinemos; estou sendo sincero, eu fui um destes e me tornei mais vigilante. Desejo a você e todos, um ano novo com muitas realizações e sempre com o Senhor em primeiro lugar.

    Gostar


  23. Minha palavra: Gratidão.

    Gostar


  24. LinkedIn Groups
    Group: CFA – Conselho Federal de Administração
    Discussion: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    Confiança, esta é a palavra que escolhi. Pois ela está muito presente neste momento em minha vida. E confiar, nas pessoas, pois nossas conquitas são resultados de relações de confiança em nós e nos que estão à nossa volta.

    Posted by Mônica

    Gostar


  25. LinkedIn Grupos
    Grupo: Brazil | Open Networkers • Brasil
    Debate: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    Gostei disso. Tenho uma irmã religiosa que todos os Anos, no Amigo secreto, retiram o Nome de um Santo e trabalham sua principal vocação. Fé, Doação, Amor, Caridade entre outros.
    Adorei feedback. No meu caso, penso em Disciplina, quero trabalhar mais este ponto pois, muitas vezes, fujo da rota traçada diante tantas oportunidades que surgem, pretendo Focar mais.
    Uma palavra que trabalhei este último ano foi Re-significar e Compartilhar.
    Re-significar é transformar em aprendizado muitos momentos que não foram positivos, então, o transformamos em positivos com as lições que nos deixou.
    Compartilhar, acredito no compartilhar para somar, ou seja, quando trocamos um bem, damos algo em troca de outro mas, quando trocamos conhecimentos, apenas somamos, e trabalho também, muitas vezes sozinho não pode fazer uma máquina funcionar mas em vários, pode, e, o número certo de pessoas nos lugares certos, podemos voar.
    Excelente 2012.

    Publicado por: Rogério Lotito

    Gostar


  26. Muito bom! Adorei o contexto!

    A minha palavra para este ano é Paciência tambem.

    Feliz 2012 a todos!

    Abraços!

    Gostar


  27. LinkedIn Grupos
    Grupo: Catho Online
    Debate: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    Olá Pablo, bom dia!
    A minha palavra para 2012 é “SABEDORIA”, pois, sem ela, não conseguiremos escolher os melhores caminhos a seguir e, consequentemente, as melhores decisões para tomarmos.
    FELIZ 2012!
    Cordialmente,
    Francisco Alvim

    Publicado por: Francisco Eduardo

    Gostar


  28. Minha palavra é PAZ, é só disso que preciso pra fazer meu trabalho em PAZ, para me divertir em PAZ, para viver em PAZ… chega de brigas sem sentido de cobranças exageradas… diga o que precisa ser feito e de PAZ as pessoas certamente elas darão um bom resultado.

    Gostar


  29. LinkedIn Groups
    Group: Executivos Experientes – Carreira e Empregos
    Discussion: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    Somos aquilo que pensamos e que orienta nosso sentido e vida. Parabenizo sua iniciativa em promover uma reflexão sobre uma escolha que aparentemente simples, ilustra toda uma energia distinta. Minha palavra para este ano é Realização …

    Posted by Rachel Ceregatti

    Gostar


  30. Boa tarde a todos… um ótimo 2012 pra todos nós…
    Diante deste texto que é muito bom, diga-se de passagem, minha palavra para 2012 é Realização… pois estou buscando isso a algum tempo em minha carreira profissional mas nada ainda… esse ano vou encontra-la com certeza!!!

    Um forte abraço a todos…!!!

    Gostar


  31. A minha palavra para esse ano é CORAGEM.

    Gostar


  32. LinkedIn Grupos
    Grupo: Liderança Consciente no Varejo e no Atacado
    Debate: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    Dedicação! esta é uma palavra que o proprio nome já fala por si.
    Sem dedicação no que fazemos, não obtemos êxito em nossos objetivos.

    Publicado por: José

    Gostar


  33. Pablo, excelente artigo.
    Minha palavra é PAZ.
    Paz de espírito, Paz na família, Paz na empresa, Paz na sociedade.
    Um excelente 2012 para todos!

    Gostar


  34. Pablo, gostei muito da Ideia da PALAVRA, a minha por ser a primeira neste sentido sera PERSISTÊNCIA, o que vejo nos lideres que ajudo em treinamento e a falta desta qualidade.

    Gostar


  35. LinkedIn Groups
    Group: CFA – Conselho Federal de Administração
    Discussion: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    “VIVA” devido a música Live And Let Die (Viva e deixe morrer) letra do Paul McCartney e bem interpretada pelo Guns N’ Roses , um trechinho que diz “….. Quando você tem trabalho a fazer, você tem que fazê-lo bem….”

    Posted by Gracielly

    Gostar


  36. Bom Dia,
    Pablo e a todos

    A minha palavra deste Ano 2012 é FIDELIDADE.

    @helio3287

    Gostar


  37. Grande Pablo!!! Um Abençoado 2012 pra ti!!!
    Me identifiquei plenamente com a proposta e com suas palavras.
    Para mim, Feedback (para dar e receber) tambem se enquadra e, ainda não conversei com minha esposa mas, Paciência tambem é uma grande virtude que temos desenvolvido nos últimos 03 anos no desenvolvimento/crescimento de nossa abençoada filha.
    Que Deus esteja firmemente em seus planos para que possa viver e desenvolver seu pleno potencial.
    Abraços

    Gostar


  38. LinkedIn Groups
    Group: Compradores
    Discussion: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    Excelente Pablo !!!

    Posted by Bruno

    Gostar


  39. LinkedIn Groups
    Group: CFA – Conselho Federal de Administração
    Discussion: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    Com certeza uma palavra pode mudar muita coisa nas nossas vidas, depende de nós, estarmos preparado disposto a aceitar a realidade.

    Posted by Maninha

    Gostar


  40. LinkedIn Groups
    Group: FGV Online
    Discussion: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    Plablo, “chutei e acertei” isto sim entendêssemos que seria possível com apenas uma palavra com tudo que escrevestes acima. Parabéns! Muito Interessante… Abraços Marta

    Posted by Marta Maria de Paula

    Gostar


  41. Muito legal esse post!
    Em 2011 a minha palavra foi SAÚDE. Inclusive essa palavra é a minha senha pessoal no computador aqui de casa. Isso é uma dica que eu acho bacana, usar a palavra norteadora como senha nos ajuda a não esquece-la.
    Tive um biênio 2009/2010 muito difícil, com princípio de stress. Iniciei 2011 determinado a mudar tudo isso. Uma das orientações médicas foi retomar os exercícios físicos, e em janeiro/2011 matriculei-me numa academia para malhar, e tenho muito orgulho em dizer que consegui ter uma boa frequencia durante todo o ano. Como resultado, perdi 3,5 kg de gordura e ganhei 1,5 de massa muscular. Além desse ganho físico, tive uma ano muito melhor em relação a como lidar com minhas ansiedades (do trabalho, da família, etc).
    Estou saindo de férias e ainda não me decidi qual será a palavra de 2012. Talvez seja PERSEVERANÇA. Vamos ver.

    Abraços, e Feliz 2012!

    Gostar


  42. Só uma dica de portugues. Não me leve a mal por favor.
    “Vou estar prospectando” é gerundismo.
    Sugiro “Vou prospectar e executar…”

    Gostar


  43. LinkedIn Groups
    Group: EMPREGOS E OPORTUNIDADES * VAGAS GRATUITAS *
    Discussion: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    Uma recomendação importante é que sem perder a visão macro, tornemos-nos em lanternas, aquela que tem foco, e que esteja apontado para nossos objetivos.

    Posted by Alfredo J.

    Gostar


  44. LinkedIn Groups
    Group: EMPREGOS E OPORTUNIDADES * VAGAS GRATUITAS *
    Discussion: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    Muito bom o texto e sem dúvida, todos nós precisamos de algo que oriente e determine nossos objetivos durante cada ano.

    Minha palavra para este ano é CRESCIMENTO.

    Posted by Anderson

    Gostar


  45. Adorei o texto. A minha palavra é DETERMINAÇÃO.
    Tenho alguns projetos em mente para este ano e a determinação será fundamental para realizá-los.

    Gostar


  46. LinkedIn Grupos
    Grupo: VAREJO – TENDÊNCIAS, GESTÃO E ESTRATEGIA
    Debate: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    ARRISCAR, essa é palavra, todos tem que sair da inércia..

    Publicado por: sueli

    Gostar


  47. LinkedIn Grupos
    Grupo: VAREJO – TENDÊNCIAS, GESTÃO E ESTRATEGIA
    Debate: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    Muito bom, a palavra que escolho é Mudar sempre.
    abs

    Publicado por: Nelson

    Gostar


  48. Estou curtindo minhas férias no Rio de Janeiro, e aqui escolhi a minha palavra para este ano: VIVER.
    A inspiração não poderia ser melhor: caminhadas e pedaladas em cenários belíssimos; praias, restaurantes, barzinhos, teatro, cinema, bailinho, etc. Não que eu queira uma vida só de prazeres; mas que esses momentos são essenciais, ninguém pode negar. Estava pensando nisso ontem pela manhã e como a palavra VIVER se encaixaria bem para mim e minha família neste ano. À tarde fui a uma exposição sobre a Índia no CCBB, e lá uma frase de Gandhi fechou a questão: “Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã.” Interpretado-a no contexto do pensamento do Dalai Lama que nos é oferecido neste blog, quero VIVER mais a partir deste ano!

    Gostar


  49. […] 4D – Soluções em Desenvolvimento There's Always Room 4 Development! « Uma Palavra para Nortear Sua Vida Os 10 Posts + Acessados em 2011 no Blog Room 4D Janeiro 16, […]

    Gostar


  50. LinkedIn Grupos
    Grupo: Liderança Consciente no Varejo e no Atacado
    Debate: Uma Palavra para Nortear Sua Vida
    FOCO

    Publicado por: Edgard

    Gostar


  51. Apesar de só agora me manifestar, selecionei uma palavra um pouco controversa. Mas vou procurar defini-lá melhor para evitar interpretações equivocadas.

    A minha palavra para 2012 é:

    AUDÁCIA

    Segundo o Michaelis:

    au.dá.cia
    sf (lat audacia) 1 Impulso da alma para atos difíceis ou perigosos. 2 Arrojo, atrevimento, denodo, ousadia, valor. 3 Insolência, petulância. Antôn (acepção 1 e 2): timidez.

    Então, eu fico com a definição número 1. Impulso da alma para atos difíceis ou perigosos. Em 2012 sei que terei desafios gigantescos, difíceis e perigosos de alguma forma, e terei que enfrentá-los. Quero lembrar dessa palavra sempre que eles estiver próximos ou acontecendo, para que os impulsos da alma sejam ainda mais fortes!

    Abraços a todos!

    Gostar



Expresse sua opinião

