Archive for 3 de Janeiro, 2012

h1

Uma Palavra para Nortear Sua Vida

Janeiro 3, 2012

Tenho um par de amigos que acreditam que uma palavra pode mudar nossa vida. Todos os anos, antes do Ano Novo, eles trazem à tona a palavra deles para o ano seguinte: aquela que vai dar significado e foco para as suas vidas.

Importante: eles dizem que não pegam aleatoriamente uma palavra, mas que ela acaba vindo até eles a partir de uma profunda reflexão e escutando atentamente o coração.

Achei a idéia brilhante.

Vivemos num mundo cheio de estress, sem tempo para nada e com um monte de distrações que nos fazem deixar de lado nossas resoluções e nos esquecer de nossas metas. Mas todos nós podemos nos lembrar e nos focar através de uma única palavra que representa a essência daquilo que esperamos alcançar e/ou daquilo que queremos nos tornar.

Fiquei inspirado para fazer o mesmo.

A palavra que escolhi para 2012 foi FEEDBACK.

Estarei prospectando e executando um monte este ano, com o objetivo de aprimorar executivos, times e culturas organizacionais, e certamente a agenda pode ser exaustiva. Entretanto, ao receber continuamente feedback em relação ao meu propósito de fazer a diferença, sei que isso vai me reenergizar e me manter firme nos trilhos. Afinal das contas, estou ciente que, se meu desejo de fazer cada vez melhor proporcionar resultados mais e mais consistentes, estarei tão empolgado em Junho quanto estou agora em Janeiro. Portanto é isso aí: minha palavra é FEEDBACK.

A palavra da minha esposa é PACIÊNCIA.

Ela percebeu que a nossa filha – que está prestes a fazer 1 aninho – é uma fonte inesgotável de alegria, mas que precisa constantemente revisar o modo de enxergar a variável tempo na educação da Ágata e de como ela afeta suas rotinas diárias.

Fazer este exercício com a Milena foi divertido e muito significativo. Isso é algo que inclusive você pode fazer com o seu time no trabalho e também com a sua familia em casa. Imagine se todo mundo no trabalho soubesse a sua respectiva palavra e as vivenciassem a cada dia de modo a que eles e suas equipes fossem melhores. 

Uma vez que a sua palavra veio à tona você pode exibi-la na sua mesa ou pode ainda transformá-la numa pintura (e por que não?).Todo Ano Novo, cada um desses meus dois amigos e suas familias pintam a sua palavra.

E então, qual a sua palavra para este ano? Estamos na primeira semana de Janeiro e este é o momento ideal trazer uma à tona.

Que palavra lhe daria foco e motivo para fazer de 2012 o seu melhor ano?

Compartilhe sua palavra comigo e com os demais nos comentários abaixo.

Conte comigo em 2012,

Pablo