Carta pro Papai Noel
Dezembro 22, 2009Bem , não foi um ano fácil, mas as coisas poderiam ter sido piores. Temos conseguido boas indicações de negócios a partir da base de clientes existentes, mesmo quando eles não tem nenhum projeto para nos oferecer de imediato. O faturamento tem excedido as despesas, portanto meu banco está contente.
Na medida em que resgato o que fomos capazes de realizar esse ano, fico realmente orgulhoso do que nossos “coachees” alcançaram. Portanto, este ano revisei minha Lista de Desejos para refletir tal sentimento e demandar um universo corporativo mais comprometido:
-
Desejo que mais empresas reconheçam o valor de seus funcionários…
-
Vejo tantas empresas que não percebem que estariam fora do mercado se não fosse pelos seus funcionários. Elas necessitam deveras deles! Por que investir todo aquele dinheiro para encontrar e contratar os melhores funcionários se depois elas começam imediatamente a desmoralizar os mesmos?
-
Por que não demonstrar o quanto são apreciados? Não lhes dê apenas uma festa de Natal ou um bonus de final de ano. Ao invés disso, ofereça-lhes trabalhos desafiadores o ano inteiro. E dê feedback honesto sobre o quão bem eles estão fazendo esse trabalho. Trate-os como gente de verdade!
-
Desejo que os funcionários enxerguem seus empregos mais como uma forma de ajudar as empresas para as quais trabalham e não apenas como uma fonte de renda…
-
Se os funcionários pudessem olhar para seus empregos através dos olhos da empresa, eles poderiam ver que a empresa precisa mais deles do que apenas cumprindo o horario combinado. Para a empresa sobreviver e prosperar, ela precisa lucrar. E isso não será possível sem que seus funionarios vistam de coração a camisa dela.
-
Os funcionários necessitam enxergar como eles podem aumentar as vendas da empresa ou diminuir seus custos. Existe forma melhor ou mais rápida de fazer parte do seu trabalho? Eles podem fazer uma etapa de maneira diferente para tornar mais fácil a execução da etapa seguinte pelos demais? Vai doer muito confiar no chefe e tentar algo novo?
-
E finalmente: Desejo que tanto as empresas quanto seus funcionários possam compreender o quanto eles precisam de seus clientes e consumidores…
-
Sem consumidores, um negócio não tem razão de existir e obviamente não vai durar muito. As empresas e seus funcionários necessitam transformar a “satisfação do cliente” em mais do que apenas um indicador. Todos nós sabemos o quanto mais caro é conquistar um novo cliente do que é manter um cliente antigo, mas isso nem sempre se reflete em como nós os tratamos.
-
Não monitore o tempo de espera do seu cliente ao telefone vs. a média da sua industria, monitore considerando como você se sentiria se esse fosse você esperando. Procure formas de facilitar a vida do seu cliente ao comprar, obter assistência e resolver problemas. Se os clientes podem contar com você, você certamente contará com eles.
É isso Papai Noel, obrigado.
Pablo
Pablo, excelente mensagem.
Criativa, assertiva e muito oportuna.
Desejo a você um feliz Natal e muito sucesso em 2010.
Forte abraço
GostarGostar
por Givaldo Marinho Dezembro 23, 2009 at 6:23 pmCompartilho dos mesmos desejos que o seu, mas os tempos tem mudado e muito e mesmo que lentamente as empresas e funcionários tenham tentado se enquadrar nestes conceitos, muitos ainda tendem a ignorar esta simples fórmula de sucesso!
Que seus negocios sejam ainda mais prósperos e que mais clientes / fornecedores / colaboradores enxerguem em sua empresa a grande diferença que faz valorizas as pessoas!
Grande abraço,
Carlos Orph
GostarGostar
por Carlos Orph Dezembro 23, 2009 at 6:38 pmOlá Pablo, desejo mais textos seus para refletirmos! Um grande abraço e um bom final de ano em família.
GostarGostar
por Luciana Correa Dezembro 23, 2009 at 8:30 pmMuito bom Pablo!
Posso assinar também??!!
Sucesso para 2010 !!
grande abraço
Terence
GostarGostar
por Terence Talbot Dezembro 24, 2009 at 2:40 amPablo, sua carta está muito boa. Você parece ser um cara diferenciado.
Só poderia acrescentar que as empresas e empregadores saibam diferenciar comprometidos de envolvidos. É preciso dar um basta para a turma dos que pulam de galho em galho.
Boas Festas!
GostarGostar
por Paulo Dezembro 24, 2009 at 2:43 amMeu caro Pablo:
Sua carta me comoveu, entre tantas pedindo apenas satisfações materiais. Infelizmente, não tenho como interferir tanto assim no livre arbítrio das pessoas, por isso seu pedido levará algum tempo para ser realizado. Precisaremos, para isto, coragem, parceria e um espírito mais aberto à compreensão da alma humana, que é, no fundo, a base de tudo o que aí está.
Feliz Natal
Papai Noel.
GostarGostar
por Mônica Elizabeth Cossalter Dezembro 24, 2009 at 8:01 amCompartilho dos mesmos desejos, mas chego a me cansar de ver que o contrário é, pelo menos nas cabecas dos “líderes”, verdadeiro… Eu prefiro continuar valorizando as pessoas, mesmo sentindo que estou remando contra a maré.
Feliz Natal e bom Ano Novo!
