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10 dicas para circular com destreza pelos labirintos corporativos

Junho 25, 2012

Estava revendo um recente post que publiquei há um par de meses “Como abordar habilmente a alta direção da sua empresa” e outras considerações me vieram à mente quanto a agilidade necessária para transitar com eficácia no ambiente organizacional.

As empresas podem ser labirintos complexos, cheios de voltas, becos sem saída, atalhos e bifurcações. Na maioria das organizações, o melhor caminho para chegar a algum lugar quase nunca é uma linha reta. Você acha engraçado? É a mais pura verdade. Existe uma estrutura formal, aquela do organograma, onde o caminho parece ser uma linha direta, e existe também a estrutura informal, onde os caminhos se cruzam uma ou várias vezes. Considerando que as organizações são compostas por pessoas, elas tornam-se complexas, beeem mais complexas.

É uma “fauna e flora” muito rica: existem pessoas que agem como filtros, como catalisadores, como obstáculos, como antagonistas, como guias, como bons samaritanos e ainda como influenciadores. Esta “fauna e flora” se desenvolve nesse labirinto com maior ou menor intensidade dependendo da cultura existente. O ponto crucial para alcançar êxito ao transitar pela complexidade das organizações é justamente encontrar um caminho que o leve à sua meta no menor tempo e fazendo o menor número de marolas possível. A melhor maneira de fazer isso é aceitar e absorver a complexidade das empresas (em vez de combatê-la ou lamuriar-se), aprendendo a andar com destreza pelo labirinto corporativo.

E aí chego ao cerne deste post, pois dez considerações são fundamentais neste processo de aprendizado. Veja a seguir:

  1. Faça uma avaliação em relação ao seu desempenho. Tente fazer uma avaliação mais honesta que puder sobre o motivo pelo qual não é suficiente habilidoso ao realizar o trabalho de maneira suave e eficaz dentro da organização. Peça feedback para pelo menos uma pessoa de cada grupo com o qual trabalha.
  2. Dê uma sacudida nas velhas abordagens. O que está fazendo agora que aparentemente não está funcionando? Mude alguma coisa. Experimente fazer o que geralmente não faz. Observe o que os demais fazem que é bem mais eficiente comparativamente ao que você faz. Monitore o que funcionou e o que não funcionou.
  3. Passe uma impressão positiva. O seu estilo pessoal pode estar atrapalhando. As pessoas deixam impressões diferentes. Quem dá uma impressão positiva consegue fazer mais coisas dentro da empresa do que aqueles que deixam uma má impressão. De que lado você está? Não se esqueça  que impressões positivas incluem a habilidade de ouvir.
  4. Seja imparcial. As relações que funcionam estão baseadas na imparcialidade e na consideração do impacto sobre os demais. Não se limite a fazer solicitações e perguntas, chegue também num consenso quanto a como pode ajudar, em vez de apenas pedir apoio. Você sabe o que a área com a qual você entrou em contato precisa para solucionar um problema ou obter uma informação? Como eles veem esta questão? É importante para eles? Como serão afetados pelo que você está fazendo? Se isso os impacta negativamente, você pode oferecer algo em troca?
  5. Mapeie outras fontes de suporte. Às vezes, o problema está  na avaliação das pessoas. Quem quer mesmo ajudar? Quem vai acabar atrapalhando? No fundo, o que eles querem?  O que eles vão pedir em troca do apoio?
  6. Considere a natureza da organização (e não se frustre). Às vezes, o problema está em subestimar a complexidade das organizações. Algumas pessoas sempre gostam de pensar que as coisas são mais simples do que realmente são. Apesar de ser possível que algumas empresas sejam simples, a maioria não é. Tenha sempre isso em mente.
  7. Foque. Às vezes, a falta de organização é o que lhe causa problemas. Compreender como as organizações funcionam requer um pouco de disciplina. Você precisa enxergar além do que está na sua frente para realmente compreender o contexto.
  8. Deixe o rio te levar. Algumas pessoas sabem quais são os passos necessários para concretizar algo, mas não tem a paciência necessária para acompanhar o processo. Transitar pelo labirinto inclui parar de vez em quando e deixar que as coisas sigam seu próprio curso. Paciência e agilidade em aprender podem fazer uma grande diferença ao mapear caminhos, esquinas, ruas sem saída e atalhos.
  9. Saiba esperar o inesperado. Se você geralmente perde a cabeça ou fica frustrado, pratique as respostas antes do fato se consumar. Qual seria o pior do cenários? O que faria se isso acontecesse? Pode parar, contar até 10 ou se perguntar por que algo não pode ser feito. Assim, pode obter as informações necessárias e criar contra-reações. Não reaja, aprenda.
  10. Identifique as principais peças e que papéis desempenham no tabuleiro corporativo. Como elas concretizam as coisas?  Em quem confiam para fazer as coisas andarem mais rápido pelo labirinto? Como você se compara a elas? Quais são as peças chave que controlam o fluxo de recursos, dados e decisões? Quais são as peças guias e orientadoras? Conheça cada uma delas mais a fundo. Quais são as principais antagonistas e quais são as peças-obstáculos? Tente evitá-las e ou contorná-las. Afinal, nunca é tarde para se aprimorar no xadrez corporativo.

