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Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você

Janeiro 20, 2012

Há um tempo publiquei o post “Como Fazer o Seu Chefe Concordar” , no qual comentava que, quando fazemos um pedido, sempre esperamos que nosso chefe concorde conosco, mas geralmente ele acaba dizendo “não”.

Nele eu destacava que o problema podia não estar naquilo que você solicitou, mas em como você pediu o que queria, e então encerrava o artigo oferecendo algumas dicas caso quisesse aumentar suas chances de obter um “sim” do seu chefe em suas futuras abordagens.

No entanto, ao reler o artigo recentemente, fiquei pensando que algumas pessoas não conseguem nem mesmo fazer com que o chefe as ouça,  quem diria então avaliar com profundidade uma solicitação…

Com isso em mente, quero destacar aqui os dez pontos mais importantes a ser considerados se desejar que seu chefe, ou a alta administração da sua empresa, preste atenção em você:

Assegure-se que o tema faz sentido para ele. Geralmente os funcionários pensam que tudo gira ao redor deles. Não é bem assim. Quando você quiser que alguém preste atenção, precisa apresentar o assunto destacando o que há de importante para o ouvinte. Suas idéias e feedbacks podem ser sensacionais, mas se não forem uma prioridade para a “autoridade” envolvida, não serão escutadas – e muito menos executadas. Você precisa entender que gestores têm uma longa lista de prioridades e uma outra maior ainda de responsabilidades. De certa forma, todo o resto acaba caindo num buraco negro.

Não enrole. A maior parte dos gerentes e executivos de nível senior não estão interessados em nuances e, cá entre nós, hoje em dia ninguém tem tempo para prestar atenção nisso. Portanto, seja direto. Entre, diga-lhes o que pensa, o que deviam fazer de forma diferente (ou melhor), responda qualquer dúvida levantada e saia. Ponto final.

Considere o “timing”. Funcionários geralmente agem como se tudo fosse caso de vida e morte. Às vezes as empresas têm coisas importantes em andamento, como questões financeiras, uma fusão ou uma aquisição, um lançamento estratégico de um novo produto ou serviço, etc. Seu chefe ou a alta administração pode estar absorvido e não deveria ser incomodado. Se você acha que este é o caso, aborde-o num melhor momento. Talvez você não tenha uma segunda chance, portanto estude a melhor ocasião.

Fique longe da politicagem. É uma desagradável realidade que a maioria dos executivos não admite para seus funcionários e alguns nem mesmo para si mesmos: nos negócios, tanto nas grandes quanto nas pequenas empresas, a politicagem pode ser um grande problema. O que quer que você faça, não procure culpados. Tente dar o melhor de si ao discutir um problema mas não provoque incêndios na casa dos outros. Dessa forma, você vai emergir como um melhor profissional.

Não intimide nem seja difícil. Talvez não acredite, mas tem um monte de funcionários bem mais intimidantes e difíceis de lidar do que os seus chefes. Se deseja que prestem atenção em você, não se irrite, não carregue nas emoções, não seja desagradável e muito menos inflexível. Só porque ele é o chefe não quer dizer que tenha uma paciência sem fim. Portanto, organize seus pensamentos, tente relaxar e seja você mesmo. E à propósito, expressar senso de humor e humildade não fará mal a ninguém.

Não perca o seu tempo com um chefe incompetente. Muitas vezes, os chefes simplesmente não são competentes o suficiente para compreender o quão importante é dedicar tempo para escutar o ponto de vista de um funcionário e compartilhar a visão dele com seus subordinados. Conceitos tais como comunicação, engajamento e motivação não têm apelo nessas pessoas que possivelmente alcançaram seus cargos através do Princípio de Peter. Se esse é o tipo de chefe para o qual você trabalha, não desperdice o seu fôlego.

Procure pensar grande. O que pode parecer óbvio ou importante para você pode não ser uma boa idéia um ou dois escalões acima. Quanto mais alto você for, mais importante é pensar grande. Assim, seja direto e talvez obtenha uma resposta sem rodeios. É totalmente possível que suas idéias ou preocupações sejam ingênuas ou sem sentido. Se esse for o caso, seu chefe pode achar que é mais fácil e simples sair pela tangente polidamente, dizendo: “Ok… excelente… obrigado pela dedicação” e aguardar que você saia. Não desanime. Acontece.

Assegure-se que está falando com a pessoa certa. Muitas vezes os funcionários reclamam para a pessoa errada. Acontece o tempo todo, e o muro das lamentações agradece. Antes de despejar sobre o seu chefe – ou aleatoriamente sobre qualquer outro gerente apenas porque ostenta uma palavra chave no título do cargo – se assegure que podem fazer algo sobre o que incomoda  você.  E lembre-se, a maior parte das descrições de cargos gerenciais não incluem “ouvir o João”, portanto não aja como se fosse um direito natural ou pode acabar piorando as coisas para você mesmo.

Se todo o time executivo é disfuncional, esqueça o assunto e parta para outra. É importante que você compreenda que a cultura corporativa é estabelecida de cima para baixo e, quando o time executivo opera de forma disfuncional, isso provoca curtos-circuito ao longo da organização. Se for esse o fato, será melhor investir no seu networking  para encontrar um melhor lugar para trabalhar em vez de desperdiçar seu tempo tentando aprimorar o que não pode ser aprimorado. Afinal, uma andorinha só não faz verão.

Mas é possível que, talvez, ele esteja prestando atenção.  Seu chefe pode ter enviado sua idéia ou feedback para a topo da pirâmide e, por qualquer que seja a razão, ela não repercutiu de forma adequada na alta administração. Talvez ultimamente não tenha circulado próximo à você para lhe contar isso, ou talvez não queira admitir a derrota (pois é um duro golpe para o ego dele), ou ainda pode ser que ele pense que este insucesso acabe lhe desmotivando. Quem sabe ele está prestando atenção mas não é ele quem tem poder de decisão? As hipóteses são variadas. Empresas tem regras que levam tempo para ser compreendidas. Tente ser paciente com a dinâmica corporativa.

Agora, se você está do outro lado da mesa e quer aprimorar a eficácia do seu time, sugiro que dê uma boa olhada nas 10 maneiras de ser um gerente mais consciente.

Para estas e outras habilidades corporativas, conte comigo.

Pablo

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25 comentários

  1. LinkedIn Grupos
    Grupo: Gestão por Competências
    Debate: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
    Pablo muito bom esse artigo com ótimas dicas. Ainda digo mais, tenho como princípio e sempre passei para minhas equipes onde trabalhei que o importante é voce fazer sempre “o algo mais” dentro das suas funções, com certeza é uma das formas de ser notado.

    Publicado por: Luis Carlos

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  2. LinkedIn Groups
    Group: BRASIL: VAGAS EXECUTIVAS – GOLD
    Discussion: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
    Pablo boa tarde
    Li e é muito interessante tenho certeza que irá ajudar outros companheiros do grupo
    Parabéns pela iniciativa
    Att
    Geovanni silva

    Posted by Geovanni

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  3. LinkedIn Grupos
    Grupo: Executivos Campinas
    Debate: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
    Muito bo Pablo.
    São dicas muito importantes, muitas vezes, os funcionários tem que perceber que não é o chefe que não escuta e sim ele que não presta atenção em como passará sua mensagem, qual é o contexto, conteúdo, momento.
    Abraços
    Lotito

    Publicado por: Rogério Lotito

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  4. excelente exercício para quebrar paradigmas e vaidade de lideres por acaso.

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  5. LinkedIn Grupos
    Grupo: Catho Online
    Debate: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
    Interessante. Acho importante tentar alinhar o que quer comunicar com os objetivos ou KPIs que seu chefe está envolvido imediatamente.

    Se sua idéia gerar uma solução para um problema imediato, certamente será ouvido com mais facilidade na próxima abordagem.

    Publicado por: Fernando

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  6. Boa tarde Pablo!

    Achei exelente esse artigo, que aborda de forma direta erros que podem ser observado por ambas as partes, discutidos,e sanados
    melhorando o relacionamento dentro da empresa.
    Sem falar da produtividade ,e do desejo de cada vez mais buscar
    soluções práticas e do desenvolvimento intelectual ,emocional das partes caminhando para o sucesso.

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  7. LinkedIn Grupos
    Grupo: Universidade Presbiteriana Mackenzie (4000+)
    Debate: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
    Interessante. Raramente pensamos a situação pela ótica dos chefes.

    Publicado por: João Henrique

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  8. LinkedIn Groups
    Group: EMPREGOS E OPORTUNIDADES * VAGAS GRATUITAS *
    Discussion: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
    ser criativo,como eu gosto de cozinhar,eu procuro sempre criar algo novo,sou pontual mais acima de tudo tra balho naquilo que gosto,pois sempre fazemos o melhor.

    Posted by Mara Jane

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  9. Parabéns, ótimo artigo me ajudou muito.

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  10. LinkedIn Grupos
    Grupo: VAREJO – TENDÊNCIAS, GESTÃO E ESTRATEGIA
    Debate: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
    O grande problema não é somente ouvir, seria realizar e transformar as orientações em procedimentos, pois a grande maioria são prepotentes e não sabem o quanto estão perdendo

    Publicado por: Rogerio

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  11. Pablo, interesse o seu artigo. Acrescento que a auto-motivação para manter-se atualizado, juntamente com criativadade e “feeling” farão um importante diferencial.

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  12. LinkedIn Groups
    Group: Sistema Trabalhe Conosco – Portal de Oportunidades de Emprego
    Discussion: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
    Boa tarde! Eu tuive uma experiencia onde eu fui vítiva destes conselhor e posso afirmar que são verdadeiros.

    Posted by Luis Fabiano

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  13. LinkedIn Groups
    Group: Grupo Recursos Humanos Online
    Discussion: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
    Prezado Paulo,

    O artigo é muito interessante e útil no dia-a-dia.
    Um abraço.

    Posted by Nyara Martins

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  14. Caro Pablo muito bom este artigo.Faz um relato de todo contexto dos dias atuais nas organizações.O trabalho em equipe é com certeza,a melhor forma de ser notado.Hoje a equipe busca o reconhecimento dos seus chefes,a motivação de todos é base do sucesso do trabalho corporativo.
    A demais apesar do correria do dia -a -dia,e da gama de responsabilidades que o chefe absorve,no meu entendimento ele deve aguçar sua visão,para não perder grandes talentos.

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  15. LinkedIn Grupos
    Grupo: >>> P.R.O.J.E.T.I.Z.A.D.O <<<
    Debate: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
    Pablo, estava buscando algumas respostas a questionamentos constantes que guardo comigo. E ao ler essa matéria, posso considerar como a "cartilha de permanência no trabalho" o “timing” certo de falar com o seu superior, ficar longe da politicagem, não se intimidar, nem querer ser difícil e assegurar-se de que estamos falando com a pessoa. Seguindo essas premissas básicas, agregando no dia-a-dia do trabalho, teremos vida no trabalho. Fora disso, não existirá continuidade. A evolução parte da gente!

    Publicado por: Felipe Xavier Andrade

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  16. Olá pablo. Gostei muito do seu artigo. Muito oportuno. Me permita tomar a liberdade de acrescentar um item a mais nas sua relação. “Escolher corretamente a linguagem a ser usada na hora de apresentar sua ideia” Advogados, por exemplo estão acostumados a linguagem discursiva, já os engenheiros estão habituados a planilhas, cálculos, números, os administradores se utilizam muito de estatísticas, enfim, dependendo da formação do executivo, se você usar a linguagem equivocada, suas chances de ser ouvido diminuirão bastante.

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  17. Pablo, muito bom seu artigo. Realmente essa dicas fazem a diferença, principalmente quando estamos envolvidos diretamente processos e estratégias da empresa.

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  18. LinkedIn Groups
    Group: Automação Brasil (Automation Brazil)
    Discussion: Como Fazer com que Seu Chefe Preste Atenção em Você
    Fato! Muito bom o artigo!

    Posted by Guilherme Busato

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  19. Obrigado pelos insights, bastante úteis principalmente para que tem chefes em outro país.

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  20. Gostei muito desse artigo! Foi uma das leituras mais proveitosas que já tive. Sou Corretora Autônoma de Imóveis, e a partir dessa
    leitura, abriu-me um mundo de reflexões! Excelente para minha relação com meus clientes. Obrigada!

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  21. Gostei! Nada de complicado e aplicável em cada caso. Parabéns pelas dicas e um Feliz Natal e próspero 2013.

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  22. Show!

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  23. Artigo interessante. Às vezes pensamos que nossos superiores não nos dão ouvidos, mas se agirmos da forma correta e com o “líder” certo, podemos sim conseguir o que desejamos.
    Abraços

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  24. Gostei. Dicas importantes e valiosas. Abraços

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  25. Gostei muito do artigo, ser ouvinte é uma qualidade importante no mundo corporativo. Mas não podemos apenas ouvir.

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