Sandra
GostarGostar
por Sandra Dezembro 25, 2009 at 7:13 pmLinkedIn Groups
Group: MBA FGV (1700+)
Subject: New comment (2) on “Carta Pro Papai Noel”
Pablo,
sua cartinha foi muito “pragmatica” e instrutiva e seria otimo se todos pudessem tambem almejar tal harmonia entre empregador e empregado…
Mas, peço sua compreensao ao discordar um pouquinho. Natal deveria ter pedidos mais para os menos afortunados, infelizes, pobres do que para nós mesmos, nossa carreira, nosso dinheirinho, nossa felicidade, nossa vida, nosso “tudo”…
É assim que estou tentando (re)aprender a ver o “meu” Natal: agradecendo pelo que tenho e pedindo mais pelos outros! E me voluntariando… Pode ser irreal, utopico, e nada pragmatico, mas me faz um bem danado! FELIZ NATAL!!!
Tess Carneiro
GostarGostar
por room4d Dezembro 26, 2009 at 6:26 pmLinkedIn Groups
Group: VAGAS.com.br – oportunidades de empregos e estágios em todo Brasil
Subject: New comment (3) on “Carta Pro Papai Noel”
Pablo, gostei muito de sua carta, e tal como as crianças que deixam o Papai Noel vivo dentro delas em sua simplicidade e pureza assim nós executivos devemos areditar e lutar para manter vivo dentro das empresas o reconhecimento ao talento das pessoas.
Bom Natal a todos.
Posted by Alex Bruzão
GostarGostar
por room4d Dezembro 26, 2009 at 6:36 pmLinkedIn Groups
Group: APG Amana-key
Subject: New comment (1) on “Carta Pro Papai Noel”
Pablo
Como sempre mais um texto brilhante, fruto de sua observação e experiência .
Posted by Carla Pereira
GostarGostar
por room4d Dezembro 26, 2009 at 6:37 pmLinkedIn Groups
Group: ASSOCIAÇÃO DE EXECUTIVOS DO BRAZIL / BRASIL
Subject: New comment (1) on “Carta Pro Papai Noel”
Pablo,
Linda mensagem, obrigada
Merry Christmas and a Happy New Year !!!!
Cheers !!
Roseli Turini
Posted by Roseli Turini
GostarGostar
por room4d Dezembro 26, 2009 at 6:38 pmLinkedIn Groups
Group: MULHERES DE NEGÓCIOS
Subject: New comment (1) on “Carta Pro Papai Noel”
Muito legal sua carta!!! Parabens e 2010 espetacular!!
Posted by Dirce Bortolotti
GostarGostar
por room4d Dezembro 26, 2009 at 6:38 pmLinkedIn Groups
Group: DBM Brasil
Subject: New comment (1) on “Carta Pro Papai Noel”
Pablo, excelente…
Me comprometo a celebrar a vida, a estar mais comigo para melhor poder estar com os outros.
Abraço e obrigada pela dica. Maria Lucia
Posted by Maria Lucia Ramalho Martins
GostarGostar
por room4d Dezembro 26, 2009 at 6:41 pmAdorei… Papai Noel sempre atende quem se comportou bem.. E em 2010 ele te dará as recompensas… Feliz 2010
GostarGostar
por Fiorella Fatio Dezembro 29, 2009 at 7:34 amLinkedIn Groups
Group: ASSOCIAÇÃO DE EXECUTIVOS DO BRAZIL / BRASIL
Subject: New comment (2) on “Carta Pro Papai Noel”
Straight to the point: May your wishes from your letter come true!!! Period.
Merry Christmas and Happy New Year!!!
Posted by Adriano Rosa da Silva
GostarGostar
por room4d Dezembro 29, 2009 at 12:09 pmAdorei !
Compartilho o mesmo , que venha 2010 com desejos realizados ,
Abs e Boas Festas !
GostarGostar
por Monica Barg Dezembro 29, 2009 at 10:54 pmLinkedIn Groups
Group: MULHERES DE NEGÓCIOS
Subject: New comment (2) on “Carta Pro Papai Noel”
Adorei a sua carta !! Vou passar ela para os “Reyes Magos” que na Espanha chegan o dia 5 de janeiro a noite, e ver se entre todos conseguimos um mundo corporativo melhor !!!!
Abraço e Maravilhoso 2010 !!!!
María Amparo
Posted by Mª Amparo Moreno C.
GostarGostar
por room4d Dezembro 30, 2009 at 7:59 pmPablo,
Mesmo tendo já passado o Natal,não poderia deixar de comentar:
Como já disse em outros comentários, é impressionante voce sempre surpreende com mensagens que advinham nossos desejos e necessidades!
Sempre criativo, bem-humorado e oportuno !
Obrigada e um ggrande abraço a todos,
Katia Mello
GostarGostar
por katia mello Janeiro 4, 2010 at 4:43 pmLinkedIn Groups
Group: ASSOCIAÇÃO DE EXECUTIVOS DO BRAZIL / BRASIL
Subject: New comment (5) on “Carta Pro Papai Noel”
Excelente!!!
Parabens pela mensagem.
Haron
Posted by Haron Passarelli
GostarGostar
por room4d Janeiro 7, 2010 at 12:40 pmPablo,
Linda mensagem, Parabéns !
Happy New Year
GostarGostar
por Sergio Bonilha Janeiro 28, 2010 at 12:07 pmLinkedIn Groups
Group: Liderança e Inteligência Emocional no Mundo Corporativo
Subject: New comment (1) on “Ouvir é uma Habilidade Gerencial Vital”
Olá, Pablo
Esta é uma resposta atrasada ao seu texto de pedidos para o “Papai Noel”.
Gostei muito da simplicidade com que você colocou temas tão abrangentes e ainda complexos nas organizações. Parabéns !
Um abraço Maria Angélica, Coach.
Posted by Maria Angélica Gonçalves
GostarGostar
por room4d Fevereiro 23, 2010 at 12:56 am