Para estas e outras habilidades gerenciais, conte comigo. Melhor do que você apenas assistir ao Brasil dar o seu melhor, é você também se tornar o melhor que pode ser.

Pablo

P.S. – Gostou? Para me seguir no Facebook, acesse https://www.facebook.com/coachingexecutivo

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12 comentários

  1. Bem interessante a abordagem! Realmente o xadrez do processo decisório de cada empresa é muito específico, e identificar quem realmente decide e estabelecer com ele(a) uma argumentação convincente e pragmática na solução de suas dores é decisivo, mas nada simples.
    Quem sabe um dia a gente aprende a fazer isso de forma tranquila.
    Parabéns Pablo, pelo artigo.

    Ivanir Ferri

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  2. LinkedIn Groups
    Group: ÁREA COMERCIAL
    Discussion: 10 dicas para circular com destreza pelos labirintos corporativos
    Pablo, gostei muito do seu artigo. Quando atuavamos em vendas corporativas, realmente todos os itens seus comentados, aconteciam. A maior licao que tirei de minha vida profissional foi deixar o rio me levar conforme seu comentario.

    Posted by Cezar Marques

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  3. LinkedIn Groups
    Group: RH Norte-Nordeste: Vagas, Executivos, HeadHunters e Oportunidades de Negócio
    Discussion: 10 dicas para circular com destreza pelos labirintos corporativos
    Muito bom! Leva a reflexões sobre as nossas posturas diante de cada empresa em particular e mostra, por A + B, que conhecimentos e habilidades têm um grande peso na vida de um profissional, no entanto, as atitudes é que são o grande diferencial. Comparar o mundo corporativo com um jogo de xadrez foi uma grande sacada, por mostrar exatamente que os profissionais que desejam se destacar devem seguir por esse viés mais estratégico…

    Posted by Maria Fernanda Fonsêca

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  4. LinkedIn Groups
    Group: Portal Administradores – Oficial
    Discussion: 10 dicas para circular com destreza pelos labirintos corporativos
    Pablo admiravel post, da muitos ensinamentos e dicas a geração Y, acho que vale acrescentar que temos que ter clareza sobre qual eh o significado das coisas que queremos, devemos compreender o que podemos dar em troca antes de julgar a tudo e a todos. Obrigada pelos ensinamentos de reflexão !

    Posted by Lais Nashiro

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  5. LinkedIn Grupos
    Grupo: Comunique-se
    Debate: Trabalho Chato, Aqui vai o Meu Adeus! (Fui!)
    É tudo muito lindo no papel, mas como disse o Marcilio anteriormente, as contas chegam… acredito que muita gente tem prazer no trabalho, mas acredito ainda mais que essa é uma pequena parcela da mão-de-obra que está por aí. Sorte de quem o consegue.

    Publicado por: Roberto Chahim

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  6. O artigo é excelente! Não só para o ambiente corporativo, o conteúdo aplica-se muito bem à própria vida em sociedade…parabéns!

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  7. LinkedIn Grupos
    Grupo: EXECUTIVOS DO INTERIOR PAULISTA
    Debate: 10 dicas para circular com destreza pelos labirintos corporativos
    Caro Pablo o artigo é excelente, no entanto, a logica nao é real ou seja um termo muito esquecido atualmente mas que tem muito valor é a “EMPATIA”.. pois acredito que o xadrez corporativo se torna extremamente dificil de ganhar a partida se nao tivermos empatia e atualmente com ” crises; reengenharia; globalizaçao; cobranças por resultados; metricas extremamente apertadas para metas e objetivos relacionados a custos e produtividade; se torna muito dificil pensar fora do QUADRADO e acabamos dando enfase ao dia-dia e esquecemos de planejar o “futuro” se é que ainda conseguiremos planejar… frente a esta onda de “cobranças”

    Publicado por: LUIS ROBERTO SILVA

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  8. Olá Pablo. Realmente o tema é importante e pertinente. Se não conseguirmos compreender os trâmites corporativos, podemos perder oportunidades, atrasar processos e julgar mal alguma decisão por desconhecer o contexto em que ela foi tomada. Circular no labirinto corporativo com destreza é uma competência fundamental na construção de uma carreira sólida e de sucesso. Obrigado por compartilhar suas idéias. Abs

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  9. Olá Pablo, gostei muito do tema abordado e a forma que você utilizou, realmente temos que reestruturar nossa maneira de ser para não perdermos oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Abs

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  10. Parabéns pela matéria. Interessante e pertinente.Obrigada

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  11. Parabéns pela matéria, de fundamental importância a ser observado nos dias atuais, além do mais, administrar e ser administrado não tarefa fácil, nunca deve ser ignorado ambiente profissional. Abraços

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  12. gostei muito do artigo vai me aprimorar mais nos estudos, obrigada.

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