h1

10 Maneiras de Construir uma Cultura Organizacional Voltada para Pessoas

Abril 17, 2013

1. Dê Voz às Pessoas

Escute o que seus funcionários falam. E não apenas ouça – implemente as idéias que eles têm, dando-lhes crédito por essas contribuições. Como líderes, devemos saber qual é melhor alternativa para determinados desafios, mas geralmente é bem melhor deixar que seus funcionários digam quais são as alternativas mais adequadas e reconhecê-los por isso.

2 – Remunere os Funcionários de Forma Justa

Você deve ter o básico em termos de remuneração e benefícios funcionando de forma adequada, pois caso contrário, todos os seus esforços para construir uma cultura voltada para as pessoas vão parecer insinceros.

3- Reconheça e Premie

Você destaca e celebra o trabalho bem feito dos seus funcionários? Esse é uma forma fácil de fazer as pessoas sorrirem. Deixar os funcionários felizes não precisa custar um monte de dinheiro. As pessoas querem se sentir valorizadas.

4 – Crie um Plano de Carreira

Os funcionários valorizam um sentimento de progresso em suas carreiras. Praticamente todos na empresa querem sentir que têm espaço para crescer, não importa se sua organização tem 2 ou 2.000 pessoas.

5 – Brinque com Títulos Criativos

Títulos de cargos são baratos. Sua recepcionista pode ser Diretora de Primeiras Impressões. Soube de uma empresa em Shangai que tinha uma funcionária dedicada full-time ao clima organizacional. Seu título era Rainha da Diversão e da Gargalhada (Queen of Fun and Laughter). Pelo que me consta ela ainda tem esse cargo.

6 – Abra Espaço para a Diversão

Apóie  todo e qualquer exercício de team-building, por mais doido que seja. Um determinado CEO lançou um desafio através do jogo “assassino” no andar de seu call-center e deu aos times participantes oito semanas para solucioná-lo.  Ofereça pequenas atividades que fazem as pessoas quebrarem suas rotinas e curtirem o que fazem. Não importa qual seja o cenário.

7 – Alinhe Discurso e Prática

Você tem que jogar pelas mesmas regras que todos os demais, mesmo quando não é conveniente. É importante que, como líderes, nos coloquemos no mesmo nível que todos os demais, pois efetivamente estamos no mesmo nível. Não somos diferentes.

8 -Envie Mensagens Escritas à Mão

Numa determinada empresa todo funcionário na data de aniversário de sua contratação recebe uma mensagem do CEO em sua residência. O CEO recebe uma lista do RH que informa há quanto tempo cada funcionário está com a empresa e também fornece algum detalhe pessoal sobre eles. Pode ser que destaque que o filho  de X ganhou o Campeonato Infantil de Futebol. E aí ele vai escrever: “Congratulações pelos seus cinco anos conosco. À propósito, ouvi boas novas sobre o Joãozinho: não é fantástico que ele tenha conquistado o campeonato este ano?” – Não se esqueça de dar um tom pessoal. Isso não tem preço.

9 – Crie Tradições

Você precisa criar tradições. Por exemplo, uma empresa Y tem anualmente um show de talentos com juízes e tudo mais. Em Agosto passado já estavam em sua sexta edição. As pessoas  ficam ansiosas na expectativa de participar destas tradicões.

10 – Lidere com o Coração

No final das contas, a cultura organizacional é um reflexo de seus valores pessoais. Compartilhe com as pessoas sua compaixão e sua empatia pela vida delas. Este vai ser o seu legado. Inesquecível.

Para implementar esta ou outras culturas organizacionais, conte comigo.

Pablo

Anúncios

Expresse sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: