Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
Janeiro 20, 2012Há um tempo publiquei o post “Como Fazer o Seu Chefe Concordar” , no qual comentava que, quando fazemos um pedido, sempre esperamos que nosso chefe concorde conosco, mas geralmente ele acaba dizendo “não”.
Nele eu destacava que o problema podia não estar naquilo que você solicitou, mas em como você pediu o que queria, e então encerrava o artigo oferecendo algumas dicas caso quisesse aumentar suas chances de obter um “sim” do seu chefe em suas futuras abordagens.
No entanto, ao reler o artigo recentemente, fiquei pensando que algumas pessoas não conseguem nem mesmo fazer com que o chefe as ouça, quem diria então avaliar com profundidade uma solicitação…
Com isso em mente, quero destacar aqui os dez pontos mais importantes a ser considerados se desejar que seu chefe, ou a alta administração da sua empresa, preste atenção em você:
Assegure-se que o tema faz sentido para ele. Geralmente os funcionários pensam que tudo gira ao redor deles. Não é bem assim. Quando você quiser que alguém preste atenção, precisa apresentar o assunto destacando o que há de importante para o ouvinte. Suas idéias e feedbacks podem ser sensacionais, mas se não forem uma prioridade para a “autoridade” envolvida, não serão escutadas – e muito menos executadas. Você precisa entender que gestores têm uma longa lista de prioridades e uma outra maior ainda de responsabilidades. De certa forma, todo o resto acaba caindo num buraco negro.
Não enrole. A maior parte dos gerentes e executivos de nível senior não estão interessados em nuances e, cá entre nós, hoje em dia ninguém tem tempo para prestar atenção nisso. Portanto, seja direto. Entre, diga-lhes o que pensa, o que deviam fazer de forma diferente (ou melhor), responda qualquer dúvida levantada e saia. Ponto final.
Considere o “timing”. Funcionários geralmente agem como se tudo fosse caso de vida e morte. Às vezes as empresas têm coisas importantes em andamento, como questões financeiras, uma fusão ou uma aquisição, um lançamento estratégico de um novo produto ou serviço, etc. Seu chefe ou a alta administração pode estar absorvido e não deveria ser incomodado. Se você acha que este é o caso, aborde-o num melhor momento. Talvez você não tenha uma segunda chance, portanto estude a melhor ocasião.
Fique longe da politicagem. É uma desagradável realidade que a maioria dos executivos não admite para seus funcionários e alguns nem mesmo para si mesmos: nos negócios, tanto nas grandes quanto nas pequenas empresas, a politicagem pode ser um grande problema. O que quer que você faça, não procure culpados. Tente dar o melhor de si ao discutir um problema mas não provoque incêndios na casa dos outros. Dessa forma, você vai emergir como um melhor profissional.
Não intimide nem seja difícil. Talvez não acredite, mas tem um monte de funcionários bem mais intimidantes e difíceis de lidar do que os seus chefes. Se deseja que prestem atenção em você, não se irrite, não carregue nas emoções, não seja desagradável e muito menos inflexível. Só porque ele é o chefe não quer dizer que tenha uma paciência sem fim. Portanto, organize seus pensamentos, tente relaxar e seja você mesmo. E à propósito, expressar senso de humor e humildade não fará mal a ninguém.
Não perca o seu tempo com um chefe incompetente. Muitas vezes, os chefes simplesmente não são competentes o suficiente para compreender o quão importante é dedicar tempo para escutar o ponto de vista de um funcionário e compartilhar a visão dele com seus subordinados. Conceitos tais como comunicação, engajamento e motivação não têm apelo nessas pessoas que possivelmente alcançaram seus cargos através do Princípio de Peter. Se esse é o tipo de chefe para o qual você trabalha, não desperdice o seu fôlego.
Procure pensar grande. O que pode parecer óbvio ou importante para você pode não ser uma boa idéia um ou dois escalões acima. Quanto mais alto você for, mais importante é pensar grande. Assim, seja direto e talvez obtenha uma resposta sem rodeios. É totalmente possível que suas idéias ou preocupações sejam ingênuas ou sem sentido. Se esse for o caso, seu chefe pode achar que é mais fácil e simples sair pela tangente polidamente, dizendo: “Ok… excelente… obrigado pela dedicação” e aguardar que você saia. Não desanime. Acontece.
Assegure-se que está falando com a pessoa certa. Muitas vezes os funcionários reclamam para a pessoa errada. Acontece o tempo todo, e o muro das lamentações agradece. Antes de despejar sobre o seu chefe – ou aleatoriamente sobre qualquer outro gerente apenas porque ostenta uma palavra chave no título do cargo – se assegure que podem fazer algo sobre o que incomoda você. E lembre-se, a maior parte das descrições de cargos gerenciais não incluem “ouvir o João”, portanto não aja como se fosse um direito natural ou pode acabar piorando as coisas para você mesmo.
Se todo o time executivo é disfuncional, esqueça o assunto e parta para outra. É importante que você compreenda que a cultura corporativa é estabelecida de cima para baixo e, quando o time executivo opera de forma disfuncional, isso provoca curtos-circuito ao longo da organização. Se for esse o fato, será melhor investir no seu networking para encontrar um melhor lugar para trabalhar em vez de desperdiçar seu tempo tentando aprimorar o que não pode ser aprimorado. Afinal, uma andorinha só não faz verão.
Mas é possível que, talvez, ele esteja prestando atenção. Seu chefe pode ter enviado sua idéia ou feedback para a topo da pirâmide e, por qualquer que seja a razão, ela não repercutiu de forma adequada na alta administração. Talvez ultimamente não tenha circulado próximo à você para lhe contar isso, ou talvez não queira admitir a derrota (pois é um duro golpe para o ego dele), ou ainda pode ser que ele pense que este insucesso acabe lhe desmotivando. Quem sabe ele está prestando atenção mas não é ele quem tem poder de decisão? As hipóteses são variadas. Empresas tem regras que levam tempo para ser compreendidas. Tente ser paciente com a dinâmica corporativa.
Agora, se você está do outro lado da mesa e quer aprimorar a eficácia do seu time, sugiro que dê uma boa olhada nas 10 maneiras de ser um gerente mais consciente.
Para estas e outras habilidades corporativas, conte comigo.
Pablo
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Grupo: Gestão por Competências
Debate: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
Pablo muito bom esse artigo com ótimas dicas. Ainda digo mais, tenho como princípio e sempre passei para minhas equipes onde trabalhei que o importante é voce fazer sempre “o algo mais” dentro das suas funções, com certeza é uma das formas de ser notado.
Publicado por: Luis Carlos
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por room4d Janeiro 20, 2012 at 11:08 amLinkedIn Groups
Group: BRASIL: VAGAS EXECUTIVAS – GOLD
Discussion: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
Pablo boa tarde
Li e é muito interessante tenho certeza que irá ajudar outros companheiros do grupo
Parabéns pela iniciativa
Att
Geovanni silva
Posted by Geovanni
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por room4d Janeiro 20, 2012 at 12:09 pmLinkedIn Grupos
Grupo: Executivos Campinas
Debate: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
Muito bo Pablo.
São dicas muito importantes, muitas vezes, os funcionários tem que perceber que não é o chefe que não escuta e sim ele que não presta atenção em como passará sua mensagem, qual é o contexto, conteúdo, momento.
Abraços
Lotito
Publicado por: Rogério Lotito
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por room4d Janeiro 20, 2012 at 12:10 pmexcelente exercício para quebrar paradigmas e vaidade de lideres por acaso.
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por Luiz Antonio Alves Janeiro 20, 2012 at 1:08 pmLinkedIn Grupos
Grupo: Catho Online
Debate: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
Interessante. Acho importante tentar alinhar o que quer comunicar com os objetivos ou KPIs que seu chefe está envolvido imediatamente.
Se sua idéia gerar uma solução para um problema imediato, certamente será ouvido com mais facilidade na próxima abordagem.
Publicado por: Fernando
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por room4d Janeiro 20, 2012 at 1:15 pmBoa tarde Pablo!
Achei exelente esse artigo, que aborda de forma direta erros que podem ser observado por ambas as partes, discutidos,e sanados
melhorando o relacionamento dentro da empresa.
Sem falar da produtividade ,e do desejo de cada vez mais buscar
soluções práticas e do desenvolvimento intelectual ,emocional das partes caminhando para o sucesso.
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por Lourdes Salette Alcalai Toti Janeiro 20, 2012 at 1:28 pmLinkedIn Grupos
Grupo: Universidade Presbiteriana Mackenzie (4000+)
Debate: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
Interessante. Raramente pensamos a situação pela ótica dos chefes.
Publicado por: João Henrique
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por room4d Janeiro 20, 2012 at 4:13 pmLinkedIn Groups
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Discussion: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
ser criativo,como eu gosto de cozinhar,eu procuro sempre criar algo novo,sou pontual mais acima de tudo tra balho naquilo que gosto,pois sempre fazemos o melhor.
Posted by Mara Jane
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por room4d Janeiro 21, 2012 at 8:20 amParabéns, ótimo artigo me ajudou muito.
