h1

Como dar um jeito no estresse

Agosto 7, 2012
Na semana passada perguntei o que te preocupa no trabalho. Em breve vamos analisar os resultados da pesquisa. Mas antes disso queria tratar sobre o estresse no trabalho.
Veja, trabalhar pode ser um ofício estressante, não importa onde você ganha a vida, seja num escritório, numa fábrica ou numa escola. Sabemos que um pouco de estresse é positivo. Afinal, ele pode nos motivar e até mesmo nos fortalecer. Mas, fala sério, em demasia é um ruim pra burro.  Nos deixa um bocado irracionais e pode – literalmente – acabar conosco. Felizmente, há coisas específicas que podemos fazer para reduzir e neutralizar esse estado no trabalho e o ideal seria aplicá-las de forma disciplinada no seu dia-a-dia:
  1. Aprimore sua habilidade de se organizar e de administrar o tempo. Das várias coisas que você pode fazer nesta área, as melhores incluem uma lista de afazeres que funcione (a famosa “to do list”), aprender a dizer “não”, pedir ajuda quando precisar, e parar de estabelecer para si mesmo metas desconectadas da realidade.
  2. Relaxe e respire profundamente. Seja porque está sobrecarregado pela quantidade de trabalho que tem que dar conta ou pela pressão de alguém que está no seu cangote,  uma coisa boa para fazer é respirar pausadamente pelo nariz. Você não consegue ficar tão alucinado se forçar a si mesmo a respirar pelo nariz. Seu corpo simplesmente não consegue manter o mesmo nível de energia sem aquele oxigênio extra que vem quando você passa a respirar boca…
  3. Adicione mais intervalos ao seu dia. Até um intervalo de cinco minutos vai ajudar. Se afaste de sua mesa. Dê uma volta – inclusive se puder sair, melhor, mas mesmo se subir dois andares e voltar já está de bom tamanho. De um modo em geral, se excercitar mais vai ajudá-lo a reduzir seu nível geral de estresse e vai facilitar reduzir seu estresse no trabalho.
  4. Pegue leve. Sorria mais. Todos nós sabemos que rir reduz o estresse. Você vai ficar impressionado do quanto mais legais as pessoas ao seu redor ficam quando você mesmo faz um esforço para ser legal.
  5. Aprenda a ouvir melhor. Ao invés de ficar chateado quando os demais discordam de você, ouça ativamente e encontre os pontos em comum. Seja assertivo e defenda seu ponto de vista, mas não seja rígido.
  6. Acerte o seu ambiente de trabalho. Faça os ajustes necessários em termos de luz, temperatura, nível de ruído e outros fatores controláveis disponíveis no seu escritório.
  7. Não dê bola para coisas pequenas. Perceba que há algumas coisas que não valem a pena esquentar a cabeça e que há outras que você simplesmente não pode mudar. Não desperdice tempo se estressando sobre coisas que estão numa dessas duas categorias.
  8. Durma mais. Esse é uma outra coisa que você pode fazer para reduzir seu estresse geral e que vai trazer beneficios no trabalho também. Afinal, além de reduzir seu estresse, vai alavancar su nível de energia e sua habilidade de se concentrar.
  9. Encontre um coach. Se não for possível, um mentor ou mesmo um amigo também serve. Ter alguém com quem possa conversar pode eliminar um bocado das causas do estresse.
  10. Dedique mais tempo aos otimistas. Pessoas negativas vão puxá-lo para baixo, ou seja, para o nível delas. Sempre que possível escolha trabalhar com pessoas que tem uma atitude positiva.

Para desenvolver estas e outras habilidades, conte comigo. E se quiser transformar este tema numa palestra dentro de sua empresa, não deixe de me contatar. Melhor do que você apenas assistir ao Brasil dar o seu melhor, é sua organização e você também se tornarem o melhor que podem ser.

Pablo

P.S. – Gostou? Para me seguir no Facebook, acesse https://www.facebook.com/coachingexecutivo

Anúncios

2 comentários

  1. Prezado Pablo!
    Lendo teu artigo o mesmo me conforta e me deixa de cabeça erguida e com forças para seguir no meu caminho na busca de nova oportunidade profissional.
    Cordialmente
    Celso Augusto Chiesa

    Gostar


  2. Pablo, boa noite !
    É, nada como ver o que passamos dia a dia. Meio difícil de mudar ms não impossível. Parece até que eu enviei essa matéria, rsrs, passo isso e tento sair desse vamos dizer, rotina, sempre penso em que eu leio e tento colocar em prática, como disse , é difícil , mas não impossível. Fico contente em saber que situações assim podem ser evitadas se trabalhadas bem. Obrigado mais uma vez pela excelente matéria. Parabéns.

    Gostar



Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: