h1

Aprenda a ler sinais de que sua carreira corre perigo

Abril 11, 2013

navio-afundandoNeste final de semana tive a triste notícia que um amigo meu perdeu o emprego. Quando conversei com ele, perguntei se tinha percebido sinais de que isto poderia acontecer. “No momento não”, me disse, “Mas, olhando para trás, houveram sim sinais que me recusei a confrontar…”.

Isso me fez refletir sobre os momentos em que ficamos míopes no trabalho.

Inteligência e ambição são um bom começo para construir uma carreira, mas não são o suficiente, pricipalmente se considerarmos o longo prazo. Existem um monte de coisas no universo corporativo que podem afetar consideravelmente sua trajetória, mas é necessário saber ler nas entrelinhas.

Compartilho abaixo algumas dicas do Steve Tobak em relação a sinais aos quais você deve estar atento, o que eles realmente significam e o que deve fazer com eles. Isso é importante, portanto preste bastante atenção. Atente para possíveis mensagens subliminares quando…

Todo mundo tem coisas moderadamente boas para falar sobre você.

O que significa: Você não vai a lugar algum. Sei que é duro ouvir isso, mas é a pura verdade e vou dizer porque. Estrelas chegam na frente, profissionais moderados não. Mesmo se você pensar que é uma estrela e os “poderes constituídos”, não, adivinha quem vai definir a questão? Pois é, você é que definitivamente não.

O que você deve fazer:  Faça perguntas. Vá direto ao seu chefe, seus chefes, seus pares, quem quer que seja, e pergunte a eles – na lata – como você pode melhorar, o que pode fazer para ir de bom para ótimo. E nesta hora, acima de tudo, não fique na defensiva, fazendo com que eles se arrependam de terem sido honestos com você.

Seu chefe diz excelentes coisas sobre você, mas ainda assim é preterido nos aumentos e nas promoções. 

O que significa: Ele está dourando a pilula, provavelmente porque é um chefe fracote, que não quer dar uma de mau, e não tem coragem de fazer a coisa certa, dizendo claramente o que está acontecendo.

O que deve fazer: O mesmo que acima, exceto perguntar “O que preciso fazer para ser promovido aqui?”. Procure ser direto, mas lembre-se que o chefe claramente não gosta de confrontar, portanto tente ser um “sujeito legal” ao levantar o tema.

Seu chefe lhe deu o mesmo feedback negativo mais de uma vez

O que significa: Você não está ouvindo. Talvez ache que está ouvindo, mas na realidade não está (ou apenas não quer escutar o que ele está lhe dizendo, simples assim).

O que deve fazer: Ouça. Faça perguntas chave, tais como “Como posso fazer melhor?” Se discordar com o feedback, tudo bem. Isso não importa. Basta atentar que ele ainda é o chefe, portanto – na ponta do lápis – o que ele diz é o que vale.

Há demissões na sua empresa.

O que significa: A menos que seja uma ação pontual, onde existe uma adequação ao mercado e a organização faz um único corte profundo, este é realmente um mau sinal. Pois é, eu sei que vivemos numa época em que demitir é muito fácil, mas isto nem de perto se aproxima das companhias boas, saudáveis e em franco crescimento. E estas são exatamente o tipo de empresa para a qual você quer trabalhar.

O que deve fazer: Talvez não tenha sido escolhido nesta rodada, mas isso não significa que não aconteça mais adiante. Seria provavelmente uma boa idéia atualizar o seu curriculo e o seu perfil no LinkedIn e reforçar mais agressivamente seu networking. Mas não alucine nem entre em pânico – você deve receber pacote de saída relativamente decente. Portanto, apenas esteja preparado.

Um monte de gente competente está abandonando o barco.

O que significa: a Navalha de Occam diz que a resposta mais simples costuma ser a correta. Se muitas pessoas competentes estão abandonando o barco, ou estourou um cano ou há um iceberg à frente.

O que deve fazer:  Comece perguntando a um ou dois dos seus colegas em retirada o que eles sabem que você ainda desconhece. Se isso não for possível, então sabe o que fazer: deflagre já seu curriculo e seu networking.

Tudo ao seu redor é um profundo e obscuro segredo

O que significa: Quando todos estão circulando de boca fechada, cuidadosamente na deles, ou suspeitosamente paranóicos, coisas ruins estão à caminho. Se sua empresa sempre foi assim, então ela é disfuncional, o que é bem pior.

O que deve fazer: A menos que você trabalhe para uma empresa onde o segredo é parte da cultura (no estilo da Apple), é hora de atualizar o seu currículo de novo.

Sua empresa não está crescendo.

O que significa: Hoje em dia é comum questionarem a implacável obsessão capitalista por crescimento e lucro, mas deixe lhe dizer uma coisa, as organizações se encontram em diferentes estágios de consciência mas uma coisa é comum a todas elas: é necessário satisfazer os acionistas. Se sua organização não está crescendo, ela está estagnada. Se este é o cenário, então o mercado está passando ao largo dela. E isso significa apenas uma coisa: um processo falimentar lento e doloroso.

O que deve fazer: Agora que você sabe que não está num carro de fórmula 1, provavelmente é hora de olhar além e procurar por uma companhia que realmente esteja indo para algum lugar.

Sua companhia não está fazendo dinheiro.

O que significa: Um ou dois meses no vermelho não significa grande coisa. Mas se ela está consistentemente dentro e fora desta zona, isso é um sinal que a liderança não sabe como gerir a organização ou que seus produtos não estão vingando. À propósito, se sua empresa não é a número 1 ou a número 2 no segmento em que atua, isso também é um mau sinal.

O que deve fazer: Perder dinheiro não significa necessariamente que é um mau lugar para se trabalhar. Dependedo do balanço patrimonial, as companhias podem  ficar anos e anos sem afundar. Mas se elas começarem a cortar beneficios e regalias, não diga que não avisei.

Fotos: Marie HippenmeyerFique atento,

Pablo

P.S. – Gostou? Para me seguir no Facebook, acesse https://www.facebook.com/coachingexecutivo

5 comentários

  1. Muito interessante… inclusive no momento atual…

    Gostar


  2. Realmente são ótimos conselhos para reflexão. Os assuntos elencados, considero “leitura de cabeceira” que deveremos cotidianamente ler ou pelo menos ter em mente.

    Gostar


  3. Pablo.
    e quando você trabalha em uma empresa em que seu chefe não tem um dialogo aberto sobre o dia a dia, somente tem em mente a cobrança ardua e dura, não sabe ouvir a final ele e o genio da Humanidade, sabe tudo e portanto não precisa ouvir somente ditar ordens e quando alguma coisa sei errada e o mestre em repassar aculpa.
    que simais ssão estes?

    Gostar


  4. Excelente artigo, Pablo. Vou ficar mais atento aos sinais da minha empresa.

    Gostar


  5. Gostei desse comentário.

    Gostar



Expresse sua opinião