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por Ezequias Silva Janeiro 21, 2012 at 11:17 amLinkedIn Grupos
Grupo: VAREJO – TENDÊNCIAS, GESTÃO E ESTRATEGIA
Debate: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
O grande problema não é somente ouvir, seria realizar e transformar as orientações em procedimentos, pois a grande maioria são prepotentes e não sabem o quanto estão perdendo
Publicado por: Rogerio
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por room4d Janeiro 21, 2012 at 11:34 amPablo, interesse o seu artigo. Acrescento que a auto-motivação para manter-se atualizado, juntamente com criativadade e “feeling” farão um importante diferencial.
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por Raquel Strojsa Janeiro 21, 2012 at 3:15 pmLinkedIn Groups
Group: Sistema Trabalhe Conosco – Portal de Oportunidades de Emprego
Discussion: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
Boa tarde! Eu tuive uma experiencia onde eu fui vítiva destes conselhor e posso afirmar que são verdadeiros.
Posted by Luis Fabiano
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por room4d Janeiro 22, 2012 at 10:20 amLinkedIn Groups
Group: Grupo Recursos Humanos Online
Discussion: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
Prezado Paulo,
O artigo é muito interessante e útil no dia-a-dia.
Um abraço.
Posted by Nyara Martins
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por room4d Janeiro 23, 2012 at 10:48 amCaro Pablo muito bom este artigo.Faz um relato de todo contexto dos dias atuais nas organizações.O trabalho em equipe é com certeza,a melhor forma de ser notado.Hoje a equipe busca o reconhecimento dos seus chefes,a motivação de todos é base do sucesso do trabalho corporativo.
A demais apesar do correria do dia -a -dia,e da gama de responsabilidades que o chefe absorve,no meu entendimento ele deve aguçar sua visão,para não perder grandes talentos.
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por Cláudia Magalhães Janeiro 23, 2012 at 11:45 amLinkedIn Grupos
Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
Debate: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
Pablo, estava buscando algumas respostas a questionamentos constantes que guardo comigo. E ao ler essa matéria, posso considerar como a "cartilha de permanência no trabalho" o “timing” certo de falar com o seu superior, ficar longe da politicagem, não se intimidar, nem querer ser difícil e assegurar-se de que estamos falando com a pessoa. Seguindo essas premissas básicas, agregando no dia-a-dia do trabalho, teremos vida no trabalho. Fora disso, não existirá continuidade. A evolução parte da gente!
Publicado por: Felipe Xavier Andrade
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por room4d Janeiro 24, 2012 at 9:23 amOlá pablo. Gostei muito do seu artigo. Muito oportuno. Me permita tomar a liberdade de acrescentar um item a mais nas sua relação. “Escolher corretamente a linguagem a ser usada na hora de apresentar sua ideia” Advogados, por exemplo estão acostumados a linguagem discursiva, já os engenheiros estão habituados a planilhas, cálculos, números, os administradores se utilizam muito de estatísticas, enfim, dependendo da formação do executivo, se você usar a linguagem equivocada, suas chances de ser ouvido diminuirão bastante.
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por Ruth Cibils Janeiro 24, 2012 at 1:06 pmPablo, muito bom seu artigo. Realmente essa dicas fazem a diferença, principalmente quando estamos envolvidos diretamente processos e estratégias da empresa.
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por Henrique Teixeira Janeiro 31, 2012 at 9:11 pmLinkedIn Groups
Group: Automação Brasil (Automation Brazil)
Discussion: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
Fato! Muito bom o artigo!
Posted by Guilherme Busato
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por room4d Fevereiro 2, 2012 at 6:00 amObrigado pelos insights, bastante úteis principalmente para que tem chefes em outro país.
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por Anónimo Fevereiro 8, 2012 at 1:55 pmGostei muito desse artigo! Foi uma das leituras mais proveitosas que já tive. Sou Corretora Autônoma de Imóveis, e a partir dessa
leitura, abriu-me um mundo de reflexões! Excelente para minha relação com meus clientes. Obrigada!
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por Jurema Troiano Dezembro 15, 2012 at 10:14 amGostei! Nada de complicado e aplicável em cada caso. Parabéns pelas dicas e um Feliz Natal e próspero 2013.
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por Marcos Fernando Carvalho dos Santos Dezembro 24, 2012 at 6:58 pmShow!
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por Show! Julho 28, 2013 at 10:29 pmArtigo interessante. Às vezes pensamos que nossos superiores não nos dão ouvidos, mas se agirmos da forma correta e com o “líder” certo, podemos sim conseguir o que desejamos.
Abraços
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por Luis F. Julho 29, 2013 at 8:45 pmGostei. Dicas importantes e valiosas. Abraços
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por Fabiana Machado Julho 30, 2013 at 10:34 amGostei muito do artigo, ser ouvinte é uma qualidade importante no mundo corporativo. Mas não podemos apenas ouvir.
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por Sandro Ferreira Agosto 1, 2013 at 9:32 am